Estudo de Mateus 21:21 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos declaro que, se tiverdes fé e não hesitardes, não só fareis o que foi feito a esta figueira, mas ainda se disserdes a esta montanha: Levanta-te daí e atira-te ao mar, isso se fará…
Mateus 21:21

Comentário de Albert Barnes

Jesus respondeu e disse … – Jesus aproveitou a ocasião para estabelecer sua fé em Deus, Marcos 11:22.

Ele lhes disse que qualquer dificuldade poderia ser superada pela fé. Remover uma montanha denota o poder de superar ou remover qualquer dificuldade. A frase foi tão usada pelos judeus. Não há dúvida de que isso era “literalmente” verdade – que se “eles tivessem fé em milagres”, eles pudessem remover a montanha diante deles – o Monte das Oliveiras – pois isso era tão fácil para Deus fazer por eles quanto curar os doentes ou ressuscitam os mortos. Mas o Salvador referiu-se, provavelmente, às dificuldades e provações que seriam chamados a suportar na pregação do evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

Verdadeiramente. Veja nota em Mateus 5:18 .

Se você tem fé, etc. Esta é a terceira ocasião em que isso foi repetido. O primeiro foi em Mateus 17:20 ; Marcos 11:23 ; e o segundo em Lucas 17: 6 . A condição é bastante hipotética. Veja App-118.

dúvida. App-122.

Seja removido, etc. Era um provérbio comum dizer de um grande professor, que removeu dificuldades, que ele era “um peregrino nas montanhas” . Veja nota em Lucas 17: 6 .

Comentário de John Calvin

21 E Jesus respondendo. O uso do milagre é ainda mais estendido por Cristo, a fim de excitar seus discípulos à fé e à confiança. Por Marcos , a exortação geral é colocada em primeiro lugar, para ter fé em Deus; e depois segue a promessa de que eles obteriam pela fé tudo o que pedissem a Deus. Ter fé em Deus significa esperar e estar totalmente seguro de obter de Deus tudo o que precisamos. Mas, como a fé, se houver, irrompe imediatamente em oração e penetra nos tesouros da graça de Deus, que são guardados para nós na palavra, para desfrutá-los, assim Cristo acrescenta oração à fé; pois se ele tivesse dito apenas que teremos o que desejamos, alguns pensariam que a fé era presunçosa ou descuidada demais. E, portanto, Cristo mostra que apenas são crentes que, confiando em sua bondade e promessas, se entregam a ele com humildade.

Esta passagem é extremamente adaptada para apontar o poder e a natureza da fé; que é uma certeza, contando com a bondade de Deus, que não admite dúvida. Pois Cristo não reconhece como crentes, exceto aqueles que estão plenamente convencidos de que Deus está reconciliado com eles, e não duvidam que ele dará o que eles pedem. Por isso, percebemos com que artifício diabólico os Papistas são enfeitiçados, que misturam com dúvida e até nos acusam de presunção tola, se ousarmos aparecer diante de Deus sob a convicção de Sua consideração paterna em relação a nós. Mas esse benefício derivado de Cristo é aquele em que Paulo principalmente reside, quando diz que

pela fé nele temos ousadia
se aproximar de Deus com confiança ( Efésios 3:12 ).

Esta passagem mostra também que o verdadeiro teste da está na oração. Se for contestado, que essas orações nunca sejam ouvidas, que montanhas sejam lançadas ao mar, a resposta é fácil. Cristo não dá rédea solta aos desejos dos homens, para que eles desejem qualquer coisa a seu gosto, quando ele faz a oração segundo a regra da fé; (22) pois, dessa maneira, o Espírito deve necessariamente guardar todas as nossas afeições pelo freio da palavra de Deus, e levá-las à obediência. Cristo exige uma firme e indubitável confiança de obter uma resposta; e de onde a mente humana obtém essa confiança senão da palavra de Deus? Vemos agora que Cristo não promete nada aos seus discípulos, a menos que eles se mantenham dentro dos limites do bom prazer de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Se você tem fé e não duvida – Veja em Mateus 17:20 ; (Nota). Remoção de montanhas e enraizamento de montanhas são frases muito geralmente usadas para significar a remoção ou conquista de grandes dificuldades – superar perplexidades. Assim, muitos dos coelhos são chamados de arraigadores das montanhas, porque eram hábeis em remover dificuldades, resolver casos de consciência, etc. Nesse sentido, as palavras de nosso Senhor devem ser entendidas. Quem tem fé passará por todas as dificuldades e perplexidades; as montanhas se tornarão montes ou planícies diante dele. O ditado não deve ser tomado em seu sentido literal, nem é hiperbólico: é uma forma de discurso proverbial, que nenhum judeu poderia entender mal e com a qual nenhum cristão deveria ficar intrigado.

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu e disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que é feito à figueira, mas também se disseres a este monte: Retira-te, e sê lançado no mar; deve ser feito.

Jesus, respondendo, disse: Se você tem fé – De onde podemos aprender, que um grande fim de nosso Senhor neste milagre foi confirmar e aumentar a fé deles: outro foi adverti-los contra a falta de frutos. Mateus 17:20 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *