Estudo de Jeremias 24:7 – Comentado e Explicado

Dar-lhes-ei um coração capaz de conhecer-me e de saber que sou eu o Senhor. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus porque de todo o coração se voltarão a mim.
Jeremias 24:7

Comentário de Adam Clarke

Eles serão o meu povo – renovarei minha aliança com eles, pois eles voltarão para mim com todo o coração.

Comentário de John Calvin

Aqui é adicionado o principal benefício, que Deus não apenas restauraria os cativos, que eles poderiam habitar na terra da promessa, mas também os mudaria interiormente; pois, exceto que Deus nos dê uma convicção quanto aos nossos próprios pecados, e depois nos leva pelo seu Espírito ao arrependimento, qualquer que seja o benefício que ele possa nos dar, eles apenas conduzirão à nossa maior ruína. Até agora, o Profeta falou do alívio da punição, como se tivesse dito: “Deus estenderá a mão para restaurar seu povo em seu próprio país”. Então a remissão de punição é o que até agora foi prometido; mas agora o Profeta fala de um favor muito mais excelente, que Deus não apenas mitigaria o castigo, mas que também mudaria e reformaria interiormente seus corações, para que eles não apenas retornassem ao seu país, mas também se tornassem verdadeiros. Igreja, cujo nome eles vangloriavam em vão. Pois, embora tivessem sido escolhidos para ser um povo peculiar, ainda assim, como haviam partido da religião verdadeira, eram apenas uma Igreja em nome. Mas agora Deus promete que os trará, não apenas para desfrutar de bênçãos temporais e desvanecidas, mas também para a salvação eterna, pois eles realmente o temerão e o servirão.

E é isso que devemos observar cuidadosamente, pois quanto mais abundante Deus é para com os homens, mais sua vingança é provocada pela ingratidão. O que, então, nos valeria a abundância em todas as coisas boas, exceto se tivéssemos evidências do favor paternal de Deus em relação a nós? Mas quando consideramos esse fim, que Deus nos testemunha que ele é nosso Pai por sua graça para conosco, então fazemos um uso correto de todas as suas bênçãos; e os benefícios de Deus não podem conduzir à nossa salvação, a menos que os consideremos sob essa luz. Portanto, Jeremias, depois de ter falado da restauração do povo, exalta justamente esse favor acima de tudo, para que o povo se arrependesse, para que não apenas participassem plenamente de todas as bênçãos que poderiam esperar, mas também adorassem a Deus com sinceridade e verdade. .

Agora, Deus diz que ele daria a eles um coração para conhecê-lo. A palavra coração deve ser usada aqui para a mente ou o entendimento, como geralmente significa em hebraico. De fato, significa frequentemente o lugar das afeições e também a alma do homem, incluindo a razão, a compreensão e a vontade. Mas, embora o coração seja tomado frequentemente pelo lugar das afeições, ele ainda é aplicado para designar a outra parte da alma, de acordo com essas palavras:

“Até agora Deus não te deu um coração para entender.” ( Deuteronômio 29: 4 )

Os latinos às vezes o entendem nesse sentido, de acordo com o que Cícero mostra quando cita essas palavras de Ennius: “Catus AElius Sextus era um homem notável em compreensão”. (Egregie cordatus ; Cic. 1 Tuscul.) Então, nesta passagem, a palavra coração é posta à luz do entendimento. Ainda outra coisa deve ser declarada, que um verdadeiro conhecimento de Deus não é, como eles dizem, imaginário, mas está sempre conectado com um sentimento correto.

Pelas palavras do Profeta, aprendemos que o arrependimento é o dom peculiar de Deus. Se Jeremias dissesse apenas que aqueles que antes haviam sido levados pela loucura à ruína, voltariam a uma mente sã, ele poderia ter aparecido como alguém que cria o livre-arbítrio e coloca a conversão no poder do próprio homem, de acordo com o que os papistas sustentam , que sonham que podemos nos virar para ambos os lados, tanto para o bem quanto para o mal; e assim eles imaginam que, depois de ter abandonado a Deus, podemos voltar para ele. Mas o Profeta mostra claramente aqui que é um dom peculiar de Deus; pelo que Deus reivindica por si mesmo, ele certamente não tira os homens, como se pretendesse privá-los de qualquer direito que lhes possa pertencer, de acordo com o que os pelagianos sustentam, que parecem pensar que Deus parece quase invejoso quando ele declara que a conversão do homem está em seu poder; mas isso não passa de uma loucura diabólica. É, portanto, suficiente para sabermos que o que Deus reivindica para si mesmo não é tirado dos homens, pois não está em seu poder.

Visto que, então, ele afirma que lhes daria um coração para entender, aprendemos que os homens são cegos por natureza, e também que, quando são cegados pelo diabo, não podem voltar ao caminho certo e que não podem ser. de outra maneira capaz de luz do que ter Deus para iluminá-los por seu Espírito. Vemos então que o homem, desde o momento em que caiu, não pode ressuscitar até que Deus estenda a mão não apenas para ajudá-lo (como dizem os papistas, pois não se atrevem a reivindicar para si mesmos todo o arrependimento, mas o dividem pela metade). eles mesmos e Deus), mas mesmo para fazer todo o trabalho do começo ao fim; pois Deus não é chamado de ajudante no arrependimento, mas de seu autor. Deus, então, não diz: “Eu os ajudarei, para que, quando eles levantarem os olhos para mim, sejam imediatamente ajudados”; não, ele não diz isso; mas o que ele diz é: “Eu darei a eles um coração para entender”. E, como o entendimento ou o conhecimento é a principal coisa do arrependimento, segue-se que o homem permanece totalmente sob o poder do diabo e é, por assim dizer, seu escravo, até que Deus o retire de sua miserável escravidão. Em resumo, devemos sustentar que, assim que o diabo nos tira do caminho certo da salvação, nada pode vir à nossa mente, a não ser o que nos afunda cada vez mais em ruínas, até que Deus interponha e, assim, nos restaure quando não pensar em nada. tal coisa.

Essa passagem também mostra que não podemos realmente recorrer a Deus até que reconheçamos que ele é o juiz; pois até que o pecador se coloque diante do tribunal de Deus, nunca será tocado pelo sentimento de verdadeiro arrependimento. Vamos então saber que a porta do arrependimento se abre para nós, quando Deus nos obriga a olhar para ele. Ao mesmo tempo, o termo Jeová inclui mais do que a majestade de Deus, pois ele assume esse princípio, que deveria ser suficientemente conhecido por todo o povo, de que ele era o único Deus verdadeiro que havia escolhido para si a semente. de Abraão, que publicou a Lei por Moisés, que fez um pacto com a posteridade de Abraão. Não resta dúvida, porém, de que o Profeta quis dizer que, quando os judeus se iluminassem, ficariam convencidos do que haviam esquecido, isto é, de que haviam partido do único Deus verdadeiro. Esse modo de falar então significa o mesmo que se ele tivesse dito: “Abrirei os olhos deles, para que eles finalmente reconheçam que são apóstatas e, assim, se humilharão quando tiverem consciência de quão dolorosa era sua impiedade em me abandonar a fonte de águas vivas. ”

Ele depois acrescenta que eles deveriam ser um povo para ele e que ele, por sua vez, seria um Deus para eles; pois eles retornariam a ele com todo o coração. Por essas palavras, o Profeta mostra mais claramente o que ele havia se referido antes, que as bênçãos de Deus seriam então totalmente salutares quando considerassem seu doador. Enquanto consideramos apenas as bênçãos de Deus, nossa insensibilidade produz esse efeito: quanto mais generoso ele é em relação a nós, mais culpados nos tornamos. Mas quando consideramos a graça de Deus e a bondade paterna em relação a nós, desfrutamos realmente de suas bênçãos. Este é o significado das palavras do Profeta quando ele diz:

“Eu serei para você um Deus, e você será para mim um povo.”

O que esse modo de falar significa foi afirmado em outro lugar.

Embora Deus governe o mundo inteiro, ele ainda declara que ele é o Deus da Igreja; e os fiéis que ele adotou, ele favorece com essa alta distinção que eles são o seu povo; e ele faz isso para que sejam persuadidos de que há segurança nele, conforme o que Habacuque diz:

“Tu és o nosso Deus, não vamos morrer.” ( Habacuque 1:12 .)

E dessa sentença, o próprio Cristo é o melhor intérprete, quando diz que não é o Deus dos mortos, mas dos vivos ( Lucas 20:38 😉 ele prova pelo testemunho de Moisés que Abraão, Isaque, e Jacó, embora morto, ainda estava vivo. Como assim; porque Deus não teria declarado que ele era o Deus deles, se não estivessem vivendo para ele. Desde então, ele os considera como seu povo, e ao mesmo tempo mostra que há vida para eles depositada nele. Em resumo, vemos que Deus prometeu aqui não uma restauração por um curto período de tempo, mas ele acrescenta a esperança da vida eterna e da salvação; pois os judeus não deviam apenas voltar ao seu país, quando chegara a hora de deixar a Caldéia, e a liberdade lhes concedia a construção de sua própria cidade; mas eles também deveriam se tornar a verdadeira Igreja de Deus.

E a razão também é acrescentada: como eles voltarão para mim, ele diz, de todo o coração. Ele repete o que já observamos, que eles seriam sábios (cordatos) e inteligentes, ao passo que eram há muito tempo estúpidos e tolo, e o diabo os cegara tanto, que não eram capazes de receber sã doutrina. Mas essas duas coisas, a reconciliação de Deus com os homens e o arrependimento, estão necessariamente conectadas, mas o arrependimento não deve ser considerado a causa do perdão ou da reconciliação, pois muitos pensam falsamente que imaginam que os homens merecem perdão porque se arrependem. É verdade que Deus nunca é propício para nós, exceto quando nos voltamos para ele; mas a conexão, como já foi afirmado, não é tal que o arrependimento seja a causa do perdão; mais ainda, essa passagem mostra claramente que o arrependimento em si depende da graça e misericórdia de Deus. Como isso é verdade, segue-se que os homens são antecipados pela bondade gratuita de Deus.

Portanto, aprendemos ainda mais que Deus não é propício para nós senão de acordo com o seu bom prazer, de modo que a causa de tudo está apenas em si mesmo. De onde é que um pecador retorna ao caminho certo e busca a Deus de quem se afastou? É porque ele é movido a fazê-lo por si mesmo? Não, mas porque Deus ilumina sua mente e toca seu coração, ou melhor, renova-o. Como é que Deus ilumina quem ficou cego? Certamente, por isso, não podemos encontrar outra causa senão a misericórdia gratuita de Deus. Quando Deus é propício aos homens, a fim de restaurá-los para si mesmo, ele não os antecipa por sua graça? Como então o arrependimento pode ser chamado de causa da reconciliação, quando é o seu efeito? Não pode ser ao mesmo tempo seu efeito e causa.

Devemos, portanto, observar com atenção o contexto aqui, pois, embora o Profeta diga que os judeus, quando retornassem, seriam o povo de Deus, porque se voltariam para ele com todo o coração, ele ainda havia explicado antes de onde essa mudança ou conversão aconteceria. prossiga, mesmo porque Deus lhes mostraria misericórdia. Aqueles que pervertem tais passagens de acordo com suas próprias fantasias, não estão tão familiarizados com as Escrituras que sabem que há uma dupla reconciliação dos homens com Deus: Ele primeiro é reconciliado com os homens de uma maneira oculta, pois quando o desprezam, ele antecipa pela graça dele, e ilumina suas mentes e renova seus corações. Essa primeira reconciliação é o que eles não entendem. Mas há outra reconciliação, conhecida pela experiência, mesmo quando sentimos que a ira de Deus em relação a nós é pacificada e, de fato, isso é sensibilizado pelos efeitos. Para isso, a referência é feita nestas palavras,

“Volte-se para mim e eu voltarei para você” ( Zacarias 1: 3 )

isto é, “pareço severo e rígido para você; mas de onde é isso? mesmo porque deixes de não provocar a minha ira; volte para mim e você me encontrará pronto para poupar você. Deus, portanto, não começou a perdoar os pecadores, quando ele os faz bem, mas como ele havia sido pacificado anteriormente, ele os converte a si mesmo e depois mostra que realmente está reconciliado com eles.

Por todo o coração, a sinceridade ou integridade íntima, como por um coração duplo, ou um coração e um coração, significa dissimulação. É certo que ninguém se volta para Deus de tal maneira que ele adia todos os afetos da carne, que ele é renovado de uma só vez à imagem de Deus, para que ele seja libertado de toda mancha. Tal conversão nunca é encontrada no homem. Mas quando as Escrituras falam de todo o coração, isso contrasta com a dissimulação;

“Com todo o meu coração te busquei”, diz David; Escondi as tuas palavras e as guardarei; orei pelo teu favor; Eu pedirei ”, etc. ( Salmos 119: 10 😉

“Eles me procurarão”, como Moisés diz, “com todo o coração”.
( Deuteronômio 4:29 ; Deuteronômio 10:12 )

Davi não se desfez de tudo o que é pecaminoso, pois confessa em muitos lugares que estava trabalhando sob muitos pecados; mas o significado claro é que o que Deus exige é integridade. Em resumo, todo o coração é integridade, ou seja, quando não lidamos hipocritamente com Deus, mas desejamos que o coração se entregue a ele.

Como já refutamos o erro daqueles que pensam que o arrependimento é a causa pela qual Deus se reconcilia conosco, então agora devemos saber que Deus não será propício para nós, a menos que o procuremos. Pois existe um vínculo mútuo de conexão, de modo que Deus nos antecipa por Sua graça, e também nos chama para si; em resumo, ele nos atrai, e sentimos em nós mesmos a operação do Espírito Santo. Na verdade, não nos voltamos, a menos que nos tornemos; nós não passamos por nossa própria vontade ou esforços, mas é o trabalho do Espírito Santo. No entanto, aquele que, sob pretexto de graça, se entrega e não se importa com Deus, e não busca arrependimento, não pode lisonjear-se por ser um do povo de Deus; pois, como dissemos, o arrependimento é necessário. Segue-se: – mas hoje não posso terminar esta parte, pois ele fala da maldade dos figos e do remanescente que ainda restava.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu darei, & c. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 30: 6 ).

eles serão o meu povo. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:12 ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *