Estudo de 1 João 3:21 – Comentado e Explicado

Caríssimos, se a nossa consciência nada nos censura, temos confiança diante de Deus,
1 João 3:21

Comentário de Albert Barnes

Amados, se nosso coração não nos condena – se vivermos de maneira a ter uma consciência de aprovação – isto é, se não nos entregarmos a nenhum pecado secreto; se cumprirmos fielmente todos os deveres conhecidos; se nos submetermos sem reclamar a todas as parcelas da Divina Providência.

Então temos confiança em Deus – Compare 1 João 3:19 ; 1 João 2:28 notas; Atos 24:16 nota. O apóstolo evidentemente não significa que temos confiança em relação a Deus com base no que fazemos, como se fosse meritório, ou como se constituísse uma reivindicação a seu favor; mas que possamos viver de modo a ter evidências de piedade pessoal, e que possamos esperar com uma esperança confiante de que seremos aceitos por ele no grande dia. A palavra aqui traduzida como “confiança” – pa???s?a? parresian – significa propriamente “ousadia”; geralmente ousadia ou abertura ao falar nossos sentimentos. Veja as notas em 1 João 2:28 . A confiança ou ousadia que temos em relação ao nosso Criador é baseada unicamente na evidência de que ele graciosamente nos aceitará como pecadores perdoados; não na crença de que merecemos o seu favor.

Comentário de Joseph Benson

1 João 3: 21-22 . Amado, se nosso coração não nos condenar – Se nossa consciência, devidamente iluminada pela palavra e Espírito de Deus, e comparando todos os nossos pensamentos, palavras e obras com essa palavra, declara que concorda com isso; então temos confiança em Deus – Nossa consciência de seu favor continua, com liberdade de acesso a ele e relações sexuais com ele; e temos essa bênção adicional, que tudo o que pedimos – de acordo com a vontade dele; nós recebemos dele – ou receberemos no tempo, medida e maneira que ele sabe que serão mais para a sua glória e para o nosso bem. Essa declaração geral deve ser limitada pelas condições que em outras passagens das Escrituras são representadas como necessárias para que nossas petições sejam concedidas por Deus: por exemplo, que pedimos coisas que sua palavra nos autoriza a pedir, 1 João 5: 14- 15 ; e que lhes pedimos com fé, Tiago 1: 6 ; ou em total persuasão e confiança em sua sabedoria, poder e bondade; e com sinceridade e resignação. Tais orações que os que vivem em seu medo e amor, e obedecem à sua vontade, tanto quanto sabem, caminhando diante dele em santidade e retidão, podem esperar que sejam ouvidas e respondidas.

Comentário de E.W. Bullinger

confiança . Ver 1 João 2:28 .

em direção a . App-104.

Comentário de John Calvin

21 Se nosso coração não condena, eu já expliquei que isso não se refere a hipócritas nem aos desprezadores grosseiros de Deus. Pois quanto os réprobos podem aprovar suas próprias vidas, o Senhor , como diz Salomão, pesa seus corações . ( Provérbios 16: 2. ) Esse equilíbrio de Deus, pelo qual ele experimenta homens, é tal que ninguém se pode gabar de ter um coração limpo. O significado, então, das palavras do apóstolo é que somente então chegamos em calma confiança à presença de Deus, quando trazemos conosco o testemunho de um coração consciente do que é certo e honesto. Essa afirmação de Paulo é realmente verdadeira, que pela fé, que depende da graça de Cristo, um acesso a Deus com confiança é aberto para nós ( Efésios 3:12 😉 e também que a paz nos é dada pela fé, que nossas consciências podem estar pacificamente diante de Deus. ( Romanos 5: 1. ) Mas não há muita diferença entre essas frases; pois Paulo mostra a causa da confiança, mas João menciona apenas uma adição inseparável, que necessariamente adere a ela, embora não seja a causa.

Aqui, porém, surge uma dificuldade maior, que parece não deixar confiança no mundo inteiro; pois quem pode ser encontrado cujo coração o reprova em nada? A isto, respondo que os piedosos são assim reprovados, para que ao mesmo tempo sejam absolvidos. Pois é realmente necessário que eles sejam seriamente perturbados interiormente por seus pecados, para que o terror os leve à humildade e ao ódio de si mesmos; mas atualmente eles fogem para o sacrifício de Cristo, onde têm paz garantida. No entanto, o apóstolo diz, em outro sentido, que eles não são condenados, porque, por mais deficientes que possam confessar estar em muitas coisas, eles ainda são aliviados por esse testemunho de consciência, que verdadeiramente e de coração temem a Deus e desejam submeta-se à sua justiça. Todos os que possuem esse sentimento divino e, ao mesmo tempo, sabem que todos os seus esforços, por mais que falhem em perfeição, ainda que agrade a Deus, são justamente considerados como tendo um coração calmo ou pacífico, porque não há compaixão interior para perturbar. sua calma alegria.

Comentário de Adam Clarke

Se nosso coração não nos condena – Se estivermos conscientes de nossa própria sinceridade, de que não praticamos enganos e não usamos máscara, temos confiança em Deus – podemos apelar a ele por nossa sinceridade e podemos ir com ele. ousadia no trono da graça, para obter misericórdia e encontrar graça para ajudar em tempos de necessidade. E, portanto, diz o apóstolo,

Comentário de Thomas Coke

1 João 3:21 . Amado, se nosso coração não nos condena, Embora a expressão seja negativa no texto, ela deve implicar algo positivo; ou seja, que a consciência, após exame, nos absolva. São João está falando aqui, não de judeus, pagãos, infiéis, hipócritas ou pessoas cruéis; mas de si mesmo e de outros cristãos reais, familiarizados experimentalmente com o puro evangelho, e poderiam facilmente examinar seus corações e vidas. Se tais pessoas, após um exame cuidadoso, encontrarem uma conformidade divina com as regras do evangelho em seus temperamentos e vidas, podem ficar satisfeitos que seu estado atual seja bom e, com prazer, esperar a segunda vinda de Cristo. Os filósofos discutiram muito sobre tranquilidade da mente; no entanto, não há nada que possa realmente tornar nossa mente quieta, fácil e satisfeita, mas apenas uma persuasão do amor de Deus em relação a nós.

Comentário de John Wesley

Amados, se nosso coração não nos condena, temos confiança em Deus.

Se nosso coração não nos condena – Se nossa consciência, devidamente iluminada pela palavra e Espírito de Deus, e comparando todos os nossos pensamentos, palavras e trabalha com essa palavra, declara que eles concordam com isso.

Então temos confiança em Deus – Não apenas nossa consciência de seu favor continua e aumenta, mas temos plena persuasão de que tudo o que pedirmos receberemos dele.

Referências Cruzadas

Jó 22:26 – É certo que você achará prazer no Todo-poderoso e erguerá o rosto para Deus.

Jó 27:6 – Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.

Salmos 7:3 – Senhor meu Deus, se assim procedi, se nas minhas mãos há injustiça,

Salmos 101:2 – Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro.

1 Coríntios 4:4 – Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

1 Timóteo 2:8 – Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.

Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

1 João 4:17 – Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *