Estudo de 1 Coríntios 4:4 – Comentado e Explicado

De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor.
1 Coríntios 4:4

Comentário de Albert Barnes

Pois eu não sei nada por mim mesmo – evidentemente, aqui há uma elipse a ser fornecida, e é bem fornecida por Grotius, Rosenmuller, Calvin, etc. “Não tenho consciência do mal ou da infidelidade a mim mesmo; isto é, na minha vida ministerial. ” É bem comentado por Calvino, que Paulo não aqui se refere a toda a sua vida, mas apenas ao seu apostolado. E o sentido é: “Estou consciente da integridade neste escritório. Minha própria mente não me condena de ambição ou infidelidade. Outros podem me acusar, mas não tenho consciência daquilo que deveria me condenar ou me tornar indigno deste cargo. ” Este apelo que Paulo faz em outros lugares à integridade e fidelidade de seu ministério. Assim, seu discurso diante dos anciãos de Éfeso em Mileto; Atos 20: 18-19 , Atos 20: 26-27 ; compare 2 Coríntios 7: 2 ; 2 Coríntios 12:17 . Foi o apelo que um homem santo e fiel poderia fazer à integridade de sua vida pública, e como todo ministro do evangelho deveria poder fazer.

No entanto, não sou justificado por este meio – não sou justificado porque não tenho consciência de uma falha no meu dever. Sei que Deus, o juiz, pode ver imperfeições onde não vejo nenhuma. Eu sei que posso ser enganado; e, portanto, não pronuncio um julgamento sobre mim como se fosse infalível e final. Não é pela consciência de integridade e fidelidade que espero ser salvo; e não se segue que afirmo estar livre de toda culpa pessoal. Eu sei que a parcialidade para com nós mesmos geralmente nos ensina a ignorar muitas falhas que outros podem discernir em nós.

Aquele que me julga é o Senhor – pelo seu julgamento eu devo permanecer; e por seu julgamento devo receber minha sentença eterna, e não por minha própria visão de mim mesmo. Ele busca os corações. Ele pode ver o mal onde não vejo nenhum. Eu não seria, portanto, autoconfiante; mas, com humildade, encaminharia todo o caso para ele. Talvez haja aqui uma repreensão gentil e terna dos coríntios, que estavam tão confiantes em sua própria integridade; e uma gentil advertência para que fossem mais cautelosos, pois era possível que o Senhor detectasse falhas neles onde não percebessem.

Comentário de E.W. Bullinger

saber = tenho consciência. Grego. sunoida. Ver Atos 5: 2

nada Grego. oudeis.

por = contra. Sem preposição.

não App-105.

aqui = em (grego. e n) isto.

justificado . App-191.

o senhor . App-98.

Comentário de John Calvin

4. Não tenho consciência de nada com defeito. Observemos que Paulo fala aqui não de toda a sua vida, mas simplesmente do ofício de apostolado. Pois se ele estivesse completamente inconsciente de si mesmo de alguma coisa errada, (222) isso teria sido uma queixa infundada que ele faz em Romanos 7:15 , onde lamenta que o mal que ele não faria , que ele faz e que ele é pelo pecado impedido de se entregar inteiramente a Deus. Paulo, portanto, sentiu o pecado habitando nele , e o confessou; mas quanto ao seu apostolado, (que é o assunto aqui tratado), ele se comportou com tanta integridade e fidelidade que sua consciência não o acusou de nada. Este é um protesto de caráter não comum, e de uma natureza que mostra claramente a piedade e a santidade de seu seio; (223) e, no entanto, ele diz que não é assim justificado, isto é, puro e completamente livre de culpa aos olhos de Deus. Por quê? Certamente, porque Deus vê muito mais distintamente do que nós; e, portanto, o que nos parece mais limpo, é imundo aos seus olhos. Aqui temos uma advertência bela e singularmente lucrativa, para não medir a rigidez do julgamento de Deus pela nossa própria opinião; pois somos cegos, mas Deus é um discernimento preeminente. Pensamos em nós mesmos com muita indulgência, mas Deus é um juiz da máxima severidade. Daí a verdade do que Salomão diz –

“Os caminhos de todo homem parecem bem aos seus olhos, mas o Senhor pondera os corações.” ( Provérbios 21: 2. )

Os papistas abusam dessa passagem com o objetivo de abalar a garantia da fé e, sinceramente, confesso, que se a doutrina deles fosse admitida, não poderíamos fazer nada além de tremer na miséria durante toda a nossa vida. Por que tranquilidade nossa mente desfrutaria se fosse determinado por nossas obras se somos agradáveis ??a Deus? Confesso, portanto, que desde a fundação principal dos papistas não se segue nada além de inquietação contínua pelas consciências; e, consequentemente, ensinamos que devemos recorrer à livre promessa de misericórdia, que nos é oferecida em Cristo, para que possamos ter plena certeza de que somos considerados justos por Deus.

Comentário de Adam Clarke

Pois eu não sei nada sozinho – ??de? ?a? eµa?t? s????da · Não tenho consciência de que sou culpado de algum mal ou que deixei de cumprir fielmente o dever de um mordomo de Jesus Cristo. A importância do verbo s??e?de?? é estar consciente da culpa; e consciência tem o mesmo significado: assim, em Horácio, Nil Conscire sibi , não saber nada para si mesmo, é o mesmo que nulla pellescere culpa , não ficar pálido por ser acusado de um crime, através de uma consciência de culpa.

Contudo, não sou justificado por este meio – não pretendo dizer que, embora não tenha consciência de qualquer ofensa a Deus, devo, portanto, ser declarado inocente; não: deixo essas coisas para Deus; ele pronunciará a meu favor, não eu mesmo. Com essas palavras, o apóstolo, de maneira muito gentil, porém eficaz, censura aqueles julgamentos precipitados e precipitados que os coríntios costumavam pronunciar sobre homens e coisas – uma conduta da qual nada é mais repreensível e perigoso.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 4: 4 . Pois nada sei por mim mesmo Embora abençoe a Deus por não ter consciência de qualquer negligência planejada em meu cargo ou infidelidade em minha confiança, ainda não sou justificado por este meio”. Parece uma insinuação gentil, mas muito afetante, de que seus oponentes, por mais confiantes que pareçam em sua própria integridade e segurança, fariam bem em prestar mais atenção ao fato de não serem impostos pelo engano de seus próprios corações. Veja Locke e Doddridge.

Comentário de John Wesley

Pois eu não sei nada sozinho; contudo não sou justificado por este meio; mas quem me julga é o Senhor.

Não tenho consciência de nada de mal; no entanto, não sou justificado por este meio – não dependo disso, como uma justificação suficiente de mim mesmo no relato de Deus.

Mas quem me julga é o Senhor – Pela sentença dele devo permanecer ou cair.

Referências Cruzadas

Jó 9:2 – “Bem sei que isso é verdade. Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus?

Jó 9:20 – Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado.

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Jó 27:6 – Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.

Jó 40:4 – “Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.

Salmos 7:3 – Senhor meu Deus, se assim procedi, se nas minhas mãos há injustiça,

Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

Salmos 26:12 – Os meus pés estão firmes na retidão; na grande assembléia bendirei o Senhor.

Salmos 50:6 – E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa

Salmos 130:3 – Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?

Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

Provérbios 21:2 – Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 4:2 – Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

1 João 3:20 – quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *