Estudo de Salmos 50:6 – Comentado e Explicado

E os céus proclamam sua justiça, porque é o próprio Deus quem vai julgar.
Salmos 50:6

Comentário de Albert Barnes

E os céus declararão sua justiça – a tornarão conhecida ou a anunciarão. Ou seja, os céus – os habitantes celestiais – testemunharão a justiça da sentença ou a aprovarão. Veja as notas no Salmo 50: 4 . Compare o Salmo 97: 6 .

Pois Deus é o próprio juiz – O julgamento não está comprometido com homens mortais, nem mesmo com anjos. Criaturas, mesmo as mais exaltadas e puras, podem errar em uma obra como a de julgar o mundo. Esse julgamento, para ser correto, deve ser fundamentado no conhecimento perfeito do coração e no entendimento claro e completo de todos os pensamentos, motivos, palavras e ações de todas as pessoas. Não se pode supor que qualquer ser criado, por mais exaltado, possua todo esse conhecimento, e não se pode supor que qualquer ser criado, por mais puro que seja, possa ser tão dotado que seja seguro contra erros ao pronunciar um julgamento sobre os incontáveis ??milhões de pessoas. Mas Deus combina tudo isso em si mesmo; um conhecimento perfeito de tudo o que já ocorreu na terra e dos motivos e sentimentos de toda criatura – e, ao mesmo tempo, pureza e imparcialidade absolutas; portanto, seu julgamento deve ser tal que o universo veja que é justo. Pode-se acrescentar aqui que, como o Novo Testamento declarou (veja as notas no Salmo 50: 3 ) que o julgamento do mundo nos últimos dias será cometido ao Senhor Jesus Cristo, as considerações sugeridas provam que ele é Divino . O ponto imediato na passagem diante de nós é que o fato de que “Deus” presidirá o julgamento, demonstra que os atos de julgamento serão “corretos” e serão como os “céus” – o universo – aprovarão ; tal, que todos os mundos os proclamarão como certos. Não há evidência maior de que algo esteja certo e que deva ser feito do que o fato de Deus ter feito. Compare Gênesis 18:25 ; Salmo 39: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

Selah. Conectar o “chamado” para “ouvir” o que é a verdadeira adoração (versículos: Salmos 50: 7-15 ) e “considerar” o que é o verdadeiro serviço (versículos: Salmos 50: 16-22 ) quando essas coisas entram em julgamento ( Salmos 50: 6 ). Ambos são resumidos nos Salmos 50:23 . (App-66.)

Comentário de John Calvin

6. E os céus declararão sua justiça. Os judeus foram vaidosos o suficiente para imaginar que seu serviço ocioso e fantástico era a perfeição da justiça; mas eles estão aqui avisados ??pelo profeta, que Deus, que parecia conspirar com sua loucura, estava prestes a revelar sua própria justiça do céu e expor seus miseráveis ??artifícios. “Pense em você”, como se ele tivesse dito, “que Deus pode se deliciar com a zombaria de seus serviços iludidos? Embora você envie a fumaça deles para o céu, Deus dará a conhecer a sua justiça no devido tempo, do alto, e a justificará pelas desonras feitas por suas invenções perversas. Os próprios céus atestarão sua perfídia desprezando a verdadeira santidade e corrompendo a pura adoração a Deus. Ele não sofrerá mais as vossas retribuições gratuitas de seu caráter, como se não tivesse notado a inimizade que se esconde sob sua pretensa amizade. Existe, portanto, uma força na maneira como o profeta trata seu assunto. Os homens estão dispostos a admitir que Deus é juiz, mas, ao mesmo tempo, a inventar desculpas para evitar seu julgamento, e era, portanto, necessário que a sentença que Deus estava prestes a pronunciar fosse justificada pelas vaidades que poderiam ser trazidas. contra isso.

Comentário de John Wesley

E os céus declararão a sua justiça, porque Deus é o próprio juiz. / * Selah * /.

Declarar – Deus convencerá o povo de sua justiça e de sua própria maldade, através de trovões e relâmpagos, tempestades ou outros sinais terríveis causados ??por ele nos céus.

Ele mesmo – Em sua própria pessoa. Deus agora não os reprovará, por seus sacerdotes ou profetas, mas de uma maneira extraordinária do céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *