Estudo de 2 Coríntios 1:12 – Comentado e Explicado

A razão da nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência de que, no mundo e particularmente entre vós, temos agido com santidade e sinceridade diante de Deus, não conforme o espírito de sabedoria do mundo, mas com o socorro da graça de Deus.
2 Coríntios 1:12

Comentário de Albert Barnes

Pois nossa alegria é esta – A fonte ou causa de nossa alegria. “Eu tenho uma justa causa de alegria, e é que me esforcei para viver uma vida de simplicidade e sinceridade piedosa, e não fui acionado pelos princípios da sabedoria mundana.” A conexão aqui não é muito óbvia e não é fácil rastreá-la. A maioria dos expositores, como Doddridge, Locke, Macknight, Bloomfield, etc., supõe que ele mencione a pureza de sua vida como uma razão pela qual ele tinha o direito de esperar suas orações, como havia solicitado em 2 Coríntios 1:11 . Supõe-se que eles não duvidariam que sua vida tivesse sido caracterizada por grande simplicidade e sinceridade, e que sentissem, portanto, um profundo interesse em seu bem-estar, e estivessem dispostos a agradecer por terem sido preservados no dia de perigo. . Mas todo o contexto e o escopo da passagem devem ser levados em consideração. Paulo havia sido exposto à morte.

Ele não tinha esperança de vida. Então, o motivo de sua alegria e confiança foi que ele havia vivido uma vida santa. Ele não fora atuado pela “sabedoria carnal”, mas fora animado e guiado pela “graça de Deus”. Seu objetivo era simples, seu propósito santo, e ele tinha o testemunho de sua consciência de que seus motivos estavam certos e, portanto, ele não tinha nenhuma preocupação com o resultado. Uma boa consciência, uma vida santa através de Jesus Cristo, permitirá que um homem sempre olhe com calma para a morte. O que um cristão teme na morte? Paulo mantinha uma boa consciência para todos; mas ele diz que teve uma alegria especial e única por ter feito isso com os coríntios. Ele diz isso porque muitos o acusaram de inconstância e desconsideração de seus interesses. Ele declara, portanto, que mesmo na perspectiva da morte, ele tinha uma consciência de retidão em relação a eles, e passa a mostrar 2 Coríntios 1: 13-23 que a acusação contra ele não era bem fundamentada. Considero essa passagem, portanto, projetada para expressar o fato de que Paulo, em vista da morte súbita, tinha uma consciência de uma vida de piedade, e ficou consolado com a reflexão de que ele não havia sido acionado pela “sabedoria carnal” de o mundo.

O testemunho de nossa consciência – uma consciência de aprovação. Não me condena sobre o assunto. Embora outros pudessem acusá-lo, embora seu nome pudesse ser caluniado, ele ainda se consolava com a aprovação que sua própria consciência dava ao seu curso. A consciência de Paulo estava iluminada e suas decisões estavam corretas. O que quer que os outros o acusassem, ele sabia qual tinha sido o objetivo e o propósito de sua vida; e a consciência dos objetivos retos e de planos que a “graça de Deus” levaria a sustentou. Uma consciência de aprovação é de valor inestimável quando somos caluniados; e quando nos aproximamos da morte.

Isso na simplicidade – ( ?? ?p??t?t? en haplotetiTyndale torna isso forçosamente “sem duplicidade”. A palavra significa sinceridade, sinceridade, probidade, sinceridade, simplicidade cristã, franqueza, integridade; veja 2 Coríntios 11: 3 . relações e propósitos; aparências enganosas e planos astutos; mera política e astúcia na realização de um objeto. Um homem sob a influência disso é direto, sincero, aberto, franco; negociação justa, e não por estratagema e astúcia.Política, artesanato, planos engenhosos e esquemas profundos de engano pertencem ao mundo; simplicidade de objetivo e propósito são as verdadeiras características de um cristão real.

E sinceridade piedosa – “sinceridade de Deus” grega. Pode ser um idioma hebraico, pelo qual o grau superlativo é indicado, quando, para expressar o mais alto grau, acrescentaram o nome de Deus, como nas frases “montanhas de Deus”, significando as montanhas mais altas, ou “cedros de Deus ”, denotando altos cedros. Ou pode significar a sinceridade que Deus manifesta e aprova, como ele, por sua graça, produziria no coração; como a religião do evangelho é adequada para produzir. A palavra usada aqui, e???????e?a heilikrineiae traduzida sinceridade, denota. adequadamente, a clareza, tal como é julgada ou discernida ao sol (de e??? heile e ????? krino), e daí a pureza, a integridade. É mais provável que a frase aqui denuncie a sinceridade que Deus produz e aprova; e o sentimento é que a religião pura, a religião de Deus, produz sinceridade total no coração. Seus propósitos e objetivos são abertos e manifestos, como se fossem vistos ao sol. Os planos do mundo são obscuros, enganosos e sombrios, como se de noite.

Não com sabedoria carnal – Não com a sabedoria que se manifesta pelas pessoas deste mundo; não pelos princípios de astúcia, mera política e conveniência, que geralmente os caracterizam. A frase aqui se opõe à simplicidade e sinceridade, à abertura e à franqueza. E Paulo quer renunciar a si mesmo e a seus colegas de trabalho toda a política carnal que distingue as meras pessoas do mundo. E se Paulo considerou essa política imprópria para ele, devemos considerá-la imprópria para nós; se ele não tivesse planos que desejasse avançar, não teríamos nenhum; se ele não o empregaria na promoção de bons planos, também não deveríamos. Tem sido a maldição da igreja e o banimento da religião; e é até hoje exercendo uma influência devastadora sobre a igreja. No momento em que esses planos são recorridos, é uma prova de que a vitalidade da religião se foi, e qualquer homem que sinta que seus propósitos não podem ser alcançados, a não ser por essa política carnal, deve defini-lo como demonstração completa de que seus planos estão errados. e que seu propósito deveria ser abandonado.

Mas pela graça de Deus – esta frase se opõe, evidentemente, à “sabedoria carnal”. Significa que Paulo havia sido influenciado por sentimentos e princípios sugeridos ou incentivados pela influência de sua graça. Locke torna isso, “pelo favor de Deus me direcionando”. Deus lhe mostrou favor; Deus o havia dirigido; e ele o afastara dos modos tortuosos e desonestos da mera política mundana. A idéia parece não ser apenas que ele seguiu um curso correto e correto da vida, mas que ele era devedor disso pela mera graça e favor de Deus, uma idéia que Paulo não omitiu oportunidade de reconhecer.

Tivemos a nossa conversa – Nós nos conduzimos ??ast??f?µe? anastraphemenA palavra usada aqui significa literalmente: “aparecer, derrubar”; depois, “voltar atrás, voltar” e, na voz do meio, “virar-se, virar-se para qualquer coisa e, também, mudar-se, viver, estar familiarizado, familiarizar-se, conduzir-se. “ Nesse sentido, parece ser usado aqui; compare Hebreus 10:33 ; Hebreus 13:18 ; 1 Timóteo 3:15 ; 1 Pedro 1:17 . A palavra “conversa”, geralmente aplicamos ao discurso oral, mas nas Escrituras significa “conduta”, e o sentido da passagem é que Paulo se havia conduzido de acordo com os princípios da graça de Deus e tinha foi influenciado por isso.

No mundo – Em todo lugar; onde quer que eu tenha estado. Isso não significa que no mundo seja tão distinto da igreja, mas no mundo em geral, ou onde quer que ele estivesse, como diferente da igreja de Corinto. Tinha sido sua prática comum e universal.

E mais abundantemente para você – especialmente para você. Isso foi acrescentado sem dúvida porque em Corinto houve acusações de que ele havia sido astuto, astuto, enganoso e, principalmente, que os havia enganado (ver 2 Coríntios 1:17 ), por não visitá-los como havia prometido. Ele afirma, portanto, que em todas as coisas ele agiu da maneira que a graça de Deus levou, e que sua conduta, em todos os aspectos, foi a de toda simplicidade e sinceridade.

Comentário de E.W. Bullinger

regozijo = ostentando grego. kauchesis , o ato de vanglória, ver Romanos 3:22 .

testemunho . Grego. marturion . Primeira ocorrência, Mateus 8: 4 , consciência. Ver Atos 23: 1 .

simplicidade = inocência. Grego. haplotos , em outros lugares 2 Coríntios 8: 2 ; 2 Coríntios 9:11 , 2 Coríntios 9:13 , 2 Coríntios 11: 3 ; Romanos 12: 8 . Efésios 6: 5 . Colossenses 3:22 . Os textos leem hagiotes , santidade; não o siríaco.

sinceridade piedosa = sinceridade de Deus.

sinceridade, grego. eilikrineia . Ver 1 Coríntios 5: 8 .

com = in. grego. en . App-104,

carnal . Grego. sarkikos. Veja Romanos 7:14 e 1 Pedro 2:11 .

por = in, como acima.

tiveram nossa eonvereation = comportado ou vivido. Anastrefo grego , Compare com Efésios 2: 3 . 1 Timóteo 3:15 , Hebreus 10:33 ; Hebreus 13:18 . 1 Pedro 1:17 . 2 Pedro 2:18 .

mundo. Kosmos grego . App-129.1.

mais abundantemente . Grego. perissoterds . Das treze ocorrências, sete estão nesta Epístola. Veja 2 Coríntios 2: 4 ; 2 Coríntios 7:13 , 2 Coríntios 7:15 ; 2 Coríntios 11:23 , 2 Coríntios 11:24 ; 2 Coríntios 12:15 ,

para você-ala = para (grego. profissionais . App-104.) você.

Comentário de John Calvin

12. Pois a nossa glória é essa. Ele atribui uma razão pela qual sua preservação deveria ser um assunto de interesse de todos – que ele havia se conduzido entre eles com simplicidade e sinceridade. Ele merecia, portanto, ser querido por eles, e isso seria muito insensível. preocupar-se com referência a um servo do Senhor, para que ele seja preservado por muito tempo para o benefício da Igreja. “Eu me conduzi antes de tudo de tal maneira, que não admira que eu tenha a aprovação e o amor de todos os homens de bem.” Ele se aproveita disso, no entanto, em prol daqueles a quem estava escrevendo, para fazer uma digressão com o objetivo de declarar sua própria integridade. Como, no entanto, não basta ser aprovado pelo julgamento do homem, e como o próprio Paulo foi assediado pelos julgamentos injustos e malignos de alguns, ou melhor, pelos apegos corruptos e cegos (259), ele aduz sua própria consciência como testemunha. – que é tudo um, como se ele tivesse citado Deus como testemunha, ou tivesse feito o que ele diz ser um recurso para seu tribunal.

Mas como a glória de Paulo em sua integridade se comporta com essa afirmação,

Quem glorifica, glorie-se no Senhor?
( 2 Coríntios 10:17 .)

Além disso, quem é tão íntimo (260) que ousa se vangloriar na presença de Deus? Em primeiro lugar, Paulo não se opõe a Deus, como se tivesse algo que fosse dele ou que fosse dele. Além disso, ele não coloca o fundamento de sua salvação naquela integridade a que reivindica, nem confia no fundamento de sua dependência. Por fim, ele não se gloria nos dons de Deus de tal maneira que não ao mesmo tempo, para lhe prestar toda a glória como seu único autor e atribuir tudo a ele. (261) Essas três exceções estabelecem um fundamento para toda pessoa piedosa que se gloria por boas razões em todos os benefícios de Deus; enquanto os iníquos, por outro lado, não podem se gloriar em Deus, exceto por motivos falsos e impróprios. Portanto, antes de tudo, reconheçamos que somos gratos a Deus por tudo de bom que possuímos, sem reivindicar mérito para nós mesmos. Em segundo lugar, vamos nos apegar firmemente a esse fundamento – que nossa dependência pela salvação se baseie exclusivamente na misericórdia de Deus. Por fim, vamos nos apoiar (262) no único autor de toda bênção. Então, nisso haverá uma piedosa (263) glória em todo tipo de bênção.

Isso na simplicidade (264) de Deus. Ele emprega aqui a expressão simplicidade de Deus , da mesma maneira que em Romanos 3:23 , a glória de Deus; e em João 12:43 , a glória de Deus e dos homens. Aqueles que amam a glória dos homens desejam aparecer algo diante dos homens ou permanecer bem na opinião dos homens. A glória de Deus é o que um homem tem aos olhos de Deus. Portanto, Paulo não considera suficiente declarar que sua sinceridade foi percebida pelos homens, mas acrescenta que ele era tal aos olhos de Deus. ????????e?? (que tornei pureza ) está intimamente ligado à simplicidade; pois é uma maneira aberta e correta de agir, que torna transparente o coração de um homem. (265) Ambos os termos se opõem à arte, à decepção e a todos os esquemas ocultos.

Não na sabedoria carnal. Existe aqui uma espécie de antecipação; pois o que pode parecer estar faltando nele, ele prontamente reconhece, mais ainda, ele proclama abertamente, que ele é destituído, mas acrescenta, que é dotado do que é incomparavelmente mais excelente – a graça de Deus “eu reconheço” diz ele: “que sou desprovido de sabedoria carnal, mas fui provido de influência divina; se alguém não estiver satisfeito com isso, terá liberdade para depreciar meu apóstolo. Se, por outro lado, a sabedoria carnal não tem valor, então não quero nada que não seja adequado para garantir elogios bem fundamentados. ” Ele dá o nome de sabedoria carnal a tudo que não seja Cristo, que adquire para nós a reputação da sabedoria. Veja o primeiro e o segundo capítulos da antiga epístola. Portanto, pela graça de Deus, que é contrastada com ela, devemos entender tudo o que transcende a natureza e a capacidade do homem, e os dons do Espírito Santo, que manifestaram abertamente o poder de Deus na fraqueza da carne.

Mais abundantemente para com você Não que ele estivesse menos correto em outro lugar, mas que ele permaneceu mais tempo em Corinto, para que ele pudesse (sem mencionar outros propósitos) fornecer uma prova mais completa e clara de sua integridade. Ele, no entanto, expressou-se intencionalmente de forma a dar a entender que não exigia evidências exageradas, na medida em que elas próprias eram as melhores testemunhas de tudo o que ele havia dito.

Comentário de Adam Clarke

Para o nosso regozijo é este – ? ?a???s?? . Nosso orgulho, exultação, assunto de glória.

O testemunho de nossa consciência – ?a?t????? t?? s??e?d?se?? · Esse testemunho ou testemunha cuja consciência, sob a luz e influência do Espírito de Deus, presta à alma seu estado, sinceridade, segurança, etc.

Na simplicidade – ?p??t?t? · de a , denotando unidade ou juntos, e pe?? , ser; ou de a , negativo e p???? , muitos; não composto, tendo um fim em vista, não tendo nenhum propósito sinistro, não tendo um fim para responder. Em vez de ?p??t?t? , muitos MSS. e versões têm ????t?t? , santidade.

Na sinceridade piedosa – ????????e?? Te?? · A sinceridade de Deus: isto é, uma sinceridade que vem do seu trabalho na alma. ????????e?a , sinceridade e e????????? , sincero, vêm de e??? , o esplendor, ou o brilho do sol; e aqui significa tanta simplicidade de intenção e pureza de afeto, que pode resistir ao teste da luz de Deus que brilha sobre ela, sem que a descoberta seja feita de um único defeito ou defeito.

Não com sabedoria carnal – A astúcia e duplicidade do homem, que não é influenciado pelo Espírito de Deus, e tem seu interesse secular, tranqüilidade, lucro, prazer e honra mundana em vista.

Mas pela graça de Deus – que por si só pode produzir a simplicidade e sinceridade piedosa antes mencionada, e inspirar a sabedoria que vem de cima.

Nós tivemos nossa conversa – ??est?af?µe? · Nós nos conduzimos. A palavra refere-se adequadamente a todo o teor da vida de um homem – tudo o que ele faz diz e pretende; e o objeto ou fim que ele tem em vista, e em referência ao qual ele fala, age e pensa; e é tão usado pelos melhores escritores gregos. O verbo a?ast?ef? é composto de a?a , novamente, e st?ef? , para virar; um contínuo retorno novamente ao ponto em que partiu; uma circulação; começando, continuando e terminando tudo para a glória de Deus; partindo com visões Divinas, e ainda mantendo-as; começando no Espírito e terminando no Espírito; agindo em referência a Deus, como os planetas fazem em referência ao sol, derivando toda sua luz, calor e movimento dele; e incessantemente e regularmente girando em torno dele. Assim agiu Paulo; agiu assim os cristãos primitivos; e assim deve todo cristão agir que espera ver Deus em sua glória. A palavra conversação não é um latimismo não adaptado para o termo grego, pois a conversatio vem de con , juntos, e verto , viro; e é usado pelos latinos exatamente no mesmo sentido que o outro pelos gregos, significando toda a conduta de um homem, o teor e a prática de sua vida: conversio astrorum e converses caelestes é usado por Cícero para o curso das estrelas e corpos celestes. – De Leg. c. 8: Caelum una conversion atque eadem, ipse circum se torquetur and vertitur . – CIC de Univers., C. 8: “O próprio céu é, com a mesma revolução, rodopiou e gira em torno de si”.

No mundo – Tanto entre judeus quanto entre gentios, sempre agimos como vendo Aquele que é invisível.

Mais abundantemente para sua ala – isto é, demos a mais completa prova disso em nossa conduta em relação a você; Você testemunhou a maneira santa pela qual sempre agimos; e Deus é testemunha da pureza dos motivos pelos quais fomos atuados; e nossa consciência nos diz que vivemos em retidão diante dele.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 1:12 . Na simplicidade coração puro; não apenas significando bem em geral, mas recusando uma maneira excessivamente artística de processar um bom fim. O que se entende por sabedoria carnal, pode ser visto, cap. 2 Coríntios 2: 5 . São Paulo trabalhando com suas próprias mãos para sua manutenção entre os coríntios ( Atos 18: 3. 1 Coríntios 9:15 .), Que ele nem sempre fazia, deve ser uma prova convincente do que ele observa na última cláusula deste versículo.

Comentário de Scofield

graça

Graça (transmitida). vs. 2 Coríntios 4:15 ; Romanos 6: 1 ; 2 Pedro 3:18 .

Comentário de John Wesley

Pois nosso regozijo é este, o testemunho de nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade piedosa, não com sabedoria carnal, mas pela graça de Deus, tivemos nossa conversa no mundo e mais abundantemente para você.

Pois estou mais encorajado a procurar isso, porque tenho consciência da minha integridade; ver isso é a nossa alegria – mesmo na mais profunda adversidade.

O testemunho de nossa consciência – o que os outros pensam de nós.

Isso em simplicidade – Tendo um fim em vista, visando isoladamente a glória de Deus.

E sinceridade piedosa – Sem qualquer tintura de dolo, dissimulação ou disfarce.

Não com sabedoria carnal, mas pela graça de Deus – Não pela sabedoria natural, mas divina.

Nós tivemos nossa conversa no mundo – no mundo inteiro; em todas as circunstâncias.

Referências Cruzadas

Josué 24:14 – “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.

Jó 13:15 – Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.

Jó 23:10 – Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.

Jó 27:5 – Nunca darei razão a vocês! Minha integridade não negarei jamais, até à morte.

Jó 31:1 – “Fiz acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças.

Salmos 7:3 – Senhor meu Deus, se assim procedi, se nas minhas mãos há injustiça,

Salmos 44:17 – Tudo isso aconteceu conosco, sem que nos tivéssemos esquecido de ti, nem tivéssemos traído a tua aliança.

Isaías 38:3 – “Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente.

Atos dos Apóstolos 24:16 – Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

1 Coríntios 2:4 – Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito,

1 Coríntios 2:13 – Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.

1 Coríntios 4:4 – Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

1 Coríntios 5:8 – Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 1:17 – Quando planejei isso, será que o fiz levianamente? Ou será que faço meus planos de modo mundano, dizendo ao mesmo tempo “sim” e “não”?

2 Coríntios 2:17 – Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.

2 Coríntios 4:2 – Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

2 Coríntios 8:8 – Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

2 Coríntios 10:2 – Rogo-lhes que, quando estiver presente, não me obriguem a agir com audácia, tal como penso que ousarei fazer, para com alguns que acham que procedemos segundo os padrões humanos.

2 Coríntios 11:3 – O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.

2 Coríntios 12:15 – Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado?

Gálatas 6:4 – Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém,

Efésios 6:14 – Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça

Filipenses 1:10 – para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 1:19 – mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

Tito 2:7 – Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

Hebreus 13:18 – Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.

Tiago 3:13 – Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

Tiago 4:6 – Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *