Estudo de 1 Coríntios 5:8 – Comentado e Explicado

Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de verdade.
1 Coríntios 5:8

Comentário de Albert Barnes

Vamos manter o banquete – Margem, “dia santo” ???t???µe? heortazomenEsta é a linguagem tirada do banquete pascal e é usada por Paulo frequentemente para realizar e aplicar sua ilustração. Não significa literalmente a ceia pascal aqui – pois isso deixou de ser observado pelos cristãos – nem a Ceia do Senhor em particular; mas o sentido é: “Como os judeus, quando celebravam a ceia pascal, matando e sacrificando o cordeiro pascal, repudiam todo o fermento – como emblemático do pecado -, então, na matança do sacrifício e em todo o sacrifício. deveres, instituições e eventos daí decorrentes, afastam toda maldade de nossos corações como indivíduos e de nossas sociedades e igrejas. Envolvemo-nos no serviço de Deus que afasta todo o mal. ”

Não com o fermento antigo – Não sob a influência ou a indulgência dos sentimentos da natureza humana corrupta e não renovada – A palavra fermento é muito expressiva dessa condição anterior ou “antiga” e denota as paixões corruptas e corruptas da nossa natureza antes de ser renovada.

O fermento da malícia – da crueldade e do mal – que se difundiria e impregnaria a massa dos cristãos. A palavra “malícia” ( ?a??a? kakias) denota “mal” em geral.

E maldade – pecado; mal. Há uma referência particular aqui ao caso da pessoa incestuosa. Paulo significa que toda a iniquidade deve ser afastada daqueles que foram salvos pelo sacrifício de sua “Páscoa”, Cristo; e, portanto, esse pecado de uma maneira especial.

Mas com os pães ázimos … – Ou seja, com sinceridade e verdade. Sejamos sinceros, verdadeiros e fiéis; assim como os judeus participavam do pão sem fermento, que era emblemático da pureza, sejamos sinceros e verdadeiros. Está implícito aqui que isso não poderia ser feito a menos que eles repudiassem a pessoa incestuosa – nenhum cristão pode ter, ou evidenciar sinceridade, quem não está disposto a repudiar todo pecado.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Então, então.

mantenha o banquete . Grego. heortazo . Só aqui. Ele quer dizer que, sendo a Páscoa passada, estamos vivendo nos dias dos pães ázimos. Figura do discurso Alegoria. App-6. Salmos 89:15

não App-105.

com . Grego. pt, como em 1 Coríntios 4:21 .

nem . Grego. mede .

malícia. . . maldade . Grego. kakia . . . poneria . App-128.

sinceridade . Grego. eilikrineia. Em outros lugares, 2 Coríntios 1:12 ; 2 Coríntios 2:17 .

Comentário de John Calvin

8. Agora, na solenidade deste banquete sagrado, devemos nos abster do fermento , como Deus ordenou que os pais se abstivessem. Mas de que fermento? Como a páscoa externa era para eles uma figura da verdadeira páscoa , seus anexos eram figuras da realidade que possuímos hoje. Se, portanto, desejamos alimentar-nos da carne e do sangue de Cristo, tragamos para esta festa sinceridade e verdade. Que sejam nossos pães sem fermento, embora com toda malícia e maldade , pois é ilegal misturar fermento com a páscoa. Em suma, ele declara que seremos membros de Cristo somente quando tivermos renunciado à malícia e ao engano. Enquanto isso, devemos observar cuidadosamente essa passagem, mostrando que a páscoa antiga não era apenas um memorial de um benefício passado, mas também um sacramento, representando Cristo que estava por vir, de quem temos esse privilégio, que passamos da morte para a vida. Caso contrário, não seria bom que em Cristo esteja o corpo das sombras legais. ( Colossenses 2:17 .) Essa passagem também servirá para deixar de lado o sacrilégio da missa papal. Pois Paulo não ensina que Cristo é oferecido diariamente, mas que o sacrifício foi oferecido de uma vez por todas, resta que o banquete espiritual seja celebrado durante toda a nossa vida.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, vamos celebrar o banquete. É muito provável que o tempo da páscoa estivesse chegando, quando a Igreja de Cristo seria chamada a atos extraordinários de devoção, em comemoração à paixão, morte e ressurreição de Cristo; e desta circunstância o apóstolo aproveita sua exortação aos coríntios. Veja a Introdução, Seção 12.

Não com fermento velho – Sob a dispensação cristã, devemos ser salvos igualmente do judaísmo, do paganismo e de todo tipo de pecado; a malícia e a maldade devem ser destruídas; e sinceridade e verdade, pureza interior e santidade exterior, tomam seu lugar.

O apóstolo se refere aqui não mais a princípios iníquos do que a homens iníquos; vamos celebrar o banquete, não com o fermento antigo – os princípios impuros que o acionaram enquanto em seu estado pagão; nem com o fermento da malícia e da iniquidade, ?a??a? ?a? p?????a? , maldade, depravação radical, produzindo injustiça na vida; nem com as pessoas que são assim influenciadas e, portanto, agem; mas com o pão sem fermento, a??e? a??µ??? , mas com homens retos e piedosos, que têm sinceridade, e???????e?a , tamanha pureza de afetos e conduta, que até a luz de Deus que brilha sobre eles descobre nenhuma falha e verdade – que receberam o testemunho de Deus, e quem são, tanto interna quanto externamente, o que professam ser.

A palavra p?????a? , que traduzimos maldade, é tão parecida com p???e?a? , fornicação, que alguns MSS muito antigos. tenha a última leitura em vez da primeira; que, de fato, parece mais natural neste lugar; como ?a??a? , que traduzimos malícia, inclui tudo o que está implícito em p?????a? , maldade, enquanto p???e?a? , como sendo o sujeito em questão, veja 1 Coríntios 5: 1 , viria mais claramente aqui: não com maldade e fornicação, ou melhor, , não com homens perversos e fornicadores; mas eu não defendo esta leitura.

Comentário de John Wesley

Portanto, celebremos o banquete, não com fermento velho, nem com fermento de malícia e maldade; mas com os pães ázimos da sinceridade e da verdade.

Portanto, vamos manter o banquete – Vamos alimentá-lo pela fé. Aqui está uma clara alusão à ceia do Senhor, que foi instituída na sala da páscoa.

Não com o fermento antigo – De paganismo ou judaísmo. Malignidade é teimosia no mal. Sinceridade e verdade parecem ser colocadas aqui para toda a verdadeira religião interior.

Referências Cruzadas

Exodo 12:15 – Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel.

Exodo 13:6 – Durante sete dias comam pão sem fermento e, no sétimo dia façam uma festa ao Senhor.

Levítico 23:6 – No décimo quinto dia daquele mês começa a festa do Senhor, a festa dos pães sem fermento; durante sete dias vocês comerão pães sem fermento.

Números 28:16 – “No décimo quarto dia do primeiro mês é a Páscoa do Senhor.

Deuteronômio 16:3 – Não o comam com pão fermentado, mas durante sete dias comam pães sem fermento, o pão da aflição, pois foi às pressas que vocês saíram do Egito, para que todos os dias da sua vida vocês se lembrem da época em que saíram do Egito.

Deuteronômio 16:16 – Três vezes por ano todos os seus homens se apresentarão ao Senhor, ao seu Deus, no local que ele escolher, por ocasião da festa dos pães sem fermento, da festa das semanas e da festa das cabanas. Nenhum deles deverá apresentar-se ao Senhor de mãos vazias:

Josué 24:14 – “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.

Salmos 32:2 – Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!

Salmos 42:4 – Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.

Isaías 25:6 – Neste monte o Senhor dos Exércitos preparará um farto banquete para todos os povos, um banquete de vinho envelhecido, com carnes suculentas e o melhor vinho.

Isaías 30:29 – E vocês cantarão como em noite de festa sagrada; seus corações se regozijarão como quando se vai, ao som da flauta, ao monte do Senhor, à Rocha de Israel.

Mateus 16:6 – Disse-lhes Jesus: “Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”.

Mateus 16:12 – Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.

Mateus 26:4 – e juntos planejaram prender Jesus à traição e matá-lo.

Marcos 8:15 – Advertiu-os Jesus: “Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

Lucas 12:1 – Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: “Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

João 1:47 – Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.

João 18:28 – Em seguida, de Caifás os judeus levaram Jesus para o Pretório. Já estava amanhecendo e, para evitar contaminação cerimonial, os judeus não entraram no Pretório; pois queriam participar da Páscoa.

1 Coríntios 3:3 – porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?

1 Coríntios 5:1 – Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai.

1 Coríntios 5:6 – O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 8:8 – Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

2 Coríntios 12:20 – Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem.

2 Coríntios 12:21 – Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 6:24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

1 Pedro 2:1 – Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

1 João 3:18 – Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *