Estudo de Salmos 32:2 – Comentado e Explicado

Feliz o homem a quem o Senhor não argúi de falta, e em cujo coração não há dolo.
Salmos 32:2

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade – cujo pecado não é “reconhecido” a ele, ou “imputado” a ele. A referência aqui é “ao próprio pecado”. A idéia não é que ele seja feliz por quem Deus não carrega a culpa de outros homens, mas que ele seja feliz por quem não é acusado “por sua própria culpa” ou por quem é tratado como se não tivesse culpa; isto é, como se ele fosse inocente. Essa é a verdadeira idéia de justificação. É que um homem, embora seja pecador e “esteja consciente” de ter violado a lei de Deus, é tratado como se não tivesse cometido pecado ou como se fosse inocente; isto é, ele é perdoado e seus pecados não são mais lembrados contra ele; e é o propósito de Deus tratá-lo de agora em diante como se ele fosse inocente. O ato de perdão não muda os fatos no caso, ou “o torna inocente”, mas torna apropriado que Deus o trate como se ele fosse inocente. O pecado não será cobrado novamente dele, nem contabilizado em sua conta; mas ele é admitido no mesmo tipo de tratamento a que teria direito se sempre tivesse sido perfeitamente santo. Veja Romanos 1:17 , nota; Romanos 3:24 , note; Romanos 4: 5 , nota; Romanos 5: 1 , nota.

E em cujo espírito não há dolo – Quem é sincero e verdadeiro. Ou seja, quem não é hipócrita; que não têm consciência de encobrir ou ocultar suas ofensas; que fazem uma confissão franca e plena a Deus, implorando perdão. A “astúcia” aqui se refere ao assunto em consideração. A idéia não é quem é “inocente” ou “sem culpa”, mas quem é sincero, franco e honesto ao fazer “confissão” de seus pecados; que não guardam nada quando vão diante de Deus. Não podemos ir adiante dele e alegar nossa inocência, mas podemos ir adiante dele com o sentimento de sinceridade e honestidade conscientes ao confessar nossa culpa. Compare o Salmo 66:18 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 32: 2 . A quem o Senhor não atribui a iniquidade – A quem Deus não acusa da culpa de seus pecados, como ele justamente pode, mas perdoa e aceita em Cristo. E em cujo espírito não há dolo – Quem confessa livremente todos os seus pecados, sem dissimular, realmente sente muito, e os odeia sinceramente, e volta do pecado para Deus com todo o seu coração.

Comentário de E.W. Bullinger

homem. Hebraico. “adam. App-14.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

não imputa. Justiça forense ou legal. A justiça do NT não é negativa, mas positiva, pois a justiça de Um (Cristo) é imputada ou atribuída a outro, como foi a Abraão ( Gênesis 15: 6. Romanos 4:13 ).

iniquidade = pecado na natureza, em vez de violações da lei em ato = perversidade (nunca erradicada). Hebraico. “Avon. App-44.

espírito. Hebraico. ruach. App-9.

Comentário de John Calvin

2. Em cujo espírito não há dolo. Nesta cláusula, o salmista distingue os crentes dos hipócritas e dos desprezadores sem sentido de Deus, que não se importam com essa felicidade, nem podem obter o desfrute dela. Os iníquos são, de fato, conscientes de sua culpa, mas ainda assim se deleitam com sua iniquidade; endurecem-se em sua insolência e riem de ameaças; ou, pelo menos, eles se entregam a lisonjas enganosas, para que não sejam constrangidos a entrar na presença de Deus. Sim, embora sejam infelizes pelo sentimento de sua miséria, e assediados por tormentos secretos, mas com um esquecimento perverso, sufocam todo o temor de Deus. Quanto aos hipócritas, se a consciência deles sempre os pica, eles aliviam sua dor com remédios ineficazes: de modo que, se Deus os citar a seu tribunal, eles colocam diante deles eu não sei quais fantasmas para sua defesa; e eles nunca ficam sem coberturas pelas quais podem manter a luz fora de seus corações. Ambas as classes de homens são impedidas pela dolo interior de buscar sua felicidade no amor paternal de Deus. Mais ainda, muitos deles se apressam diante da presença de Deus, ou se incham com presunção orgulhosa, sonhando que são felizes, embora Deus esteja contra eles. Davi, portanto, significa que nenhum homem pode provar qual é o perdão dos pecados até que seu coração seja primeiramente limpo de dolo. O que ele quer dizer com este termo, dolo, pode ser entendido pelo que eu disse. Quem examina não a si mesmo, como na presença de Deus, mas, ao contrário, evita seu julgamento, ou se encobre nas trevas ou se cobre de folhas, lida enganosamente com ele e com Deus. Não é de admirar, portanto, que quem não sente sua doença recuse o remédio. Os dois tipos desse truque que mencionei devem ser particularmente atendidos. Poucos podem ser tão endurecidos a ponto de não serem tocados pelo temor de Deus e com algum desejo de sua graça, e, no entanto, são movidos, mas friamente, a buscar perdão. Por isso, eles ainda não percebem que felicidade indescritível é possuir o favor de Deus. Esse foi o caso de Davi por um tempo, quando uma segurança traiçoeira o invadiu, obscureceu sua mente e o impediu de se esforçar zelosamente para perseguir essa felicidade. Freqüentemente os santos trabalham sob a mesma doença. Se, portanto, gostaríamos da felicidade que Davi nos propõe aqui, devemos prestar o máximo de atenção para que Satanás, enchendo nossos corações com dolo, nos prive de todo sentimento de nossa miséria, na qual todo aquele que recorre a subterfúgios deve necessariamente afastar-se.

Comentário de John Wesley

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.

Imputa – A quem Deus não se encarrega da culpa de seus pecados, mas perdoa graciosamente e o aceita em Cristo.

Sem dolo – Quem confessa livremente todos os seus pecados e volta do pecado para Deus com todo o seu coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *