Estudo de Josue 24:14 – Comentado e Explicado

Agora, pois, temei o Senhor e servi-o com toda a retidão e fidelidade. Tirai os deuses que serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi o Senhor.
Josue 24:14

Comentário de Thomas Coke

Ver. 14. Agora, portanto, tema ao Senhor, etc. – Aqui não é mais Jeová que fala; O próprio Josué se dirige aos israelitas e, depois de tudo o que ele acabara de representar para eles em nome de Deus, conclui exortando-os a temer a Jeová; isto é, abrir todo o coração à sua religião e torná-lo, com sinceridade e verdade, com intenções corretas e puras, livres de toda hipocrisia, a adoração que lhe é devida; e isso sem qualquer mistura de idolatria, e de acordo com sua lei, que é a própria verdade. “Afaste-se de vós”, diz ele, “aqueles ídolos, cuja adoração a que seus antepassados, Terah, Nahor, Abraão e outros, anteriormente se uniram à adoração ao Deus verdadeiro, enquanto permaneceram do outro lado do Eufrates. Retire de você a infeliz propensão à idolatria que você adquiriu no Egito: em uma palavra, resolva servir a Deus, e somente a Ele “. Aos ídolos dos caldeus e dos egípcios, Josué no versículo seguinte acrescenta os ídolos dos amorreus; e pela maneira como ele fala, tanto aqui como em ver. 23 é fácil discernir que os israelitas, apesar de tudo o que o Senhor havia feito por eles, não estavam de modo algum distintos do crime capital da idolatria. Santo Agostinho não pôde concordar com essa opinião; pois impressionado com os bons testemunhos que o próprio Josué presta à fé dos hebreus; e vendo-o em nenhum lugar mencionado, que por causa das últimas exortações daquele santo sábio, o povo removeu deles quaisquer ídolos; e, além disso, incapaz de acreditar que Deus, que se vingou dos israelitas por muitos crimes menores, teria deixado sua idolatria impune; esse homem instruído achou apropriado interpretar as palavras de Josué condicionalmente, como se ele tivesse dito; “Se algum de vocês ainda tem a menor inclinação para a idolatria, deixe-o arrancá-la do coração e dedicar-se sem reservas à adoração do único Deus verdadeiro.” Veja Quaest. 29: em Josh. Mas certamente está fazendo violência ao discurso de Josué: para dar um sentido tão suave. Além disso, que dificuldade maior há em conceber os israelitas terem cedido à idolatria sob o governo desse general, do que sob o de Moisés, seu legislador? E como, afinal, podemos contestar um fato tão positivamente atestado pelo Espírito Santo em diversas outras passagens das Escrituras? Ezequiel, Amós e Santo Estêvão justificam a verdade da ofensa aqui imputada aos hebreus. Veja Ezequiel 3: 8 ; Ezequiel 3:27 ; Ezequiel 20: 6 ; Ezequiel 20:49 . Amós 5:16 . Atos 7:41 . Sem dúvida, a nação inteira não estava contaminada com isso, nem o escândalo dela ainda era público; mas parece evidente que entre a multidão de israelitas havia muitas pessoas supersticiosas que se uniram à adoração idólatra do povo da Mesopotâmia, no Egito e na terra de Canaã, com a adoração a Jeová.

REFLEXÕES. – Josué parece, em sua última reunião da congregação, ter esperado sua dissolução em mãos; mas, tendo Deus poupado um pouco mais, ele se alegra em aproveitar os últimos momentos de sua vida em mais uma assembléia solene dos chefes de Israel. Nota; (1.) Enquanto Deus continua nossas vidas, é um sinal de que ele tem algo a fazer ainda. (2.) Aqueles cujos corações são fiéis a Deus ficarão satisfeitos com as solenidades que retornam quando aparecerem diante do Senhor. (3) Deus ainda está no meio do seu povo, quando ou onde eles se reúnem em seu nome.

Josué, reunido na congregação, abre seu sermão farewel, encomendado por Deus para falar e, portanto, merece a atenção mais profunda: ele começa com uma recapitulação das misericórdias de sinal que, desde o início até aquele momento, Deus havia mostrado aos seus antepassados, e para eles. Seus ancestrais, que habitavam além do Eufrates, foram afundados, como outros gentios, em idolatria grosseira; quando Deus, em sua infinita misericórdia, separou Abraão deles e o tirou dali para a terra de Canaã, onde eles estavam agora, multiplicou sua posteridade em Ismael e deu a ele a semente prometida em Isaque. Quando a esterilidade de Rebeca pareceu restringir o cumprimento da promessa, Jacó e Esaú nasceram. Jacó, seu grande progenitor, com sua crescente família, foi levado ao Egito pela fome; mas quando sua semente foi multiplicada e oprimida, com um braço poderoso Deus os resgatou dali, protegendo-os com sua coluna de nuvem e oprimindo seus perseguidores no mar. Pelo deserto sombrio, ele os conduziu com segurança, derrotou as conspirações de seus inimigos e transformou em maldição a maldição intencional de Balaão. Depois disso, ele realizou suas maravilhas na terra de Gileade, no Jordão e Jericó, expulsando seus inimigos diante deles, não por espada ou arco, mas por seu exército de vespas, que ele enviou diante deles; e agora finalmente os levou a Canaã, onde reinavam a paz e a abundância. Em troca das misericórdias, não era mais seu dever limitado, do que o ditado de gratidão: 1. Que eles devessem temer que Deus cujas maravilhas haviam visto, e com um senso reverencial de sua majestade e misericórdia, andassem diante dele. 2. Que o sirvam com sinceridade e verdade; pois ele é um Deus que perscruta o coração, que não pode ser imposto, que odeia a hipocrisia e espera que a alma em simplicidade seja devotada ao seu serviço. 3. Que eles afastem deles deuses estranhos. Nota; (1) Deus requer o coração em sua adoração; sem isso, não podemos prestar-lhe nenhum serviço aceitável. (2) Negligenciar Deus não é apenas desobediência imunda, mas ingratidão básica. (3) Esse ainda é nosso ídolo, ao qual nossas afeições se apegam mais do que ao Deus abençoado.

Comentário de Scofield

medo

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de Adam Clarke

Tema o Senhor – reverencie-o como o único objeto de sua adoração religiosa.

Sirva -o – execute sua vontade obedecendo a seus comandos.

Com sinceridade – Ter todo o seu coração envolvido em sua adoração.

E na verdade – De acordo com as instruções que ele lhe deu em sua infalível palavra.

Afaste os deuses , etc. – A partir desta exortação de Josué, aprendemos de que tipo os deuses eram, para a adoração a quem esses israelitas ainda estavam ligados.

  1. Aqueles que seus pais adoravam do outro lado do dilúvio: ie, os deuses dos caldeus, fogo, luz, sol.
  • Os egípcios, Apis, Anubis, o macaco, serpentes, vegetais, etc.
  • Dos cananeus, moabitas, etc., Baal-peor ou Priapus, Astarte ou Vênus, etc., etc.
  • A tudo isso ele se refere neste e no verso seguinte. Veja na conclusão de Josué 24:33 ; (Nota). Quão surpreendente é isso, que, depois de tudo que Deus havia feito por eles e todos os milagres que haviam visto, ainda havia entre eles ídolos e idólatras! Que foi assim que temos a evidência mais completa, aqui e em Josué 24:23 ; Amós 5:26 ; e em Atos 7:41 . Mas que desculpa pode ser feita para uma cegueira tão estúpida, para não dizer brutal? Provavelmente eles pensaram que poderiam melhor representar a natureza Divina usando símbolos e imagens, e talvez eles professassem adorar a Deus por meio deles. Pelo menos é o que foi alegado em nome de uma classe grosseira de cristãos que são notórios pelo culto à imagem. Mas, com essa conduta, Deus nunca olhará com tolerância alguma, onde deu sua palavra e testemunho.

    Comentário de John Wesley

    Agora, pois, teme ao Senhor, e sirva-o com sinceridade e verdade; e repudie os deuses que seus pais serviram do outro lado do dilúvio, e no Egito; e sirva ao Senhor.

    Os deuses – Pelo que parece, embora Josué sem dúvida tenha impedido e expurgado toda a idolatria pública, ainda havia alguns deles que a praticavam em suas casas particulares e aposentadorias.

    Seus pais – Terá, Naor e Abraão, como versículo 2, e outros de seus antepassados.

    No Egito – Veja Ezequiel 23: 3,8,19,21,27 . Sob esses detalhes, sem dúvida, ele compreende todos os outros deuses falsos, que foram servidos pelas nações entre as quais eles estavam, mas apenas os mencionam, como os ídolos que eles estavam mais ameaçados de adorar do que os de Canaã; em parte porque os de Canaã estavam agora ultimamente e palpavelmente desonrados por sua incapacidade de preservar seus adoradores da ruína total; e, em parte, porque os outros ídolos lhes foram recomendados pelo venerável nome da antiguidade e pelo costume de seus antepassados.

    Comentário de Joseph Benson

    Josué 24:14 . Afaste os deuses – Nisso parece que, embora Josué sem dúvida tenha impedido e expurgado toda a idolatria pública, ainda havia alguns deles que a praticavam em suas casas particulares e aposentadorias. Seus pais – Terá, Naor e Abraão, como Josué 24: 2 , e outros de seus antepassados. No Egito – Ver Ezequiel 23: 3 ; Ezequiel 23: 8 ; Ezequiel 23:19 ; Ezequiel 23:21 ; Ezequiel 23:27 . Sob esses detalhes, sem dúvida, ele compreende todos os outros deuses falsos que foram servidos pelas nações entre as quais eles estavam, mas apenas os menciona, como os ídolos que eles corriam mais perigo de adorar do que os de Canaã; em parte porque os de Canaã estavam agora ultimamente e palpavelmente desonrados por sua incapacidade de preservar seus adoradores da ruína total; e em parte porque os outros ídolos lhes foram recomendados pelo venerável nome da antiguidade e pelo costume de seus antepassados.

    Comentário de E.W. Bullinger

    e no Egito. Para que eles fossem idólatras lá. Compare Ezequiel 23: 8 . Três sistemas de idolatria mencionados nos versículos: Josué 24:14 , Josué 24:15 , caldeu, egípcio e cananeu.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

    Gênesis 20:5 – Não foi ele que me disse: ‘Ela é minha irmã’? E ela também não disse: ‘Ele é meu irmão’? O que fiz foi de coração puro e de mãos limpas”.

    Gênesis 35:2 – Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: “Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa.

    Exodo 20:3 – “Não terás outros deuses além de mim.

    Levítico 17:7 – Não oferecerão mais sacrifícios aos ídolos em forma de bode, aos quais prestam culto imoral. Este é um decreto perpétuo para eles e para as suas gerações.

    Deuteronômio 10:12 – E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,

    Deuteronômio 18:13 – Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.

    Josué 24:2 – Josué disse a todo o povo: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e de Naor, viviam além do Eufrates e prestavam culto a outros deuses.

    Josué 24:23 – Disse Josué: “Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel”.

    1 Samuel 12:24 – Somente temam o Senhor e o sirvam fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.

    2 Reis 20:3 – “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente.

    Esdras 9:11 – nos deste por meio dos teus servos, os profetas, quando disseste: “A terra que vocês estão conquistando está contaminada pelas práticas repugnantes de seus povos. Com essas práticas eles encheram de impureza toda essa terra.

    Jó 1:1 – Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.

    Jó 28:28 – Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ “.

    Salmos 111:10 – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!

    Salmos 119:1 – Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!

    Salmos 119:80 – Seja o meu coração íntegro para com os teus decretos, para que eu não seja humilhado.

    Salmos 130:4 – Mas contigo está o perdão para que sejas temido.

    Ezequiel 20:7 – E eu lhes disse: “Desfaçam-se, todos vocês, das imagens repugnantes em que vocês puseram os seus olhos, e não se contaminem com os ídolos do Egito. Eu sou o Senhor, o seu Deus”.

    Ezequiel 20:18 – Eu disse aos filhos deles no deserto: Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às leis deles nem se contaminem com os seus ídolos.

    Ezequiel 23:3 – Elas se tornaram prostitutas no Egito, envolvendo-se na prostituição desde a juventude. Naquela terra os seus peitos foram acariciados e os seus seios virgens foram afagados.

    Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

    Amós 5:25 – “Foi a mim que vocês trouxeram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, ó nação de Israel?

    Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

    João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

    Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

    2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

    Efésios 6:24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

    Filipenses 1:10 – para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *