Estudo de Lucas 8:15 – Comentado e Explicado

A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança.
Lucas 8:15

Comentário de E.W. Bullinger

on = in. grego. en. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 8: 8 , Lucas 8:13 , Lucas 8:16 , Lucas 8:23 .

qual . Denotando uma classe,

mantenha-o = mantenha-o firme. Veja a nota em 2 Tessalonicenses 2: 6 . Figura da fala Tapeinose (App-6), pois muito mais é feito além disso.

com = in. grego. en. App-104.

paciência = resistência do paciente.

Comentário de Adam Clarke

Com paciência – Antes, com perseverança. A palavra grega ?p?µ??? , que nossos tradutores prestam paciência, significa corretamente aqui, e em Romanos 2: 7 , perseverança. O solo bom, por ser bom, forte e vigoroso, continua a sustentar: solo ruim ou ruim não pode produzir uma boa colheita e, além disso, logo se esgota. As pessoas chamadas de boa base no texto estão cheias do poder e influência de Deus e, portanto, continuam a dar frutos; isto é, eles perseveram na justiça. A partir disso, podemos aprender que a perseverança dos santos, como é denominada, implica necessariamente que eles continuam a produzir frutos para a glória de Deus. Aqueles que não são frutíferos não estão em estado de perseverança.

Comentário de John Wesley

Mas que, no bom terreno, são eles que, em um coração honesto e bom, tendo ouvido a palavra, a mantêm e produzem frutos com paciência.

Quem – guarda – Não é do lado da estrada: E produz frutos – Não é como o chão espinhoso: Com perseverança – Não é como o pedregoso.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 30:6 – O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.

Jó 23:11 – Meus pés seguiram de perto as suas pegadas; mantive-me no seu caminho, sem desviar-me.

Salmos 1:1 – Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Salmos 119:127 – Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.

Provérbios 3:1 – Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,

Jeremias 15:16 – Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 32:29 – Os babilônios, que estão atacando esta cidade, entrarão e a incendiarão. Eles a queimarão juntamente com as casas nas quais o povo provocou a minha ira queimando incenso a Baal nos seus terraços, e derramando ofertas de bebida em honra de outros deuses.

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Mateus 24:13 – mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Lucas 6:45 – O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.

Lucas 11:28 – Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 7:18 – Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.

1 Coríntios 7:19 – A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 3:13 – Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Hebreus 2:1 – Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Tiago 1:4 – E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

Tiago 1:22 – Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Tiago 5:7 – Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.

1 Pedro 2:1 – Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *