Estudo de Efésios 2:8 – Comentado e Explicado

Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.
Efésios 2:8

Comentário de E.W. Bullinger

através . Grego. dia . App-104. Efésios 2: 1 .

. App-150. Somos salvos pela graça, não pela fé, que é o canal através ( dia ) que flui para nós a corrente divina da graça salvadora. Ambos são dons de Deus.

não App-105.

de . Grego. ek . App-104.

Comentário de John Calvin

8. Porque pela graça sois salvos. Esta é uma inferência das declarações anteriores. Tendo tratado da eleição e do chamado eficaz, ele chega a essa conclusão geral de que eles obtiveram a salvação somente pela fé. Primeiro, ele afirma que a salvação dos efésios era inteiramente obra, obra graciosa de Deus. Mas então eles obtiveram essa graça pela fé. De um lado, devemos olhar para Deus; e, por outro, no homem. Deus declara que ele não nos deve nada; de modo que a salvação não é uma recompensa ou recompensa, mas uma graça sem mistura. A próxima pergunta é: de que maneira os homens recebem a salvação que lhes é oferecida pela mão de Deus? A resposta é, pela fé; e, portanto, ele conclui que nada relacionado a ele é nosso. Se, por parte de Deus, é somente graça, e se não trouxemos nada além de fé, que nos tira toda a recomendação, segue-se que a salvação não vem de nós.

Não deveríamos, então, calar-nos sobre o livre-arbítrio, as boas intenções e os preparativos, méritos e satisfações? Não há nada disso que não reivindique uma parte de louvor na salvação dos homens; para que o louvor da graça, como Paulo mostra, não permaneça intacto. Quando, por parte do homem, o ato de receber a salvação consiste apenas na fé, todos os outros meios nos quais os homens estão acostumados a confiar são descartados. A fé, então, deixa um homem vazio para Deus, para que ele seja cheio das bênçãos de Cristo. E assim ele acrescenta, não de vocês; que reivindicando nada para si mesmos, eles podem reconhecer Deus somente como o autor de sua salvação.

Comentário de Adam Clarke

Porque pela graça sois salvos, através da fé – Como agora somos trazidos a um estado de salvação, todos os nossos pecados são apagados e vocês fizeram participantes do Espírito Santo; e, tendo uma esperança cheia de imortalidade, você não deve atribuir isso a nenhuma obra ou mérito seu; pois quando este evangelho chegou a você, todos foram encontrados mortos em ofensas e mortos em pecados; portanto, foi a misericórdia gratuita de Deus para você, manifestada por Cristo, em quem você foi ordenado a crer; e, tendo crido pelo poder do Espírito Santo, vocês receberam e foram selados pelo Espírito Santo da promessa; de modo que esta salvação não é em sentido algum de vocês mesmos, mas é o dom gratuito de Deus; e não de qualquer tipo de obras; para que nenhum homem possa se gabar de ter realizado sua própria salvação, ou mesmo ter contribuído com alguma coisa para ela. Pela graça sois salvos, pela fé em Cristo. Esta é uma doutrina verdadeira e continua a ser essencial para a salvação do homem até o fim do mundo.

Mas se devemos entender fé ou salvação como sendo um presente de Deus? Esta pergunta é respondida pelo texto grego: t? ?a? ?a??t? este ses?sµe??? d?a t?? p?ste?? · ?a? t??t? ??? e? ?µ?? Ora , esta salvação) não é de vocês; é um dom de Deus, não é de obras: para que ninguém se glorie. ” “O parente t??t? , este, que é do gênero neutro, não pode representar p?st?? , fé, que é o feminino; mas tem toda a sentença anterior ao seu antecedente”. Mas pode-se perguntar: a fé não é dom de Deus? Sim, quanto à graça pela qual é produzido; mas a graça ou poder de acreditar e o ato de acreditar são duas coisas diferentes. Sem a graça ou poder de acreditar, nenhum homem jamais fez ou pode acreditar; mas com esse poder, o ato de fé é próprio do homem. Deus nunca crê em nenhum homem, assim como ele não se arrepende: o penitente, através dessa graça que o habilita, acredita em si mesmo: nem acredita necessariamente, ou impulsivamente, quando tem esse poder; o poder de crer pode estar presente muito antes de ser exercido; caso contrário, por que as advertências solenes com as quais encontramos todos os lugares na palavra de Deus e ameaças contra aqueles que não crêem? Não é uma prova de que essas pessoas têm o poder, mas não o usam? Eles acreditam que não e, portanto, não estão estabelecidos. Este é, portanto, o verdadeiro estado do caso: Deus dá o poder, o homem usa o poder assim concedido e traz glória a Deus: sem o poder que ninguém pode acreditar; com ele, qualquer homem pode.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2: 8 . Pela graça sois salvos pela fé; Aquele que lê São Paulo com atenção, não pode deixar de observar que, falando dos gentios, chama para que sejam trazidos de volta de sua apóstola ao reino de Deus, para que sejam salvos. Antes de serem trazidos para ser o povo de Deus novamente sob o Messias, eles eram, como são descritos aqui, alienígenas, inimigos, sem esperança, sem Deus, mortos em ofensas e pecados; e, portanto, quando pela fé em Cristo eles vieram a ser reconciliados e a fazer aliança novamente com Deus, com seus súditos e com o povo licenciado, estavam no caminho da salvação; e, se perseveraram, não poderiam deixar de alcançá-lo, embora ainda não estivessem de posse. O Apóstolo, cujo objetivo é nesta Epístola dar a eles um alto senso da graça extraordinária de Deus e favor a eles, e elevar seus pensamentos acima das más observâncias da lei, mostra-lhes que não havia nada neles, em seus miseráveis estado de natureza, nenhum feito ou obra deles, nada que eles pudessem fazer, para se preparar e recomendar a si mesmos, o que contribuiu para que Deus os chamasse ao seu reino sob o evangelho; que tudo era puramente obra da graça, pois eles eram todos por natureza mortos em ofensas e pecados, e, sem o Espírito de Deus, não podiam dar um passo, ou o menor movimento em direção a ele. A fé, que por si só conquistou sua admissão, e por si só abriu o reino dos céus aos crentes, foi um presente de Deus. Os homens, por suas faculdades naturais, não poderiam alcançá-lo: é a que é a fonte e o começo desta nova vida. – Por uma revelação daquilo que eles nunca poderiam descobrir por suas próprias faculdades naturais, Deus lhes concede a conhecimento do Messias e do evangelho; que, assim que recebem, estão no reino de Deus, em um novo estado de vida; e, sendo assim vivificados pelo Espírito, podem, como homens vivos, trabalhar, se quiserem. Daí São Paulo diz, Romanos 10:17 que a fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus; tendo declarado nos versículos anteriores, que não há crença sem ouvir, e sem audiência sem um pregador, e nenhum pregador, a menos que ele seja enviado; isto é, as boas novas de salvação pelo Messias e a doutrina da não eram conhecidas, mas aquelas a quem Deus a comunicou pela pregação de seus profetas e apóstolos, a quem ele a revelou, e a quem ele enviou sua tarefa com esta descoberta. E assim Deus agora deu fé aos efésios e aos outros gentios, a quem ele enviou São Paulo e outros colegas de trabalho, para lhes conceder o conhecimento de salvação, reconciliação e restauração do reino do Messias: a todos que, embora revelado pelo Espírito de Deus nos escritos do Antigo Testamento, ainda assim o mundo gentio era totalmente desconhecido pela lei cerimonial de Moisés, que era o muro de divisão que mantinha os gentios à distância e estrangeiros: esse muro Deus, de acordo com seu gracioso propósito antes de erguê-lo, depois de ter quebrado, comunicou a eles a doutrina da fé e os admitiu, após sua aceitação, a todas as vantagens e privilégios deste reino: tudo o que foi feito de sua graça livre, sem nenhum mérito ou aquisição deles; – Ele foi encontrado entre os que não o procuravam, e foi manifestado aos que não o pediam. Aquele que entenderia claramente este segundo capítulo de Efésios, deveria ler atentamente Romanos 10 e 1 Coríntios 2: 9-16, onde verá que a é devida à revelação do Espírito de Deus e à comunicação disso. revelação por homens enviados por Deus, que alcançaram esse conhecimento, não pela assistência de suas próprias partes naturais, mas pela inspiração do Espírito de Deus. Assim , a fé, vemos, é o dom de Deus; e, com ele, vem o Espírito de Deus, que traz vida à alma. O próprio DEUS, pelo dom da fé, os cria, isto é, todo penitente genuíno, para boas obras; mas quando por ele são feitos seres vivos, nesta nova criação, espera-se que, sendo vivificados, ajam; e a partir de agora as obras são necessárias, não como causa meritória da salvação, mas como uma qualificação indispensável necessária dos súditos do reino de Deus sob seu Filho Jesus Cristo; sendo impossível que alguém seja ao mesmo tempo um rebelde e um bom sujeito. E embora ninguém possa ser súdito do reino de Deus, mas aqueles que, continuando na fé que lhes foi concedida, esforçam-se sinceramente por se conformarem às leis de seu Senhor e Mestre Jesus Cristo; e embora Deus dê a vida eterna a todos e somente a quem o faz; todavia, a vida eterna é o dom de Deus, o dom da graça gratuita , adquirida apenas pelo sangue da aliança para todo santo fiel.

Agora, que quando Deus, chamando-os para o reino de seu filho, e concedendo-lhes o dom da fé, assim acelerou o penitente, e eles são, por Sua graça, criada em Cristo Jesus para boas obras – que então funciona é exigido deles, é, portanto, evidente – que eles são chamados e pressionados ( 1 Tessalonicenses 2:12 .) a andar dignos de Deus, que os chamou para o seu reino e glória; e com o mesmo objetivo, cap. Efésios 4: 1 . Filipenses 3:17 . Colossenses 1: 10-12 . De modo que aqueles que estão no reino de Deus, que estão realmente sob o convênio da graça, são estritamente necessárias boas obras, sob pena da perda da vida eterna. Veja Romanos 6: 11-13 ; Romanos 8:13 .

De fato, este é o teor de todo o Novo Testamento; o mundo pagão apóstata estava morto, e por si só naquele estado não era capaz de fazer nada para conseguir sua tradução para o reino de Deus; isso era puramente obra da graça; mas, quando receberam o evangelho com sinceridade, foram então vivificados pela fé e pelo Espírito de Deus; então eles estavam em um estado de vida, e o trabalho e as obras eram esperados deles. Assim, graça e obras são consistentes sem nenhuma dificuldade; e aquilo que causou a perplexidade e a aparente contradição foi o erro dos homens em relação ao reino de Deus. Deus, na plenitude dos tempos, estabeleceu seu reino neste mundo sob seu Filho, no qual ele admitiu todos aqueles que criam nele, e sinceramente recebeu a Jesus o Messias por seu Senhor. Assim, pela fé em Jesus Cristo, os homens se tornaram o povo de Deus, e súditos de seu reino, e foram, a partir de então, durante sua continuidade na fé viva e na profissão do evangelho, contabilizados santos – os amados de Deus – os fiéis em Cristo. Jesus, o povo de Deus, salvou, etc., pois nesses termos e afins a Sagrada Escritura fala deles. E, de fato, aqueles que foram traduzidos para o reino do Filho de Deus não estavam mais no estado morto dos gentios; mas, tendo passado da morte para a vida, estavam no estado dos vivos, no caminho para a vida eterna, que eles certamente alcançariam, se perseverassem na vida que o evangelho exigia, viz. fé e obediência sincera. Mas, no entanto, essa não era uma possessão real da vida eterna no reino de Deus no mundo vindouro; pois, por apostolado ou desobediência, isso, embora às vezes chamado de salvação, possa ser perdido e perdido; enquanto aquele que já foi possuído pelo outro, na verdade possui uma herança eterna nos céus, que não desaparece. Essas duas considerações sobre o reino dos céus alguns homens confundiram e fizeram uma; de modo que um homem sendo trazido para o primeiro deles totalmente pela graça, sem obras (sendo a fé tudo o que era necessário para instigar um homem), eles concluíram que, para a vida eterna, ou o reino de Deus no mundo para vir, somente a , sem boas obras, é necessária – ao contrário das palavras expressas das Escrituras e de todo o teor do evangelho. É, no entanto, pela graça que somos feitos participantes de ambos os reinos; é somente no reino de Deus neste mundo que somos admitidos somente pela , sem obras; mas, para nossa admissão no outro, tanto a fé quanto a obediência são necessárias – santidade interna e um sincero esforço para cumprir todos esses deveres – todas as boas obras que nos são impostas e que se colocam no nosso caminho a ser realizado, a partir de o tempo de crer até a hora da morte. Veja as Inferências e Reflexões.

Comentário de Scofield

graça Graça (na salvação). Ep 5,7,8 Colossenses 1: 6 ; Romanos 3:24 ; João 1:17 (Ver Scofield “ João 1:17 “)

salvou

Veja nota (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “)

Comentário de John Wesley

Pois pela graça sois salvos pela fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus;

Pela graça sois salvos pela fé – a graça, sem qualquer respeito à dignidade humana, confere o dom glorioso. A fé, com a mão vazia e sem pretensão de deserto pessoal, recebe a bênção celestial.

E isso não é de vocês mesmos – Isso se refere a toda a cláusula precedente: Que você é salvo pela fé, é um presente de Deus.

Referências Cruzadas

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Lucas 7:50 – Jesus disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz”.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 3:14 – Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 6:35 – Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:65 – E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.

Atos dos Apóstolos 13:39 – Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Atos dos Apóstolos 15:7 – Depois de muita discussão, Pedro levantou-se e dirigiu-se a eles: “Irmãos, vocês sabem que há muito tempo Deus me escolheu dentre vocês para que os gentios ouvissem de meus lábios a mensagem do evangelho e cressem.

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Atos dos Apóstolos 16:31 – Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 4:5 – Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

Romanos 4:16 – Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Romanos 10:14 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

Romanos 10:17 – Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Gálatas 3:14 – Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

2 Tessalonicenses 1:9 – Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *