Estudo de João 3:14 – Comentado e Explicado

Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,
João 3:14

Comentário de Albert Barnes

E, como Moisés – Jesus prossegue neste e nos seguintes versículos para indicar a razão pela qual ele veio ao mundo e, para isso, ele ilustra Seu desígnio e a eficácia de sua vinda, por uma referência ao caso do latão. serpente, registrada em Números 21: 8-9 . As pessoas foram picadas por serpentes ardentes voadoras. Não havia cura para a mordida. Moisés foi instruído a fazer uma imagem da serpente e colocá-la à vista do povo, para que pudessem vê-la e ser curada. Não há evidências de que isso pretendesse ser um tipo do Messias, mas é usado por Jesus como uma ilustração impressionante de sua obra. Homens são pecadores. Não há cura por meios humanos para as doenças da alma; e como as pessoas que foram mordidas podem olhar para a imagem da serpente e serem curadas, assim também os pecadores podem olhar para o Salvador e serem curados das doenças morais de nossa natureza.

Erguido Erguido em um poste. Colocado no alto, para que possa ser visto pelo povo.

A serpente – A imagem de uma serpente feita de bronze.

No deserto – Perto da terra de Edom. No deserto e no país desolado ao sul do Monte Hor, Números 21: 4 .

Mesmo assim – De maneira semelhante e com um design semelhante. Ele aqui se refere, sem dúvida, à sua própria morte. Compare João 12:32 ; João 8:28 . Os pontos de semelhança entre ele ser levantado e o da serpente de bronze parecem ser estes:

1. Em todos os casos, aqueles que devem ser beneficiados não podem ser ajudados de nenhuma outra maneira. A picada da serpente era mortal e só podia ser curada olhando a serpente de bronze; e o pecado é mortal em sua natureza e pode ser removido apenas olhando na cruz.

2.O modo de serem levantados. A serpente de bronze estava à vista do povo. Então Jesus foi exaltado da terra, erguido em uma árvore ou cruz.

3.O design foi semelhante. O primeiro era salvar a vida, o outro a alma; um para salvar do temporal, o outro da morte eterna.

A maneira da cura foi semelhante. O povo de Israel devia olhar para a serpente e ser curado, e assim os pecadores deveriam olhar para o Senhor Jesus, para que fossem salvos.

Deve – é apropriado; necessário; indispensável, se os homens são salvos. Compare Lucas 24:26 ; Lucas 22:42 .

O Filho do homem – O Messias.

Comentário de E.W. Bullinger

as = mesmo como. Referência aos números 21: 9 .

Moisés . Veja nota em João 1:17 e Mateus 8: 4 .

deve = ser respeitado, a fim de cumprir a Escritura profética. Veja Lucas 24:26 , Lucas 24:46 . Atos 3:18 ; Atos 17: 3 e compare Hebreus 2: 9 , Hebreus 2:10 .

ser levantado. Veja nota em João 3:13 .

Comentário de John Calvin

14. E como Moisés levantou a serpente. Ele explica mais claramente por que ele disse que é ele sozinho a quem o céu é aberto; isto é, que ele traz para o céu todos os que estão apenas dispostos a segui-lo como guia; pois ele testifica que será manifesto aberta e publicamente a todos, para que possa difundir seu poder sobre os homens de todas as classes. (62) Ser levantado significa ser colocado em uma situação elevada e elevada, de modo a ser exibido à vista de todos. Isso foi feito pela pregação do Evangelho; pois a explicação que alguns dão, como referente à cruz, não concorda com o contexto nem é aplicável ao presente assunto. O simples significado das palavras, portanto, é que, pela pregação do Evangelho, Cristo deveria ser elevado ao alto, como um padrão ao qual os olhos de todos seriam direcionados, como Isaías havia predito ( Isaías 2: 2 . ) Como um tipo de elevação , ele se refere à serpente de bronze , que foi erguida por Moisés, cuja visão era um remédio salutar para aqueles que foram feridos pela picada mortal de serpentes. O histórico dessa transação é bem conhecido e está detalhado em Números 21: 9 . Cristo o introduz nesta passagem, a fim de mostrar que ele deve ser colocado diante dos olhos de todos pela doutrina do Evangelho, para que todos os que o olham pela fé possam obter a salvação. Portanto, deve-se inferir que Cristo é claramente exibido para nós no Evangelho, para que ninguém possa reclamar de obscuridade; e que essa manifestação é comum a todos, e que a fé tem uma aparência própria, pela qual a percebe como presente; como Paulo nos diz que um retrato vivo de Cristo com sua cruz é exibido quando ele é verdadeiramente pregado ( Gálatas 3: 1 ).

A metáfora não é inapropriada ou exagerada. Como era apenas a aparência externa de uma serpente, mas não continha nada que fosse pestilento ou venenoso, então Cristo se vestiu com a forma de carne pecaminosa, que ainda era pura e livre de todo pecado, para que ele pudesse curar em nós os mortais. ferida do pecado. Não foi em vão que, quando os judeus foram feridos por serpentes, o Senhor anteriormente preparava esse tipo de antídoto; e tendia a confirmar o discurso que Cristo proferiu. Pois quando ele viu que ele era desprezado como uma pessoa má e desconhecida, ele não poderia produzir nada mais apropriado do que o levantamento da serpente , para dizer a eles, que eles não deveriam achar estranho, se, ao contrário da expectativa dos homens , ele foi elevado ao alto a partir da condição mais baixa, porque isso já havia sido ocultado pela lei pelo tipo de serpente.

Surge agora uma pergunta: Cristo se compara à serpente , porque há alguma semelhança; ou ele declara ter sido um sacramento, como era o maná? Pois, embora o Maná fosse comida corporal, destinada ao uso atual, Paulo ainda testemunha que era um mistério espiritual ( 1 Coríntios 10: 3. ) Sou levado a pensar que esse também era o caso da serpente de bronze, ambas por isso. passagem, e o fato de ser preservada para o futuro, até que a superstição do povo a convertesse em ídolo ( 2 Reis 18: 4 ). Se alguém formar uma opinião diferente, não discuto o assunto com ele. .

Comentário de Adam Clarke

Como Moisés levantou – Ele mostra a razão pela qual ele desceu do céu, para que ele pudesse ser levantado, isto é, crucificado, para a salvação do homem. gentil e, pela nomeação de Deus, um remédio tão certo para as almas pecadoras quanto a serpente de bronze elevada em um poste, Números 21: 9 , era para os corpos dos israelitas, que haviam sido mordidos pelas serpentes ardentes no região selvagem. Não me parece que a serpente de bronze tenha sido planejada para ser considerada como um tipo de Cristo. É possível extrair semelhanças e semelhanças de qualquer coisa; mas, em assuntos como esses, devemos prestar atenção para que não possamos ir além do que podemos dizer: assim está escrito. Entre os judeus, a serpente de bronze era considerada um tipo de ressurreição – através dela os moribundos viviam; e assim, pela voz de Deus, os mortos serão ressuscitados para a vida. Como a serpente foi levantada, Cristo também será levantado; assim como os que foram picados pelas serpentes ardentes foram restaurados olhando para a serpente de bronze, também aqueles que são infectados e morrem pelo pecado são curados e salvos, olhando até e crer em Cristo crucificado. Essas são todas as analogias que podemos legitimamente traçar entre o levantamento da serpente de bronze e a crucificação de Jesus Cristo. A elevação do Filho do homem pode se referir ao seu cargo de mediador à direita de Deus. Veja a nota em Números 21: 9 .

Comentário de Thomas Coke

João 3: 14-15 . E quando Moisés se levantou Nosso Senhor, dizendo a Nicodemos que a morte do Messias foi prefigurada por tipos de lei, mostrou-lhe que era agradável tanto à doutrina de Moisés quanto aos conselhos do céu que o Messias deve estar em um estado de sofrimento; consequentemente, ele insinuou que a maldade de sua aparência atual na Terra não era motivo para Nicodemos duvidar de ter descido do céu. O tipo que ele mencionou como prefigurando seus sofrimentos, tanto nas circunstâncias quanto nas conseqüências, era o da serpente de bronze, que, embora representasse algo nocivo em sua natureza, estava tão longe de ser assim, que todos os que foram envenenados pela picadas de serpentes reais, obtiveram uma cura perfeita e rápida, se eles apenas olharem para ela. Da mesma maneira, o Filho de Deus, embora feito à semelhança da carne pecaminosa, por sua morte na cruz, curaria todos os verdadeiros penitentes; mesmo os que foram culpados dos maiores e mais mortais pecados, quando se candidataram a ele pela fé para a salvação. Mas veja a nota em Números 21: 9 .

Comentário de Spurgeon

João 3: 14-15 . E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também deve ser levantado o Filho do homem: para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

“Todo mundo.” Observe essa palavra, pois significa você e eu. Não importa que você esteja perto da porta da morte, esmagado e quebrado, machucado e mutilado, olhe para o Crucificado e, olhando, você descobrirá que há vida eterna para você. Embora sua alma esteja pronta para escolher estrangular em vez de sua vida, ainda há uma vida melhor para você confiando em Cristo. Escolha isso e descanse nele. Digamos, de coração, as últimas linhas do hino que cantamos agora,

“Jesus, aos teus braços eu vôo;

Salve-me, Senhor, ou então eu morro.

João 3: 16-17 . Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo; mas que o mundo através dele possa ser salvo.

Agora, esse é um bom ensinamento para aqueles que ultimamente vieram a Cristo, ou para aqueles que procuram procurá-lo, é o mesmo ensinamento que trará conforto aos mais avançados e mais instruídos dos santos. Como eu amo continuamente começar com Cristo novamente, como comecei no começo! Dizem que, quando um homem está doente, é bom levá-lo ao seu lugar de origem, e quando a alma de um verdadeiro crente fica fraca e incrédula, respire novamente o ar do Calvário. O erudito Grotius, que havia passado a maior parte de sua vida em disputas teológicas – nem sempre ou ainda do lado direito – quando estava morrendo, disse: “Leia-me alguma coisa”; e eles leram a história do publicano e do fariseu. Ele disse: “E esse pobre publicano eu sou; graças a Deus, esse publicano eu sou. ‘Deus seja misericordioso comigo, pecador’. ”Essa foi a palavra com a qual o grande erudito entrou no céu, e é dessa maneira que você e eu devemos chegar a Deus. Que o Espírito Santo nos ajude a procurá-lo assim!

Amém.

Esta exposição consistia em leituras de Jó 7 e João 3: 14-17 .

Comentário de John Wesley

E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também o Filho do homem deve ser levantado.

E como Moisés – E mesmo esta única testemunha será em breve tirada de você; sim, e da maneira mais ignominiosa. Números 21: 8,9 .

Referências Cruzadas

Números 21:7 – O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo.

2 Reis 18:4 – Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até àquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Ela era chamada Neustã.

Salmos 22:16 – Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés.

Mateus 26:54 – Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma? “

Lucas 18:31 – Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.

Lucas 24:20 – Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram;

Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 8:28 – Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.

João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 4:27 – De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *