Estudo de João 8:28 – Comentado e Explicado

Jesus então lhes disse: Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou.
João 8:28

Comentário de Albert Barnes

Quando você tiver levantado – Quando você tiver crucificado. Ver nota de João 3:14 ; também nota 12:32 de João .

O Filho do homem – Veja as notas em Mateus 8: 19-20 .

Então sabereis – Então tereis provas ou provas.

Que eu sou ele – sou o Messias, que eu tenho professado ser.

E que eu não faço nada de mim mesmo – Ou seja, você terá provas de que Deus me enviou; que eu sou o Messias; e que Deus concorda comigo e aprova minha doutrina. Essa prova foi fornecida pelos milagres que acompanharam a morte de Jesus – o terremoto e as trevas; mas principalmente por sua ressurreição dentre os mortos, que provou, sem sombra de dúvida, que ele era o que afirmava ser – o Messias.

Comentário de E.W. Bullinger

Quando . . . então Revelando que, depois disso, os homens creriam na verdade de Sua Deidade,

have = may, ou deve ter,

levantado . Compare João 3:14 ; João 12:34 .

Filho do homem . App-98.

saber . App-132. , como em João 8:27 . Eu faço, etc. Observe a complexa elipse (App-6) = “De mim mesmo nada faço [nem falo); mas, conforme o Pai me ensinou, essas coisas eu falo [e faço]” .

nada Ouden grego .

de = de. Grego. apo. App-101.

ensinou = ensinou.

Eu falo , etc. Veja nota em “Minha doutrina” , João 7:16 .

Comentário de John Calvin

28. Quando tiveres exaltado o Filho do homem. Ofendido com a estupidez que o evangelista descreveu, Cristo novamente declara que eles não merecem que ele deva abrir a boca para falar com eles. (230) “Você agora”, diz ele, “tem todos os seus sentidos – por assim dizer – fascinados, e, portanto, você não entende nada de tudo o que eu digo; mas chegará o tempo em que você saberá que um Profeta de Deus viveu entre você e falou com você. ” Esta é a maneira pela qual devemos lidar com homens maus; devemos expressamente convocá-los ao tribunal de Deus. Mas esse conhecimento, do qual Cristo fala, chega tarde demais, quando os réprobos e incrédulos, arrastados para a punição, reconhecem relutantemente que Deus, a quem eles deviam ter prestado honra e reverência, é seu juiz. Pois ele não lhes promete arrependimento, mas declara que, depois de terem sido atingidos por um novo e não expresso horror à ira de Deus, serão despertados daquele sono em que agora repousam. Assim, os olhos de Adam foram abertos, de modo que, sobrecarregado de vergonha, ele procurou em vão por locais de ocultação, e finalmente ficou convencido de que estava arruinado. No entanto, esse conhecimento de Adão, que por si só era inútil, tornou-se vantajoso pela graça de Deus; mas os réprobos, sobrecarregados de desespero, têm os olhos abertos apenas para esse fim, para que possam perceber sua destruição. Para esse tipo de conhecimento, Deus os conduz de várias maneiras. Às vezes acontece que, constrangidos por pesadas aflições, eles aprendem que Deus está zangado com eles; às vezes, sem nenhum castigo externo, ele os atormenta interiormente; e, outras vezes, ele permite que eles durmam até que os chame para fora do mundo.

Pelo termo exaltar, Cristo indica sua própria morte. Ele menciona sua morte, a fim de adverti-los de que, embora o destruam de acordo com a carne, nada ganharão com ela; como se ele tivesse dito: “Agora me trate com desprezo altivo, enquanto eu falo com você; mas, em breve, sua maldade continuará mais longe, até o ponto de me matar. Então você triunfará, como se tivesse alcançado seu desejo, mas dentro de pouco tempo sentirá, com sua total ruína, quão amplamente minha morte difere da destruição. Ele emprega a palavra exaltar , para irritá-los ainda mais. Sua intenção era mergulhar Cristo no inferno mais baixo. Ele lhes diz que eles ficarão completamente desapontados e que o evento será completamente contrário ao que eles esperam. Ele pode, de fato, ter pretendido aludir à forma exterior de sua morte, que ele deveria ser levantado na cruz; mas ele olhou principalmente para o resultado glorioso, que logo depois se seguiu, contrariando a expectativa de todos. É verdade que, na cruz em si, ele obteve um esplêndido triunfo sobre Satanás, diante de Deus e dos anjos, apagando a escrita manual do pecado e cancelando a condenação da morte ( Colossenses 2:14 ;), mas foi apenas depois que o Evangelho foi pregado, esse triunfo começou a ser conhecido pelos homens. A mesma coisa que aconteceu logo depois – que Cristo ressuscitou da sepultura e subiu ao céu – é o que devemos diariamente esperar; pois, apesar de todos os artifícios dos homens iníquos para oprimir a Cristo em sua Igreja, ele não apenas se levantará apesar deles, mas também converterá seus esforços iníquos nos meios de promover o progresso de seu reino.

Que eu sou. Eu já afirmei que isso não se refere à essência Divina de Cristo, mas ao seu cargo; o que aparece ainda mais claramente a partir do que se segue, quando ele afirma que não faz nada além do mandamento do Pai; pois isso significa que ele foi enviado por Deus e que ele exerce seu ofício fielmente.

E que eu não faço nada de mim mesmo. Ou seja, não me apresento para tentar algo imprudente. Novamente, a palavra falar refere-se à mesma coisa, isto é, ao ofício de ensino; pois quando Cristo deseja provar que não faz nada além do mandamento do Pai, ele diz que fala como lhe foi ensinado. O significado das palavras, portanto, pode ser resumido da seguinte forma: em todo esse processo, que você condena, nenhuma parte é minha, mas apenas executo o que Deus me ordenou; as palavras que você ouve da minha boca são as dele, e meu chamado, do qual Ele é o Autor, é dirigido somente por ele. Lembremos, no entanto, o que já mencionei algumas vezes, que essas palavras são adaptadas à capacidade dos ouvintes. Pois, uma vez que pensavam que Cristo era apenas um dos homens comuns, ele afirma que o que nele é divino não é dele; significando que não é do homem ou do homem; porque o Pai nos ensina por ele e o designa como o único Mestre da Igreja; e por esta razão, ele afirma que foi ensinado pelo Pai

Comentário de Adam Clarke

Quando tiverdes levantado – Quando me crucificardes e assim preenchido a medida de vossas iniqüidades, sabereis que eu sou o Cristo, pelos sinais que se seguirão; e sabereis que o que falei é verdadeiro pelos julgamentos que se seguirão. Ser levantado é um modo comum de expressão, entre os escritores judeus, para morrer ou ser morto.

Comentário de Thomas Coke

João 8: 28-29 . Quando tiverdes levantado o Filho do homem, “Quando me crucificares, saberás quem eu sou e quem é meu Pai. Os milagres que acompanham minha morte, minha ressurreição dos mortos, a efusão do Espírito sobre nós”. meus discípulos, e a destruição de sua nação, demonstrarão que eu sou a Luz do mundo, o Messias, e que nada faço meramente por minha própria autoridade, mas pela direção de meu Pai, falando essas doutrinas apenas como ele me encomendou. Além disso, meu Pai está sempre comigo; João 8:29 porque, embora eu seja crucificado como um malfeitor, esse desastre não virá sobre mim porque ele me abandonou. Em nenhum período do meu ministério, nem mesmo no meu morte, meu Pai me deixará; pois eu sempre ajo de acordo com a vontade dele “.

Comentário de Scofield

Filho do homem

(Veja Scofield “ Mateus 8:20 “) .

Comentário de Spurgeon

João 8:28 . Então disse-lhes Jesus;

Ou seja, para os judeus que estavam questionando e se opondo a ele,

João 8:28 . Quando levantardes o Filho do homem, sabereis que eu sou ele, e que nada faço por mim; mas, como meu pai me ensinou, eu falo essas coisas.

Bendito seja Deus, houve muitos, depois da crucificação de Cristo, que o fizeram. acredite nele! No entanto, infelizmente! em outros, a cegueira do coração continuava, e eles não viam o Messias naquele que foi crucificado. Nós, que cremos no Salvador elevado, podemos ver o Pai no Filho; e para nós, a fé se tornou uma coisa muito abençoada; e sabemos que ele não faz nada de si mesmo, e que, como o Pai lhe ensinou, ele fala.

João 8:29 . E quem me enviou está comigo:

Recomendo essa frase curta a todos os servos do meu Mestre, pois há grande consolo nela. Seu Senhor poderia dizer isso, e você também pode, se estiver realmente empregado em seu serviço: “Aquele que me enviou está comigo?

João 8:29 . O Pai não me deixou em paz;

Há outro lema precioso para você. Jesus poderia realmente dizer: “O Pai não me deixou em paz”; e, como ele não deixou seu Filho unigênito e bem-amado, também não deixou nenhum de seus filhos.

João 8:29 . Pois sempre faço as coisas que o agradam.

Vamos trabalhar seriamente para poder dizer isso. Se houver algo que não agrade a Deus, não tenhamos nada a ver com isso; se não agradaria a Deus, não deveria agradar a nós. Bendito seja aquele servo do Senhor, que pode sinceramente dizer: “Faço sempre as coisas que lhe agradam”.

João 8: 30-32 . Ao falar essas palavras, muitos acreditaram nele. Então disse Jesus aos judeus que creram nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, então sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Existe uma fé temporária; cuidado com isso, eu imploro. Os homens parecem crer em Cristo por um tempo, como aquela semente que foi semeada na rocha, que rapidamente se levantou e rapidamente secou. A fé dada por Deus não é temporária, mas permanente: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois realmente meus discípulos”. Deus nos dá a fé capaz de suportar o fogo da perseguição e que continua firme mesmo quando exposta ao exemplo maligno de um mundo ímpio. “Aquele que perseverar até o fim será salvo;” mas a fé temporária traz apenas ilusão e acaba em destruição.

João 8: 33-34 . Responderam-lhe: Nós somos a descendência de Abraão, e nunca ficamos presos a ninguém; como dizes: Sereis libertados? Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que quem comete pecado é servo do pecado.

Depende disso, atos de pecado geram hábitos de pecado; e hábitos são as correntes que os escravos usam. Quantos há que estão presos às suas concupiscências com muitos grilhões! Uma vez, eles pareciam desfrutar do pecado e mantê-lo em sujeição; mas agora os uniu, e eles não podem escapar dela.

João 8: 35-36 . E o servo não permanece em casa para sempre; mas o Filho permanece para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Se ele te libertar do pecado, você nunca mais voltará à escravidão. Não há emancipação como a que Jesus traz, pois é eterna; quando ele rompe o grilhão, liberta o crente para sempre.

João 8: 37-38 . Eu sei que você é a semente de Abraão; mas você procura me matar, porque a minha palavra não tem lugar em você. Falo o que vi com meu pai; e fazeis o que vimos com seu pai.

É uma característica comum das crianças contar o que vêem; o que testemunham em casa, certamente contarão no exterior. Se você é filho de Deus, irá agir e falar como seu pai; e se você é filho do diabo, agirá e falará como ele. Nossa paternidade pode ser descoberta por nossos atos e nossas palavras: “Falo o que vi com meu Pai; e fazeis o que vimos com seu pai”.

João 8:39 . Eles responderam e disseram-lhe: Abraão é nosso pai. Disse-lhes Jesus: Se fôssemos filhos de Abraão, faríamos as obras de Abraão.

“Isto é, se você fosse o verdadeiro filho espiritual do fiel Abraão, você agiria como ele.”

João 8: 40-42 . Mas agora você procura me matar, um homem que lhe disse a verdade, que eu ouvi de Deus: isso não Abraão. Você faz as ações de seu pai. Disseram-lhe então: Não nascemos de fornicação; nós temos um pai, mesmo Deus. Jesus disse-lhes: Se Deus fosse vosso Pai, me amas; porque eu procedi e vim de Deus; eu também não vim, mas ele me enviou.

Se alguém tem uma idéia correta de Deus e realmente ama a Deus, se estuda o caráter de Cristo, verá que Cristo é a própria imagem de Deus na carne humana, e se apaixonará por Cristo. Esse resultado é inevitável. Os homens formam idéias erradas de Deus; e então, quando eles leem a vida de Cristo,

eles não vêem semelhança entre o Cristo e sua concepção de Deus; nem existe. Mas se eles tirassem sua idéia de Deus da própria Palavra de Deus, veriam que, na pessoa do Homem de Nazaré, o caráter Divino realmente brilha, mas é atenuado para encontrar o olho humano sem o brilho excessivo que o cegaria. Mas é a mesma Luz da Luz, o mesmo Amor do Amor, a glória de Deus na face de Jesus Cristo, “pois nele habita toda a plenitude da Divindade corporal”, ele é a imagem expressa de Deus, e ele quem realmente conhece a Deus saberá que Cristo também é Deus, pois Pai e Filho são um.

João 8: 43-47 . Por que você não entende meu discurso? até porque você não pode ouvir minha palavra. Vós sois o diabo de vosso pai, e os desejos de vosso pai o fareis. Ele era um assassino desde o princípio, e não morou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele fala uma mentira, ele fala por si próprio: porque ele é um mentiroso, e pai dela. E porque digo a verdade, não credes em mim. Qual de vocês me convence do pecado! E se eu digo a verdade, por que você não acredita em mim? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; portanto, não as ouvis, porque não sois de Deus.

Que caráter maravilhoso era o caráter de Cristo! Temos uma luz estranha lançada sobre ela ao lermos esse diálogo em que ele suportou tanta contradição dos pecadores contra si mesmo. Meus irmãos, em Cristo há toda a ternura de uma mulher; mas não pense que ele é efeminado, longe disso. Que força masculina, que vigor, que poder há nele! Existem pessoas que, se falarmos claramente contra o erro, nos dizem que somos caridosos e que não temos o espírito de Cristo. É assim? Alguma vez caiu de algum lábio palavras mais ardentes do que aquelas que encontramos aqui, quando ele entra em conflito com seus inimigos? O fato é que ele é manso e humilde, mas é muito corajoso; ele é genial e gentil, mas é honesto e verdadeiro. Ele fala com suavidade e gentileza; mas, ao mesmo tempo, há uma grande força em todas as expressões que ele usa. Ele não mede as coisas quando está lidando com o pecado. Não há veludo em seus lábios; ele não pronuncia frases com mel. A verdade nua brilha, como uma cimitarra da bainha, quando ele tem que lidar com aqueles que se opõem à verdade. “Porque eu digo a verdade, você não acredita em mim. Qual de vocês me convence do pecado? E se eu digo a verdade, por que você não acredita em mim? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; portanto, não as ouvis, porque não sois de Deus. ”

João 8:48 . Então, respondendo aos judeus, disseram-lhe: Não estamos bem que sejas samaritano e que tenhas demônio?

Você conhece esta forma de resposta; é um truque antigo, quando não há nenhum caso, abuse do autor. Portanto, quando não houver resposta para o que Cristo disse, chame-o de samaritano e diga que ele tem um diabo.

João 8: 49-51 . Jesus respondeu: Eu não tenho demônio; mas honro meu Pai, e vós me desonras. E não busco a minha própria glória; há quem busque e julgue. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

Que brilho glorioso do evangelho Cristo repentinamente brilha sobre esses homens! Ele promete até a eles que, se eles mantiverem suas palavras, viverão para sempre, serão participantes de uma vida eterna e insaciável. Poderia parecer-nos como lançar pérolas aos porcos para proclamar essa grande verdade a esses ouvintes; mas a infinita sabedoria do nosso Mestre não nos permite pensar assim.

João 8: 52-56 . Então disseram-lhe os judeus: Agora sabemos que tens demônio. Abraão está morto e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. Tu és maior do que nosso pai Abraão, que está morto? e os profetas estão mortos. Quem te fazes? Jesus respondeu: Se eu me honro, minha honra não é nada: é meu Pai que me honra; de quem dizeis que ele é seu Deus; contudo, você não o conhece, mas eu o conheço; e, se eu disser que não o conheço, serei um mentiroso como você; mas eu o conheço, e mantenha seu ditado. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; e ele o viu, e alegrou-se.

Ele não responderá às perguntas deles, pois eles não pedem que aprendam. Eles pedem que possam ceder; então ele multiplica seus enigmas. Ele deixa a luz cegá-los ainda mais. Agora ele fala, não tanto da vida eterna dos crentes, como de sua própria existência eterna, muito antes dos profetas e Abraão de quem eles falaram.

João 8: 57-58 . Disseram-lhe os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

Antes que houvesse Abraão, havia este nosso Cristo glorioso existindo como o EU SOU Eterno, em toda a infinidade de sua glória. Agora vem uma resposta judaica completamente característica:

João 8:59 . Então eles pegaram pedras para lançá-lo; mas Jesus se escondeu e saiu do templo, passando pelo meio deles. e assim passou.

Eles acreditavam que ele afirmava ser Deus, como ele certamente o fez, e, portanto, tentaram apedrejá-lo; e não há apoio para aqueles que dizem que Cristo era um homem muito bom, mas apenas um homem. Se ele não era o Filho de Deus, ele não era um homem bom, pois nenhum homem bom teria deixado sobre seus seguidores e também sobre seus inimigos a impressão de que ele afirmava ser Deus, se não o fosse; e nenhum homem bom poderia ter reivindicado ser Deus se ele não fosse realmente assim. Classifique-o ou entre o mais grosseiro dos impostores, ou então como o Filho de Deus – um ou outro. Não há peça de parada entre os dois. Bendito seja o teu nome, ó Filho de Maria, tu também és o Filho do Altíssimo, e como tal nós te adoramos!

Comentário de John Wesley

Então Jesus lhes disse: Quando levantardes o Filho do homem, sabereis que eu sou ele, e que nada faço por mim; mas, como meu pai me ensinou, eu falo essas coisas.

Quando tiverdes levantado – Na cruz, sabereis – E tantos deles fizeram, que EU SOU – Deus sobre todos; e que eu não faço nada de mim mesmo – ser um com o pai.

Referências Cruzadas

Números 16:28 – E disse Moisés: “Assim vocês saberão que o Senhor me enviou para fazer todas essas coisas e que isso não partiu de mim.

Mateus 27:50 – Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.

João 3:11 – Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.

João 3:14 – Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 11:42 – Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.

João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 19:18 – Ali o crucificaram, e com ele dois outros, um de cada lado de Jesus.

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 4:4 – Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

Hebreus 2:2 – Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *