Estudo de João 5:19 – Comentado e Explicado

Jesus tomou a palavra e disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.
João 5:19

Comentário de Albert Barnes

O Filho não pode fazer nada de si mesmo – Jesus, tendo declarado a extensão de sua autoridade, procede aqui para mostrar sua “fonte e natureza”, e provar a eles que o que ele havia dito era verdade. A primeira explicação que ele dá é com estas palavras: “O Filho” – a quem ele havia implicitamente afirmado ser igual a Deus – não fez nada “de si mesmo”; isto é, nada sem a nomeação do Pai; nada contrário ao Pai, como ele explica imediatamente. Quando se diz que ele não pode “fazer nada” de si mesmo, significa que tal é a união que existe entre o Pai e o Filho que ele não pode fazer nada “independentemente” ou se separar do Pai. Tal é a natureza dessa união que ele não pode fazer nada que não tenha a concordância do Pai e que ele não ordene. Em todas as coisas, ele deve, por necessidade de sua natureza, agir de acordo com a natureza e vontade de Deus. Tal é a intimidade da união, que o fato de “ele” fazer qualquer coisa é prova de que é pela agência concorrente de Deus. Não há ação separada – não existe existência separada; mas, tanto no ser quanto na ação, existe a unidade mais perfeita entre ele e o Pai. Compare João 10:30 ; João 17:21 .

O que ele vê o Pai faz – Nas obras de criação e providência, na criação de leis e no governo do universo. Há uma força especial na palavra “vê” aqui. Ninguém pode ver Deus agindo em suas obras; mas a palavra aqui implica que o Filho o vê agir, como vemos nossos semelhantes, e que ele tem um conhecimento dele, portanto, que nenhum mero mortal poderia possuir.

O que as coisas sempre – Nas obras da criação e da providência, e no governo dos mundos. A palavra é ilimitada – tudo o que o Pai faz o Filho também faz. Esta é a afirmação mais alta possível de que ele é “igual” a Deus. Se um faz “tudo” que outro faz ou pode fazer, então deve haver igualdade. Se o Filho faz tudo o que o Pai faz, então, como ele, ele deve ser todo-poderoso, onisciente, onipresente e infinito em toda perfeição; ou, em outras palavras, ele deve ser Deus. Se ele tinha “esse” poder, também tinha autoridade para fazer no dia de sábado o que Deus fez.

Comentário de E.W. Bullinger

Então = Portanto.

Em verdade, em verdade. A quinta ocorrência. Veja a nota em João 1:51 .

faça . Suas obras eram como suas palavras. Veja nota em João 7:16 .

nada Grego. ouden. Um duplo negativo.

de = de. Grego. apo. App-104.

mas = se não. Grego. está comigo.

vê. Grego. blepo. App-133.

o pai . Veja nota em João 1:14 .

do = fazendo.

estes também . Leia “também” depois de “Filho”.

da mesma forma = da mesma maneira.

Comentário de John Calvin

19. Jesus, portanto, respondeu. Vemos o que eu disse, que Cristo está tão longe de se defender do que os judeus afirmavam, embora eles pretendessem ser uma calúnia, que ele mantém mais abertamente que isso é verdade. E primeiro ele insiste nesse ponto, que a obra em que os judeus desmembraram foi uma obra divina, para fazê-los entender que devem lutar com o próprio Deus, se persistirem em condenar o que necessariamente deve ser atribuído a ele. Essa passagem era debatida de várias maneiras entre os Padres ortodoxos e os arianos. Arius deduziu disso que o Filho é inferior ao Pai, porque ele não pode fazer nada de si mesmo. Os Pais responderam que essas palavras denotam nada mais que a distinção da pessoa, para que se saiba que Cristo é do Pai, e ainda que ele não seja privado de poder intrínseco para agir. Mas ambas as partes estavam erradas. Pois o discurso não se refere à simples Divindade de Cristo, e as afirmações que veremos imediatamente não se relacionam simplesmente com a Palavra eterna de Deus, mas aplicam-se apenas ao Filho de Deus, na medida em que ele se manifesta. na carne.

Portanto, mantenhamos Cristo diante de nossos olhos, pois ele foi enviado ao mundo pelo Pai para ser um Redentor. Os judeus não viram nele nada além da natureza humana, e, portanto, ele argumenta que, quando curou o homem doente, ele não o fez pelo poder humano, mas por um poder divino que estava oculto sob sua carne visível. O estado do caso é esse. Enquanto eles, confinando sua atenção à aparência da carne, desprezavam a Cristo, ele lhes pede que se elevem mais alto e olhem para Deus. Todo o discurso deve ser referido a esse contraste, que eles cometem um erro grave que pensam que têm a ver com um homem mortal, quando acusam Cristo de obras verdadeiramente divinas. Esta é a razão dele para afirmar tão fortemente que, neste trabalho, não há diferença entre ele e seu pai.

Comentário de Adam Clarke

O Filho não pode fazer nada de si mesmo – Por causa de sua união inseparável com o Pai: nem o Pai pode fazer nada de si mesmo, por causa de sua infinita unidade com o Filho.

O que tudo que ele faz, isso também faz o Filho – Deus não faz nada além do que Cristo faz. O que Deus faz é obra de Deus, e próprio de nenhuma criatura – Jesus faz tudo o que Deus faz e, portanto, não é um ser criado. O Filho não pode fazer nada além do que vê o Pai: agora, qualquer criatura inteligente pode fazer o que Deus não pode fazer: ele pode errar – ele pode pecar. Se Jesus não pode fazer nada além do que Deus faz, então ele não é uma criatura – ele não pode pecar nem errar, nem agir imperfeitamente. A conclusão do argumento de nosso Senhor é: Se eu quebrei o sábado, Deus também o fez; pois não posso fazer nada além do que o vejo fazendo. Ele está sempre governando e preservando; Eu estou sempre empregado em economia.

Comentário de Thomas Coke

João 5:19 . Então respondeu Jesus: Jesus não negou a conclusão em João 5:18, mas mostrou que, em todas as coisas, ele agia de acordo com a vontade de Deus Pai, e que ele era igual em poder a Deus, fazendo o que via. Pai faz; uma honra que fluía para ele do imenso e eterno amor do Pai, e que era uma prova clara e convincente do amor do Pai por ele. O Filho não pode fazer nada de si mesmo, significa “nada em oposição à economia do Pai”.

Comentário de John Wesley

Então, respondendo a Jesus, disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, a não ser o que vê o Pai; porque tudo o que faz, também o mesmo fazem o Filho.

O Filho não pode fazer nada de si mesmo – Esta não é a sua imperfeição, mas a sua glória, resultante de sua unidade eterna, íntima e indissolúvel com o Pai. Por isso, é absolutamente impossível que o Filho julgue, testemunhe ou ensine qualquer coisa sem o Pai, João 5:30 , etc .; João 6:38 ; João 7:16 ; ou que ele deva ser conhecido ou crido separadamente do Pai. E ele aqui defende que ele faz o bem todos os dias, sem intervalo, pelo exemplo de seu Pai, do qual ele não pode se afastar: estes também o Filho – Todos estes, e somente estes; vendo que ele e o Pai são um.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:1 – No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 1:26 – Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Exodo 4:11 – Disse-lhe o Senhor: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?

Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Salmos 50:6 – E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa

Salmos 138:3 – Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.

Provérbios 2:6 – Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

Isaías 44:24 – “Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo,

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Jeremias 17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

João 2:19 – Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 5:28 – “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 8:28 – Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.

João 9:4 – Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.

João 10:18 – Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

1 Coríntios 15:12 – Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?

2 Coríntios 4:14 – porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *