Estudo de João 14:10 – Comentado e Explicado

Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
João 14:10

Comentário de Albert Barnes

Eu estou no Pai – Veja as notas em João 10:38 .

As palavras que falo … – Veja as notas em João 7: 16-17 .

O Pai que habita em mim – Literalmente: “O Pai permanece em mim”. Isso denota a união mais íntima, para que as obras que Jesus fez sejam ditas pelo Pai. Implica uma união mais íntima do que pode existir entre um mero homem e Deus. Se Jesus fosse um mero homem, como os profetas, ele teria dito: “O Pai que me enviou ou me comissionou faz as obras”; mas aqui há referência, sem dúvida, àquela união misteriosa e especial que subsiste entre o Pai e o Filho.

Ele faz as obras – Os milagres que foram realizados por Jesus. Pode-se dizer que o Pai os faz por causa da união íntima entre ele e o Filho. Ver João 5:17 , João 5:19 , João 5:36 ; João 10:30 .

Comentário de E.W. Bullinger

Crente . App-150.

as palavras , etc. Forneça as reticências (App-6) assim: “As palavras que eu falo, não falo de mim mesmo, mas o Pai que habita em mim as fala; e as obras que eu faço, não faço de mim mesmo, mas o Pai que habita em mim os faz “ .

palavras. Grego. rhema. Veja Marcos 9:32 .

de = de, grego. apo. App-104.

habita =

permanece . Grego. eu não. Veja a pág. 1511

os trabalhos . Os textos leem “Suas obras” .

Comentário de John Calvin

10. Que eu estou no Pai, e o Pai em mim. Não considero que estas palavras se refiram à essência Divina de Cristo, mas à maneira da revelação; pois Cristo, no que diz respeito à sua divindade oculta, não é mais conhecido por nós do que o Pai . Dizem que ele é a imagem viva, ou retrato, de Deus, (65) porque nele Deus se revelou completamente, na medida em que a infinita bondade, sabedoria e poder de Deus se manifestam claramente nele. E, no entanto, os escritores antigos não têm uma visão errônea dessa passagem, quando a citam como uma prova para defender a Divindade de Cristo; mas como Cristo não simplesmente pergunta o que ele é em si mesmo, mas o que devemos reconhecê-lo, essa descrição se aplica ao seu poder e não à sua essência. Diz -se , portanto, que o Pai está em Cristo , porque a Divindade plena habita nele e mostra seu poder; e, por outro lado, é dito que Cristo está no Pai, porque pelo seu poder divino ele mostra que é um com o Pai.

As palavras que eu falo para você. Ele prova pelo efeito que não devemos buscar a Deus em nenhum outro lugar senão nele; pois ele sustenta que sua doutrina, sendo celestial e verdadeiramente divina, é uma prova e um espelho brilhante da presença de Deus. Se for contestado, que todos os Profetas devem ser considerados filhos de Deus, porque falam divinamente da inspiração do Espírito, e porque Deus era o Autor de sua doutrina, a resposta é fácil. Devemos considerar o que a doutrina deles contém; pois os profetas enviam seus discípulos a outra pessoa, mas Cristo os une a si mesmo. Além disso, devemos lembrar o que o apóstolo declara, que agora Deus fala do céu ( Hebreus 12:25 ) pela boca de seu Filho, e que, quando falou por Moisés, falou, por assim dizer, da terra.

Eu não falo por mim mesmo ; isto é, apenas como homem, ou à maneira dos homens; porque o Pai , exibindo o poder de seu Espírito na doutrina de Cristo, deseja que sua Divindade seja reconhecida nele.

Isso não deve ser confinado a milagres; pois é mais uma continuação da afirmação anterior, que a majestade de Deus é claramente exibida na doutrina de Cristo; como se ele tivesse dito, que sua doutrina é verdadeiramente uma obra de Deus, da qual se sabe com certeza que Deus habita nele. Pelas obras , portanto, compreendo uma prova do poder de Deus.

Acredite em mim que estou no Pai, e o Pai em mim. Ele primeiro exige dos discípulos que dêem crédito ao seu testemunho, quando afirma que ele é o Filho de Deus; mas como até agora eram preguiçosos, ele indiretamente reprova a indolência deles. “Se minha afirmação”, diz ele, “não produz convicção, e se você tem uma opinião minha de tal forma que não pensa que deveria acreditar em minhas palavras, considere, pelo menos, o poder que é visível imagem da presença de Deus. ” É muito absurdo neles, de fato, não acreditar inteiramente nas palavras que procedem da boca do Senhor Jesus, (66) uma vez que elas deveriam ter abraçado, sem qualquer hesitação, tudo o que ele expressou, mesmo por um única palavra. Mas aqui Cristo reprova seus discípulos por terem feito tão pouco progresso, apesar de terem recebido tantas advertências sobre o mesmo assunto. Ele não explica qual é a natureza da fé, mas declara que possui o que é suficiente para convencer os incrédulos.

A repetição das palavras, eu estou no Pai, e o Pai em mim, não é supérflua; pois sabemos muito bem, por experiência, como nossa natureza nos leva a uma curiosidade tola. Assim que sairmos de Cristo, não teremos mais do que os ídolos que formamos, mas em Cristo não há nada além do que é divino e do que nos mantém em Deus

Comentário de Adam Clarke

Eu estou no Pai, e o Pai em mim? Nós somos essencialmente um; e aqueles que me viram viram aquele que me enviou.

Ele faz as obras – não somos apenas um na natureza, mas também em operação. As obras que fiz são testemunhas da perfeição infinita da minha natureza. Os milagres que realizei só poderiam ser realizados com poder ilimitado.

Comentário de Thomas Coke

João 14: 10-11 . Não acreditas que eu esteja no Pai, etc. – É notável que Philo, falando do Logos, tenha essa expressão – que “Ele é a casa do Pai, na qual ele mora”; que não é apenas muito parecido com a passagem diante de nós, mas com as palavras do apóstolo, Colossenses 2: 9 . Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, Markland leria a última parte do décimo versículo assim: Não falo de mim mesmo, mas o Pai que habita em mim fala: Ele faz as obras: para a doutrina e os milagres, diz que esse crítico aprendido, são dois artigos diferentes. As palavras traduzidas ou então, e? de µ?, em João 14:11 seria mais propriamente traduzido, mas se não. O Dr. Heylin, com base nesse versículo, observa lindamente que toda a Trindade age em cada cristão individualmente na medida em que é suscetível de suas operações. Assim, Cristo no Pai, e o Pai nele, são o fundamento interno da fé; as obras de Cristo são externas; ambos são valorizados, mas o primeiro é preferível.

Comentário de John Wesley

Você não acredita que eu estou no Pai, e o Pai em mim? as palavras que vos digo não falo de mim mesmo; mas o Pai que habita em mim, ele faz as obras.

Estou no Pai – As palavras que falo, etc. – Ou seja, sou um com o Pai, em essência, em falar e em agir.

Referências Cruzadas

Salmos 68:16 – Por que, ó montes escarpados, estão com inveja do monte que Deus escolheu para sua habitação, onde o próprio Senhor habitará para sempre?

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 3:32 – Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 7:16 – Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

João 7:28 – Enquanto ensinava no pátio do templo, Jesus exclamou: “Sim, vocês me conhecem e sabem de onde sou. Eu não estou aqui por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro. Vocês não o conhecem,

João 8:28 – Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.

João 8:38 – Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.

João 8:40 – Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

João 11:26 – e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? “

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Colossenses 1:19 – Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

1 João 5:7 – Há três que dão testemunho:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *