Estudo de João 3:32 – Comentado e Explicado

Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho.
João 3:32

Comentário de Albert Barnes

E o que ele viu … – Veja João 3:11 .

Ninguém recebe seu testemunho – As palavras “ninguém” estão aqui para serem entendidas no sentido de “poucos”. Embora sua doutrina seja pura, clara, sublime, ainda que “poucas”, comparativamente, a recebam com fé. Embora multidões tenham chegado a ele, atraídas por vários motivos, João 6:26 , contudo “poucos” se tornaram seus discípulos “reais”, Mateus 26:56 ; Mateus 7:22 .

Seu testemunho – Sua doutrina. A verdade da qual ele “testemunha” como tendo “visto” e “conhecido”, João 3:11 . Muitas vezes, muitas pessoas “aparecem” por um tempo para se tornarem seguidores de Cristo, que no final são vistos como desconhecidos da religião, Mateus 13: 6 ; Lucas 8:13 .

Comentário de E.W. Bullinger

ouvido . Não “ouviu” .

testemunho. Grego. marturia. Veja nota sobre “testemunha” , João 1: 7 .

Comentário de John Calvin

32. E o que ele viu e ouviu. João procede no exercício de seu cargo; pois, a fim de procurar discípulos para Cristo, ele recomenda a doutrina de Cristo como certa, porque ele não pronuncia nada além do que recebeu do Pai. Ver e ouvir contrastam com opiniões duvidosas, rumores infundados e todo tipo de falsidade; pois ele quer dizer que Cristo não ensina nada além do que foi totalmente determinado. Mas alguém dirá que pouco crédito se deve a quem não tem nada além do que ouviu. Eu respondo, esta palavra denota que Cristo foi ensinado pelo Pai, de modo que ele não apresenta nada além do que é divino, ou, em outras palavras, o que lhe foi revelado por Deus.

Agora isso pertence a toda a pessoa de Cristo, na medida em que o Pai o enviou ao mundo como Seu embaixador e intérprete. Posteriormente, ele acusou o mundo de ingratidão, ao rejeitar de maneira séria e perversa um intérprete tão indubitável e fiel de Deus. Dessa maneira, ele enfrenta a ofensa que pode fazer com que muitos se desviem da fé, e pode impedir ou retardar o progresso de muitos; pois, como estamos acostumados a depender demais do julgamento do mundo, um número considerável de pessoas julgam o Evangelho pelo desprezo pelo mundo, ou pelo menos, quando o veem em toda parte rejeitado, são prejudicados por esse evento. , e são renderizados mais relutantes e mais lentos para acreditar. E, portanto, sempre que vemos tal obstinação no mundo, que essa advertência nos mantenha em constante obediência ao Evangelho, que é a verdade que veio de Deus. Quando ele diz que NÃO-HOMEM , recebe seu testemunho, ele quer dizer que há muito poucos e quase nenhum crente, quando comparado com a vasta multidão de incrédulos.

Comentário de Adam Clarke

E ninguém recebe o seu testemunho – Ou, e este não é o seu testemunho. Ou seja, o testemunho que João prestou aos judeus, de que Jesus era o Messias prometido. Ninguém atende. – Ninguém é encontrado para pisar em meus passos e publicar para os judeus que este é o Cristo, o Salvador do mundo. Veja esse sentido do original totalmente provado e justificado por Kypke in loc.

Comentário de Thomas Coke

João 3:32 . O que ele viu, etc. – Em alusão ao seu ser de cima, onde ele desfruta das comunicações mais íntimas dos conselhos de seu Pai; que ele testifica; e ninguém recebe o seu testemunho; particularmente a respeito da natureza espiritual do reino de Deus e as qualificações necessárias em seus súditos. Há uma forte semelhança entre isso e o que nosso próprio Senhor disse a Nicodemos, João 3:11 ; João 3:13 . Como os dois sentidos de ver e ouvir nos fornecem o conhecimento mais certo, eles são mencionados para denotar a certeza das doutrinas entregues por Cristo

Comentário de John Wesley

E o que ele viu e ouviu, isso testifica; e ninguém recebe o seu testemunho.

Nenhum homem – Nenhum comparativamente, superando poucos; recebe seu testemunho – com verdadeira fé.

Referências Cruzadas

Isaías 50:2 – Quando eu vim, por que não encontrei ninguém? Quando eu chamei, por que ninguém respondeu? Será que meu braço era curto demais para resgatá-los? Será que me falta a força para redimi-los? Com uma simples repreensão eu seco o mar, transformo rios em deserto; seus peixes apodrecem por falta de água e morrem de sede.

Isaías 53:1 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

João 1:11 – Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

João 3:11 – Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.

João 3:26 – Eles se dirigiram a João e lhe disseram: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”.

João 3:33 – Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro.

João 5:20 – Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas.

João 8:26 – “Tenho muitas coisas para dizer e julgar a respeito de vocês. Pois aquele que me enviou merece confiança, e digo ao mundo aquilo que dele ouvi”.

João 15:15 – Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

Romanos 11:2 – Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *