Estudo de João 1:11 – Comentado e Explicado

Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
João 1:11

Comentário de Albert Barnes

Ele veio para si – sua própria “terra” ou “país”. Foi chamada sua terra porque era o local de seu nascimento, e também porque era a terra escolhida onde Deus se deleitava em habitar e manifestar seu favor. Ver Isaías 5: 1-7 . Sobre aquela terra, as leis de Deus haviam sido estendidas, e essa terra havia sido considerada especialmente sua, Salmo 147: 19-20 .

Seu próprio – Seu próprio “povo”. Há uma distinção aqui nas palavras originais que não é preservada na tradução. Pode ser assim expresso: “Ele veio para sua própria terra, e seu próprio povo não o recebeu”. Eles eram o seu povo, porque Deus os havia escolhido para ser dele acima de todas as outras nações; dera a eles suas leis; e os havia protegido e favorecido de sinal, Deuteronômio 7: 6 ; Deuteronômio 14: 2 .

Não o recebeu – Não o reconheceu como o Messias. Eles o rejeitaram e o mataram, de acordo com a profecia, Isaías 53: 3-4 . Com isso aprendemos,

1.É razoável esperar que aqueles que foram especialmente favorecidos recebam bem a mensagem de Deus. Deus tinha o direito de esperar, depois de tudo o que havia sido feito pelos judeus, que eles recebessem a mensagem da vida eterna. Então ele tem o direito de esperar que o abraçemos e sejamos salvos.

2. Contudo, não é a abundância de misericórdias que inclina os homens a buscar a Deus. Os judeus tinham sido favorecidos em sinal, mas eles o rejeitaram. Assim, muitos em terras cristãs vivem e morrem rejeitando o Senhor Jesus.

3. As pessoas são iguais em todas as idades. Todos rejeitariam o Salvador se deixassem a si mesmos. Todas as pessoas são por natureza perversas. Não há prova mais certa e universal disso do que a rejeição universal do Senhor Jesus.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele veio. Denotando o fato histórico definido. até. Grego. eis. App-104.

Seu próprio. Neut. plural: ie Suas próprias coisas, ou possui sões. Forneça ktemata (posses), como em Mateus 19:22 . Compare Mateus 21: 33-41 . O que essas “posses” eram devem ser supridas de Mateus 1: 1 , a saber, a terra de Abraão e o trono de Davi.

Seu próprio. Plural masculino: isto é, seu próprio povo (Israel).

recebido = recebido (para eles mesmos).

Comentário de John Calvin

11. Ele entrou em seu próprio país . Aqui é mostrada a maldade e malícia absolutamente desesperadas dos homens; aqui é exibida sua impiedade execrável, que quando o Filho de Deus foi manifestado em carne aos judeus, a quem Deus havia separado para si das outras nações para ser Sua própria herança, ele não foi reconhecido ou recebido . Esta passagem também recebeu várias explicações. Para alguns pensam que o evangelista fala do mundo inteiro indiscriminadamente; e certamente não há parte do mundo que o Filho de Deus não possa legalmente reivindicar como sua própria propriedade. Segundo eles, o significado é: “Quando Cristo desceu ao mundo, ele não entrou nos territórios de outra pessoa, pois toda a raça humana era sua própria herança”. Mas eu aprovo mais altamente a opinião daqueles que a referem apenas aos judeus; pois há uma comparação implícita, pela qual o evangelista representa a hedionda ingratidão dos homens. O Filho de Deus havia solicitado uma morada para si em uma nação; quando ele apareceu lá, ele foi rejeitado; e isso mostra claramente a cegueira terrivelmente perversa dos homens. Ao fazer essa afirmação, o único objetivo do evangelista deve ter sido remover a ofensa que muitos estariam aptos a sofrer em conseqüência da incredulidade dos judeus. Pois quando ele era desprezado e rejeitado por aquela nação à qual fora especialmente prometido, quem o consideraria o Redentor do mundo inteiro? Vemos que dores extraordinárias o apóstolo Paulo faz ao lidar com esse assunto.

Aqui, tanto o Verbo como o Substantivo são altamente enfáticos. Ele veio O evangelista diz que o Filho de Deus chegou àquele lugar onde estava anteriormente; e por essa expressão ele deve significar um novo e extraordinário tipo de presença, pelo qual o Filho de Deus foi manifestado, para que os homens possam ter uma visão mais próxima dele. Dentro dele . Por essa frase, o evangelista compara os judeus com outras nações; porque por um privilégio extraordinário eles foram adotados na família de Deus. Portanto, Cristo foi primeiramente oferecido a eles como sua própria casa e pertencendo ao seu império por um direito peculiar. Com o mesmo propósito é a reclamação de Deus por Isaías:

O boi conhece o seu dono, e o jumento o berço do seu senhor, mas Israel não me conhece ( Isaías 1: 3 😉

pois embora ele tenha domínio sobre o mundo inteiro, ainda assim ele se representa, de maneira peculiar, o Senhor de Israel, a quem ele havia reunido, por assim dizer, em um rebanho sagrado.

Comentário de Adam Clarke

Ele veio para si próprio – ?a ?d?a – para aqueles de sua própria família, cidade, país: – e seu próprio povo, ?? ?d??? – seus próprios cidadãos, irmãos, súditos.

A Septuaginta, Josefo e Arriano, usam essas palavras, ta ?d??? e ?? ?d??? , nos diferentes sentidos dados acima.

Não o recebeu – não o reconheceria como o Messias, nem acreditaria nele para salvação.

Quão parecidas são as palavras de Creeshna, (uma encarnação do Ser Supremo, de acordo com a teologia dos antigos hindus!) Dirigindo-se a um de seus discípulos, ele diz: “Os tolos, desconhecendo minha natureza suprema e divina como Senhor de todas as coisas, me despreze nesta forma humana; confiando no princípio maligno, diabólico e enganoso que há neles.Eles são de vã esperança, de vãos empreendimentos, de vã sabedoria e vazios de razão; enquanto homens de grande mentes, confiando em suas naturezas divinas, descobrem que eu sou antes de todas as coisas, e incorruptível, e me servem com seus corações indiferentes a outros seres. ” Veja Bhagvat Geeta, p. 79

Receber a Cristo é reconhecê-lo como o Messias prometido; crer nele como a vítima que afasta o pecado do mundo; obedecer ao seu evangelho e tornar-se participante da sua santidade, sem a qual nenhum homem, no plano do evangelho, pode jamais ver Deus.

Comentário de Thomas Coke

João 1:11 . Ele veio para si próprio : “Ele veio para a nação judaica, que estava sob as mais distintas obrigações para com ele, e a quem havia sido expressamente prometido como seu Messias; contudo, seu próprio povo não o recebeu, como deveria, mas, pelo contrário, tratou-o da maneira mais desdenhosa e ingrata “. Assim, esforçamo-nos por expressar a diferença entre a frase e?? ta ?d?a, e o outro ?? ?d??? , no original, que é tão difícil, que poucas versões o tentaram: ainda assim, como Grotius observou bem, a energia do texto não pode ser entendida sem a atenção. Que a nação judaica estava em algum sentido peculiar sob o cuidado e a tutela de Cristo, antes de sua encarnação, essa passagem sugere fortemente, bem como uma variedade de textos no Antigo Testamento, onde não deixamos de observar esse particular.

Comentário de Scofield

Ele veio

ou seja, Ele veio para suas próprias coisas, e seu próprio povo não o recebeu.

Comentário de John Wesley

Ele veio para o seu próprio, e o seu próprio não o recebeu.

Ele veio – Na plenitude dos tempos, para o seu próprio país, cidade, templo: e o seu próprio povo não o recebeu.

Referências Cruzadas

Isaías 53:2 – Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Mateus 15:24 – Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”.

Lucas 19:14 – “Mas os seus súditos o odiavam e depois enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’.

Lucas 20:13 – “Então o proprietário da vinha disse: ‘Que farei? Mandarei meu filho amado; quem sabe o respeitarão’.

João 3:32 – Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.

Atos dos Apóstolos 3:25 – E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

Atos dos Apóstolos 7:51 – “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Atos dos Apóstolos 13:26 – “Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *