Estudo de Romanos 9:5 – Comentado e Explicado

e os patriarcas; deles descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém.
Romanos 9:5

Comentário de Albert Barnes

De quem são os pais – que foram homenageados com uma ascendência tão ilustre. Quem descende de Abraão, Isaque, etc. Nisso, eles se valorizavam muito e, em certo sentido, não injustamente; compare Mateus 3: 9 .

De quem – De quem nação. Isso é colocado como o privilégio coroado e mais elevado, que sua nação deu à luz o tão esperado Messias, a esperança do mundo.

Quanto à carne – No que dizia respeito à sua natureza humana. O uso dessa linguagem supõe que havia uma natureza superior em relação à qual ele não era da nação deles; veja a nota em Romanos 1: 3 .

Cristo veio – Ele já havia chegado; e foi sua grande honra que ele fosse um dos seus países.

Quem está acima de tudo – Esta é uma denominação que pertence apenas ao Deus verdadeiro. Implica divindade suprema; e é uma prova completa de que o Messias é divino: muito esforço foi feito para mostrar que essa não é a verdadeira tradução, mas sem sucesso. Não há várias leituras nos manuscritos gregos de qualquer consequência; e a conexão aqui evidentemente exige que entendamos isso de uma natureza que não é “segundo a carne”, isto é, como mostra o apóstolo aqui, da natureza divina.

Deus abençoou para sempre – Isso é evidentemente aplicado ao Senhor Jesus; e prova que ele é divino. Se a tradução é feita razoavelmente e nunca foi provada ser errada, isso demonstra que ele é Deus, além de homem. A doxologia “abençoada para sempre” era geralmente adicionada pelos escritores judeus após a menção do nome Deus, como uma expressão de reverência. (Veja as várias interpretações que foram propostas nesta passagem examinadas nas Notas do Prof. Stuart sobre este versículo.)

sa40

Comentário de E.W. Bullinger

como, etc. Leia “é o Cristo quanto à carne” .

no que diz respeito . O mesmo de acordo com Romanos 9: 3 .

tudo . Compare João 17: 2 . 1 Coríntios 15:27 , 1 Coríntios 15:28 . Colossenses 1: 16-19 ; Colossenses 2: 9 .

Deus App-98.

abençoado . Veja Romanos 1:25 .

para sempre . App-151. uma. Este é um exemplo da Figura de linguagem Anamnese. App-6. Observe os sete privilégios do povo de Paulo em Romanos 9: 4. App-10. Para explicar várias leituras, a Versão Revisada às vezes apela na margem às autoridades antigas, significando MSS gregos, etc., mas aqui e aqui apenas , os intérpretes modernos podem introduzir, por pontuação variável, dispositivos para destruir esse enfático testemunho da Deidade do Senhor. Ver App-94.

Comentário de John Calvin

5. De quem são os pais etc. É realmente de alguma importância descender dos santos e homens amados por Deus, uma vez que Deus prometeu aos pais piedosos misericórdia em relação a seus filhos, mesmo a milhares de gerações, e especialmente nas palavras dirigido a Abraão, Isaque e Jacó, como encontramos em Gênesis 17: 4 , e em outras passagens. Não importa, que isso por si só, quando separado do temor de Deus e da santidade da vida, seja inútil e inútil: pois achamos o mesmo que o culto e a glória, como é evidente em toda parte nos profetas. , especialmente em Isaías 1:11 ; Isaías 60: 1 ; e também em Jeremias 7: 4 . Mas, como Deus dignificou essas coisas, quando se juntou à atenção à piedade, com algum grau de honra, ele as enumerou justamente entre os privilégios dos judeus. Dizem que são de fato os herdeiros das promessas por esse mesmo motivo – porque descendem dos pais. ( Atos 3:25 .)

De quem é Cristo, etc. Os que aplicam isso aos pais, como se Paulo quisesse dizer apenas que Cristo havia descido dos pais, não têm motivos para alegar: pois seu objetivo era encerrar sua conta da preeminência. dos Judeus por este conjunto, – que Cristo procedeu deles; pois não era algo que deva ser levemente estimado, estar unido por um relacionamento natural com o Redentor do mundo; pois se ele havia honrado toda a raça humana, ao se unir a nós por uma comunidade da natureza, muito mais ele os honrou, com quem ele tinha um vínculo mais estreito de união. Ao mesmo tempo, deve sempre ser mantido que, quando esse favor de ser aliado pelos parentes não está relacionado à piedade, está tão longe de ser uma vantagem que, pelo contrário, leva a uma maior condenação.

Mas temos aqui uma passagem notável – que em Cristo duas naturezas são tão distintas que estão ao mesmo tempo unidas na própria pessoa de Cristo: pois, dizendo que Cristo havia descido dos judeus, ele declarou sua humanidade real. As palavras de acordo com a carne, acrescentadas, implicam que ele tinha algo superior à carne; e aqui parece haver uma distinção evidente feita entre humanidade e divindade. Mas ele finalmente conecta os dois, onde diz que o Cristo, que havia descido dos judeus segundo a carne, é Deus abençoado para sempre.

Devemos observar ainda que essa atribuição de louvor não pertence a ninguém, mas apenas ao Deus verdadeiro e eterno; pois ele declara em outro lugar ( 1 Timóteo 1:17 ) que é o verdadeiro Deus somente a quem a honra e a glória são devidas. Aqueles que rompem esta cláusula do contexto anterior, a fim de tirar de Cristo um testemunho tão claro de sua divindade, mais presunçosamente tentam, introduzir trevas no meio da luz mais clara; pois as palavras evidentemente significam isso: – Cristo, que é dos judeus de acordo com a carne, é Deus abençoado para sempre (289). E eu não duvido, mas que Paulo, que teve que lutar arduamente com uma censura contra ele, projetou conscientemente sua mente para a contemplação da glória eterna de Cristo; nem ele fez isso tanto por si próprio individualmente, como com o objetivo de incentivar os outros, por seu exemplo, a suscitar seus pensamentos.

É muito claramente demonstrado por [Stuart] , que a própria posição das palavras e sua conexão com o contexto não admitirá outra construção senão aquela que nossa versão contém.

É sabido que, em hebraico, a palavra “abençoado” é sempre colocada diante de “Deus” ou Jeová, quando é uma atribuição de louvor; e parece que a Septuaginta seguiu em mais de trinta instâncias a mesma ordem e, de fato, em todas as instâncias, exceto uma ( Salmos 68:19 ), e isso evidentemente um erro tipográfico. O mesmo acontece com todos os exemplos do Novo Testamento. Portanto, se a frase aqui era uma doxologia, ela deveria ter sido escrita e?????t?? ? Te??. Na língua galesa , que em muitos de seus idiomas é idêntica à do hebraico, a ordem das palavras é a mesma: quando é uma doxologia, a palavra “abençoado” invariavelmente precede a palavra “Deus “; e quando contrário segue.

A opinião de [Crisóstomo] sobre esta frase, à qual [Erasmus] atribui alguma importância, não tem valor algum, pois ele não entendia o hebraico; e Paul, na maioria das vezes, escreveu como hebraico.

O particípio ??, sendo colocado em ?st? , é o que é comum em hebraico e no Novo Testamento. Veja um exemplo notável de dois particípios e um verbo no meio, em Apocalipse 1: 4 . Foi dito que “amém” segue inadequadamente uma sentença declarativa; mas veja um exemplo em Romanos 1:25

Observa-se justamente por [Stuart] , que o contexto requer a aplicação dessa sentença a Cristo, caso contrário não haveria antítese às palavras “segundo a carne”. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

De quem são os pais – Abraão, Isaac, Jacó, José, os doze patriarcas, Moisés, Josué, Samuel, Davi, etc., etc., sem controvérsia, os maiores e mais eminentes homens que já floresceram sob o céu. Destes, é uma linha ininterrupta e não poluída, o povo judeu havia descido; e não era pouca glória ser capaz de reconhecer, em sua genealogia, pessoas de mérito e excelência incomparáveis.

E de quem, quanto à carne, Cristo veio – Esses ancestrais eram os mais renomados, por serem os progenitores da natureza humana do Messias. Cristo, o Messias, ?ata sa??a , segundo a carne, brotou deles. Mas este Messias era mais do que homem, ele é Deus sobre todos; o próprio Ser que lhes deu o ser, embora ele parecesse receber um ser deles.

Aqui, o apóstolo destaca mais claramente a natureza dupla de nosso Senhor – sua divindade eterna e sua humanidade; e todas as transposições de partículas e alterações de pontos no universo não explicarão essa doutrina. Como esse versículo contém uma prova tão eminente da divindade de Cristo, não é de admirar que os opositores de sua divindade se esforcem com sua máxima habilidade e astúcia para destruir sua força. E deve ser verdadeiramente doloroso para uma mente que não tem nada em vista além da verdade, ver os métodos mesquinhos e hipócritas usados ??para iludir a força deste texto. Poucos o conheceram dessa maneira honesta e viril na qual o Dr. Taylor, que era um ariano consciente, considerou o assunto. , Ephesians 1:22 . This is our Lord’s supreme Godhead. And that he is e?????t?? , blessed for ever, or the object of everlasting blessing, is evident from Revelation 5:12 , Revelation 5:13 ; : Worthy is the Lamb that was slain to receive power – and blessing and honor be unto him that sitteth upon the throne, and unto the Lamb for ever and ever. Thus it appears the words may be justly applied to our blessed Lord.” “Cristo”, diz ele, “é Deus sobre todos, como é nomeado pelo Pai, Senhor, Rei e Governador de todos. O Pai cometeu todo o julgamento ao Filho, João 5:22 ; entregou todas as coisas em sua vida. mãos, Mateus 28:18 ; ele é o Senhor de todos, Atos 10:36 . Deus lhe deu um nome acima de todo nome, Filipenses 2: 9 ; acima de todo nome que é nomeado, não apenas neste mundo, mas também naquele que está por vir; e colocou todas as coisas (exceto ele próprio, 1 Coríntios 15:27 😉 debaixo de seus pés e deu-lhe cabeça sobre todas as coisas, Efésios 1:21 , Efésios 1:22 . Esta é a suprema divindade de nosso Senhor E que ele é e?????t?? , abençoado para sempre, ou objeto de bênção eterna, é evidente em Apocalipse 5:12 , Apocalipse 5:13;: Digno é o Cordeiro que foi morto para receber poder – e que bênção e honra sejam para ele. que está assentado no trono, e no Cordeiro para todo o sempre. Assim, parece que as palavras podem ser aplicadas com justiça ao nosso abençoado Senhor. “ Notas, p. 329. Sim, e quando levamos em consideração outras escrituras, onde sua divindade essencial é particularmente expressa, como Colossenses 1:16 , Colossenses 1:17 ; : Porque por ele foram criadas todas as coisas que estão no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, domínios ou principados ou poderes; todas as coisas foram criadas por ele e por ele; e ele é Antes de todas as coisas, e por Ele todas as coisas consistem; descobriremos que ele não é Deus por investidura ou cargo, mas de maneira adequada e essencialmente; pois é impossível transmitir na linguagem humana, à apreensão humana, uma exibição mais completa e acabada do que é essencial para a Divindade, indivisível dela e incomunicável a qualquer natureza criada, do que o que está contido nos versículos acima. E embora essas palavras possam fazer parte da revelação divina, a divindade essencial de Jesus Cristo continuará sendo uma doutrina dessa revelação.

Passo pelas conjecturas infundadas e infindáveis ??sobre reverter algumas das partículas e colocar pontos em posições diferentes, pois todas foram inventadas para se livrar da doutrina da divindade de Cristo, que é tão obviamente reconhecida pelo texto simples; basta afirmar que não há omissão dessas palavras importantes em nenhum MS. ou versão ainda descoberta.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9: 5 . De quem são os pais, etc. – Ver Êxodo 3: 6-16 . Atos 7:32 . Quão engenhosa pode ser pensada a conjectura do Dr. Taylor, pela qual ele leria O? ? Te?? ? ep? pa?t??, para responder a ?? ?? pate?e? , de quem são os Pais e de quem é o Deus acima de tudo, sem dúvida seria extremamente perigoso seguir essa ou qualquer outra leitura do mesmo tipo, sem o apoio de qualquer autoridade crítica de manuscritos ou citações antigas; nem parece haver qualquer autoridade para dar a última cláusula: Deus seja abençoado para sempre. Portanto, devemos considerar este texto como uma prova da devida divindade de Cristo, à qual os opositores dessa doutrina nunca foram capazes de responder. Proclus ( de Fide, p. 53.) considerou o versículo diante de nós uma prova tão clara da divindade de Cristo, que ele diz: “Ele fecha e mura toda avenida de calúnia ou censura”; e Teofilato considera isso uma passagem que deve envergonhar Ário, pois São Paulo declara expressamente que Cristo é Deus sobre todos. Isso parecerá ainda mais claramente, se lembrarmos que era um costume judeu, sempre que o sacerdote mencionava o nome de Deus no santuário, para o povo dizer: “Bendito seja o nome e a glória de seu reino para todo o sempre.” ” As palavras usaram o cap. Romanos 1:25 é um resumo dessa forma. Semelhante a isso é a doxologia no final da oração do Senhor, e cap. Romanos 11:36 desta epístola. Em todos esses e em outros lugares, a glória que dá sendo um reconhecimento do Deus eterno, e em vários deles sendo aplicados de maneira peculiar a Cristo, é uma prova convincente de Sua Divindade. Veja Hammond, Doddridge e Locke.

Comentário de John Wesley

De quem são os pais, e dos quais, quanto à carne, veio Cristo, que é sobre todos, Deus abençoou para sempre. Amém.

Para o anterior, São Paulo agora acrescenta mais duas prerrogativas. Seus pais são os patriarcas e homens santos da antiguidade, sim, o próprio Messias.

Quem está acima de tudo, Deus abençoou para sempre – As palavras originais implicam o Ser independente e auto-existente, que era, é e está por vir.

Acima de tudo – O supremo; como sendo Deus, e consequentemente abençoado para sempre. Nenhuma palavra pode expressar mais ternamente sua divina, suprema majestade e sua graciosa soberania sobre judeus e gentios.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:3 – Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Deuteronômio 10:15 – No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê.

Deuteronômio 27:15 – “Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente”. Todo o povo dirá: “Amém! “

1 Reis 1:36 – Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei: “Assim se fará! Que o Senhor, o Deus do rei, meu senhor, o confirme.

1 Crônicas 16:36 – Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade. Então todo o povo exclamou: “Amém! ” e “Louvado seja o Senhor! “

Salmos 41:13 – Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!

Salmos 45:6 – O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Salmos 89:52 – Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém.

Salmos 103:19 – O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe.

Salmos 106:48 – Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, por toda a eternidade. Que todo o povo diga: “Amém! ” Aleluia!

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 28:6 – “Amém! Que assim faça o Senhor! Que o Senhor cumpra as palavras que você profetizou, trazendo os utensílios do templo do Senhor e todos os exilados da Babilônia para este lugar.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Mateus 1:1 – Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Lucas 3:23 – Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era, como se pensava, filho de José, filho de Eli,

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 1:3 – acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi,

Romanos 1:25 – Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Romanos 11:28 – Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas,

1 Coríntios 14:16 – Se você estiver louvando a Deus em espírito, como poderá aquele que está entre os não instruídos dizer o “Amém” à sua ação de graças, visto que não sabe o que você está dizendo?

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

1 Timóteo 6:15 – a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,

2 Timóteo 2:8 – Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho,

Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Apocalipse 5:14 – Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.

Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

Apocalipse 22:20 – Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! ” Amém. Vem, Senhor Jesus!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *