Estudo de 2 Timóteo 2:8 – Comentado e Explicado

Lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de Davi e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho,
2 Timóteo 2:8

Comentário de Albert Barnes

Lembre-se de que Jesus Cristo, da semente de Davi, foi ressuscitado dentre os mortos – Ou melhor, talvez: “Lembre-se de Jesus Cristo; aquele que ressuscitou dentre os mortos. ” A idéia parece não ser, como supunham nossos tradutores, que ele deveria refletir sobre o fato de ter ressuscitado dentre os mortos; mas antes que ele pensasse no próprio Salvador. “Pense no Salvador, agora ressuscitado dentre os mortos, depois de todas as tristezas desta vida, e deixe isso encorajá-lo a suportar suas provações.” Não há nada melhor que nos permita suportar os trabalhos e provações desta vida do que pensar no Salvador. Sobre a frase “semente de Davi”, veja as notas em Romanos 1: 3 .

De acordo com o meu evangelho – O evangelho que eu prego; veja as notas em 2 Tessalonicenses 2:14 .

Comentário de E.W. Bullinger

isso . Omitir.

Jesus Cristo . App-98. Os pensamentos de Timóteo são direcionados à pessoa de Jesus Cristo, bem como ao Seu trabalho. Compare Hebreus 3: 1 ; Hebreus 3:12 , Hebreus 3: 3 ; Hebreus 3: 7 , Hebreus 3: 8 . App-104.

David . Compare Romanos 1: 3 ,

foi . Omitir.

levantada . App-178.

dos mortos . App-139.

de acordo com . App-104.

evangelho, App-140.

Comentário de John Calvin

8 Lembre-se de que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos. Ele menciona expressamente alguma parte de sua doutrina, que ele desejava seguir para a posteridade, inteira e não corrompida. É provável que ele olhe principalmente para a parte da qual mais temia; como também aparecerá claramente a partir do que se segue, quando ele falar sobre o erro de “Hymenaeus and Philetus” ( 2 Timóteo 2:17 😉 porque eles negaram a ressurreição, da qual temos um compromisso claro nesta confissão, quando eles disseram falsamente que já era passado.

Quão necessária foi essa advertência de Paulo, mostram as histórias antigas; pois Satanás deu toda a sua força, a fim de destruir este artigo de nossa fé. Existem duas partes: Cristo nasceu “da semente de Davi” e ressuscitou dos mortos; imediatamente após o tempo dos apóstolos, surgiu Marcion, que trabalhou para destruir a verdade da natureza humana em Cristo; e depois ele foi seguido pelos maniqueus; e até hoje, essa praga ainda está se espalhando.

No que diz respeito à ressurreição, quantos foram empregados e com que esquemas diversificados, trabalhando para derrubar a esperança dela! Esse atestado, portanto, significa tanto quanto se Paulo tivesse dito: “Ninguém corrompa ou falsifique meu evangelho por calúnias; Assim, ensinei, preguei, que Cristo, que nasceu homem da semente de Davi, ressuscitou dos mortos. ”

De acordo com o meu evangelho, Ele chama de “seu evangelho”, não que ele professe ser o autor, mas o ministro dele. Agora, na ressurreição de Cristo, todos temos um penhor seguro de nossa própria ressurreição. Conseqüentemente, quem reconhece que Cristo ressuscitou afirma que o mesmo acontecerá conosco também; pois Cristo não ressuscitou por si mesmo, mas por nós. A cabeça não deve ser separada de seus membros. Além disso, na ressurreição de Cristo está contido o cumprimento de nossa redenção e salvação; pois é acrescentado dentre os mortos . Assim, Cristo, que estava morto, ressuscitou. Por quê? e com que finalidade? Aqui devemos chegar a nós mesmos, e aqui também se manifesta o poder e o fruto de ambos, a saber, de sua ressurreição e de sua morte; pois sempre devemos sustentar por esse princípio que as Escrituras não costumam falar dessas coisas friamente e como questões da história, mas fazem referência indireta aos frutos.

Da semente de Davi Esta cláusula não apenas afirma a realidade da natureza humana em Cristo, mas também reivindica para ele a honra e o nome do Messias. Os hereges negam que Cristo era um homem real, outros imaginam que sua natureza humana desceu do céu, e outros pensam que não havia nele nada mais que a aparência de um homem. (165) Paulo exclama, pelo contrário, que ele era “da descendência de Davi”; pelo qual ele, sem dúvida, declara que ele era um homem de verdade, o filho de um ser humano, isto é, de Maria. Esse testemunho é tão expresso que, quanto mais os hereges trabalham para se livrar dele, mais descobrem sua própria insolência. Os judeus e outros inimigos de Cristo negam que ele é a pessoa que foi anteriormente prometida; mas Paulo afirma que ele é filho de Davi e que ele é descendente daquela família da qual o Messias deve descer. (166)

Comentário de Adam Clarke

Lembre-se de que Jesus Cristo – O apóstolo parece dizer: Quaisquer tribulações ou mortes que possam ocorrer sobre nós, lembremos que Jesus Cristo, que foi morto pelos judeus, ressuscitou dentre os mortos, e sua ressurreição é a prova e o compromisso dos nossos. Também ressuscitaremos para uma vida de glória e bem-aventurança.

De acordo com o meu evangelho – Os falsos ensinamentos de Hymeneus e Philetus declararam que a ressurreição já havia passado. Paulo pregou a ressurreição dentre os mortos; e fundou sua doutrina na ressurreição e promessa de Cristo. Este foi o seu evangelho; o outro era de natureza diferente.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 2: 8 . De acordo com o meu evangelho: Ou seja, “o evangelho que eu preguei”. São Paulo parece dizer: Meu Evangelho, por meio de ênfase, em oposição ao falso evangelho proferido por Hymeneus e Philetus; quem talvez pregou: Que a ressurreição era passada; portanto, o apóstolo pede a Timóteo que se lembre de Jesus Cristo, da semente de Davi, ressuscitado dentre os mortos – o verdadeiro Messias, descendente linear de Davi; que, como Davi, sofreu uma variedade de sofrimentos; mas, sendo ressuscitado dentre os mortos, oferece mil argumentos a seus seguidores para apoiar seus sofrimentos como ele, na esperança confiante da mesma ressurreição.

Comentário de John Wesley

Lembre-se de que Jesus Cristo, da semente de Davi, foi ressuscitado dentre os mortos, de acordo com o meu evangelho:

Da semente de Davi – Esta única genealogia atende.

Referências Cruzadas

Mateus 1:1 – Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:

Lucas 24:46 – E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 2:30 – Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que colocaria um dos seus descendentes em seu trono.

Atos dos Apóstolos 13:23 – “Da descendência desse homem Deus trouxe a Israel o Salvador Jesus, como prometera.

Romanos 1:3 – acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi,

Romanos 2:16 – Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 15:1 – Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.

1 Coríntios 15:4 – foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

1 Coríntios 15:11 – Portanto, quer tenha sido eu, quer tenham sido eles, é isto que pregamos, e é isto que vocês creram.

2 Tessalonicenses 2:14 – Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Apocalipse 5:5 – Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *