Estudo de Romanos 2:16 – Comentado e Explicado

Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as ações secretas dos homens, por Jesus Cristo.
Romanos 2:16

Comentário de Albert Barnes

Durante o dia – este versículo sem dúvida está relacionado a Romanos 2:12 , e os versos intermediários são um parêntese, e implica que o mundo pagão, assim como os judeus, será julgado na barra do julgamento. Naquele momento, Deus julgará todos em justiça, o judeu pela lei que ele tinha e o pagão pela lei que ele tinha.

Quando Deus deve julgar – Deus é frequentemente representado como o juiz da humanidade; Deuteronômio 32:36 ; Salmo 50: 4 ; 1 Samuel 2:10 ; Eclesiastes 3:17 ; Romanos 3: 6 ; Hebreus 13: 4 . Mas isso não milita contra o fato de que ele fará isso por Jesus Cristo. Deus designou seu Filho para administrar julgamento; e não será diretamente por Deus, mas por Jesus Cristo que será administrado.

Os segredos dos homens – Veja Lucas 8:17 ; Eclesiastes 12:14 : “Porque Deus julgará toda obra, com toda coisa secreta”, etc., Mateus 10:26 ; 1 Coríntios 4: 5 . A expressão denota os desejos, desejos, paixões e motivos ocultos das pessoas; os pensamentos do coração, bem como as ações exteriores da vida. Será uma característica do dia do julgamento, que tudo isso ele traz à tona e receba a devida recompensa. A propriedade disso é aparente, pois,

(1) É por meio deles que o personagem é realmente determinado. Os motivos e princípios de um homem constituem seu caráter e, para julgá-lo imparcialmente, devem ser conhecidos.

(2) Eles não são julgados ou recompensados ??nesta vida. A conduta externa apenas pode ser vista pelas pessoas e, é claro, que somente pode ser recompensada ou punida aqui.

(3) Pessoas de motivos puros e corações puros são frequentemente aqui basicamente aspersos e caluniados. Eles são perseguidos, comercializados e muitas vezes sobrecarregados de ignomínia. É apropriado que os motivos secretos de sua conduta sejam revelados e aprovados.

Por outro lado, pessoas de motivos básicos, pessoas de caráter sem princípios e que são corruptas no coração, são frequentemente elogiadas, lisonjeadas e exaltadas pela opinião pública. É apropriado que seus princípios secretos sejam detectados e que eles tomem seu lugar apropriado no governo de Deus. Em relação a essa expressão, podemos observar ainda mais,

(1) Que o fato de todos os pensamentos e propósitos secretos serem levados a julgamento, investe o julgamento com um caráter terrível. Quem não deveria tremer com a idéia de que os planos e desejos secretos de sua alma, que ele há tanto tempo e com tanto cuidado oculto, devem ser levados ao meio-dia do julgamento? Todos os seus artifícios de ocultação deverão chegar ao fim. Ele não poderá mais disfarçar. Ele será visto como ele é; e ele receberá a destruição que ele merece. Haverá um lugar, pelo menos, onde o pecador será tratado como deveria.

(2) executar esse julgamento implica o poder de examinar o coração; de conhecer os pensamentos; e de desenvolver e desenvolver todos os propósitos e planos da alma. No entanto, isso é confiado a Jesus Cristo, e o fato de ele exercer isso mostra que ele é divino.

Dos homens – De todas as pessoas, sejam judeus ou gentios, infiéis ou cristãos. O dia do julgamento, portanto, pode ser considerado como um dia de desenvolvimento universal de todos os planos e propósitos que já foram entretidos neste mundo.

Por Jesus Cristo – O fato de Jesus Cristo ser designado para julgar o mundo é abundantemente ensinado na Bíblia, Atos 17:31 ; 2 Timóteo 4: 1 ; 1 Pedro 4: 5 ; João 5:22 , João 5:27 ; 1 Tessalonicenses 4: 16-18 ; Atos 17:31 ; 2 Timóteo 4: 8 . Isso não significa que o evangelho que ele pregou seria a regra pela qual Deus julgaria toda a humanidade, pois ele acabara de dizer que o mundo pagão seria julgado por uma regra diferente, Romanos 2:12 . Mas isso significa que ele recebeu o evangelho para torná-lo conhecido; e que um dos grandes e principais artigos desse evangelho era que Deus julgaria o mundo por Jesus Cristo. Para tornar isso conhecido, ele foi nomeado; e poderia ser chamado de evangelho apenas como parte da importante mensagem com a qual ele confiava.

Comentário de E.W. Bullinger

will = vontade.

segredos . Grego. kruptos.

Jesus Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

16. Em que Deus julgará os segredos dos homens (75). Mais adequada à presente ocasião é essa definição perifrastica de julgamento: ensina àqueles que voluntariamente se escondem nos recantos da insensibilidade que os pensamentos mais secretos e os agora completamente escondidos nas profundezas de seus corações, serão então trazidos à luz. Então ele fala em outro lugar; a fim de mostrar aos coríntios que pouco valor pertence ao julgamento humano, que diz respeito apenas à ação externa, ele pede que esperem até a vinda do Senhor, que traria à luz as coisas ocultas das trevas e revelaria os segredos do coração . ( 1 Corinthians 4:5 ) When we hear this, let it come to our minds, that we are warned that if we wish to be really approved by our Judge, we must strive for sincerity of heart.

He adds, according to my gospel, intimating, that he announced a doctrine, to which the judgments of men, naturally implanted in them, gave a response: and he calls it his gospel, on account of the ministry; for the authority for setting forth the gospel resides in the true God alone; and it was only the dispensing of it that was committed to the Apostles. It is indeed no matter of surprise, that the gospel is in part called the messenger and the announcer of future judgment: for if the fulfillment and completion of what it promises be deferred to the full revelation of the heavenly kingdom, it must necessarily be connected with the last judgment: and further, Christ cannot be preached without being a resurrection to some, and a destruction to others; and both these things have a reference to the day of judgment. The words, through Jesus Christ, I apply to the day of judgment, though they are regarded otherwise by some; and the meaning is, — that the Lord will execute judgment by Christ, for he is appointed by the Father to be the Judge of the living and of the dead, — which the Apostles always mention among the main articles of the gospel. Thus the sentence will be full and complete, which would otherwise be defective.

Comentário de Adam Clarke

No dia em que Deus julgará – E tudo isso será mais exemplificado e provado no dia em que Deus julgará os segredos dos homens por Jesus Cristo; qual julgamento será de acordo com o meu Evangelho – de acordo com o que agora estou estabelecendo diante de você, em relação à imparcialidade de Deus, e seu procedimento justo em julgar os homens, não de acordo com suas opiniões ou preconceitos, nem de acordo com revelações que nunca possuídos, mas de acordo com as várias vantagens ou desvantagens de sua situação política, religiosa ou doméstica na vida.

Muita ênfase foi dada à palavra f?se? , por natureza, em Romanos 2:14 , como se o apóstolo planejasse intimar essa natureza, independentemente da influência da graça divina, possuísse princípios suficientes para guiar um homem à glória. . Mas certamente o termo não pode ser assim entendido aqui. Prefiro pensar que o sentido que lhe é dado no Thesaurus de Suicer, vol ii. col. 1475, reipsa, revera, Certamente, verdadeiramente, é o seu sentido aqui: pois quando os gentios, que não têm a lei, f?se? p??? , Verdadeiramente ou com efeito, fazem as coisas contidas na lei, etc. sentido em Gálatas 4: 8 ; : Quando você não conheceu a Deus, serviu aos que , ?se? , certamente não são deuses; ou seja, são deuses falsos. Suicer cita Cirilo de Alexandria (sub Anathematismo iii. Em Actis Ephesinis, p. 212), falando da união das duas naturezas em Cristo; ele chama essa união de f?s???? , natural; isto é, diz ele, a???? , verdadeiro ou real. Ele acrescenta que a palavra deve ser entendida em Efésios 2: 3 ; : Nós éramos por natureza, children?se? , filhos da ira; e diz, f?se? a?t? t?? a????? · f?se? é usado aqui para a????? , verdadeiramente; Nós éramos verdadeiramente, incontestavelmente, filhos da ira, assim como outros. Ou seja, como o resto da humanidade, todos pecamos e perdemos a glória de Deus e, consequentemente, somos expostos a punições. Alguns pensam que este texto se refere à corrupção natural do homem; mas, embora seja verdade que o homem vem ao mundo corrupto e que todos os homens, desde a queda, estão muito longe da justiça original, ainda não está claro que o texto em Efésios 2: 3 fale de qualquer outra coisa. do que os efeitos dessa degeneração.

Prefiro esse sentido, na passagem em questão, àquele que diz que a luz da natureza, ou instinto natural, aqui se refere; pois não conheço nenhuma luz na natureza que não seja acesa ali pela graça de Deus. Mas não tenho objeção a esse sentido: “Quando os gentios, que não têm a lei, fazem, pela influência de Deus em seus corações, as coisas contidas na lei, eles são uma lei para si mesmos; essa luz e influência que servem em vez de uma revelação divina “. Que os gentios realmente fizeram as coisas contidas na lei, em referência ao que é chamado de justiça natural, e fizeram as mais sábias distinções em relação aos grandes princípios da doutrina de Direitos e Errados Civis, todo homem familiarizado com seus escritos admitirá. E com referência a isso, a palavra f?se? pode ser legitimamente entendida assim – eles fizeram incontestavelmente as coisas contidas na lei, etc.

A passagem em Romanos 2:15 , Seus pensamentos – acusando ou desculpando um ao outro, certamente não se refere a nenhuma exposição ou operação da consciência; para isso é referido na cláusula anterior. As palavras acusando, ?at???????t?? , e desculpando, ap??????µe??? , respondendo ou defendendo um ao outro, µeta?? a?????? , entre si, são termos forenses ou legais, e referem-se ao modo de conduzir ações legais nos tribunais da justiça, onde é requerente, quem produz sua acusação; outro é acusado, que refuta a acusação e se defende; e então o negócio é discutido perante os juízes. Esse processo mostra que eles têm uma lei própria e que, para essa lei, pertence ajustar as diferenças – corrigir os que sofreram erros e punir os culpados.

Quanto à frase escrita em seus corações, aqui se opõe às leis judaicas, que foram escritas em tábuas de pedra. Os judeus traçaram as máximas pelas quais sua conduta era regulada a partir de uma revelação divina: os gentios deles pelo que Deus, no curso de sua providência e influência graciosa, mostrou que eles eram corretos, úteis e necessários. E com eles essa lei era bem conhecida e carinhosamente considerada; pois esse é um significado da frase, escrita no coração. Foi a partir dessa verdadeira luz, iluminando os gentios, que eles tinham tantas leis sábias e saudáveis; leis que estavam entre eles desde tempos imemoriais e das quais eles desconheciam a origem. Assim, Sófocles, no nobre discurso que ele coloca na boca de Antígona:

?? ?a? t? ??? ?e ????e?, a??ae? p?te

,? ta?ta, ???de?? ??de? e? ?t?? fa??

“Não agora, nem ontem, mas sempre

Essas leis viveram: nem sabemos de onde vieram. ”

Antig. ver. 463-4.

Estas são as leis ??µ??a , que o Espírito de Deus escreveu originalmente em seus corações; e que, de diferentes formas, se comprometeram a escrever.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 2:16 . O segredo dos homens Não, nós concebemos, suas más ações secretas, mas, de acordo com o discurso anterior, seu estado moral e circunstâncias sob diferentes graus de luz; que são segredos agora para nós, ou dos quais não somos, de modo algum, juízes competentes. Não podemos julgar quais capacidades, oportunidades e vantagens todos os homens, em todas as idades e países diferentes, desfrutam; nem que uso ele faz deles; estas são coisas conhecidas apenas por Deus. Essa interpretação será confirmada pela observação de que esse versículo 16 está relacionado ao 12. De acordo com meu Evangelho, não se refere ao dia do julgamento em geral, como o apóstolo não pretendia mais, do que ele ter conhecido um julgamento futuro ao pregar o Evangelho. – Isso não era peculiar à pregação de São Paulo, pois ele era o Apóstolo dos gentios; outros apóstolos e pregadores deram a conhecer um julgamento futuro, bem como São Paulo; portanto, parece antes referir-se a Deus julgando os segredos dos homens. Pode ser perguntado por que regra ele os julgará? A resposta é: de acordo com o meu evangelho; isto é “de acordo com a natureza e extensão do Evangelho que eu prego entre os gentios, e que representa toda a humanidade como os objetos da beneficência divina, conhecimento e cuidado através do mérito da grande Expiação”. De acordo com o Evangelho de São Paulo, ou com base em seus princípios, Deus é Deus, Pai e Juiz de todos, que em um grau ou outro se revelou a todos, que expulsa uma obediência proporcional de todos; e consequentemente julgará e recompensará ou punirá todas as nações do mundo sob diferentes dispensações e diferentes graus de luz; e esse princípio é expresso nas primeiras palavras do primeiro sermão pregado aos gentios, Atos 10: 34-35 . Veja Locke.

Comentário de John Wesley

No dia em que Deus julgará os segredos dos homens por Jesus Cristo, de acordo com o meu evangelho.

No dia – Ou seja, quem mostra isso no dia. Tudo será mostrado como realmente é. Nesse dia, aparecerá a lei escrita em seus corações, como costuma acontecer na vida atual.

Quando Deus julga os segredos dos homens – Em circunstâncias secretas depende a qualidade real das ações, freqüentemente desconhecidas pelos próprios atores, Romanos 2:29 . Os homens geralmente formam seus julgamentos, mesmo de si mesmos apenas do que é aparente.

De acordo com meu evangelho – De acordo com o teor desse evangelho que está comprometido com meus cuidados. Portanto, parece que o evangelho também é uma lei.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Salmos 9:7 – O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar.

Salmos 50:6 – E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa

Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

Eclesiastes 3:17 – Pensei comigo mesmo: O justo e o ímpio, Deus julgará a ambos, pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece.

Eclesiastes 11:9 – Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.

Eclesiastes 12:14 – Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Lucas 8:17 – Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

João 12:48 – Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.

Atos dos Apóstolos 10:42 – Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

Romanos 14:10 – Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

2 Timóteo 2:8 – Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho,

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Hebreus 9:27 – Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

1 Pedro 4:5 – Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *