Estudo de João 12:48 – Comentado e Explicado

Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que anunciei julgá-lo-á no último dia.
João 12:48

Comentário de Albert Barnes

Aquele que me rejeita – Lucas 10:16 . A palavra “rejeitar” significa desprezar ou recusar recebê-lo.

Um deles – Ou seja, ele não precisa da minha voz para condená-lo. Ele levará consigo sua própria condenação, mesmo que eu fique calado. Sua própria consciência o condenará. As palavras que eu falei serão lembradas e o condenarão, se não houver mais nada. Com isso aprendemos:

1. que uma consciência culpada não precisa de acusador.

2. que as palavras de Cristo e as mensagens de misericórdia que o pecador rejeitou serão lembradas por ele.

3.que essa será a fonte de sua condenação. Isso o deixará infeliz e não haverá possibilidade de ele ser feliz.

4. que a consciência do pecador irá concordar com a sentença de Cristo no grande dia, e que ele irá para a eternidade auto-condenado. É isso que tornará as dores do inferno tão intoleráveis ??para o pecador.

5. A palavra que Cristo falou, as doutrinas de seu evangelho e as mensagens de misericórdia serão aquelas pelas quais o pecador será julgado no último dia. Toda pessoa será julgada por essa mensagem e o pecador será punido de acordo com a frequência e clareza com que a mensagem rejeitada foi apresentada à sua mente, Mateus 12:41 .

Comentário de E.W. Bullinger

rejeita . Grego. atheteo. Ocorre dezesseis vezes em doze passagens. Os outros são: Marcos 6:26 ; Marcos 7: 9 . Lucas 7:30 ; 10:16 . 1 Coríntios 1:19 . Gálatas 1: 2 , Gálatas 1:21 ; Gálatas 3:15 . 1 Tessalonicenses 4: 8 . 1 Timóteo 5:12 . Hebreus 10:28 . Judas 1: 8 . Desprezo frequentemente traduzido. Significa contar como nada. Ver 1 Coríntios 1:19 .

palavra . Grego. logotipos. A mesma palavra que “dizer” em João 12:38 . Veja nota em Marcos 9:32 .

o ultimo dia A sexta e última ocorrência dessa expressão em João. Ver João 6:39 , João 6:40 , João 6:44 , João 6:54 ; João 11:24 .

Comentário de John Calvin

48. Quem me rejeita. Para que os homens maus não se lisonjeiem como se sua desobediência ilimitada a Cristo passasse impune, ele acrescenta aqui uma terrível ameaça: que, embora ele não fizesse nada nesse assunto, sua doutrina seria suficiente para condená-los, pois ele diz em outro lugar que não haveria necessidade de outro juiz além de Moisés, em quem se vangloriavam ( João 5:45 .) O significado, portanto, é: “Queimando com ardente desejo de promover sua salvação, eu realmente me abstenho de exercendo meu direito de condená-lo, e estou inteiramente empregado em salvar o que está perdido; mas não pense que você escapou das mãos de Deus; porque, embora eu deva manter minha paz, somente a palavra que você desprezou é suficiente para julgá- lo.

E não recebe minhas palavras. Esta última cláusula é uma explicação da primeira; pois, como a hipocrisia é natural para os homens, nada lhes é mais fácil do que se gabar com palavras de que estão prontos para receber a Cristo; e vemos como esse orgulho é comum entre os homens mais maus. Devemos, portanto, atender a esta definição, que Cristo é rejeitado quando não adotamos a pura doutrina do Evangelho.

Em voz alta, os papistas proclamam de fato esta palavra que Cristo proferiu; mas assim que sua pura verdade é apresentada, nada lhes é mais odioso. Tais pessoas beijam a Cristo da mesma maneira que Judas o beijou ( Mateus 26:49 .) Portanto, aprendamos a recebê-lo juntamente com sua palavra e a prestar-lhe a homenagem e a obediência que ele exige como seu único direito.

A palavra que eu falar te julgará no último dia. É impossível dar um título mais nobre ou mais magnífico ao Evangelho do que atribuir a ele o poder de julgar; pois, de acordo com essas palavras, o último julgamento não passará de uma aprovação ou ratificação (36) da doutrina do Evangelho. O próprio Cristo realmente ascenderá ao tribunal, mas ele declara que pronunciará a sentença de acordo com a palavra que agora é pregada. Essa ameaça deveria atacar profundamente? terror contra os ímpios, uma vez que eles não podem escapar do julgamento dessa doutrina que eles agora tão desdenhosamente desprezam.

Mas quando Cristo menciona o último julgamento, ele quer dizer que agora eles são destituídos de entendimento; pois ele os lembra que o castigo que eles agora tratam com zombaria será então exibido abertamente. Por outro lado, produz para os piedosos um consolo inestimável, que seja qual for a extensão. eles podem agora ser condenados pelo mundo, mas não duvidam que já foram absolvidos no céu; pois, onde quer que a fé do Evangelho tenha sua sede, o tribunal de Deus é erguido para salvar. Confiando neste direito, não precisamos nos preocupar com os papistas ou suas decisões absurdas; pois nossa fé se eleva mesmo acima dos anjos.

Comentário de Adam Clarke

A palavra que eu falei – o julgará – sereis julgados de acordo com minha doutrina: as máximas que ouvistes da minha boca serão aquelas sobre as quais sereis provados no grande dia; e sereis condenados ou absolvidos de acordo com os que os cremos ou os obedecemos, ou de acordo com os que os desprezamos e violamos. Veja isto provado, Mateus 25:35 ; (nota) etc.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 18:19 – Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas.

1 Samuel 8:7 – E o Senhor lhe respondeu: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.

1 Samuel 10:19 – Mas vocês agora rejeitaram o Deus que os salva de todas as suas desgraças e angústias. E disseram: ‘Não! Escolhe um rei para nós’. Por isso, agora, apresentem-se perante o Senhor, de acordo com as suas tribos e clãs”.

Isaías 53:3 – Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Mateus 21:42 – Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Marcos 8:31 – Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.

Marcos 12:10 – Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Lucas 7:30 – Mas os fariseus e os peritos na lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João.

Lucas 9:22 – E disse: “É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia”.

Lucas 9:26 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.

Lucas 10:16 – “Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou”.

Lucas 17:25 – Mas antes é necessário que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.

Lucas 20:17 – Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: “Então, qual é o significado do que está escrito? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’.

João 3:17 – Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

João 11:24 – Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.

Atos dos Apóstolos 3:23 – Quem não ouvir esse profeta, será eliminado do meio do seu povo’.

Romanos 2:16 – Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

2 Coríntios 2:15 – porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.

2 Coríntios 4:3 – Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Hebreus 9:27 – Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

Hebreus 10:29 – Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

Hebreus 12:25 – Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *