Estudo de 2 Coríntios 4:3 – Comentado e Explicado

Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem,
2 Coríntios 4:3

Comentário de Albert Barnes

Mas se nosso evangelho estiver oculto – Paulo o chama aqui de evangelho, porque foi o que ele pregou ou a mensagem que ele transmitiu; veja nota Romanos 16:25 . O sentido aqui é: “se o evangelho que eu prego não for entendido; se seu significado é obscuro ou oculto; se a sua glória não for vista. ” Está “implícito” aqui, que para muitos a beleza e a glória do evangelho não foram percebidas. Isso era inegável, apesar da clareza e plenitude com que suas verdades foram conhecidas. O “objetivo” de Paulo aqui é afirmar que esse fato não se deve a nenhuma falta de clareza no próprio evangelho, mas a outras causas e, portanto, provavelmente a encontrar uma objeção que possa ser feita ao seu argumento sobre o clareza e plenitude da revelação no evangelho. Na linguagem que Paulo usa aqui, há indubitavelmente alusão ao que ele havia dito a respeito de Moisés, que colocou um véu em seu rosto, 2 Coríntios 3:13 . Ele escondeu ou ocultou o rosto como emblemático da natureza de suas instituições (nota 2 Coríntios 3:14 ); e aqui Paulo diz que não se deve negar que o evangelho foi “velado” também para alguns. Mas não era da natureza do evangelho. Não foi porque Deus propositalmente ocultou seu significado. Não era por falta de clareza em si. Era para ser atribuída a outras causas.

Está escondido para os que estão perdidos – Sobre o significado da palavra aqui traduzida como “perdida”; veja a nota, 2 Coríntios 2:15 , traduzida lá como “perece”. Está escondido entre os que estão prestes a perecer; que estão perecendo ( ?? t??? ?p????µ????? en tois apollumenois); aqueles que merecem perecer. Está oculto apenas entre a classe que pode ser designada como perecível ou perdida. Grotins explica isso: “aqueles que merecem perecer, que nutrem seus vícios, e não verão a verdade que condena esses vícios”. E acrescenta que isso pode muito bem ser, pois “por mais conspícuo que o evangelho fosse em si, mas como o sol, não seria visível para os cegos”. A causa não estava no evangelho, mas em si mesma. Este versículo ensina, portanto:

(1) Para que a beleza do evangelho fique oculta para muitos da família humana. Isso é uma questão de fato simples. Existem milhares e milhões para quem é pregado que não vêem beleza nela, e que a consideram tolice.

(2) que existe uma classe de pessoas que podem ser chamadas, mesmo agora, de “perdidas”. Estão perdidos pela virtude, pela piedade, pela felicidade, pela esperança. Eles merecem perecer; e eles estão apressando-se à merecida ruína. Essa classe no tempo de Paulo era grande; e é grande agora. É composto daqueles a quem o evangelho está oculto, ou a quem parece estar velado, e que não vêem beleza nele. É composto de fato de todos os profanos, poluídos e vis; mas a característica “característica” deles é que o evangelho está escondido deles e que eles não vêem beleza e glória nele.

(3) isso não é culpa do evangelho. Não é culpa do sol quando as pessoas fecham os olhos e não o vêem. Não é culpa de um riacho correndo, ou de uma fonte borbulhante, se as pessoas não o bebem, mas preferem morrer de sede. O evangelho não obscurece e oculta sua própria glória mais do que o sol. É por si só uma revelação clara e completa de Deus e de sua graça; e essa glória é adaptada para lançar luz sobre as mentes obscenas das pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

E se. App-118.

evangelho , compare o App-140.

escondeu = escondeu (grego. kaluptd, para cobrir ou véu) também. Compare Tiago 5:20 . 1 Pedro 4: 8 e Ver 2 Coríntios 3: 13-16 .

escondeu . O mesmo verbo.

to = in. grego. en.

perdido = perecendo. Grego. apollumi. Ver 1 Coríntios 1: 1 .

Comentário de John Calvin

3. Mas se nosso evangelho está oculto Pode ter sido fácil despejar calúnia sobre o que ele havia dito sobre a clareza de sua pregação, porque ele tinha muitos adversários. Essa calúnia ele repele com severa autoridade, pois ameaça todos os que não reconhecem o poder de seu evangelho, e adverte-os de que isso é um sinal de reprovação e ruína. Se alguém afirmar que não percebe aquela manifestação de Cristo da qual eu me gabo, ele mostra claramente, por esse motivo, que é um réprobo (433), pois minha sinceridade no trabalho de instruir (434) é claramente e distintamente percebido por todos que têm olhos. Aqueles, portanto, de quem está oculto, devem ser cegos e destituídos de todo entendimento racional. ” A soma é esta: que a cegueira dos incrédulos nada diminui da clareza de seu evangelho; pois o sol não é menos resplandecente, que o cego não percebe sua luz. (435)

Mas alguém dirá que isso se aplica igualmente à lei, pois em si mesma é uma lâmpada (436) para guiar nossos pés ( Salmos 119: 105 ) ilumina os olhos ( Salmos 19: 8 , etc.), e é escondido apenas daqueles que perecem. Respondo que, quando Cristo é incluído na lei, o sol brilha através do meio das nuvens, para que os homens tenham luz suficiente para seu uso; mas quando Cristo é separado dela, não resta mais que trevas, ou uma falsa aparência de luz, que ofusca os olhos dos homens em vez de ajudá-los. É, no entanto, um sinal de grande confiança, que ele se atreve a considerar réprobos a todos os que rejeitam sua doutrina. É conveniente, no entanto, que tudo o que seria visto como ministros da palavra de Deus seja dotado com a mesma confiança, que com uma confiança destemida eles possam convocar sem hesitação todos os adversários de sua doutrina ao tribunal de Deus, que eles podem trazer daí uma condenação segura.

Comentário de Adam Clarke

Mas se o nosso Evangelho estiver oculto – ?e?a??µµe??? · Velado; ele se refere ao assunto que ele havia tratado tão particularmente na conclusão do capítulo anterior. Se existe um véu no Evangelho, é apenas para os cegos de propósito; e se o coração de qualquer homem é velado ao ouvir esse evangelho, é uma prova de que ele está entre os perdidos, ap????µe??? , aqueles que estão totalmente sob o poder do pecado; que se entregaram à maldade; pessoas que são meros pagãos, ou vivem como tais, e ainda assim como Jesus Cristo vieram buscar e salvar; pois a palavra não implica necessariamente aqueles que perecerão eternamente, mas é um epíteto comum para apontar um homem sem o Evangelho e sem Deus no mundo. Cristo ordena que seus discípulos na pregação do Evangelho sigam para p??ßata ta ap?????ta , a ovelha perdida da casa de Israel; Mateus 10: 6 ; pois ele diz: Mateus 18:11 e Lucas 19:10 ; : O Filho do homem chegou ??t?sa? ?a? s?sa? t? ap?????? , para buscar e salvar o que está perdido. E tais pessoas que ele representa sob a parábola da ovelha perdida; pois, para encontrar t? ap?????? , o que está perdido, o bom pastor deixa os noventa e nove no deserto, e vai procurá-lo; Mateus 18:12 ; Lucas 15: 4 . A palavra significa mais apropriadamente, em todas essas conexões e nas passagens paralelas, não aqueles que estão perdidos, mas aqueles que estão perecendo; e perecerá, se não for procurado e salvo.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 4: 3 . Se o nosso evangelho estiver oculto, etc. – se o nosso evangelho também estiver sob um véu, ele será velado aos perdidos – que voluntariamente o rejeitam e perecem por isso. Isso tem uma referência evidente ao que foi dito acima, a respeito do véu nos rostos dos judeus; e o texto pode ser justamente sugerido como uma prova da perspicácia dos escritos do apóstolo em todos os assuntos importantes para nossa salvação.

Comentário de John Wesley

Mas se nosso evangelho é oculto, é oculto para os que estão perdidos:

Mas se o nosso evangelho também – Assim como a lei de Moisés.

Referências Cruzadas

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Romanos 2:16 – Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

2 Coríntios 2:15 – porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *