Estudo de 2 Coríntios 2:15 – Comentado e Explicado

Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem.
2 Coríntios 2:15

Comentário de Albert Barnes


Pois nós somos para Deus – nós que somos seus ministros e que assim triunfamos. Está implícito aqui que Paulo sentiu que os ministros estavam trabalhando para Deus e teve certeza de que seus trabalhos seriam aceitáveis ??para ele. O objetivo de Paulo na declaração, neste e nos versículos seguintes, é indubitavelmente atender às acusações de seus detratores e inimigos. Ele diz, portanto, que qualquer que seja o resultado de seus trabalhos em relação à futura salvação das pessoas; todavia, que seus bem-intencionados empreendimentos, trabalhos e abnegações na pregação do evangelho eram aceitáveis ??a Deus. A medida da aprovação de Deus no caso não foi seu sucesso, mas sua fidelidade, seu zelo, sua abnegação, qualquer que seja a recepção do evangelho entre aqueles que o ouviram.

Um sabor doce – como o cheiro de incenso agradável ou de aromas agradecidos, como os que foram queimados nas procissões triunfais dos conquistadores que voltaram. O significado é que seus trabalhos eram aceitáveis ??a Deus; ele estava satisfeito com eles e lhes daria os sorrisos e as provas de sua aprovação. A palavra traduzida aqui como “doce sabor” ( e??d?a euodia) ocorre apenas neste local e em Efésios 5: 2 ; Filemom 4:18 ; e é aplicado a pessoas ou coisas agradáveis ??a Deus. Significa propriamente bom odor ou fragrância, e na Septuaginta é freqüentemente aplicado ao incenso que foi queimado no culto público a Deus e aos sacrifícios em geral; Gênesis 8:21 ; Êxodo 29:18 , Êxodo 29:25 , Êxodo 29:41 ; Levítico 1: 9 , Levítico 1:13 , Levítico 1:17 ; Levítico 2: 2 , Levítico 2: 9 , Levítico 2:12 ; Levítico 3: 5 , Levítico 3:16 ; Levítico 4:31 , etc. Aqui, significa que os serviços de Paulo e os outros ministros da religião eram tão gratos a Deus quanto o doce incenso ou sacrifícios aceitáveis.

De Cristo – Ou seja, somos o doce sabor de Cristo para Deus: somos aquilo que Ele designou, e que ele dedicou e consagrou a Deus; nós somos a oferta, por assim dizer, que ele está continuamente fazendo a Deus.

Neles que são salvos – Em relação aos que crêem no evangelho por meio de nosso ministério e que são salvos. Nosso trabalho em levar o evangelho a eles e em trazê-los ao conhecimento da verdade é aceitável para Deus. A salvação deles é um objeto de seu desejo mais elevado, e ele está satisfeito com nossa fidelidade e com nosso sucesso. Essa razão pela qual o trabalho deles era aceitável a Deus é mais amplamente afirmada no versículo seguinte, onde se diz que em referência a eles eles eram o “sabor da vida para a vida”. A palavra “salvo” aqui se refere a todos os que se tornam cristãos e que entram no céu; e como a salvação das pessoas é objeto de tal desejo de Deus, não pode deixar de ser que todos os que levam o evangelho às pessoas estão engajados em um serviço aceitável, e que todos os seus esforços serão agradáveis ??a ele e aprovados aos seus olhos. Em relação a esta parte da declaração de Paulo, não pode haver dificuldade.

E naqueles que perecem – Em referência àqueles que rejeitam o evangelho e que finalmente estão perdidos. Está implícito aqui:

(1) Que alguns rejeitariam o evangelho e pereceriam, com qualquer fidelidade e abnegação que os ministros da religião pudessem trabalhar.

(2) que, embora esse fosse o resultado, os trabalhos dos ministros da religião seriam aceitáveis ??a Deus. Esta é uma declaração terrível e terrível, e tem sido considerada por muitos como atendida com dificuldade. Algumas observações podem apresentar o verdadeiro sentido da passagem e remover a dificuldade:

(a) Não é afirmado ou implícito aqui que a destruição daqueles que rejeitariam o evangelho e que pereceriam era desejada por Deus ou lhe agradaria. Isto não está afirmado ou implícito na Bíblia.

(b) Afirma-se apenas que o trabalho dos ministros da religião em tentar salvá-los seria aceitável e agradável a Deus. O trabalho deles seria para salvá-los, não para destruí-los.

O desejo deles era trazer tudo para o céu – e isso era aceitável para Deus. Qualquer que seja o resultado, seja ele bem-sucedido ou não, Deus ficará satisfeito com a abnegação, o trabalho e a oração que foram honestos e zelosamente feitos para salvar os outros da morte. Eles seriam aprovados por Deus na proporção da quantidade de trabalho, zelo e fidelidade que demonstravam.

(3) não seria por culpa dos ministros fiéis que as pessoas pereceriam. Seus esforços seriam salvá-los, e esses esforços seriam agradáveis ??a Deus.

(4) não seria por culpa do evangelho que as pessoas pereceriam. A tendência regular e apropriada do evangelho é salvar, não destruir homens; como a tendência da medicina é curá-los, do alimento para sustentar o corpo, do ar para dar vitalidade, da luz para dar prazer aos olhos, etc. Ele é fornecido para todos e é adaptado a todos. Existe uma suficiência no evangelho. para todas as pessoas e, por sua natureza, é tão adequado para salvar uma quanto a outra. Qualquer que seja a maneira como é recebido, é sempre em si o mesmo sistema puro e glorioso; cheio de benevolência e misericórdia. O inimigo mais amargo do evangelho não pode apontar para uma de suas provisões que é adaptada ou projetada para tornar as pessoas infelizes e destruí-las. Todas as suas provisões são adaptadas à salvação; todos os seus arranjos são de benevolência; todos os poderes e influências que ele origina são aqueles adequados para salvar, não para destruir pessoas. O evangelho é o que é em si – um sistema puro, santo e benevolente, e é responsável apenas pelos efeitos que um sistema puro, santo e benevolente é adequado para produzir. Para usar a bela linguagem de Theodoret, citada por Bloomfield: “De fato, levamos o doce odor do evangelho de Cristo a todos; mas todos os que dela participam não experimentam seus efeitos salutíferos. Assim, para os olhos doentes, até a luz do céu é nociva; no entanto, o sol não traz a lesão. E para quem está com febre, o mel é amargo; ainda assim, é doce. Dizem que os abutres também voam para longe dos doces odores da mirra; contudo, a mirra é mirra, embora os abutres a evitem. Assim, se alguns são salvos, enquanto outros perecem, o evangelho retém sua própria virtude, e nós, os pregadores dela, permanecemos exatamente como somos; e o evangelho mantém suas propriedades odoríferas e salutíferas, embora alguns possam descrê-lo e abusá-lo, e perecer. ” Ainda:

(5) Está implícito que o evangelho seria a ocasião de uma condenação mais pesada a alguns, e que eles mergulhariam em ruínas mais profundas em conseqüência de serem pregados a eles. Isso está implícito na expressão em 2 Coríntios 2:16 , “àquele que somos um sabor da morte até a morte”. Na explicação disso, podemos observar:

(a) Que aqueles que perecem teriam perecido de qualquer maneira. Todos estavam sob condenação, independentemente de o evangelho ter chegado a eles ou não. Ninguém perecerá em conseqüência do envio do evangelho àqueles que não teriam perecido se fosse desconhecido. As pessoas não perecem porque o evangelho lhes é enviado, mas por seus próprios pecados.

(b) É de fato por sua própria culpa que as pessoas rejeitam o evangelho e estão perdidas. Eles são voluntários nisso; e, qualquer que seja seu destino final, eles não estão sob compulsão. O evangelho não compele ninguém contra a sua vontade a ir para o céu ou para o inferno.

(c) As pessoas sob o evangelho pecam contra uma luz maior do que sem ela. Eles têm mais a responder. Aumenta a responsabilidade deles. Se, portanto, eles a rejeitam e caem para a morte eterna, passam de privilégios mais elevados; e eles vão, é claro, encontrar uma condenação mais agravada. Pois a condenação estará sempre na proporção exata da culpa; e culpa é proporcional à luz e privilégios abusados.

(d) A pregação do evangelho e as ofertas de vida são frequentemente a ocasião da culpa mais profunda do pecador. Muitas vezes ele fica furioso. Ele dá vazão à profunda malignidade de sua alma. Ele se opõe ao evangelho com malícia e raiva enfurecida, Seus olhos acendem com indignação e seus lábios se curvam com orgulho e desprezo. Ele é profano e blasfemo; e a oferta do evangelho a ele é a ocasião de emocionantes paixões profundas e malignas contra Deus, contra o Salvador, contra os ministros da religião. Contra o evangelho, as pessoas freqüentemente manifestam a mesma malignidade e desprezo que fizeram contra o próprio Salvador. No entanto, isso não é culpa do evangelho, nem dos ministros da religião. É culpa dos próprios pecadores; e embora não haja dúvida de que tal rejeição do evangelho produzirá sua condenação mais profunda, e que é um sabor de morte para morte para eles; ainda o evangelho é bom e benevolente, e ainda assim Deus ficará satisfeito com aqueles que oferecem fielmente suas provisões, e que o exortam à atenção das pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

sabor doce . Grego. euodia, Em outros lugares, Efésios 5: 2 . Filipenses 1: 4 , Filipenses 1:18 .

salvo = sendo salvo. Compare 1 Coríntios 1: 1 , 1 Coríntios 1:18 .

perecem = estão perecendo. Grego. opollumi . Ver 1 Coríntios 1:18 .

Comentário de John Calvin

15. Um doce odor de Cristo A metáfora que ele aplicou ao conhecimento de Cristo, ele agora transfere para as pessoas dos Apóstolos, mas é pela mesma razão. Pois como são chamados a luz do mundo ( Mateus 5:14 ), porque iluminam os homens segurando a tocha do evangelho, e não como se eles brilhavam sobre eles com seu próprio brilho; então eles têm o nome de odor, não como se emitissem algum perfume de si mesmos, mas porque a doutrina que eles trazem é odorífera, para que possa imbuir o mundo inteiro com seu perfume delicioso. (344) É certo, no entanto, que essa recomendação é aplicável a todos os ministros do evangelho, porque onde quer que exista uma proclamação pura e não envernizada do evangelho, lá será encontrada a influência desse odor, do qual Paulo aqui fala. Ao mesmo tempo, não há dúvida de que ele fala particularmente de si mesmo e daqueles que eram como ele, voltando à sua própria recomendação o que os caluniadores lhe atribuíam como uma falha. Por ter sido criticado por muitos e exposto ao ódio de muitos, foi a razão pela qual eles o desprezavam. Ele, portanto, responde que os ministros fiéis e retos do evangelho têm um odor doce diante de Deus, não apenas quando despertam as almas por um sabor saudável, mas também quando trazem destruição aos incrédulos. Portanto, o evangelho não deve ser menos estimado por esse motivo. “Ambos os odores”, diz ele, “são gratos a Deus – aquilo pelo qual os eleitos são revigorados para a salvação e aquilo pelo qual os iníquos recebem um choque mortal”.

Aqui temos uma passagem notável, pela qual somos ensinados, de que, qualquer que seja o problema de nossa pregação, é agradável a Deus, se o Evangelho for pregado, e nosso serviço será aceitável para ele; e também que isso não diminui em nada a dignidade do Evangelho, que não faz o bem a todos; pois Deus é glorificado mesmo nisso, que o Evangelho se torna uma ocasião de ruína para os ímpios; mais ainda, deve acontecer. Se, no entanto, este é um odor doce para Deus, também deve ser para nós, ou em outras palavras, não nos torna ofendidos, se a pregação do Evangelho não é salutar para todos; mas, pelo contrário, calculemos que é suficiente, se promover a glória de Deus, trazendo justa condenação aos iníquos. Se, no entanto, os arautos do Evangelho estão com mau cheiro no mundo, porque o sucesso deles não chega aos seus desejos em todos os aspectos, eles têm esse consolo de escolha, que levam a Deus o perfume de uma fragrância doce, e o que é para o mundo um cheiro ofensivo, é um odor doce a Deus e aos anjos. (345)

O termo odor é muito enfático. “Tal é a influência do Evangelho em ambos os aspectos, que ele acelera ou mata, não apenas por seu gosto, mas por seu próprio cheiro. O que quer que seja, nunca é pregado em vão, mas tem sempre um efeito, seja para a vida ou para a morte. ” (346) Mas é perguntado como isso está de acordo com a natureza do Evangelho, que o encontraremos, pouco depois, chamando de ministério da vida? ( 2 Coríntios 3: 6. ) A resposta é fácil: o Evangelho é pregado para a salvação: é isso que lhe pertence apropriadamente; mas somente os crentes são participantes dessa salvação. Nesse meio tempo, é uma ocasião de condenação aos incrédulos – que surge da própria culpa. portanto

Cristo não veio ao mundo para condenar o mundo,
( João 3:17 )

pois que necessidade havia disso, visto que sem ele somos todos condenados? No entanto, ele envia seus apóstolos para prender, e também para libertar, e reter pecados, assim como remitê- los. ( Mateus 18:18 ; João 20:23 .) Ele é a luz do mundo ( João 8:12 ), mas cega os incrédulos. ( João 9:39 .) Ele é uma rocha, como fundamento, mas também é para muitos uma pedra de tropeço. (347) ( Isaías 8:14 .) Devemos sempre, portanto, distinguir entre o ofício apropriado do Evangelho, (348) e o acidental (por assim dizer), que deve ser imputado à depravação da humanidade, à qual ele é devido, que a vida para eles é transformada em morte.

Comentário de Adam Clarke

Pois nós somos para Deus um doce sabor de Cristo – O apóstolo ainda faz alusão ao caso de triunfo; o conquistador sempre representou a pessoa de Júpiter; como até os pagãos supunham que somente Deus poderia dar a vitória; e como o castigo da morte foi infligido a alguns dos cativos, que muitas vezes se rebelaram e quebraram ligas e convênios; outros foram poupados, tributários e muitas vezes se tornaram aliados. Aludindo a isso, o apóstolo diz: Somos um doce sabor a Deus – cumprimos sua vontade ao proclamar fielmente o Evangelho e lutar contra o pecado. E como ele determinou que aqueles que crerem serão salvos, e aqueles que não crerem perecerão, somos igualmente aceitáveis ??para ele, embora preguemos sem êxito o Evangelho a alguns que obstinadamente o rejeitam e, portanto, perecem, como estamos pregando para outros que acreditam e são salvos.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 2: 15-16 . Pois nós somos para Deus, etc. – Porque, por conta de Deus, [ ou, para que Deus seja conhecido ] , comunicamos um odor saboroso de Cristo aos que são salvos e aos que não são, 2 Coríntios 2. : 16 Para quem somos o sabor da morte, a fim de provar mortal para eles; e aos outros o sabor da vida, para revivê-los. A frase, porque , por conta de Deus, é, literalmente, para Deus. Que Deus não pode ser conhecido efetivamente, mas através de Cristo, é a doutrina constante das escrituras. Veja Heylin, Mill e Wall.

Comentário de John Wesley

Pois somos para Deus um doce aroma de Cristo, naqueles que são salvos e nos que perecem.

Para nós – os pregadores do evangelho.

São para Deus um doce aroma de Cristo – Deus está satisfeito com este perfume difundido por nós, tanto naqueles que crêem como em que são salvos, tratados, 2 Coríntios 3: 1 ; 2 Coríntios 4: 2 ; e naqueles que obstinadamente desacreditam e, conseqüentemente, perecem, tratados de 2 Coríntios 4: 3-6 .

Referências Cruzadas

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Exodo 29:18 – Depois queime o cordeiro inteiro sobre o altar; é holocausto dedicado ao Senhor; é oferta de aroma agradável dedicada ao Senhor, preparada no fogo.

Exodo 29:25 – Em seguida retome-o das mãos deles e queime os pães no altar com o holocausto de aroma agradável ao Senhor; é oferta dedicada ao Senhor, preparada no fogo.

Isaías 49:5 – E agora o Senhor diz, aquele que me formou no ventre para ser o seu servo para trazer de volta Jacó e reunir Israel a ele mesmo, pois sou honrado aos olhos do Senhor, e o meu Deus tem sido a minha força;

Ezequiel 20:41 – Eu os aceitarei como incenso aromático quando eu os tirar dentre as nações e os ajuntar dentre as terras pelas quais vocês foram espalhados, e eu me mostrarei santo no meio de vocês à vista das nações.

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

2 Coríntios 4:3 – Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Filipenses 4:18 – Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *