Estudo de Isaías 49:5 – Comentado e Explicado

E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, {porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força}.
Isaías 49:5

Comentário de Albert Barnes

E agora, diz o Senhor que me formou – Este versículo contém a razão pela qual ele acalentou a esperança de que seu trabalho não fosse inaceitável. A razão é que o Senhor lhe disse que ele deveria ser glorioso aos seus olhos e que ele seria sua força. Ele ficou tão alto a seu favor, e tinha tais garantias, a ponto de poder se comprometer confiantemente com seus cuidados.

Isso te formou desde o ventre – Quem me designou antes de eu nascer para o cargo de servo para cumprir objetivos importantes (ver as anotações em Isaías 49: 1 ).

Trazer Jacó novamente para ele – Recuperar o povo judeu novamente para a adoração pura do Senhor. Para eles, o Messias foi o primeiro a ser enviado e, quando o rejeitaram, ele deveria oferecer a mesma salvação aos gentios (ver Isaías 49: 6 ; compare Mateus 21: 33-43 ). Conseqüentemente, o Salvador passou a vida pregando aos judeus e tentando trazê-los de volta a Deus, e para esse propósito, ele se considerava enviado ( Mateus 15:24 ; ver Atos 3:26 ).

Embora Israel não esteja reunido – Essa metáfora é retirada de um rebanho disperso que um pastor se esforça para reunir ou coletar para si mesmo. Há uma grande variedade na interpretação desta expressão. A margem diz: ‹Para que Israel se reúna a ele, e eu seja ‘glorioso. Portanto, Lowth, para que Israel seja reunido a ele. Então Noyes, ‹Para reunir Israel a ele. Jerônimo declara: ‘Israel não será recolhido.’ A Septuaginta traduz: ‘Reunir Jacó a ele e a Israel.’ O siríaco, para que eu ajude Jacó a ele e monte Israel. Essa variedade surgiu diante das diferentes leituras no texto hebraico. A leitura no texto é ?? lo ‘ (“not”); mas, em vez disso, a leitura marginal, ou o Qere ‘dos Masoretes , é ?? “para ele”. ‹Cinco manuscritos (dois antigos), ‘diz Lowth,‹ confirma o Qere’, ou construção marginal dos Masoretes; e então leia Áquila, os caldeus, a Septuaginta e o árabe. Gesenius e Rosenmuller adotam isso e supõem que ‘lo’ é apenas uma forma diferente de escrever Grotius e Hengstenberg a traduzem como é em nossa versão. É impossível determinar a verdadeira leitura; e o único guia é o contexto e as visões que devem ser consideradas do design da passagem. Para mim, parece que o paralelismo exige que adotemos a leitura dos Keri, Septuaginta, Chaldee e Siríaco, e que foi adotada por Lowth. De acordo com isso, significa que ele foi designado para se reunir nas ovelhas perdidas da casa de Israel e deu sua vida a ela. Outras partes desta declaração Isaías 49: 4-6 mostram que por eles ele foi rejeitado e que então a salvação foi enviada para outras partes do mundo. Lutero afirma: ‘Que Israel não se deixe levar.’

No entanto, serei – ou “e” ( VE) serei glorioso. A sensação é de que, como resultado dessa nomeação, ele seria de alguma maneira glorioso aos olhos do Senhor. Embora ele fosse rejeitado pela nação, ele seria honrado por Deus. Ele não apenas aprovaria seu caráter e obra, mas garantiria sua honra entre as pessoas, fazendo dele a luz dos gentios (compare Isaías 43: 4 ).

E meu Deus será minha força – Ele pode ser rejeitado pelo povo, mas em Deus ele encontraria uma fonte infalível de apoio e consolo. Não é necessário dizer que isso se aplica com mais precisão às características do Redentor, como exibido no Novo Testamento.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 49: 5-6 . E agora, diz o Senhor Esta passagem está conectada com todo o período precedente, e com cada parte dela; para o Messias, no início deste discurso, Isaías 49: 1-2, tendo se dirigido aos gentios, e os convocado a ouvi-lo, como um eminente professor, ele os instrui nessas palavras, que ele fez isso sob o comando de o Pai, que havia prometido a ele a glória de levar os gentios à obediência da fé, depois que ele, como seu servo, provou sua obediência ao Pai como seu Senhor; qual glória é aqui apresentada como a maior. Mais uma vez, como o Messias havia ensinado a seguir, Isaías 49: 3 que Deus o havia designado como seu servo ilustre para realizar grandes e gloriosas coisas, e daí relatou o pequeno fruto de seu ministério entre os judeus, ainda que tivesse significado no Ao mesmo tempo em que foi persuadido a receber uma recompensa abundante por seus trabalhos – ele, portanto, aproveita a ocasião para declarar esse grande plano de salvação, bem como mostrar o fundamento de sua esperança e confiança na recompensa futura, para ensinar obliquamente que a incredulidade da nação judaica deveria ser considerada a causa ocasional do chamado dos gentios para a dispensação do Evangelho. Este período, portanto, contém uma declaração da dupla condição honrosa que é proposta aqui pelo Pai ao Messias, com relação ao duplo objeto cuja conversão e salvação ele deveria trabalhar, pela vontade do Pai. ; ou seja, o povo judeu e o mundo gentio a serem levados por ele à comunhão das bênçãos de Abraão: quais condições são tão propostas e descritas, como ao mesmo tempo para compreender o ofício e a honra como conseqüência e recompensa desse escritório. A parte anterior, que respeita os judeus, está contida em Isaías 49: 5 ; o último, que respeita os gentios, em Isaías 49: 6 . Um parêntese é colocado entre cada um, no final de Isaías 49: 5, no qual é apresentada uma razão pela qual lhe é proposto um ofício tão grande e honrado, a saber, porque ele era glorioso aos olhos do Senhor; e de que maneira ele deveria ser suficiente para desempenhar um cargo tão grande, porque Deus era sua força. O bispo Lowth apresenta o quinto versículo: E agora assim diz JEOVÁ ( que me formou desde o ventre como seu servo, para trazer de volta Jacó a ele, e que Israel a ele possa ser reunido; por isso sou glorioso aos olhos de JEOVÁ, e meu Deus é a minha força; ) é uma coisa pequena para ti, etc. É tão absurdo quanto inútil nos judeus, diz o bispo Newton, aplicar essas profecias aos prosélitos que eles ganharam entre as nações; pois o número de prosélitos era muito insignificante, de maneira alguma adequado para responder a essas descrições pomposas. Sua religião também nunca foi projetada por seu fundador para uma religião universal, seus cultos e sacrifícios limitados a um determinado local. De fato, haveria uma religião projetada para todas as nações, para ser pregada em todas e ser recebida em todas; mas que perspectiva havia de que uma instituição tão generosa procedesse de um povo de mente estreita como os judeus; ou que os gentios, que os odiavam e os desprezavam, deveriam receber alguma religião deles? Não era muito mais provável que eles fossem corrompidos pelo exemplo de todas as nações ao seu redor, do que deveriam ser os instrumentos felizes de reformar o mundo e converter algumas de todas as nações para a adoração do único Deus em espírito e na verdade? Uma revolução desse tipo era certamente improvável; mas, por maior que seja a improbabilidade dele no momento da profecia, deixe o plantio do Evangelho e o atual estado do cristianismo mostrar se ele não foi parcialmente cumprido. Veja Dissertação. vol. 1: p. 236

Comentário de Joseph Benson

Isaías 49: 5-6 . E agora, diz o Senhor – Estas são as palavras do Pai, dirigindo-se a seu Filho, agora encarnadas para a redenção da humanidade; que me formou desde o ventre – Refere-se à natureza humana de Cristo formada no ventre da Virgem pelo Espírito Santo; trazer Jacó novamente a ele – Converter os israelitas maus e apóstatas. Embora Israel não seja reunido – Não seja trazido a Deus pelo meu ministério; ou, de acordo com a leitura da margem, para que Israel seja reunido para ele, e eu seja glorioso, etc. A palavra ??? Š, reunida, implica que os israelitas foram dispersos de Deus e divididos entre si, como eram, em alto grau, quando Cristo veio ao mundo, tendo, como é dito Isaías 53: 6 , transformado todos os um à sua maneira, e , portanto, eles precisavam ser reunidos. Parece ser uma metáfora tirada das ovelhas errantes, que o bom pastor diligentemente procura e traz para o rebanho. Contudo, serei glorioso aos olhos do Senhor – de acordo com esta leitura, preferida por nossos tradutores, o sentido é: Embora Israel, o próprio Deus e, atualmente, seu único povo, me rejeite, o que será uma causa de grande maravilha e escândalo, ainda que Deus não me despreze pela falta de êxito de meus trabalhos entre eles, mas me honrará e me glorificará, tanto consigo mesmo quanto na face do mundo, em coroar meus empreendimentos com glorioso sucesso entre outras pessoas. E meu Deus será minha força – Para me apoiar sob esse e todos os outros desânimos e dificuldades no desempenho de meu cargo. E ele – o Senhor; disse: É uma coisa leve – Uma pequena questão em comparação com o que se segue; para que você levante as tribos de Jacó – o restante delas que sobreviverá a todas as suas calamidades e desolações. Eu também te darei uma luz para os gentios – tornarei teu trabalho eficaz para a iluminação, conversão e salvação dos gentios em todas as partes do mundo. Isso não poderia ser dito de Isaías com qualquer cor da verdade e, portanto, deve ser entendido de Cristo, por quem foi literal e totalmente realizado. As palavras: Para que você seja minha salvação, significa que o Messias deve ser o revelador, procurador e doador da salvação eterna aos gentios crentes.

Comentário de Adam Clarke

E agora, diz o Senhor “E agora, assim diz Jeová” – A palavra co? coh , antes de ??? amar , é eliminada do texto: é fornecida por oito MSS. (dois antigos) do Dr. Kennicott, dois de De Rossi e a Septuaginta, Siríaca e Vulgata.

Embora Israel não esteja reunido “E que Israel a ele possa ser reunido” – Cinco MSS. (dois antigos) confirmam o Keri, ou correção marginal dos Masoretes , ?? lo , para ele, em vez de ?? lo , não no texto; e então leia Áquila; e os caldeus, a Septuaginta e o árabe omitem o negativo. Mas a Septuaginta, MSS. Pachom e 1. D. 2 expressam também a Keri ?? lo por p??? a?t?? , para ele.

Comentário de John Calvin

5. E agora diz Jeová. Por esse versículo, ele confirma a afirmação anterior e produz consolo mais abundante, repetindo esse chamado; e o testemunho de consciência, que deve ser considerado por nós como uma fortaleza; pois não há nada que nos dê mais angústia e ansiedade do que alimentar dúvidas por cuja autoridade ou por cuja direção tudo é empreendido por nós. Por esse motivo, Isaías nos lembra a certeza de nosso chamado.

Quem me formou desde o ventre para ser seu servo. Em primeiro lugar, os professores piedosos, juntamente com Cristo, que é seu príncipe, dizem que foram “formados” por uma mão divina; porque Deus sempre enriquece e adorna com presentes necessários aqueles a quem chama para o ofício de ensino, que derivam da única fonte do Espírito todos os presentes em que se destacam. Assim, “o Pai selou” ( João 6:27 ) seu Filho unigênito e, em seguida, prepara outros, de acordo com o grau deles, para estarem aptos a cumprir seu cargo. Ao mesmo tempo, ele aponta o fim do chamado; pois para esse fim foram designados apóstolos e mestres da Igreja, para reunir o rebanho disperso do Senhor, para que, sob Cristo, todos possamos estar unidos no mesmo corpo. ( Efésios 4:11 .) No mundo, há uma dispersão miserável, mas em Cristo há ??a?efa?a??s?? “um ajuntamento” de todos ( Efésios 1:10 ), como fala o apóstolo; pois não pode haver outro vínculo de união. Quanto à palavra “criar”, ou “forma”, não é de propósito algum que alguns homens especulem sobre isso como relacionados à existência humana de Cristo, que foi criada; pois é mais claro que o meio dia, que a “formação” deve ser vista como relacionada ao ofício.

E apesar de Israel não estar reunido. Os judeus leem estas palavras como uma pergunta: “Não devo trazer Jacó de volta? e Israel não será recolhido? ” e forneça a partícula ? ( ha ). Mas essa leitura é excessivamente antinatural, e os judeus não consideram qual era o significado do Profeta, mas, na medida em que estão em seu poder, corrompem o texto, a fim de ocultar a desgraça de sua nação. Alguns explicam: “Não se perderão” ou “Não perecerão”; pois o verbo ??? (asafe) às vezes denota o que chamamos ( trousser ) de treliça. As coisas que se destinam a ser preservadas são “recolhidas” e da mesma forma aquelas que se destinam a ser consumidas; e, consequentemente, quando queremos dizer que qualquer pessoa foi removida do mundo, freqüentemente usamos a frase vulgar “ele é amarrado” (2) ou “ele é despachado”.

No entanto, serei glorioso. Suponha que o significado seja: “Fui enviado para que Israel não pereça” não seria inadequado; mas prefiro seguir uma interpretação diferente, a saber: “Embora Israel não seja colhido, ainda serei glorioso”; pois é provável que coisas opostas sejam contrastadas uma com a outra nesta passagem. Se os ministros foram separados, para a salvação dos homens, é glorioso para eles quando muitos são trazidos para a salvação; e quando acontece o contrário, tende a vergonha e desgraça. Paulo chama aqueles a quem ele ganhou a Cristo “sua glória e coroa”. ( Filipenses 4: 1 ; 1 Tessalonicenses 2:19 .) Por outro lado, quando os homens perecem, dele não recebemos nada além de vergonha e desgraça; pois Deus parece amaldiçoar nossos labores, e não se dignar a conceder-nos a alta honra de promover seu reino por nosso arbítrio. Mas o Profeta declara que aqueles que serviram a Cristo serão, no entanto, gloriosos; pois ele fala tanto da cabeça quanto dos membros, como anteriormente observamos. Embora, portanto, Israel se recuse a ser “reunido”, o ministério de Cristo manterá sua glória intacta; pois será atribuído à baixeza e maldade dos homens, que eles não foram “reunidos”.

Da mesma forma, embora os pregadores do Evangelho sejam “o sabor da morte até a morte” para os réprobos, Paulo ainda declara que eles têm um odor doce e agradável diante de Deus, que determina que os homens maus tornarão assim os mais imperdoáveis. Deus é realmente duplamente glorificado se o sucesso corresponde aos seus desejos; mas quando os ministros da palavra não deixaram nada por fazer, embora tenham boas razões para lamentar que seu trabalho é inútil, ainda assim não devem se arrepender de ter agradado a Deus, cuja aprovação aqui é contrastada com os julgamentos perversos de todo o mundo. Como se o Profeta tivesse dito: “Embora os homens caluniem com veemência e os carreguem com muitas censuras, isso deve ser pacientemente e pacientemente suportado por eles; porque Deus julga diferentemente e concede uma coroa de honra à sua paciência, que os homens maus insolentemente insultam.

E meu Deus será minha força. Quando ele diz que é suficiente que “Deus é a força deles”, o significado corresponde ao que vem antes, que eles não devem ficar aterrorizados com a multidão ou o poder de seus inimigos, visto que estão convencidos de que sua “força” está em Deus.

Comentário de John Wesley

E agora, diz o SENHOR que me formou desde o ventre para ser seu servo, para trazer Jacó novamente a ele: Embora Israel não esteja reunido, ainda serei glorioso aos olhos do SENHOR, e meu Deus será a minha força.

Trazer – Converter os israelitas apóstatas em Deus.

Não reunido – Não trazido para casa para Deus pelo meu ministério.

No entanto – Deus não me desprezará pela falta de sucesso de meus trabalhos, mas me honrará e me glorificará.

Minha força – Apoiar e fortalecer-me sob este e todos os outros desânimos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *