Estudo de Ezequiel 20:41 – Comentado e Explicado

Em vós deliciar-me-ei com perfume agradável, quando vos tiver arrancado do meio dos povos e reunido fora dos países em que vos acháveis dispersos. Aos olhos das nações, manifestarei em vós a minha santidade;
Ezequiel 20:41

Comentário de John Calvin

Ele continua com o mesmo sentimento, a saber, que a adoração do povo seria aceitável quando aqueles que antes foram enganados por suas superstições os despediram e seguiram apenas a lei. Ele usa a palavra “saborear”, de acordo com a forma legal costumeira, não porque o incenso era agradável a Deus, mas porque as cerimônias externas não eram uma disciplina vã para o povo quando retinham a verdade. Pois certamente o incenso por si só não tem conseqüências, mas Deus desejou, de maneira palpável, testemunhar que ele não rejeitava os sacrifícios que ele havia ordenado. Portanto, por essas formas de expressão, o Espírito Santo significa que Deus ficou verdadeiramente apaziguado quando os homens se aproximaram dele com fé e arrependimento sinceros, e desejam se reconciliar, e oram suplicemente por perdão pela ingênua confissão de pecado, e olhem para Cristo. é o sabor que Moisés em todos os lugares ensina era doce para Deus. Mas como o incenso da lei sempre foi doce, todos os outros foram ofensivos, como já vimos. O Profeta, portanto, não acrescenta nada de novo aqui, mas confirma seu ensino anterior, que Deus se deleita na adoração pura e sincera dos fiéis, quando eles tentam nada além de sua lei. Depois, diz ele , eu o levarei a desaprovar o povo, e a coletarei a desaprovação das terras pelas quais você foi disperso . Ele repete as mesmas palavras que eram usadas anteriormente, mas com outro sentido e propósito; visto que, enquanto ele redime da mesma forma os hipócritas e seus eleitos, a liberdade oferecida não beneficia os hipócritas: porque, onde quer que eles morassem, sua posição era no deserto; e mesmo no seio da terra de Canaã eles eram exilados, e sua vida era irregular, e eles não desfrutavam da herança prometida, mas vagavam no deserto e por regiões distantes. Pois, embora eles habitassem no meio de uma multidão, essa era a condição deles que Deus merecidamente os ameaçara de permanecer no deserto dos gentios até a morte. Mas agora, quando ele fala dos eleitos e dos fiéis, ele faz a diferença entre eles e os hipócritas. De outra forma, poderia surgir uma pergunta, já que todos eram aparentemente parecidos: qual era a tendência da promessa de que alguns fossem exilados e outros voltassem à sua herança? Pois Daniel nunca voltou ao seu país, e não há dúvida de que outros adoradores piedosos de Deus estavam ao mesmo tempo retidos: mas sabemos como uma multidão pecadora retornou à Judéia quando o edito de Ciro os permitiu. Depois, todos ficaram atentos aos seus assuntos particulares: o templo foi negligenciado; Deus foi enganado por suas primícias e ofertas; eles se casaram com esposas estranhas; e poligamia misturada com seus sacrifícios. ( Ageu 1: 4. ) Já vimos com que força e severidade os três últimos profetas investiram contra eles. Visto que muitos voltaram para a terra de Canaã em seu estado inalterado e que melhor permaneceram na Caldéia: por essa razão, o Profeta dirige seu discurso aos eleitos e diz que eles não devem apenas ser trazidos de volta, mas quando restaurados, como se por furtividade, sua adoração seria agradável a Deus na terra. Quando, portanto , eu te trouxer, serei santificado em você diante dos olhos dos gentios. Em certo sentido, Deus foi santificado pelos iníquos, porque eles se tornaram um exemplo ilustre de seu poder quando os caldeus foram mortos, e seu templo foi erguido uma segunda vez. Mas aqui o Profeta, como eu disse, separa os eleitos dos réprobos, uma vez que Deus foi santificado neles de maneira especial, quando uma nova Igreja emergiu novamente, na qual floresceram a piedade, a verdadeira religião e a santidade da vida. Quando, portanto, esse espetáculo foi oferecido aos olhos dos gentios, Deus afirmou sua glória entre seus fiéis. Por fim, essas passagens devem ser lidas em conjunto, para que ele seja propício a elas, e ficará satisfeito com suas primícias e ofertas, e ele será santificado aos olhos dos gentios: como é dito nos Salmos 114: 2. Quando Israel saiu do Egito, Israel era o poder de Deus, e a Judéia, sua santificação ou santidade. Segue-se –

Comentário de John Wesley

Eu te aceitarei com seu doce sabor, quando eu o trouxer para fora do povo, e te ajuntar fora dos países onde vocês foram espalhados; e eu serei santificado em você diante dos gentios.

Santificado – Magnificado e elogiado pelo bem que faço ao meu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *