Estudo de 2 Coríntios 3:14 – Comentado e Explicado

Em conseqüência, a inteligência deles permaneceu obscurecida. Ainda agora, quando lêem o Antigo Testamento, esse mesmo véu permanece abaixado, porque é só em Cristo que ele deve ser levantado.
2 Coríntios 3:14

Comentário de Albert Barnes


Mas suas mentes estavam cegas – A palavra usada aqui ( p???? poroo) significa endurecer; endurecer como pedra; e depois tornar chato ou estúpido. É aplicado ao coração, em Marcos 6:52 ; Marcos 8:17 ; às pessoas, em Romanos 11: 7 ; e aos olhos, em Jó 17: 7 . Paulo se refere aqui ao fato de que os entendimentos dos judeus eram estúpidos, monótonos e insensíveis, de modo que eles não viam claramente o design e o fim de suas próprias instituições. Ele afirma simplesmente o fato; ele não se refere à causa disso. O fato de os judeus serem assim estúpidos e sem graça é frequentemente afirmado no Novo Testamento.

Pois até este dia … – O sentido disso é que, mesmo quando Paulo escreveu, era uma característica da grande massa do povo judeu, que eles não entendiam o verdadeiro sentido de suas próprias Escrituras. Eles não entenderam suas doutrinas em relação ao Messias. Um véu parece ser jogado sobre o Antigo Testamento quando o leram, como havia sobre a face de Moisés, de modo que a glória de suas próprias Escrituras é ocultada de seus pontos de vista, enquanto a glória da face de Moisés estava oculta.

Do Antigo Testamento – grego, “da antiga aliança”. Veja esta palavra “testamento”, ou convênio, explicado nas notas de 1 Coríntios 11:25 . Creio que este é o único exemplo em que as Escrituras dos Judeus são chamadas de “Velho Testamento”, ou convênio, na Bíblia. Evidentemente, não era um nome que eles usavam ou usariam; mas agora é com os cristãos a denominação comum. Não há dúvida de que se pode divertir, a não ser que Paulo use os termos da mesma maneira que usamos agora, e se refira a todos os escritos inspirados dos judeus.

Qual véu é eliminado em Cristo – Na manifestação ou aparência de Jesus, o Messias, o véu é removido. A obscuridade que repousava nas profecias e tipos da antiga dispensação é retirada; e como o rosto de Moisés poderia ter sido visto distintamente se o véu em seu rosto tivesse sido removido, o mesmo ocorre com o verdadeiro significado do Antigo Testamento pela vinda do Messias. O que era obscuro agora está claro; e as profecias são tão completamente cumpridas nele, que sua vinda removeu a cobertura e lançou uma luz clara sobre todas elas. Muitas das profecias, por exemplo, até o Messias realmente aparecer, pareciam obscuras e quase contraditórias. Aqueles que falavam dele, como ilustração, como homem e como Deus; como sofrimento, e ainda reinando; como morrendo, e ainda como sempre vivo; como poderoso príncipe, conquistador e rei, e ainda como homem de dores; humildes e gloriosos: todos pareciam difíceis de reconciliar até que fossem vistos como harmonizados em Jesus de Nazaré. Então eles foram claros, e o véu foi retirado. É visto que Cristo responde a todas as descrições anteriores dele no Antigo Testamento; e sua vinda lança uma luz clara sobre tudo o que antes era obscuro.

Comentário de E.W. Bullinger

mentes = pensamentos. Grego. noema. Ver 2 Coríntios 2:11 .

cego = endurecido. Grego. poroo. Mar Romanos 11: 7 , Romanos 11:26 (poroeis).

este dia = hoje. Grego. Semeron.

tirado = não (grego. eu . App-105) revelado ou revelado (grego. anakalupto , desvendar, somente aqui e 2 Coríntios 3:18 ). Isso deve seguir o “antigo testamento” . Significa “, não sendo revelado que está acabado” (Versão Revisada m.)

dentro Grego. epi. App-104.

lendo. Grego. anagnose . Ver Atos 13:15 .

antigo testamento = antiga aliança. O único local em que o termo é usado. A designação usual é “a lei” ou “Moisés” ( 2 Coríntios 3:15 ).

qual vail = isso (grego. hoti) isso.

Comentário de John Calvin

14. O entendimento deles foi cego. Ele coloca toda a culpa sobre eles, na medida em que era devido à cegueira deles , de que eles não fizeram nenhuma proficiência na doutrina da lei. Depois acrescenta: Esse véu permanece até o dia de hoje. Com isso, ele quer dizer que essa dulness da visão não durou apenas uma hora, mas prefigurou qual seria a condição da nação no futuro. “O véu com o qual Moisés cobriu o rosto, ao publicar a lei, era o emblema de uma estupidez que viria sobre aquele povo e continuaria sobre ele por um longo período. Assim, neste dia, quando a lei é pregada a eles, em

ouvindo, não ouvem e vendo que não vêem.
( Mateus 13:13 .)

Não há razão, no entanto, por que deveríamos estar preocupados,

como se algo novo tivesse acontecido. ( 1 Pedro 4:12 .)

Deus mostrou há muito tempo, sob o tipo de véu, que assim seria. Para que, no entanto, qualquer culpa deva ser atribuída à lei, ele repete novamente que seus corações estavam cobertos com um véu

E não é removido, porque é eliminado por meio de Cristo . Ele atribui uma razão pela qual eles ficam tanto tempo cegos no meio da luz. Pois a lei é em si mesma brilhante, mas é somente quando Cristo. parece-nos que desfrutamos de seu esplendor. Os judeus desviam os olhos o máximo que podem de Cristo. Portanto, não é de se admirar, se eles não vêem nada, recusando como vêem o sol. Essa cegueira por parte do povo escolhido, especialmente por tanto tempo, admoesta que não sejamos exaltados com orgulho, confiando nos benefícios que Deus nos conferiu. Este ponto é tratado em Romanos 11:20 . Que, no entanto, a razão dessa cegueira nos impeça de desprezar a Cristo, que Deus tão severamente castiga. Nesse meio tempo, vamos aprender que, sem Cristo, o Sol da justiça ( Malaquias 4: 2 ), não há luz nem na lei, nem em toda a palavra de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Mas suas mentes estavam cegas – descansando na carta, fechando os olhos contra a luz que lhes era concedida, eles contraíram uma dureza ou estupidez de coração. E o véu que estava no rosto de Moisés, que impedia que a glória de seu rosto brilhasse, pode ser considerado emblemático do véu de escuridão e ignorância que está em seus corações, e que impede a glória do Evangelho de brilhar dentro.

Até que este dia permaneça o mesmo véu – Eles ainda ignoram o significado e a intenção espirituais de sua própria lei, chamada aqui pa?a?a d?a???? , a antiga aliança. Veja a palavra explicada no prefácio de São Mateus.

Na leitura do Antigo Testamento – Aqui está uma alusão evidente à conduta dos judeus em suas sinagogas: quando eles leem a lei, cobrem toda a cabeça com um véu, que eles chamam de ???? tallith , véu, de ??? talal , cobrir; e esse uso voluntário deles, o apóstolo nos diz, é um emblema da escuridão de seus corações enquanto eles estão empregados mesmo em deveres sagrados.

Qual véu é eliminado em Cristo – é somente reconhecendo a Cristo que as trevas são removidas e o fim e o significado espiritual da lei são discernidos.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 3:14 . Desprezado – que véu é destruído em Cristo. Não se descobriu que em Cristo isso é eliminado. Castalio. Não descoberto, porque em Cristo [ somente ] é aniquilado. Piscator, Bengelius e Heylin.

Comentário de Scofield

vail

Omita a palavra em itálico “vail”.

Comentário de John Wesley

Mas suas mentes estavam cegas: pois até hoje permanece o mesmo véu que não é levado na leitura do antigo testamento; qual véu é eliminado em Cristo.

O mesmo véu permanece inalterado no entendimento deles – nem mesmo dobrado para trás (como a palavra implica), de modo a admitir um pouco de luz cintilante. Na leitura pública do Antigo Testamento – O véu não está agora na face de Moisés ou em seus escritos, mas na leitura deles, e no coração daqueles que não acreditam.

Que é tirada em Cristo – Ou seja, do coração daqueles que realmente crêem nele.

Referências Cruzadas

Salmos 69:23 – Escureçam-se os seus olhos para que não consigam ver; faze-lhes tremer o corpo sem parar.

Isaías 6:10 – Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados”.

Isaías 25:7 – Neste monte ele destruirá o véu que envolve todos os povos, a cortina que cobre todas as nações;

Isaías 26:10 – Ainda que se tenha compaixão do ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele age perversamente, e não vê a majestade do Senhor.

Isaías 42:18 – “Ouçam, surdos; olhem, cegos, e vejam!

Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

Isaías 56:10 – As sentinelas de Israel estão cegas e não têm conhecimento; todas elas são como cães mudos, incapazes de latir. Deitam-se e sonham; só querem dormir.

Isaías 59:10 – Como o cego caminhamos apalpando o muro, tateamos como quem não tem olhos. Ao meio-dia tropeçamos como se fosse noite; entre os fortes somos como os mortos.

Jeremias 5:21 – Ouçam isto, vocês, povo tolo e insensato, que têm olhos mas não vêem, têm ouvidos mas não ouvem:

Ezequiel 12:2 – “Filho do homem, você vive no meio de uma nação rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não vêem, e ouvidos para ouvir, mas não ouvem, pois são uma nação rebelde.

Mateus 6:23 – Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

Mateus 13:13 – Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Lucas 18:31 – Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.

Lucas 24:25 – Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 9:39 – Disse Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos”.

João 12:40 – “Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.

João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Atos dos Apóstolos 28:26 – ‘Vá a este povo e diga: “Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão”.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Romanos 11:25 – Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

2 Coríntios 4:3 – Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *