Estudo de Mateus 13:11 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
Mateus 13:11

Comentário de Albert Barnes

Os mistérios do reino – A palavra “mistério”, na Bíblia, significa corretamente algo que está “oculto” ou que “foi oculto”. Isso não significa que a coisa era “incompreensível” ou mesmo difícil de ser entendida.

A coisa pode ser “clara” o suficiente se revelada, mas significa simplesmente que “não” havia sido divulgada antes. Assim, os “mistérios do reino” não significam nenhuma doutrina incompreensível em si considerada, mas simplesmente doutrinas sobre a pregação do evangelho e o estabelecimento do novo reino do Messias, que “não” haviam sido entendidos e que eram como ainda oculto do grande corpo dos judeus. Veja Romanos 16:25 ; Romanos 11:25 ; Efésios 3: 3-4 , Efésios 3: 9 . Dessa natureza era a verdade de que o evangelho deveria ser pregado aos gentios; que a política judaica cessaria; que o Messias deveria morrer etc. Aos discípulos foi dado o conhecimento dessas verdades. Isso foi importante para eles, pois deveriam levar o evangelho ao redor do mundo. Para os outros, não foi “então” dado. Eles eram muito nojentos, muito terrenos; eles também tinham concepções terríveis do reino do Messias para entender essas verdades, mesmo que lhes fossem comunicadas. Eles não deveriam pregar o evangelho, e, portanto, nosso Salvador teve o cuidado de instruir seus apóstolos no sistema que eles deveriam pregar. Os fariseus, e os judeus em geral, não estavam preparados para receber o sistema, e não teriam acreditado, e, portanto, ele propositadamente empregou um tipo de ensino que era destinado apenas a seus apóstolos.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele = e ele.

é dado = foi dado: ie é dado permanentemente.

conhecer = conhecer. Grego. ginosko. App-132.

os mistérios = os segredos; ou as coisas até agora mantidas em segredo.

de = pertencente a. Genitivo de Relação. App-17.

o reino dos céus. Veja App-114.

céu = céu (plural) Veja notas em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

não é dado = não foi dado.

Comentário de John Calvin

11. A você é dado conhecer os mistérios (178) do reino dos céus. Com esta resposta de Cristo, aprendemos que a doutrina da salvação é proclamada por Deus aos homens para vários propósitos; pois Cristo declara que ele intencionalmente falou obscuramente, a fim de que seu discurso pudesse ser um enigma para muitos, e só pudesse atingir seus ouvidos com um som confuso e duvidoso. Talvez seja contestado que isso é inconsistente com essa profecia,

Não falei em segredo, nem num canto escuro; não disse em vão à descendência de Jacó: procura-me,
( Isaías 45:19 😉

ou com as recomendações que Davi pronuncia sobre a Lei, que

é uma lâmpada para os pés, e que dá sabedoria às crianças pequenas
( Salmos 119: 105. )

Mas a resposta é fácil: a palavra de Deus, em sua própria natureza, é sempre brilhante (179), mas sua luz é sufocada pelas trevas dos homens. Embora a Lei estivesse oculta, por assim dizer, por uma espécie de véu, ainda assim a verdade de Deus brilhava nela, se os olhos de muitos não tivessem sido cegados. Com relação ao Evangelho, Paulo afirma com verdade que ele está oculto a ninguém, exceto aos réprobos, e àqueles que são devotados à destruição, cujas mentes Satanás cegou ( 2 Coríntios 4: 3 ). Além disso, deve Entenda-se que o poder de esclarecimento mencionado por Davi e a maneira familiar de ensinar que Isaías prediz se referem exclusivamente ao povo eleito.

Ainda permanece um princípio fixo, que a palavra de Deus não é obscura, exceto na medida em que o mundo a obscurece por sua própria cegueira. E, no entanto, o Senhor esconde seus mistérios, para que a percepção deles não atinja os réprobos. (180) Há duas maneiras pelas quais ele os priva da luz de sua doutrina. Às vezes, ele declara, de maneira sombria, o que pode ser mais claramente expresso; e às vezes ele explica sua mente completamente, sem ambiguidade e sem metáfora, mas atinge seus sentidos com dulness e suas mentes com estupidez, para que fiquem cegos em meio ao sol forte.

Tal é a importância dessas ameaças terríveis, nas quais Isaías avisa, que ele será para o povo um bárbaro, falando em uma língua estrangeira e desconhecida; que as visões proféticas serão para os eruditos um livro fechado e selado, no qual não podem ler; e que, quando o livro for aberto, tudo será desaprendido e permanecerá espantado, pela incapacidade de ler ( Isaías 28:11 .) Agora, já que Cristo propositadamente dispensou sua doutrina de tal maneira, para que pudesse ser proveitosa. apenas para um pequeno número, estando firmemente assentados em suas mentes, e mantendo os outros em suspense e perplexidade, segue-se que, por nomeação divina, a doutrina da salvação não é proclamada a todos pelo mesmo fim, mas é regulada por sua maravilhoso propósito, que não é menos um sabor da morte para a morte para os réprobos do que um sabor vivificante para os eleitos ( 2 Coríntios 2:15 .) E para que ninguém se atreva a murmurar, declara Paulo, nessa passagem que qualquer que seja o efeito do Evangelho, seu sabor, embora mortal, é sempre um sabor agradável para Deus.

Para verificar completamente o significado da presente passagem, devemos examinar mais de perto o desígnio de Cristo, a razão pela qual e o propósito para o qual essas palavras foram ditas. Primeiro, a comparação, sem dúvida, pretende que Cristo mostre a magnitude da graça concedida a seus discípulos, ao receber especialmente o que não foi dado indiscriminadamente a todos. Se for perguntado, por que esse privilégio era peculiar aos apóstolos, (181) a razão certamente não será encontrada em si mesmos, e Cristo, ao declarar que foi concedido a eles, exclui todo mérito. (182) Cristo declara que há homens certos e eleitos, aos quais Deus concede especialmente a honra de lhes revelar seus segredos, e que outros são privados dessa graça. Nenhuma outra razão será encontrada para essa distinção, exceto que Deus chama a si mesmo aqueles a quem ele elegeu gratuitamente.

Comentário de Adam Clarke

É-lhe dado conhecer os mistérios, etc. – Por mistérios, aqui, podemos entender não apenas as coisas relativas ao esquema da salvação, que ainda não haviam sido reveladas; mas também as declarações proféticas relativas ao futuro estado da Igreja cristã, expressas nas parábolas que se seguiram. Não lhes é dado conhecer o significado e o propósito dessas coisas – elas são grosseiras de coração, terrenas e sensuais, e não melhoram a luz que receberam: mas a você é dada, porque eu o designei não apenas ser os primeiros pregadores do meu Evangelho aos pecadores, mas também as pessoas que devem transmitir relatos de todas essas coisas à posteridade. O conhecimento desses mistérios, em primeira instância, pode ser dado apenas a alguns; mas quando estes escrevem e publicam fielmente o que ouviram e viram no mundo, então a ciência da salvação é revelada e dirigida a todos. De Mateus 13:17 , aprendemos que muitos profetas e homens justos desejavam ver e ouvir essas coisas, mas não tinham esse privilégio – a eles não foi dado; não porque Deus planejou excluí-los da salvação, mas porque Aquele que sabia todas as coisas sabia, ou que elas não eram pessoas apropriadas, ou que esse não era o tempo certo: para a escolha das Pessoas por quem e a escolha das pessoas. O tempo em que é mais apropriado revelar as coisas Divinas, deve sempre descansar com o Deus onisciente.

Comentário de Scofield

mistérios

Um “mistério” nas Escrituras é uma verdade anteriormente escondida, agora divinamente revelada; mas no qual um elemento sobrenatural ainda permanece apesar da revelação. Os maiores mistérios são:

(1) Os mistérios do reino dos céus Mateus 13: 3-50 .

(2) o mistério da cegueira de Israel durante essa era Romanos 11:25 (com contexto);

(3) o mistério da tradução dos santos vivos no final desta era 1 Coríntios 15:51 ; 1 Coríntios 15:52 ; 1 Tessalonicenses 4: 14-17 .

(4) o mistério da igreja do NT como um corpo composto por judeus e gentios Efésios 3: 1-11 ; Romanos 16:25 ; Efésios 6:19 ; Colossenses 4: 3 .

(5) o mistério da igreja como a noiva de Cristo Efésios 5: 28-32 .

(6) o mistério do Cristo que está vivo Gálatas 2:20 ; Colossenses 1:26 ; Colossenses 1:27 .

(7) o “mistério de Deus até Cristo”, isto é, Cristo como a plenitude encarnada da Divindade encarnada, na qual toda a sabedoria divina para o homem subsiste Colossenses 2: 2 ; Colossenses 2: 9 ; 1 Coríntios 2: 7 .

(8) o mistério dos processos pelos quais a semelhança a Deus é restaurada ao homem 1 Timóteo 3:16 .

(9) o mistério da iniqüidade 2 Tessalonicenses 2: 7 ; Mateus 13:33 .

(10) o mistério das sete estrelas Apocalipse 1:20 .

(11) o mistério de Babilônia Apocalipse 17: 5 ; Apocalipse 17: 7 .

reino (Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “) .

Comentário de John Wesley

Ele respondeu e disse-lhes: Porque vos é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não é dado.

Para você que tem, é dado conhecer os mistérios do reino dos céus – As coisas profundas que a carne e o sangue não podem revelar, pertencentes ao interior e atual reino dos céus. Mas àqueles que não o têm, isso não é dado – Por isso falo em parábolas, para que entendais, enquanto eles não entendem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *