Estudo de João 8:12 – Comentado e Explicado

Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12

Comentário de Albert Barnes

Eu sou a luz do mundo – Veja as notas em João 1: 4 , João 1: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

Então = Portanto.

novamente . Esta seção não tem conexão necessária com João 7:62 , mas refere-se a uma ocasião subsequente no “Tesouro” ( João 8:20 ).

Eu sou Veja nota em João 6:35 ,

luz. Grego. phos (App-130.) Não é luchnos como em João 5:36 (App-130.) Uma das palavras características deste Evangelho. Veja a nota em João 1: 4 .

mundo . App-129. Veja nota em João 1: 9 . Colocado pela figura do discurso, a metonímia (do sujeito), App-6, para seus habitantes sem distinção, implicando outros que não judeus.

not = de maneira nenhuma. Grego. ou eu. App-105.

deve ter = não apenas vê-lo, mas possuí-lo.

vida = a vida. App-170. Veja a nota em João 1: 4 .

Comentário de John Calvin

12. Eu sou a luz do mundo. Aqueles que deixam de fora a narrativa anterior, que diz respeito à adúltera, (213) conectam esse discurso de Cristo ao sermão que ele proferiu no último dia da assembléia. É uma bonita recomendação de Cristo, quando ele é chamado a luz do mundo; pois, como somos todos cegos por natureza, é oferecido um remédio, pelo qual podemos ser libertados e resgatados das trevas e feitos participantes da verdadeira luz. Nem é apenas para uma pessoa ou para outra que esse benefício é oferecido, para Cristo declara que ele é a luz do mundo inteiro ; pois, com essa afirmação universal, ele pretendia remover a distinção, não apenas entre judeus e gentios, mas entre os eruditos e ignorantes, entre as pessoas distintas e as pessoas comuns.

Mas devemos primeiro verificar qual é a necessidade de buscar essa luz ; pois os homens nunca se apresentarão a Cristo para serem iluminados, até que saibam que este mundo é trevas e que eles mesmos são completamente cegos. Portanto, saibamos que, quando a maneira de obter essa luz é apontada para nós em Cristo, somos todos condenados pela cegueira, e tudo o mais que consideramos ser luz é comparado às trevas e a uma noite muito escura. Pois Cristo não fala disso como o que lhe pertence em comum com os outros, mas afirma que é peculiarmente dele. Portanto, segue-se que fora de Cristo não há sequer uma centelha de luz verdadeira. Pode haver alguma aparência de brilho, mas se assemelha a um raio, que apenas deslumbra os olhos. Também deve ser observado que o poder e o cargo de iluminar não se limitam à presença pessoal de Cristo; pois, embora ele esteja longe de nós em relação ao seu corpo, ele diariamente lança sua luz sobre nós, pela doutrina do Evangelho e pelo poder secreto de seu Espírito. Contudo, não temos uma definição completa dessa luz, a menos que aprendamos que somos iluminados pelo Evangelho e pelo Espírito de Cristo, para que possamos saber que a fonte de todo conhecimento e sabedoria está escondida nele.

Quem me segue. À doutrina, ele acrescenta uma exortação, que ele imediatamente confirma por uma promessa. Pois quando aprendemos que todos os que se deixam governar por Cristo correm o risco de se perder, devemos ficar animados para segui-lo e, de fato, estendendo a mão – por assim dizer – ele nos atrai para ele . Também devemos ser poderosamente afetados por uma promessa tão grande e magnífica, que aqueles que direcionam seus olhos para Cristo têm certeza de que, mesmo no meio das trevas, serão preservados de se desviarem; e isso não apenas por um curto período, mas até que eles terminem o curso. Pois esse é o significado das palavras usadas no tempo futuro, ele não andará nas trevas , mas terá a luz da vida. É também a importância desta última cláusula, na qual a perpetuidade da vida é expressa em termos expressos. Portanto, não devemos temer que isso nos deixe no meio da jornada, pois nos conduz até a vida. O genitivo da vida , de acordo com o idioma hebraico, é empregado, em vez do adjetivo, para denotar o efeito ; como se ele tivesse dito, a luz vivificante. Não precisamos nos perguntar que essa escuridão grosseira de erros e superstições prevalece no mundo , em que há tão poucos que têm os olhos fixos em Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Em seguida, falou-lhes Jesus novamente – permitindo que a história sobre a mulher apanhada em adultério seja autêntica e permaneça aqui em seu devido lugar, podemos considerar que nosso Senhor, tendo começado a ensinar as pessoas no templo, foi interrompido pelo introdução desta mulher pelos escribas e fariseus; e agora, tendo despedido eles e a mulher também, ele retoma seu discurso.

Eu sou a luz do mundo – A fonte de onde procede uma luz intelectual e um entendimento espiritual: sem mim tudo é escuridão, miséria e morte. O ser divino era, pelos coelhos denominados, a luz do mundo. Assim, em Bamidbar Rabba: “Os israelitas disseram a Deus, ó Senhor do universo, que tu nos ordenaste acender lâmpadas, mas tu és a Luz do Mundo: e contigo a luz habita”. Nosso Senhor, portanto, assume aqui um caráter bem conhecido do Ser Supremo; e com isso descobrimos que os judeus ficaram muito ofendidos.

Não andará nas trevas – Ele será salvo da ignorância, infidelidade e pecado. Se ele me seguir, se tornar meu discípulo e crer em meu nome, ele terá meu Espírito para testemunhar com ele, que ele é um filho de Deus. Ele terá a luz da vida – uma luz que traga e sustente a vida. O sol, a fonte da luz, também é a fonte da vida: por suas influências vivificantes, todas as coisas vivem – nem a vida animal nem a vegetativa poderiam existir, não fosse por sua influência. Jesus, o Sol da justiça, Malaquias 4: 2 , é a fonte de toda vida espiritual e eterna. Sua luz traz vida com ela, e aqueles que andam em sua luz vivem em sua vida. Esse sentimento é lindamente expresso e ilustrado no seguinte verso inimitável (todos os monossílabos, exceto uma palavra) daquele segundo Spenser, Phineas Fletcher. Falando da conversão de uma alma em Deus, ele diz:

“Nova Luz, novo Amor, novo Amor, nova Vida;

Uma vida que vive pelo amor e ama pela luz:

Um amor para ele, com quem todos os amores estão casados;

Uma Luz, para quem o sol é a noite mais escura:

Luz dos olhos, amor do coração, única vida da alma, ele é:

Vida, alma, amor, coração, luz, olhos e todos são dele:

Ele olho, luz, coração, amor, alma; Ele toda a minha alegria e bem-aventurança. ”

Ilha Roxa, Can. I. v. 7.

Alguns supõem que nosso Senhor alude ao costume de acender lâmpadas ou tochas, no primeiro dia da festa dos tabernáculos. Mas, como essas palavras parecem ter sido ditas no dia seguinte ao último e grande dia da festa, mencionado em João 7:37 , elas podem ser consideradas como se referindo ao seguinte costume: Já foi observado que os judeus acrescentaram uma nono dia a esta festa, a que dia chamaram: festa da alegria pela lei; e naquele dia eles estavam acostumados a tirar todos os livros sagrados do baú onde haviam sido depositados e colocar uma vela acesa em seu lugar, em alusão a Provérbios 6:23 ; : Pois o mandamento é uma lâmpada (ou vela) e a lei é vida: ou para o Salmo 119: 105 ; : A tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, e uma luz para o meu caminho. Se esse costume existia no tempo de nosso Senhor, é mais provável que ele alude aqui; como deve ter acontecido na mesma época em que essas palavras foram ditas. Veja Buxtorf. Sinagoga. Jud. c. xxi.

Como o Messias era freqüentemente mencionado pelos profetas sob o emblema da luz, ver Isaías 60: 1 ; Isaías 49: 6 ; Isaías 9: 2 , os fariseus devem perceber imediatamente que ele pretendia se recomendar ao povo como o Messias, quando disse: eu sou a luz do mundo.

Os coelhos pensam que o Messias se destina em Gênesis 1: 3 , e Deus disse: Haja luz, e houve luz. “A partir disso, podemos aprender que o Deus santo e abençoado viu a luz do Messias e suas obras antes da criação do mundo; e a reservou para o Messias e sua geração, sob o trono de sua glória. Satanás disse ao santo e abençoou a Deus, por quem reserva a luz que está debaixo do trono da tua glória? Deus respondeu: Para aquele que te subjugar e te subjugar com confusão, Satanás voltou, Senhor do universo, mostre-me essa pessoa! Deus disse: “Venha vê-lo. Quando o viu, ficou muito agitado e caiu sobre o seu rosto, dizendo: Verdadeiramente este é o Messias, que lançará eu e os idólatras no inferno”. Yalcut Rubeni, fol. 6. Este é um ditado muito notável; e, como poderia ter existido no tempo de nosso Senhor, a ele ele poderia ter feito alusão no versículo diante de nós. A coisa em si é verdadeira: o Messias é a luz do mundo, e por ele o império de idolatria de Satanás é destruído no mundo, e o reino da luz e da vida é estabelecido. Veja vários testemunhos semelhantes em Schoettgen.

Comentário de Thomas Coke

João 8:12 . Eu sou a luz do mundo: Na transação acima relatada, Jesus parece indescritivelmente grande, tendo demonstrado, na ocasião, um certo grau de sabedoria, conhecimento, bondade e poder, evidentemente morethan humano – sabedoria, defendendo-se dos ataques maliciosos de seus inimigos; conhecimento, ao descobrir o estado invisível de sua mente; poder, ao usar seus próprios pensamentos e convicções secretas para decepcionar suas intenções astutas; e bondade, com pena e sem punir instantaneamente alguém que foi culpado de um ato atroz de maldade; portanto, foi com singular propriedade que, após essa decisão notável, dirigindo-se a seus discípulos e à multidão, ele se chamou a Luz do mundo; em alusão a Malaquias 4: 2 ou ao brilho do sol que se ergueu ultimamente, e agora lançava seus raios com grande brilho e beleza sobre eles. ” Eu sou a Luz do mundo; eu sou o Sol espiritual, que dissipa as trevas da ignorância e da superstição, com as quais as mentes dos homens estão nubladas; pois pela minha doutrina e exemplo eu mostro claramente em todos os lugares onde a vontade de Deus, e o caminho da salvação, mas observe que este sol nasce em poucas horas para descer novamente, e pode falhar muitos de vocês antes que sua jornada pretendida seja despachada: enquanto aquele que perseverantemente me segue, e se governa pelos ditames da minha palavra e espírito , não será deixado andar nas trevas da ignorância, erro e pecado, mas terá a luz da vida continuamente brilhando sobre ele, para difundir sobre sua alma o conhecimento, a santidade e a alegria, até que ele seja guiado pela felicidade eterna . ” O leitor apenas se lembrará, para entrar melhor na propriedade e no espírito das palavras de nosso Senhor, que essa foi a manhã após a conclusão da festa dos tabernáculos. Ver João 8: 2 .; e esse discurso provavelmente poderia ter sido proferido antes do sacrifício da manhã; após o que, sem dúvida, muitos partiriam para suas habitações no país. Compare Isaías 42: 6 ; Isaías 49: 6 . Malaquias 4: 2 . Lucas 2:32 e as passagens na margem.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de Spurgeon

João 8: 12-13 . Depois lhes falou Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. Os fariseus –

Essas vespas sempre o picavam; quando ele os afastou uma vez, eles rapidamente voltaram a atacá-lo novamente: “Os fariseus” –

João 8: 13-15 . Por isso lhe disse: Dás testemunho de ti mesmo; teu registro não é verdadeiro. Jesus respondeu e disse-lhes; Embora eu tenha testemunho de mim mesmo, meu testemunho é verdadeiro: pois sei de onde vim e para onde vou; mas não sabeis de onde vim e para onde vou. Vós julgais segundo a carne; Eu não julgo homem.

Ele não veio para esse fim pela primeira vez; ele virá, uma segunda vez, para julgar toda a humanidade.

João 8:16 . E, no entanto, se eu julgar, meu julgamento é verdadeiro: pois não estou sozinho, mas eu e o Pai que me enviou.

Vejam, irmãos, como nosso Senhor Jesus afirmou ser Deus, pois ele se colocou aqui em uma conexão com Deus que seria bastante inconsistente para qualquer homem. Foi isso que Paulo quis dizer quando disse que Cristo “pensava que não era roubo ser igual a Deus”, ele pensava que ‘não era um prêmio a ser conquistado, pois já era dele.

João 8: 17-18 . Também está escrito em sua lei que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Sou testemunha de mim mesmo, e o Pai que me enviou é testemunha de mim.

Ele fez isso pelos milagres que Cristo operou; e eles provaram que ele foi realmente enviado por Deus.

João 8:19 . Disseram-lhe então: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Você nem me conhece, nem meu Pai; se você me conhecesse, também deveria conhecer meu Pai.

Eles pensaram que conheciam seu reputado pai Joseph; eles pensaram que também sabiam tudo sobre Cristo, o Filho do carpinteiro; mas há mais em Cristo do que os olhos carnais podem ver. Há mais em Cristo do que o entendimento mais esclarecido, se é que é apenas um entendimento natural, pode perceber. Esses morcegos cegos, os fariseus, nem conheciam Cristo nem o Pai. Se o tivessem conhecido, teriam conhecido o Pai, pois Cristo é “o brilho de sua glória e a imagem expressa de sua pessoa”.

João 8:20 . Estas palavras falaram a Jesus no tesouro, como ele ensinava no templo; e ninguém lhe impôs as mãos; pois sua hora ainda não havia chegado.

Como nosso Senhor, todo filho de Deus é imortal até que seu trabalho seja feito. Isso deve nos livrar de todo tipo de medo. O inimigo não pode impor as mãos a um cristão até que o Senhor o deseje: e quando chegar a hora, não cabe ao filho de Deus resistir à vontade do Pai.

João 8:21 . Disse-lhes, então, Jesus novamente: Eu vou no meu caminho, e me procurareis, e morrereis nos vossos pecados; para onde eu vou, não podeis vir.

Oh, que frase terrível é essa! Oro para que o Senhor nunca diga isso a nenhum de nós: “Para onde vou, não podeis vir”. Essa seria a morte – acarretaria todas as nossas esperanças e tornaria nossa vida um longo banimento. Bendito seja o seu nome, nós que o procuramos e o encontramos, sabemos disso; não morreremos em nossos pecados; e para onde ele foi, iremos também.

João 8: 22-23 . Então disseram os judeus: Ele se matará? porque ele disse: Para onde eu vou, não podeis vir. E ele lhes disse: Vós sois de baixo; Eu sou de cima:

Você é de natureza sombria; seus pensamentos emergem do abismo onde habita todo mal.

João 8: 23-24 . Vocês são deste mundo; Eu não sou deste mundo. Eu disse, portanto, de vós que morrereis em pecados do ano; porque, se não creres que eu sou ele, morrereis em seus pecados.

Se não tendes fé em Cristo como o Filho de Deus, “morrereis em vossos pecados”. Que coisa terrível será morrer em seus pecados! Que certezas para o seu enterro eterno! Que manto de fogo para se deitar por um longo sono e depois não encontrar sono por causa disso! “Você deve morrer em seus pecados.” Gostaria que essa sentença curta e severa soasse aos ouvidos de todo incrédulo. Esta não é a minha palavra, mas a própria palavra de Cristo – a palavra do Salvador mais amoroso e terno: “Se não crerdes que eu sou ele, morrerei em seus pecados”.

João 8: 25-29 . Disseram-lhe então: Quem és tu? E Jesus disse-lhes: Mesmo que eu te disse desde o princípio. Tenho muitas coisas para dizer e julgar sobre você: mas quem me enviou é verdadeiro; e falo ao mundo as coisas que ouvi dele. Eles não entenderam que ele lhes falou do Pai. Então Jesus lhes disse: Quando levantardes o Filho do homem, sabereis que eu sou ele, e que nada faço por mim; mas, como meu pai me ensinou, eu falo essas coisas. E quem me enviou está comigo:

Isso tornou a vida de Cristo tão calma, tão profundamente alegre em meio a toda sua tristeza. “Quem me enviou está comigo.” Servo de Deus, podes dizer o mesmo? Nesse caso, é a tua alegria, a tua confiança, a tua força. Deus conceda que cada um de nós compreenda a presença abençoada de nosso Senhor!

João 8:29 . O Pai não me deixou em paz, porque sempre faço o que lhe agrada.

Cristo poderia realmente dizer isso. Ah, que isso também possa ser verdade para nós!

João 8: 30-31 . Ao falar estas palavras, muitos creram nele. Então Jesus disse aos judeus que nele criam: Se vós permanecerdes na minha palavra, então sois meus discípulos;

‘Se vocês se tornaram meus discípulos por causa do que eu disse, crerão no que ainda direi? Você está preparado para receber ainda mais revelações e receber o que eu devo lhe ensinar? Se sim, ‘de fato sois meus discípulos’ ”

João 8:32 . E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Alguns que ouviram esta mensagem de nosso Senhor a entenderam; eles estavam sempre vigilantes para qualquer coisa para desonrar e contradizer e, portanto, –

João 8: 33-34 . Responderam-lhe: Nós somos a descendência de Abraão, e nunca ficamos presos a ninguém; como dizes: Sereis libertados? Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que quem comete pecado é servo do pecado.

Ou “o escravo do pecado”. Existe o teste da sua posição; se você faz o trabalho sujo do diabo, você é seu servo. Se você se delicia com o pecado, pode ouvir seus grilhões retinir se os ouvidos de sua consciência estiverem abertos: “Todo aquele que comete pecado é servo do pecado”.

João 8: 35-37 . E o servo não permanece em casa para sempre; mas o Filho permanece para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Eu sei que você é a semente de Abraão;

“Eu sei que você se orgulha disso.”

João 8: 37-39 . Mas você procura me matar, porque minha palavra não tem lugar em você. Falo o que vi com meu pai; e fazeis o que vimos com seu pai. Eles responderam e disseram-lhe: Abraão é nosso pai.

Jesus admitiu que, por uma questão de descendência temporal; mas ele negou por uma questão de fato real.

Comentário de John Wesley

Depois lhes falou Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.

Aquele que me segue em nenhum momento andará nas trevas – na ignorância, na iniqüidade, na miséria: mas terá a luz da vida – Aquele que me seguir de perto, humildemente e firmemente, terá a luz Divina continuamente brilhando sobre ele, difundindo sobre sua alma conhecimento, santidade, alegria, até que ele seja guiado por ela à vida eterna.

Referências Cruzadas

Jó 33:28 – Ele resgatou a minha alma, impedindo-a de descer à cova, e viverei para desfrutar a luz’.

Salmos 18:28 – Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas.

Salmos 49:19 – ele se juntará aos seus antepassados, que nunca mais verão a luz.

Salmos 97:11 – A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração.

Isaías 9:2 – O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.

Isaías 42:6 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 50:10 – Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Mateus 4:14 – para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías:

Lucas 1:78 – por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

João 9:5 – Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Atos dos Apóstolos 13:47 – Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’ “.

Atos dos Apóstolos 26:23 – que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios”.

2 Pedro 2:4 – Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.

2 Pedro 2:17 – Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada,

Judas 1:6 – E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.

Judas 1:13 – São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.

Apocalipse 21:24 – As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *