Estudo de Isaías 49:6 – Comentado e Explicado

Disse-me: Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo.
Isaías 49:6

Comentário de Albert Barnes

E ele disse: Isto é, disse o Senhor em sua promessa ao Messias.

É uma coisa leve – margem, ‘você é mais leve do que isso’, etc. Lowth a processa: ‘é uma coisa pequena’. Hengstenberg: É muito pouco que você seja meu servo para levantar as tribos de Jacó. O sentido é que Deus planejou glorificá-lo em um grau eminente, e que não seria tanta honra quanto se destinasse a conferi-lo, designá-lo apenas para produzir uma reforma entre os judeus e recuperá-los para o adoração espiritual de Deus. Ele o projetou para um trabalho muito mais importante – para a recuperação do mundo gentio e para a disseminação da verdadeira religião entre todas as nações. A Septuaginta traduz isso: É uma grande coisa ser chamado de meu servo. O Chaldee propõe isso como uma pergunta: “É uma coisa pequena para você ser chamado meu servo?”

Meu servo – (Ver Isaías 49: 3 ).

Para levantar as tribos de Jacó – Hebraico, ( ????? lehâqiym ) – ‹Estabelecer, ‘ou confirmar as tribos de Jacó; isto é, estabelecê-los na adoração a Deus e na prosperidade. Isso deve ser entendido em um sentido espiritual, pois é sinônimo das bênçãos que ele daria aos pagãos. Seu trabalho em relação a ambos deveria ser substancialmente o mesmo. Em relação aos judeus, era para confirmá-los na adoração ao Deus verdadeiro; e em relação aos pagãos, era para trazê-los ao conhecimento do mesmo Deus.

E restaurar – Trazer de volta ( ?????? lehâshiyb ), isto é, recuperá-los de seus pecados e hipocrisia, e trazê-los de volta à adoração ao Deus verdadeiro e único. Os caldeus, no entanto, apresentam isso: ‘Para trazer de volta o cativeiro de Israel.’ Mas significa, sem dúvida, recuperar o povo judeu alienado para a adoração pura e espiritual de Deus.

Os preservados de Israel – Lowth tornam isso: ‹Restaurar os ramos de Israel; means “branch” (see the notes at Isaiah 11:1 ; Isaiah 14:9 ), and Lowth supposes that it means the branches of Israel; como se fosse nets nrey no texto, em vez de netsûrey A palavra n ? nêtser significa “ramo” (veja as notas em Isaías 11: 1 ; Isaías 14: 9 ), e Lowth supõe que os ramos de Israel; isto é, os descendentes de Israel ou Jacó, por uma semelhança extraída dos galhos de uma árvore, todos derivados do mesmo caule ou raiz. O siríaco aqui a traduz: O ramo de Israel. Mas a palavra significa adequadamente aqueles que são mantidos ou preservados (de ??? nâtsar “manter, preservar”), e pode ser aplicada literalmente àqueles que foram mantidos vivos ou que sobreviveram a qualquer batalha, cativeiro ou calamidade – como um remanescente; ou espiritualmente, àqueles que são preservados para propósitos de misericórdia e graça fora da massa comum que é corrupta e incrédula. Refere-se aqui, suponho, a este último, e significa aqueles a quem era o propósito de Deus preservar da massa comum de judeus afundados em hipocrisia e pecado. Estes, era o desígnio de Deus restaurar a si mesmo, e fazer isso, era o objetivo principal na nomeação do Messias.

Também te darei uma luz para os gentios – te designarei para o ofício mais alto de estender o conhecimento da verdadeira religião ao mundo pagão obscuro. A mesma expressão e a mesma promessa ocorrem em Isaías 42: 6 (veja as notas nesse versículo).

Para que você seja a minha salvação até o fim da terra – (Veja a nota em Isaías 42:10 ). A verdadeira religião será estendida às nações pagãs, e todas as partes do mundo verão a salvação de Deus. Essa grande obra deveria ser confiada ao Redentor, e foi considerado uma grande honra que ele fosse assim o meio de difundir luz e verdade entre todas as nações. Podemos aprender, portanto, primeiro que Deus levantará as tribos de Jacó; isto é, que grande número de judeus ainda será ‘preservado’ ou recuperado para si mesmo; segundo, que o evangelho certamente será estendido até os confins da terra; terceiro, que é uma honra ser instrumental na extensão da verdadeira religião. Tão grande é essa honra, que é mencionada como a mais alta que poderia ser conferida até ao Redentor neste mundo. E se ele considerou uma honra, também não devemos considerar um privilégio se engajar no trabalho das missões cristãs e nos esforçar para salvar o mundo da ruína? Não há glória maior para o homem do que pisar nos passos do Filho de Deus; e aquele que, por abnegação e caridade, e trabalho pessoal e oração, faz mais pela conversão deste mundo inteiro a Deus, é mais parecido com o Redentor e terá o lugar mais elevado nas glórias do mundo celestial.

Comentário de Scofield

Gentios

(Ver Scofield “ Isaías 42: 6 “)

Comentário de Adam Clarke

E restaurar os preservados de Irsrae “E restaurar os ramos de Israel” – ????? netsirey , ou ????? netsurey , como os massoretas o corrigem na leitura marginal. Essa palavra tem sido motivo de grande dúvida para os intérpretes: o siríaco a transforma em ramo, levando-a assim com ??? netser , Isaías 11: 1 . Veja Michaelis Epim. no Praelect. xix.

Comentário de John Calvin

6. E ele disse: É uma questão pequena. Isaías prossegue ainda mais, e mostra que o trabalho de Cristo e de toda a Igreja será glorioso não apenas diante de Deus, mas também diante dos homens. Embora a princípio pareça ser inútil e inútil, o Senhor fará com que alguns frutos brotem, contrários às expectativas dos homens. Já bastava que nosso trabalho fosse aprovado por Deus; mas quando ele acrescenta que não será inútil nem mesmo aos olhos dos homens, isso deve ser ainda mais abundante para confortar e mais veemente para nos excitar. Por conseguinte, devemos ter boas esperanças de sucesso, mas devemos deixá-lo à disposição do próprio Deus, para que as bênçãos que ele promete sejam manifestadas no tempo apropriado, em qualquer extensão e em qualquer maneira que ele achar apropriado.

Por isso te designei para ser uma luz dos gentios. Ele agora acrescenta que esse trabalho será eficaz, não apenas entre o povo de Israel, mas também entre os gentios; e isso realmente aconteceu. Além disso, quando a pregação do Evangelho quase não produziu nenhum efeito bom sobre os judeus, e quando Cristo foi obstinadamente rejeitado por eles, os gentios foram substituídos em seu quarto. E assim Cristo foi

“Designado para ser uma luz dos gentios, e sua salvação se manifestou até os confins da terra.” ( Atos 13:47 .)

Agora, esse consolo era altamente necessário, tanto para os profetas quanto para os apóstolos, que experimentavam cada vez mais a obstinação dos judeus. Eles podem duvidar da verdade dessas promessas, uma vez que não as percebem como produzindo frutos; mas quando eles entenderam que Cristo também fora enviado aos gentios, não era tão difícil animar seus corações a perseverar. Isso foi incrível e até monstruoso; mas esta é a maneira pela qual o Senhor normalmente trabalha, contrariamente à expectativa de todos. Paulo diz que este era “um mistério escondido desde os tempos” e que os próprios anjos não o entenderam até que ele foi realmente revelado na Igreja de Deus. ( Efésios 3: 5. ) Embora, portanto, somente os judeus parecessem ter discernimento, eles agora estão no mesmo nível dos gentios e de Deus “não há distinção entre judeus e gregos”. ( Romanos 10:12 .)

Os judeus leram este versículo como uma pergunta: “É uma coisa pequena?” Como se ele tivesse dito, é suficiente e que nada mais ou mais deve ser desejado. Mas eles maliciosamente corrompem o significado natural do Profeta e imaginam que um dia serão senhores dos gentios e terão amplo e extenso domínio. O verdadeiro significado do Profeta é: “Esse trabalho em si mesmo é magnífico e glorioso, para levantar e restaurar as tribos de Israel, que haviam caído muito baixo; pois ele acrescentará aos gentios os judeus, para que eles se unam como um povo e sejam reconhecidos como pertencentes a Cristo. ” Nem esta passagem se refere à rejeição do povo antigo, mas ao aumento da Igreja, para que os gentios possam estar associados aos judeus. É verdade que, quando os judeus se revoltaram contra a aliança, os gentios entraram, por assim dizer, naquele lugar que haviam deixado vazios; e, portanto, sua revolta foi a razão pela qual aqueles que anteriormente eram estrangeiros foram admitidos como filhos. Mas nisto, assim como em outras passagens, Isaías prediz que a Igreja será grandemente estendida, quando os gentios forem recebidos e unidos aos judeus na unidade da fé.

Uma luz dos gentios. Embora a palavra “luz” signifique felicidade ou alegria, ainda assim o Profeta, sem dúvida, se refere diretamente à doutrina do Evangelho, que ilumina as almas e as tira das trevas, Ele mostra que essa “luz, ”Que Cristo trará, dará a salvação. Da mesma maneira que Cristo é chamado “o caminho, a verdade e a vida” ( João 14: 6 ), porque através do conhecimento da verdade obtemos vida, assim, nesta passagem, ele é chamado de “luz” e salvação dos gentios, porque ele ilumina nossas mentes pela doutrina do Evangelho, a fim de que ele possa nos levar à salvação. Duas coisas, portanto, devem ser observadas; primeiro, que nossos olhos são abertos pela doutrina de Cristo; e segundo, que nós que perecemos somos restaurados à vida, ou melhor, a vida é restaurada para nós.

Comentário de John Wesley

E ele disse: É uma coisa leve que você seja meu servo para levantar as tribos de Jacó e restaurar os preservados de Israel; eu também te darei uma luz aos gentios, para que você seja minha salvação para o fim da terra.

Ele – o senhor.

É – isso é apenas um pequeno favor.

As tribos – O restante deles que sobreviverá a todas as suas calamidades.

Minha salvação – O grande instrumento e autor dessa salvação eterna que darei aos gentios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *