Estudo de Lucas 2:32 – Comentado e Explicado

como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel.
Lucas 2:32

Comentário de Albert Barnes

Uma luz para iluminar os gentios – Isso está de acordo com as profecias do Antigo Testamento, Isaías 9: 6-7 ; Salmo 98: 3 ; Malaquias 4: 2 . Os gentios são representados como sentados nas trevas, isto é, na ignorância e no pecado. Cristo é uma “luz” para eles, pois por ele eles serão familiarizados com o caráter do verdadeiro Deus, sua lei e o plano de redenção. Assim como as trevas rolam quando o sol nasce, a ignorância e o erro fogem quando Jesus dá luz à mente. Nações virão à sua luz, e reis à claridade de sua ressurreição, Isaías 60: 3 .

E a glória … – A primeira oferta de salvação foi feita aos judeus, João 4:22 ; Lucas 24:47 . Jesus nasceu entre os judeus; a eles foram dadas as profecias que o respeitavam, e seu primeiro ministério estava entre eles. Por isso, ele era sua glória, sua honra, sua luz. Mas é um assunto de especial gratidão para nós que o Salvador tenha sido dado também pelos gentios; para:

1.Somos gentios, e se ele não tivesse vindo, deveríamos ter sido excluídos das bênçãos da redenção.

2.É ele apenas isso agora.

“Pode fazer nossa cama moribunda.

Sinta-se macio como travesseiros felpudos,

Enquanto no peito dele inclinamos a cabeça,

E respire nossa vida docemente lá. ”

Assim, nossa partida pode ser como a de Simeão. Assim, podemos morrer em paz. Assim, será uma benção morrer. Mas,

3.Para fazer isso, nossa vida deve ser como a de Simeão. Nós devemos esperar o consolo de Israel. Nós devemos esperar a vinda dele. Devemos ser santos, inofensivos, imaculados, “amando” o Salvador. Então a morte para nós, como a morte para Simeão, não terá terror; partiremos em paz e no céu veremos a salvação de Deus, 2 Pedro 3: 11-12 . Mas,

4. As crianças, assim como o Simeão de cabeça cheia de tesouros, podem esperar a vinda de Cristo. Eles também devem morrer; e a morte “deles” será feliz somente se dependerem do Senhor Jesus e estiverem preparados para encontrá-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

Uma luz Grego. fos. Veja App-130. Citado em Isaías 42: 6 .

iluminar = para (grego. eis, como em Lucas 2:34 ) uma revelação de. Grego. apokalupsis = uma revelação revelando e manifestando para ver. A primeira de dezoito ocorrências. Tudo anotado no App-106. Compare os Salmos 98: 2 , Salmos 98: 3 . Isaías 42: 6 ; Isaías 49: 6 ; Isaías 52:10 , etc. os gentios. Ver Isaías 26: 7 . glória. A bênção especial para Israel. Israel teve a “luz” . Ela ainda está para ter a glória.

Comentário de John Calvin

32. A light for the revelation of the Gentiles Simeon now points out the purpose for which Christ was to be exhibited by the Father before all nations. It was that he might enlighten the Gentiles, who had been formerly in darkness, and might be the glory of his people Israel There is propriety in the distinction here made between the people Israel and the Gentiles: for by the right of adoption the children of Abraham “were nigh” ( Ephesians 2:17 ) to God, while the Gentiles, with whom God had made no “covenants of promise,” were “strangers” to the Church, ( Ephesians 2:12 .) For this reason, IsraelÉ chamado, em outras passagens, não apenas o filho de Deus, mas o primogênito ( Jeremias 31: 9 😉 e Paulo nos informa: “Jesus Cristo era um ministro da circuncisão pela verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos pais ”( Romanos 15: 8. ) A preferência dada a Israel acima dos gentios é que todos, sem distinção, obtenham salvação em Cristo.

Uma luz para revelação (198) significa esclarecer os gentios. Portanto, inferimos que os homens são por natureza destituídos de luz, até que Cristo, “o Sol da Justiça” ( Malaquias 4: 2 ) brilha sobre eles. No que diz respeito a Israel, apesar de Deus lhe conceder distinta honra, ainda assim toda a sua glória repousa neste único artigo, que um Redentor lhe fora prometido.

Comentário de Adam Clarke

Uma luz para iluminar os gentios – F?? e?? ap??a????? e???? – Uma luz dos gentios, para revelação. Por Moisés e pelos profetas, uma luz de revelação foi dada aos judeus, em cuja bênção os gentios não participaram. Por Cristo e seus apóstolos, uma revelação luminosa está prestes a ser dada aos gentios, cuja bem-aventurança os judeus em geral, por sua obstinação e incredulidade, serão excluídos por muito tempo. Mas para todos os verdadeiros israelitas, será uma glória, um cumprimento evidente de todas as previsões dos profetas, relativas à salvação de um mundo perdido; e as primeiras ofertas serão feitas ao povo judeu, que poderá ver nela a verdade de suas próprias Escrituras, indiscutivelmente evidenciada.

Comentário de John Wesley

Uma luz para iluminar os gentios e a glória do teu povo Israel.

E a glória do teu povo Israel – porque depois que os gentios forem iluminados, todo o Israel será salvo.

Referências Cruzadas

Salmos 85:9 – Perto está a salvação que ele trará aos que o temem, e a sua glória habitará em nossa terra.

Isaías 4:2 – Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.

Isaías 9:2 – O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.

Isaías 42:6 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,

Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Jeremias 2:11 – Alguma nação já trocou os seus deuses? E eles nem sequer são deuses! Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis.

Zacarias 2:5 – E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória’.

Mateus 4:16 – o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

Atos dos Apóstolos 13:47 – Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’ “.

Atos dos Apóstolos 28:28 – “Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão! “

Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

1 Coríntios 1:31 – para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *