Estudo de Salmos 85:9 – Comentado e Explicado

Sim, sua salvação está bem perto dos que o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra.
Salmos 85:9

Comentário de Albert Barnes

Certamente sua salvação – Sua ajuda; a ajuda dele. A palavra aqui não significa salvação no uso restrito do termo aplicado à vida futura, mas significa libertação de todos os tipos – resgate de problemas, perigos, calamidades.

Está perto daqueles que o temem – Todos que verdadeiramente o reverenciam e olham para ele de maneira adequada. Eles podem esperar sua ajuda; eles podem ter certeza de que ele virá em breve para ajudá-los. Isso expressa a certeza confiante do autor do salmo de que Deus interporia os problemas da nação e os libertaria.

Que a glória habite em nossa terra –

(a) A glória ou honra de ter um Deus assim para habitar entre eles; e

(b) a paz, a prosperidade, a felicidade, que será a conseqüência – de sua interposição.

A idéia é que isso seria permanente; que essa honra ou glória tornaria a terra sua morada.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 85: 9 . Que a glória possa habitar, etc. – Ou seja: “Mais uma vez veremos dias gloriosos em nossa terra;” ou talvez “a glória, a Shechiná, residente entre nós”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 85: 9 . Sua salvação está próxima daqueles que o temem – Nomeadamente, aquela completa salvação e libertação pela qual todo o Israel de Deus ora e espera; até a redenção de Israel pelo Messias; dos quais não apenas escritores cristãos, mas judeus, entendem essa passagem, e à qual os versículos seguintes pertencem de maneira mais adequada e perfeita. E o salmista poderia muito bem dizer desta salvação, que estava próxima, porque as setenta semanas de anos, os quatrocentos e noventa anos, determinados por Daniel para este trabalho, Daniel 9:24 , foram agora iniciados, e este Salmo foi escrito depois Hora de Daniel. Ao dizer que estava próximo daqueles que o temem, ele exclui todos os israelitas hipócritas desta salvação, e tacitamente atribui a todos os que temem a Deus, sejam judeus ou gentios. Que a glória habite em nossa terra – Para que possamos mais uma vez ver dias gloriosos em nossa terra; pode recuperar nossa glória antiga, os sinais da presença de Deus conosco, os mais eminentes dos quais agora perdemos totalmente: que o próprio Senhor da glória , Cristo, o brilho da glória de seu Pai, Hebreus 1: 3 ; João 1.14, e a glória de seu povo Israel, podem vir e habitar visivelmente nesta terra agora desprezada.

Comentário de E.W. Bullinger

a glória pode habitar: isto é, a glória da presença de Jeová no Shekinah, no Tabernáculo.

Comentário de Adam Clarke

Certamente a sua salvação está próxima – Para quem teme a Deus e treme com a sua palavra, a sua salvação está próxima.

Que a glória possa habitar em nossa terra – Para que sua adoração seja restaurada, o templo reconstruído e a Divina Shechinah, ou símbolo da presença de Deus, retome seu lugar. A religião pura e imaculada de Deus, pregada, professada e experimentada em uma nação, é a glória daquela terra. O Profeta Ageu disse que a glória desta última casa – o templo construído após o retorno de Babilônia, deveria ser maior do que a glória da antiga, a saber, aquela construída por Salomão: mas, como edifício, estava longe inferior ao anterior; no entanto, tinha uma glória superior ao ser visitado por Jesus Cristo. Essa foi a glória que se destacou.

Comentário de John Calvin

9 Certamente a sua salvação está próxima dos que o temem. Aqui o salmista confirma a afirmação feita no versículo anterior. Ele encoraja a si mesmo e a outros servos de Deus na esperança de que, apesar da aparência externa, Deus estivesse longe do seu povo, ainda assim a libertação estava próxima; porque é certo que Deus secretamente considera aqueles a quem ele parece abertamente negligenciar. Se for considerado preferível pegar a partícula ?? , ach, adversamente, No entanto, sua salvação, etc., – um sentido em que é freqüentemente usada em hebraico – a frase será mais completa. O profeta havia acabado de dizer que Deus continua a prolongar o castigo de seu povo, quando ele percebe que eles são propensos a cair de novo no pecado; e aqui, para que sua lentidão em remover o golpe de sua mão se mostre excessiva para sua paciência, ele qualifica a afirmação acima, observando que mesmo quando a ajuda Divina parece mais lenta, ela está próxima. A glória que, na segunda parte do versículo que ele antecipa , habitará na terra, é indubitavelmente posta em oposição à aparência ruinosa que então apresentava aos olhos, que era um sinal da terrível ira de Deus e que consignou a terra. ignomínia e censura. (476) Por esse idioma, portanto, ele encoraja a si mesmo e a outros crentes genuínos a se arrepender, lembrando-os de que a opressão dolorosa, acompanhada de insulto e escárnio, a que foram submetidos pela tirania de seus inimigos, deveria ser atribuídos inteiramente ao fato de terem afastado deles a salvação de Deus por seus pecados.

O Dr. Adam Clarke dá uma guinada no texto, que aumenta ainda mais seu efeito. “Seria mais simples”, diz ele, “traduzir o original,

‘Misericórdia e verdade se encontraram no caminho;
Justiça e paz se abraçaram.

Este é um texto notável, e muito foi dito sobre ele: mas há uma beleza nele, que acho que não foi notada.

Misericórdia e paz estão de um lado: verdade e justiça do outro. A verdade requer retidão ; a misericórdia pede paz .

“Eles se reúnem no caminho; um vai fazer inquisição pelo pecado, o outro a pedir reconciliação. Tendo cumprido, suas diferenças em certas considerações (não mencionadas aqui particularmente) são ajustadas: suas reivindicações mútuas são combinadas em um interesse comum; em que a paz e a justiça se abraçam imediatamente. Assim, a justiça é dada à verdade ; e a paz é dada à misericórdia . “Agora, onde eles se conheceram? Em Cristo Jesus. “Quando eles foram reconciliados? – Quando Ele derramou Sua vida no Calvário. ”

Comentário de John Wesley

Certamente a sua salvação está próxima dos que o temem; para que a glória habite em nossa terra.

Sua salvação – Aquela salvação completa pela qual todo o Israel de Deus espera; até a redenção pelo Messias; dos quais não apenas cristãos, mas também escritores judeus entendem esse lugar; e às quais as seguintes passagens pertencem corretamente. E o salmista poderia muito bem dizer que essa salvação estava próxima, porque as setenta semanas determinadas por Daniel foram iniciadas.

Glória – A presença gloriosa de Deus, e o próprio Deus da glória, mesmo Cristo, que é o brilho da glória de seu pai.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *