Estudo de Isaías 42:6 – Comentado e Explicado

Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;
Isaías 42:6

Comentário de Albert Barnes

Eu, o Senhor, te chamei em justiça – A frase “em justiça” foi entendida de maneira muito diferente por diferentes expositores (veja a nota em Isaías 41:10 ). O significado mais provável pode ser: Eu o fiz como um Deus justo e justo, ou no cumprimento de meus propósitos justos. Sou o justo governador moral do universo e, para cumprir meus propósitos de justiça e fidelidade, te designei para este trabalho. ‘ Lowth bem traduziu: “Para um propósito justo.” Neste trabalho, tudo era justiça. Deus foi justo, quem o designou; foi porque ele era justo e não pôde salvar sem um mediador e uma expiação, que ele o enviou ao mundo; ele escolheu alguém que era eminentemente justo para cumprir seu propósito; e ele veio para estabelecer a justiça na terra e confirmar o governo justo de Deus (ver Isaías 42:21 ).

E segurarei a tua mão – eu te segurarei pela mão, como alguém que guia e lidera outro. A frase denota o mesmo que guardar ou guardar – enquanto protegemos uma criança, pegando-a pela mão.

E te conceda uma aliança – Esta é evidentemente uma forma abreviada de expressão, e o significado é: eu te darei ou nomeei como o meio, ou meio pelo qual uma aliança será feita com o povo; ou um mediador da nova aliança que Deus está prestes a estabelecer com os homens ‘(ver Isaías 49: 8 ). Uma expressão semelhante ocorre em Miquéias 5: 5 , onde se diz do Messias: ‘e este homem será a paz;’ isto é, ele será a fonte da paz, ou a paz será estabelecida e mantida por ele. Assim, em Efésios 2:14 , diz-se dele: ‘ele é a nossa paz.’

Do povo – Tem sido duvidado se isso significa o povo judeu ou os gentios. Grotius, Hengstenberg, Vitringa e outros o entendem dos judeus; Rosenmuller e outros, dos gentios. Não é fácil determinar qual é a interpretação correta. Mas o significado, como compreendo, não é que ele confirme a antiga aliança com os descendentes de Abraão, como supõem Hengstenberg e Vitringa, mas que sua aliança seria estabelecida com todos, tanto com judeus quanto com gentios. De acordo com isso, ele se referirá aos judeus, não como judeus, ou como já interessados ??na aliança, mas como constituindo uma parte do mundo; e toda a expressão significará que sua religião será estendida aos judeus e gentios: isto é, ao mundo inteiro.

Para uma luz dos gentios – (Veja Lucas 2:32 ). ‹Luz ‘é o emblema do conhecimento, da instrução e da verdadeira religião. ; John 8:12 ; John 9:5 ; John 12:35 , John 12:46 ; Revelation 21:23 ). O Messias é freqüentemente chamado de ‘luz’ e ‘a luz do mundo’ (ver Mateus 4:16 ; compare a nota em Isaías 9: 2 ; João 1: 4 , João 1: 7 , João 1: 9 ; João 3 : 19 ; João 8:12 ; João 9: 5 ; João 12:35 , João 12:46 ; Apocalipse 21:23 ). Esta é uma das numerosas declarações que ocorrem em Isaías, de que a religião do Messias seria estendida ao mundo pagão; e que eles, assim como os judeus, seriam levados a participar de seus privilégios.

Comentário de Scofield

por uma luz dos gentios

Os profetas conectam os gentios a Cristo de uma maneira tríplice ”

(1) como a Luz, Ele traz salvação aos gentios Lucas 2:32 ; Atos 13:47 ; Atos 13:48

(2) como a “raiz de Jessé”, ele deve reinar sobre os gentios em Seu reino. Isaías 11:10 ; Romanos 15:12 . Ele salva os gentios, que é a característica distintiva da era atual .; Romanos 11: 17-24 ; Efésios 2:11 ; Efésios 2:12 Ele reina sobre os gentios na era do reino, para seguir isso. Veja “Reino (AT)”; Gênesis 1: 26-28 ; Zacarias 12: 8 .

(3) Os gentios crentes na era atual, juntamente com os judeus crentes, constituem “a igreja que é Seu corpo”. (Veja Scofield “ Efésios 3: 6 “)

Comentário de Adam Clarke

Um pacto do povo “Um pacto para o povo” – Hoje , dois MSS. do Dr. Kennicott, e de minha autoria, leia ???? olam , a aliança da era futura, ou a aliança eterna; o que parece dar uma sensação mais clara e melhor. Mas acho que a palavra ???? berith , aqui, não deve ser traduzida por aliança, mas sacrifício por aliança, o que significa que muitas vezes tem; e sem dúvida neste lugar. Isso dá uma sensação ainda mais forte e clara.

Comentário de John Calvin

6. Eu, Jeová, te chamei em justiça. Ele novamente repete o nome de Deus, no qual devemos suprir o que ele declarou no versículo anterior sobre seu poder. Pensa-se, geralmente, que isso indica o fim do chamado de Cristo, que ele foi enviado pelo Pai para estabelecer “justiça” entre os homens, que estão destituídos desde que não tenham Cristo e, sendo entregues a todos os corrupção de crimes e vícios, são mantidos em cativeiro sob a tirania de Satanás. Mas como a palavra “justiça” tem um significado mais amplo, passo por essa distinção engenhosa; pois nem mesmo se diz que ele deve ser chamado de “justiça”, mas essa fraseologia deve ser vista como equivalente à expressão adverbial, “retamente” ou “de maneira santa”. Suponho que o significado seja que Cristo foi “chamado em retidão”, porque seu chamado é lícito e, portanto, deve ser firme e seguro. Sabemos que o que não é feito de maneira adequada e regular não pode ser de longa duração. Ou talvez seja considerado preferível vê-lo assim, que Deus, ao designar Cristo para restaurar a Igreja, não busca outra razão senão de si mesmo e de sua própria justiça; mas é certo que essa palavra denota estabilidade, como se ele tivesse dito “fielmente”.

E te segurará pela tua mão. Por “segurar a mão” ele quer dizer a assistência imediata de Deus; como se ele tivesse dito: “Eu te dirigirei e te estabelecerei no chamado para o qual te designei. Em uma palavra, como a tua vocação é justa, eu te defenderei e te sustentarei, como se, segurando a tua mão, eu fosse o teu líder. ”

Eu te guardarei. Esta palavra “manter” mostra claramente qual é o significado de segurar pela mão, a saber, que Cristo será dirigido pelo Pai de tal maneira que ele o terá como seu protetor e guardião, desfrutará de sua assistência e, em breve, sentirá sua presença em todas as coisas.

E te colocará como uma aliança. Ele agora declara a razão pela qual Deus promete que ele será um guardião de Cristo. Além disso, o Profeta falou dos judeus e gentios separadamente; não que eles diferem por natureza, ou que um seja mais excelente que o outro (pois todos precisam da graça de Deus ( Romanos 3:23 ) e Cristo trouxe salvação a todos indiscriminadamente), mas porque o Senhor designou a primeiro posto para os judeus ( Mateus 10: 6 ), era, portanto, apropriado que eles se distinguissem dos outros. Consequentemente, antes de “derrubar o muro” ( Efésios 2:14 ), eles se destacaram, não por seu mérito, mas pelo favor de Deus, porque com eles, em primeira instância, foi feita a aliança da graça.

Pode-se objetar: “Por que Cristo foi designado para um convênio que foi ratificado muito antes? pois, mais de dois mil anos antes, Deus havia adotado Abraão e, portanto, a origem da distinção era muito anterior à vinda de Cristo. ” Eu respondo, a aliança que foi feita com Abraão e sua posteridade teve sua fundação em Cristo; pois as palavras da aliança são estas: “Em tua descendência serão abençoadas todas as nações”. ( Gênesis 22:18 .) E a aliança foi ratificada de nenhuma outra maneira senão na semente de Abraão, isto é, em Cristo, por cuja vinda, embora tivesse sido feita anteriormente, foi confirmada e realmente sancionada. Daí também Paulo diz: “que as promessas de Deus são sim e amém em Cristo” ( 2 Coríntios 1:20 ) e em outra passagem chama Cristo “o ministro da circuncisão, para cumprir as promessas que foram dadas aos pais. ” ( Romanos 15: 8. ) De maneira ainda mais clara, ele declara que Cristo é “a paz” de todos, para que os que anteriormente se separaram se unam nele, e os que estavam distantes e os que estavam próximos se reconciliam. para Deus. ( Efésios 2:17 .) Portanto, também é evidente que Cristo foi prometido, não apenas aos judeus, mas a todo o mundo.

Por uma luz dos gentios. Temos aqui outra prova clara do chamado dos gentios, uma vez que ele afirma expressamente que Cristo foi designado para ser “uma luz” para eles. Ele o chama de luz, porque os gentios foram mergulhados nas trevas mais profundas e densas, no momento em que o Senhor iluminou apenas os judeus. Agora, então, a culpa recai unicamente sobre nós mesmos, se não nos tornarmos participantes dessa salvação; pois ele chama todos os homens para si mesmo, sem uma única exceção, e dá Cristo a todos, para que sejamos iluminados por ele. Vamos apenas abrir os olhos, só ele dissipará as trevas e iluminará nossa mente pela “luz” da verdade.

Comentário de John Wesley

Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te seguro pela mão, e te guardarei, e te darei uma aliança do povo, uma luz dos gentios;

Te chamou – Para declarar minha justiça ou fidelidade.

Retenção – Te dará conselhos e força para o trabalho.

Dá-te – Para ser o mediador em quem minha aliança de graça é confirmada com a humanidade.

O povo – De todas as pessoas, não apenas judeus, mas gentios.

Uma luz – Iluminá-los com conhecimento verdadeiro e salvador.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *