Estudo de Isaías 4:2 – Comentado e Explicado

Naquele tempo, aquilo que o Senhor fizer crescer será o ornamento e a glória, e o fruto da terra será o orgulho e o ornato daqueles de Israel que foram salvos.
Isaías 4:2

Comentário de Albert Barnes

O ramo do Senhor – ??? ???? yehovâh tsemach “O broto” do Senhor. Essa expressão e esse versículo tiveram uma grande variedade de interpretações. A Septuaginta lê: ‘Naquele dia Deus brilhará em conselho com glória sobre a terra, para exaltar e glorificar o restante de Israel.’ Os caldeus afirmam: ‘Naquele dia, o Messias do Senhor será para alegria e glória, e os que praticam a lei louvarão e honrarão os de Israel que forem libertos.’ É claro que a passagem foi projetada para indicar algumas bênçãos de sinal que deveriam suceder à calamidade prevista nos versículos anteriores. A única questão é: a que o profeta se refere? A palavra “ramo” ( verb tsemach ) é derivada do verbo ( ??? tsâmach ) que significa “brotar, brotar”, falado em plantas. Portanto, a palavra “ramo” significa adequadamente aquilo que “brota” ou “brota” da raiz de uma árvore ou de uma árvore deteriorada; compare Jó 14: 7-9 .

Diz-se, assim, que o Messias é uma raiz de Jessé, Romanos 11:12 ; compare Isaías 11: 1 , observe; Isaías 11:10 , note; e ‹a raiz e a descendência de Davi, Apocalipse 22:16 , como sendo um“ descendente ”de Jessé; isto é, como se Jesse caísse como uma árvore envelhecida, mas a “raiz” brotaria e viveria. A palavra “ramo” ocorre várias vezes no Antigo Testamento, e na maioria, se não todos, com referência expressa ao Messias; Jeremias 23: 5 : ‹Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que suscitarei a Davi um ramo justo, e um rei reinará; Jeremias 33:15 : ‹Naqueles dias, e naquele tempo, farei crescer o ramo da justiça para Davi; Zacarias 3: 8 ; Zacarias 6:12 . Em todos esses lugares, não há dúvida de que há referência àquele que “brotaria” de Davi, como o broto de uma árvore decaída e caída e que, portanto, é chamado de “raiz”. “Ramo” do estoque real. Além disso, há uma beleza especial na figura.

A família de Davi, quando o Messias viria, cairia em decadência e quase extinta. José, marido de Maria, embora pertencente à família real de Davi Mateus 1:20 ; Lucas 2: 4 era pobre, e a família havia perdido todas as reivindicações ao trono. Nesse estado, a partir da raiz deteriorada de uma árvore caída, surgiria um “broto” ou “galho” com mais do que a magnificência de Davi e o sucederia no trono. O nome “ramo”, portanto, passou a ser significativo para o Messias e sinônimo de “filho de Davi”. É tão usado, sem dúvida, neste lugar, como denotando que a vinda do Messias seria uma alegria e honra nos dias de calamidade para os judeus. Os intérpretes não foram concordados, no entanto, no significado desta passagem. Grotius supôs que se referisse a Esdras ou Neemias, mas ‘misticamente a Cristo e aos cristãos’. Vogellius entendeu o “remanescente” que deveria retornar do cativeiro babilônico. Michaelis supôs que se refere aos judeus, que deveriam ser um povo “reformado” após o cativeiro e que deveriam surgir com um novo espírito. Outros a consideraram uma descrição poética da extraordinária fertilidade da terra nos tempos futuros. As razões para se referir ao Messias são claras:

(1) A palavra tem essa referência em outros lugares, e a representação do Messias sob a imagem de um galho ou broto é, como vimos, comum nas Escrituras. Assim, também em Isaías 53: 2 , ele é chamado também de raiz de shoresh e ???? yôneq uma planta tenra, um otário, brota, brota, como uma árvore em decomposição; compare Jó 8:16 ; Jó 14: 7 ; Jó 15:30 ; Ezequiel 17:22 . E, em referência à mesma idéia, talvez, seja dito, Isaías 53: 8 , que ele foi cut? ni^gezar “cortado”, pois um galho, otário ou broto é cortado pela raiz ou pelo agricultor da raiz de uma árvore deteriorada. E assim, em Apocalipse 5: 5 , ele é chamado ???a ?aß?d riza Dabid – a raiz de Davi.

(2) Essa interpretação está de acordo com a “magnificência” da descrição, Isaías 4: 5-6 ; e,

(3) Isso foi entendido pelo intérprete caldeus e, sem dúvida, pelos judeus antigos.

Será linda e gloriosa – Hebraico: ‹Beleza e glória serão; isto é, será o principal ornamento ou honra da terra; será o que der à nação sua principal distinção e glória. Em tempos de calamidade, sua vinda será um objeto de desejo, e sua abordagem derramará um rico esplendor naquele período do mundo.

E o fruto da terra – ???? ??? peri^y hâ’rets corretamente traduziu “fruto da terra, ou da terra”. A palavra terra é freqüentemente usada nas Escrituras para designar a terra da Judéia, e talvez o artigo aqui se destine a denotar que essa terra é particularmente pretendida. Essa é a expressão paralela à parte anterior do versículo, de acordo com as leis da poesia hebraica, pela qual um membro de uma frase expressa substancialmente o mesmo significado que a primeira; veja a Introdução, Seção 8. Se a expressão anterior se referia ao “Messias”, isso também acontece. O ‘fruto da terra’ é o que a terra produz, e aqui não é diferente em significado do “ramo” que brota da terra. Vitringa supõe que, com essa frase, o Messias, de acordo com sua natureza humana, seja entendido. Então Hengstenberg (“cristologia, in loc .”) Entende isso; e supõe que, como a frase “ramo do Senhor” se refere à sua origem divina, como procedente do Senhor; então isso se refere à sua origem humana, como procedente da terra. Mas as objeções a isso são óbvias:

(1) A segunda frase, de acordo com as leis do paralelismo hebraico, é naturalmente um eco ou repetição do sentimento no primeiro membro e significa substancialmente a mesma coisa.

(2) A frase ramo de Javé não se refere necessariamente à sua natureza divina. A idéia é a de uma árvore em decomposição que caiu e deixou uma raiz viva que envia um broto ou otário; e pode ser aplicado com grande elegância à família decadente de David. Mas como, ou em que sentido, isso pode ser aplicado ao Senhor? O Senhor está assim caído e deteriorado? A idéia correta é que essa filmagem de uma família decadente seja nutrida por Javé; deve ser designado por ele e, portanto, deve ser o ramo “dele”. O membro paralelo denota substancialmente a mesma coisa; ‹O fruto da terra ‘- o rebento que a terra produz – ou que brota de uma família em decomposição, como o broto de uma árvore caída.

(3) É tão verdade que sua natureza humana procedeu de Deus como sua divina. Foi produzido pelo Espírito Santo, e não pode mais ser considerado “o fruto da terra” como sua natureza divina; Lucas 1:35 ; Hebreus 10: 5 .

(4) Esse modo de interpretação é adequado para desrespeitar todo o sujeito. Existem passagens claras e positivas suficientes para provar que o Messias tinha uma natureza divina, e há também o suficiente para provar que ele era um homem; mas nada é mais adaptado para produzir nojo em relação a todo o assunto, nas mentes dos céticos ou dos homens pensantes, do que recorrer a argumentos como esse em defesa de uma grande e gloriosa doutrina da revelação.

Será excelente – será “para exaltação” ou “honra”.

Comely – Hebraico, ‹Para um ornamento; significando que “ele” seria uma honra para aqueles tempos.

Para os que escaparam de Israel – Margem, ‘A fuga de Israel.’ Para o remanescente, o pequeno número que escapará das calamidades – uma descrição da porção piedosa de Israel que agora escapou de todas as calamidades – se alegraria nas bênçãos antecipadas do reinado do Messias ou participaria das bênçãos desse reinado. A idéia não é, no entanto, que o número de pessoas que seriam salvas seria “pequeno”, mas que elas seriam caracterizadas como aquelas que “escaparam” ou que foram resgatadas.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 4: 2 . Naquele dia, etc. – A terceira parte deste discurso começa aqui; no qual é estabelecido o estado florescente do restante do povo judeu após os tempos da antiga calamidade, sob o cuidado e a providência de uma pessoa ilustre a quem o profeta aqui chama de RAMO de Jeová. Nesse período, temos primeiro uma profecia do ramo de Jeová; e o fruto da terra; para ser visto em Sion como o rei do povo reunido em seu nome. Em segundo lugar, o estado interno desse remanescente é descrito; isto é, sua singular qualidade ou virtude da verdadeira santidade espiritual interna, com um certo sinal de tempo ao lado de Isaías 4: 3-4 . Em terceiro lugar, o estado interno desse povo é mostrado, com respeito à providência, cuidado e defesa, com os quais deve ser favorecido pelo Senhor: Isaías 4: 5-6 . Não há dúvida de que o ramo do Senhor significa o Messias. Veja Zacarias 6:12 . Isaías 28: 5 ; Isaías 60:21 e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 4: 2 . Naquele dia – aproximadamente e depois desse tempo, quando o Senhor terá lavado (como este tempo é particularmente expresso, Isaías 4: 4 )) a sujeira de Sião, pelos terríveis julgamentos agora descritos. A terceira parte deste discurso, observará o leitor, começa aqui, na qual é estabelecido o estado florescente do remanescente dos judeus após os tempos da antiga calamidade. O ramo do Senhor será belo e glorioso – A igreja e o povo de Israel podem ser aqui designados pelo ramo do Senhor, sendo freqüentemente chamados de videira ou vinha de Deus , como vimos anteriormente, e o ramo de sua plantação, Isaías 60:21 . É uma expressão metafórica, tirada de uma árvore cortada, que, apesar de tudo, brota novamente da raiz, por jovens otários, e produz muitas árvores. E assim o profeta prediz que, apesar das pesadas calamidades e grandes destruições que ele havia previsto, e que certamente aconteceria, ainda assim, no entanto, o pequeno restante deles que deveria retornar do cativeiro, com aqueles que deveriam ser deixados na terra, quando foi desolada pelos caldeus, deveria se transformar em um grande povo. E para eles o fruto da terra deve ser excelente e agradável – Ou seja, através da abundante produção da terra, eles devem ser enriquecidos e tornados respeitáveis ??para as nações vizinhas. Esse parece ser o significado primário e mais óbvio da passagem, considerado em conexão com o que precede e segue. O Paraphrast de Chaldee, no entanto, diz que o ramo aqui significa o Messias de Jeová, e dele muitos médicos judeus, assim como comentaristas cristãos, entendem a expressão. Certamente ele é freqüentemente significado, nas Escrituras, por este título, o ramo: ver Isaías 11: 1 ; Jeremias 23: 5 ; Jeremias 33:15 ; Zacarias 3: 1 ; e, em um lugar, Zacarias 6:12 , diz-se expressamente que seu nome é o ramo. Entendido por ele, o significado da passagem deve ser o seguinte: depois que as misérias anteriores foram trazidas aos judeus, e elas foram restauradas em sua própria terra; e depois de terem sido castigados e purificados ainda mais, pelas calamidades trazidas sobre eles por Antíoco Epifanes e outros príncipes do império grego, e pelos romanos sob Pompeu, o Messias deveria nascer; e que, após a completa destruição que deveria ser trazida à cidade, templo e nação judaica, por Tito, o general romano, o reino do Messias se tornaria belo e glorioso, como aqui expresso. De acordo com essa interpretação, a expressão, naquele dia, no início do versículo, deve ser considerada como usada com grande latitude, como costuma ser por esse profeta, significando, como Lowth observa, “não ao mesmo tempo com o que foi mencionado pela última vez, mas uma estação extraordinária, notável para alguns eventos de providência de sinal, chamados em outros lugares, por excelência, o dia do Senhor, assim como esse dia indica o dia do julgamento no Novo Testamento, como sendo um tempo de todos os outros os mais notáveis; ver 2 Tessalonicenses 1:10 ; 2 Timóteo 1:12 ; 2 Timóteo 1:18 ; 2 Timóteo 4: 8 . “É comum”, diz Grotius, “que os profetas passem das ameaças que se relacionam com seus próprios tempos, às promessas que pertencem aos tempos do evangelho.” Pode-se observar ainda mais aqui, que as Escrituras freqüentemente falam de grandes tribulações, como precedendo e preparando o caminho para o alargamento e prosperidade do reino de Cristo. De acordo com esta aplicação da passagem, pelos frutos da terra, aqui considerados excelentes e agradáveis, devem ser entendidas as bênçãos espirituais do evangelho, freqüentemente descritas sob os emblemas da abundância e abundância da terra. E por aqueles que escaparam de Israel, devemos entender aqueles judeus que, o profeta previa, seriam convertidos pela pregação de Cristo e de seus apóstolos, e assim escapariam à vingança que envolveria o resto de sua nação. Isso está de acordo com os seguintes versículos do capítulo.

Comentário de Adam Clarke

O ramo do Senhor “o ramo de Jeová” – O Messias de Jeová, diz os caldeus. E Kimchi diz: O Messias, o Filho de Davi. O ramo é um título apropriado do Messias; e o fruto da terra significa que a grande Pessoa brotará da casa de Judá, e é apenas uma expressão paralela que significa o mesmo; ou talvez as bênçãos resultantes da redenção obtida por ele. Compare Isaías 45: 8 ; (nota), onde o mesmo grande evento é apresentado em imagens semelhantes e veja a nota lá.

Aqueles que escaparam de Israel “os escaparam da casa de Israel” – um MS. tem ????? ??? com Israel , a casa de Israel.

Comentário de John Calvin

2. Naquele dia o ramo do Senhor será para beleza e glória. (71) Este consolo é adicionado sazonalmente; pois o anúncio de uma terrível calamidade poderia ter alarmado os piedosos, e os levou a duvidar da manutenção da estabilidade da aliança de Deus em meio à destruição do povo. Pois existe uma grande diferença entre as duas afirmações de que o povo será como a areia do mar ( Gênesis 22:17 ; Isaías 10:22 ) e, no entanto, seria derrubado por um massacre tão assustador que no remanescente não haveria dignidade, magnificência e quase nenhum nome. Isaías, portanto, de acordo com o costume geralmente seguido por ele e pelos profetas, provê contra esse alarme e, acrescentando um consolo, ameniza o terror excessivo deles, para que os crentes ainda possam ter certeza de que a Igreja estará segura e pode fortalecer seus corações por boa esperança. Ao falar da restauração da Igreja no segundo capítulo, ele agora promete que uma nova Igreja surgirá, à medida que um broto ou broto surgir em um campo que antes era inculto.

Esta passagem é geralmente exposta como se referindo a Cristo; e a opinião, plausível em si mesma, deriva probabilidade adicional das palavras do profeta Zacarias:

Eis o homem cujo nome será o ramo.
( Zacarias 6:12 .)

É ainda mais fortalecido pela consideração que o Profeta mal nomeia esse Ramo , mas o menciona com um título expressivo de respeito, como se ele pretendesse honrar a Divindade de Cristo. Quando ele depois acrescenta os frutos da terra , eles consideram isso como uma referência à sua natureza humana. Mas, após um exame cuidadoso do todo, não hesito em considerar o Ramo de Deus e o fruto da terra como denotando um suprimento incomum e abundante de graça, que aliviará os famintos; pois ele fala como se a terra, estéril e exausta após a desolação, não cumprisse nenhuma promessa de produtos futuros, a fim de que a fertilidade repentina tornasse a bondade de Deus mais desejável; como se os campos ressecados e áridos produzissem pastagens inesperadas.

Essa metáfora é freqüentemente empregada nas Escrituras, segundo a qual os dons de Deus brotam no mundo.

A verdade brotará da terra, e
a justiça olhará do céu. ( Salmos 85:11 .)

Da mesma maneira, o Profeta depois diz:

Que a terra se abra e traga salvação. ( Isaías 45: 8. )

Essas palavras indiscutivelmente denotam um rico suprimento de bênçãos espirituais e terrenas. Que esse é o significado da passagem agora em consideração é evidente a partir do contexto; pois Isaías imediatamente acrescenta que será por honra e brilho aos libertados de Israel (72), isto é, ao número restante, a quem o Senhor resgatará da destruição.

A palavra ????? ( pheletath ) é comumente traduzida como escape , mas aqui, como em muitas outras passagens, é um substantivo coletivo, denotando aqueles que escaparam . Ele declara que os eleitos gozarão da feliz fertilidade que prometera e, portanto (versículo 3), que os que restarem serão santos . O significado do Profeta é que a glória de Deus será ilustrada quando surgir uma nova Igreja; como se ele criasse um povo para si mesmo do nada e o enriquecesse com todo tipo de bênçãos.

Os que o limitam à pessoa de Cristo se expõem ao ridículo dos judeus, como se fosse por escassez que torturassem passagens das Escrituras para sua própria conveniência. Mas há outras passagens das Escrituras, das quais se pode provar mais claramente que Cristo é Deus verdadeiro e verdadeiro homem, de modo que não há necessidade de glórias engenhosas. No entanto, reconheço que o Profeta fala aqui sobre o reino de Cristo, no qual a restauração da Igreja se baseia. Mas deve-se observar que o consolo não é dirigido indiscriminadamente a todos, mas apenas aos remanescentes, que foram maravilhosamente resgatados das garras da morte.

Além disso, como poderia ser considerado um consolo frio se ele dissesse que apenas um pequeno número seria salvo, ele discursa sobre a glória magnífica e o brilho deslumbrante , para levar os crentes a esperar que essa diminuição não cause danos; porque a excelência da Igreja não consiste em multidão, mas em pureza quando Deus concede esplêndida e gloriosa comunicação do Espírito de Deus aos seus eleitos. Portanto, devemos traçar uma doutrina muito útil, de que, embora os crentes sejam extremamente poucos, quando são como marcas arrancadas do fogo ( Zacarias 3: 2 )), ainda que Deus se glorifique entre eles, e se manifeste no meio deles. deles uma prova de sua grandeza indescritível, não menos ilustre do que em meio a um grande número.

Comentário de John Wesley

Naquele dia o ramo do Senhor será belo e glorioso, e os frutos da terra serão excelentes e agradáveis ??para os que escaparam de Israel.

Naquele dia – mais ou menos naquela época: quando o Senhor tiver lavado a sujeira de Sião, por aqueles terríveis julgamentos agora descritos.

O ramo – o Messias.

A terra – A terra que pelos pecados do povo foi estéril, ao retornar a Cristo, recuperará sua fertilidade. Sob essa única misericórdia, ele inclui todas as bênçãos temporais, juntamente com as espirituais e eternas.

Para eles – Isso deve sobreviver a todas as calamidades mencionadas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *