Estudo de Isaías 60:19 – Comentado e Explicado

Não terás mais necessidade de sol para te alumiar, nem de lua para te iluminar: permanentemente terás por luz o Senhor, e teu Deus por resplendor.
Isaías 60:19

Comentário de Albert Barnes

O sol não deve mais existir – Uma expressão semelhante que denota a grande prosperidade e felicidade da igreja ocorre em Isaías 30:26 (veja a nota naquele local). A linguagem aqui é extremamente bonita e a ideia é clara. Ele foi projetado para predizer a grande glória que existiria na igreja sob o Messias; uma glória comparada com a qual tudo o que é fornecido pelo sol, lua e estrelas seria como nada. Expressões singulares e provavelmente derivadas disso são usadas por João para descrever o monte do céu. ‹E a cidade não precisava do sol, nem da lua para brilhar nela, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua luz ‘ Apocalipse 21:23 . ‹E não haverá noite lá; e eles não precisam de vela, nem luz do sol, pois o Senhor Deus lhes dá luz ‘ Apocalipse 22: 5 . A idéia é que a luz e a beleza da verdade seriam tão grandes; as perfeições divinas brilham tão ilustramente sob o evangelho, que os olhos seriam atraídos para aquela luz como superior a todo o esplendor natural do sol e da lua. Todas as maravilhas e belezas do mundo natural se perderiam no brilho superior que brilharia no mundo moral.

Nem para brilho – para dar luz; ou, com seu brilho, ela não brilhará na noite.

A lua dará luz a ti – A beleza da lua se perderá na refulgência superior dos raios da verdade.

Mas o Senhor estará contigo – Ele fornecerá uma revelação que revelará muito mais de suas perfeições e glória, e que será muito mais valiosa para ti como luz e guia do que todo o esplendor dos corpos celestes.

E teu Deus, tua glória – A honra da igreja será que ela tem o Deus verdadeiro para seu protetor. Suas alegrias serão encontradas, não nos objetos da natureza – a beleza das coisas criadas -, mas na glória das perfeições divinas, e nas leis e planos do Redentor. Seu nome, seus atributos, suas leis, seu cuidado protetor constituem a principal glória dela. É uma honra para a igreja ter um Deus e Redentor assim; uma honra compartilhar seu favor e estar sob seus olhos sempre vigilantes. A glória da igreja não é sua riqueza, seu número, sua influência, nem a posição e talento de seus ministros e membros; é o caráter de seu soberano Senhor, e em suas perfeições é certo que ela exulte e se regozije.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 60: 19-20 . O sol, etc. – Todo corpo deve perceber que essa passagem sublime deve ser entendida metaforicamente; e o significado é que, no período aqui mencionado, a igreja será iluminada com muito mais brilho pela divina Glória e Majestade, do que o sol e a lua iluminam e adornam com seu brilho todo o teatro da natureza. Vitringa, no entanto, oferece uma exposição mais copiosa do texto. “Acontecerá (diz ele) que a felicidade e a prosperidade da igreja, neste período, não dependerão daquelas causas externas, que proporcionam aos estados e reinos terrenos paz, tranquilidade e abundância de coisas boas temporais porque Deus fará com que sua igreja saiba que ele está particularmente presente com ela, por sua providência e glória imediatas “, cap. Isaías 49:10 . Haverá também, neste momento, tanta abundância e eficácia da instrução divina, e tanta exuberância de conhecimento nas coisas divinas, que a igreja ficará satisfeita com o ensino de Deus e com o cuidado e a disciplina específicos de Jesus Cristo: se a igreja, sob a economia da aliança externa e típica, viu uma luz temporária e passou por várias mudanças de seu estado; neste momento se regozijará por um longo período com uma luz perpétua e inalterada, em um estado muito mais constante e feliz. Veja cap. Isaías 30:26 . Jesus Cristo é o eterno sol e luz de sua igreja, iluminando e santificando por seu Espírito, enchendo-a de glória e prosperando todo o seu estado por sua providência, para o fim da alegria eterna; assim o Espírito, falando da Jerusalém celestial, diz: Porque a glória do Senhor a alivia, e o Cordeiro é a sua luz; aquele Cordeiro, que é o Deus verdadeiro: pois assim ele se explica, cap. Isaías 22: 5 . Não haverá noite lá, e eles não precisam de vela, nem luz do sol; porque o Senhor Deus lhes ilumina.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 60: 19-20 . O sol não será mais tua luz, etc. – A luz do sol e da lua não será de todo estimada em comparação com a luz espiritual da igreja, que será tão gloriosa que eclipsará toda a luz anteriormente desfrutada por ela, a glória e majestade divina a iluminando com muito mais brilho do que os luminares do céu iluminam e adornam o teatro da natureza. Ou, como Lowth interpreta a cláusula, “o favor de Deus e a luz de seu semblante lhe darão maior conforto e brilho do que a luz do sol e da lua faz ao mundo”. Todo leitor deve perceber que a passagem é metafórica, e aqui é introduzida para dar à igreja segurança de conforto, como o anterior foi para garantir a ela segurança; para que Deus não seja apenas um escudo, mas um sol para ela, Salmos 84:11 . O Senhor será para ti uma luz eterna – Cristo espalhará todas as tuas trevas e ignorâncias, iluminando e confortando-te com as doutrinas do evangelho e as graças de seu Espírito, e essas bênçãos serão eternas, sem crescente e minguante, e sofrer eclipses e configurações, como o sol e a lua, mas deve ser constante, sem sombra ou mudança; e teu Deus, tua glória – sempre te dando motivos para se gloriar nele; ou, a tua relação com ele, e o interesse nele, como teu Deus, será a tua maior honra. Teu sol não se põe mais, etc. – Tua luz e conforto não serão mais retirados. “Se a igreja, sob a economia da aliança externa e típica, via apenas uma luz temporária e passava por várias mudanças de seu estado, neste momento se alegraria, por uma longa temporada com luz inalterada, de uma maneira muito mais constante e estado feliz. ” Os dias do teu luto terminarão – A prosperidade e a felicidade da igreja serão perpétuas e ininterruptas. Hebraico, ????? , será recompensado, isto é, teus dias de regozijo recompensarão abundantemente todos os teus dias de luto. Observe, leitor: “Jesus Cristo é o eterno Sol e Luz de sua igreja, iluminando-o e santificando-o por seu Espírito, enchendo-o de glória e prosperando todo o seu estado por sua providência, para o fim da alegria eterna. (Ver Apocalipse 22: 5. ) Quem dirá que a igreja já desfrutou dessa bênção da providência e graça divinas, em toda a extensão que aqui é marcada pelo profeta? ” Vitringa.

Comentário de Adam Clarke

Nem pelo brilho a lua te dará luz “Nem à noite o brilho da lua te iluminará” – Esta linha, como está no presente texto, parece estar com defeito. A Septuaginta e Chaldee expressam a noite, o que é quase necessário para responder ao dia na linha anterior, bem como para aperfeiçoar o sentido aqui. Penso, portanto, que devemos, sob a autoridade da Septuaginta e Caldee, ler ????? velailah , e à noite, em vez de ????? ulenogah , e obter brilho; ou ????? ????? ulenogah ballailah , adicionando a palavra ????? ballailah , por noite. – EU.

Comentário de John Calvin

19. e 20. E você não terá mais o sol para a luz dos dias. Ele ensina que a prosperidade da Igreja não deve ser temporária, mas permanente; pois ele a distingue da condição comum dos homens, entre os quais não há nada firme ou permanente; porque não há nada sob o sol, por mais que seja bem regulamentado, que não esteja sujeito a várias mudanças. Mas não devemos julgar a Igreja contra os perigos da vida atual; pois ela é preservada no meio das ondas; como se ele tivesse dito: “Não julgue a sua segurança pela aparência atual das coisas, mas saiba que isso está estabelecido em Deus. Deus será o teu sol, para que você não precise pedir emprestada luz do sol ou da lua. Não tema, portanto, nenhuma mudança ou revolução de assuntos; pois terás uma luz perpétua e imutável. ”

Por estas palavras, o Profeta não significa que os filhos de Deus serão privados das vantagens comuns da vida; pois, como o Senhor os concede indiscriminadamente a todos os homens, ele certamente os designou também para seus filhos, por causa de quem, de fato, Deus criou todas as coisas, pois exerce um cuidado peculiar sobre eles. Mas o Profeta pretendia expressar uma bênção ainda maior, que somente os filhos de Deus desfrutam, a saber, a Luz celestial, que os homens ímpios odeiam e, portanto, não podem receber; pois, embora desfrutem do sol e de outras bênçãos, sua felicidade não pode ser firme e duradoura; porque, sendo vazios de gosto, eles não apreciam o que era da maior importância, que eles têm Deus para seu Pai.

Assim, ele distingue a condição da Igreja e dos crentes da multidão comum de homens, para que não a julguemos da revolução e mudança de eventos, e depois sabemos que, em meio às mais densas trevas, a bondade paterna dos homens. Deus brilha sobre os crentes, a fim de animá-los. E, de fato, embora todos os elementos ou deixem de cumprir seu dever ou nos ameacem com um aspecto melancólico, ainda é suficiente que Deus se reconcilie conosco. Por uma figura de linguagem, na qual uma parte é tomada para o todo, ele inclui, sob os termos “Sol” e “Lua”, toda a condição do homem, que está continuamente em mudança.

Comentário de John Wesley

O sol não será mais tua luz de dia; nem pelo brilho a lua te dará luz; mas o Senhor te será uma luz eterna, e o teu Deus, a tua glória.

O sol – Estes não devem ser estimados em comparação com a luz espiritual da igreja; mas aqui previsto para o conforto das igrejas, como o anterior era para sua segurança, para que Deus não seja apenas um escudo, mas um sol.

O Senhor – Cristo espalhará todas as trevas e ignorâncias, e esta luz não irá aumentar, diminuir e sofrer eclipses e configurações, como o sol e a lua, mas será constante, sem sombra de mudança.

A glória – Sempre ministrando questão de se gloriar nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *