Estudo de Isaías 50:10 – Comentado e Explicado

Que aqueles dentre vós que temem o Senhor ouçam a voz de seu Servo! Que aqueles que caminham no escuro, privados de luz, confiem no nome do Senhor e contem com o seu Deus!
Isaías 50:10

Comentário de Albert Barnes

Quem está entre vós que teme ao Senhor? Toda essa profecia é concluída com um discurso feito neste versículo aos amigos de Deus e no próximo a seus inimigos. É a linguagem do Messias, exortando uma classe a confiar no Senhor e ameaçando a outra com desagrado e ira. A exortação neste versículo é feita em vista do que é dito nos versículos anteriores. É o pedido do Redentor a todos que amam e temem a Deus, e que podem ser colocados em circunstâncias de provação e trevas como ele era. imitar seu exemplo, e não confiar em seu próprio poder, mas depositar sua confiança no braço do Senhor. ele havia feito isso Isaías 50: 7-9 . Ele havia sido afligido, perseguido, abandonado pelo povo Isaías 50: 6 , e naquele tempo confiara em Deus e cometera sua causa a ele; e ele nunca o abandonou ou o abandonou. Encorajado por seu exemplo, ele exorta todos os outros a se lançarem aos cuidados daquele que defenderia uma causa justa.

Que teme ao Senhor, que são adoradores do Senhor.

Isso obedece à voz de seu servo – O Messias (veja a nota em Isaías 42: 1 ). Essa é outra característica da piedade. Os que temem ao Senhor também obedecerão à voz do Redentor João 5:23 .

Que anda nas trevas – De maneira semelhante ao Messias Isaías 50: 6 . O verdadeiro povo de Deus experimenta aflições como os outros, e muitas vezes provam suas próprias provações. Às vezes estão na escuridão profunda da mente e não vêem luz. O conforto os abandonou, e seus dias e noites passam sombrios.

Confie no nome do Senhor – O Messias havia feito isso Isaías 50: 8-9 e exorta todos os outros a fazê-lo. Fazendo isso, obteriam assistência divina e descobririam que ele nunca os deixaria nem os abandonaria.

E fique com seu Deus – incline-se sobre ele, como se faz em uma equipe ou em outro apoio. Isso ainda pode ser considerado como a linguagem do Redentor misericordioso, apelando para seu próprio exemplo e pedindo a todos que estão em circunstâncias semelhantes, que confiem em Deus.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 50:10 . Quem está entre vocês que teme ao Senhor Depois que o Messias profeticamente descreveu sua condição entre os judeus, ele se dirige ao povo judeu, que, sendo dividido em duas classes, um dos crentes, seus discípulos, o outro dos rebeldes, quem, ele previu, pereceria por conta própria; ele se aplica a ambos, mas de uma maneira diferente; confortando o primeiro no início duvidoso da nova economia; e predizer para os últimos a destruição que viria sobre eles. O discurso consolador deste versículo é de uso perpétuo: pois quem não pode aplicá-lo no estado duvidoso e incerto de seus assuntos ao apoio de sua fé e esperança? É, contudo, em seu sentido literal aqui, restringir-se a essa solicitude e ansiedade, esse peso e tristeza, que envolveram os primeiros crentes, do estado instável e perseguido da igreja. Ver Hebreus 10: 35-36 .

Comentário de Adam Clarke

Isso obedece à voz de seu servo “Ouça a voz de seu servo” – Para Shomea , apontado como o particípio, a Septuaginta e o Siríaco leem Yishma , futuro ou imperativo. Isso dá uma volta e uma distribuição muito mais elegantes à sentença.

Comentário de Adam Clarke

Isso obedece à voz de seu servo “Ouça a voz de seu servo” – Para Shomea , apontado como o particípio, a Septuaginta e o Siríaco leem Yishma , futuro ou imperativo. Isso dá uma volta e uma distribuição muito mais elegantes à sentença.

Comentário de John Calvin

10. Quem está entre vós que teme ao Senhor? Depois de ter falado da ajuda invencível de Deus, pela qual todos os profetas estão protegidos, ele dirige seu discurso aos crentes, para que eles se deixem guiar pela Palavra de Deus e se tornem obedientes. Por isso, podemos inferir até que ponto um jactância santa o levantou acima de seus caluniadores; pois, em conseqüência de homens iníquos, através de seu grande número, possuindo na época grande influência entre os judeus, havia o risco de esmagar a fé da pequena minoria. (20) Quando ele pergunta: “Onde estão os que temem a Deus?” ele ressalta que o número deles é pequeno. No entanto, ele se dirige a eles separadamente, para que possam se desapegar da multidão mista e não participar de conselhos que são maus e que Deus condenou. Da mesma maneira, anteriormente nos encontramos com estas palavras: “Não digas, Confederação”. ( Isaías 8:12 .) Embora, portanto, os inimigos de Deus sejam tão numerosos que constituam um exército vasto, Isaías não hesita em dizer que restam alguns que lucram com sua doutrina.

Ele fala com aqueles que “temem a Deus”; pois, onde não há religião nem temor de Deus, também não pode haver entrada para a doutrina. Vemos como a doutrina audaciosamente é rejeitada por aqueles que, em outros aspectos, desejam ser considerados agudos e sagazes; pois, em conseqüência de estarem cheios de orgulho, detestam modéstia e humildade e são extremamente estúpidos nessa sabedoria de Deus. Não é sem uma boa razão, portanto, que ele estabelece esse fundamento, a saber, o temor de Deus, para que sua Palavra seja ouvida com atenção e diligência. Por isso, também é evidente que o verdadeiro medo de Deus não pode ser encontrado em lugar algum, a menos que os homens escutem sua Palavra; pois os hipócritas se orgulham orgulhosa e altivamente da piedade e do temor de Deus, mas manifestam desprezo rebelde quando rejeitam a doutrina do Evangelho e todas as exortações piedosas. A prova clara de tais pessoas é que a máscara que elas desejam usar é arrancada.

Que ele ouça a voz de seu servo. Ele poderia simplesmente ter dito “a voz de Deus”, mas diz expressamente “do seu servo”; pois Deus não deseja ser ouvido, mas pela voz de seus ministros, a quem ele emprega para nos instruir. Isaías fala primeiro de si mesmo e depois de todos os outros que foram investidos no mesmo cargo; e há um contraste implícito entre a “audição” que ele exige e a ânsia perversa de desprezar a doutrina na qual homens irreligiosos se entregam, enquanto eles também, por sua insolência, incentivam muitas pessoas ociosas e tolas a praticarem desprezo semelhante.

Quem andou nas trevas. Os crentes poderiam ter trazido como objeção, que o fruto de sua piedade não era visível, mas que eles eram miseravelmente aflitos, como se tivessem vivido uma vida de maldade abandonada; e, portanto, o Profeta antecipa e anula essa reclamação, afirmando que os crentes, embora até agora tenham sido severamente tratados, ainda não vão em vão obedecer a Deus e à sua Palavra; pois, se “andaram nas trevas”, gozarão por fim da luz do Senhor. Por “escuridão”, o Profeta aqui significa não a ignorância ou cegueira do entendimento humano, mas as aflições pelas quais os filhos de Deus são quase sempre dominados. E esse é o consolo que ele mencionou anteriormente, quando declarou que “a língua dos eruditos lhe fora dada, para que ele falasse uma palavra a quem estivesse fraco”. (Ver. 4.) Assim, ele promete que aqueles que até agora foram desencorajados e quase dominados por tantas aflições receberão consolo.

Comentário de John Wesley

Quem está entre vós que teme ao Senhor, que ouve a voz do seu servo, que anda nas trevas e não tem luz? Confie no nome do Senhor, e permaneça no seu Deus.

A voz – de Cristo, que é chamado servo de Deus, por meio de eminência e para íntimo de que, embora ele fosse Deus, ainda assim ele assumiria a forma de servo.

Na escuridão – Não no pecado, mas na miséria, que vive em uma condição desconsolada e calamitosa.

Sem luz – sem conforto.

Confiança – Deixe que ele fixe sua fé e esperança na misericórdia e fidelidade do Senhor, declaradas em sua palavra e em seu interesse em Deus, que pela mediação deste servo é reconciliado com ele e feito seu Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *