Estudo de Salmos 18:28 – Comentado e Explicado

Senhor, sois vós que fazeis brilhar o meu farol, sois vós que dissipais as minhas trevas.
Salmos 18:28

Comentário de Albert Barnes

Pois tu acenderás minha vela – Margem, lâmpada. A palavra lâmpada expressa melhor a ideia. Nas Escrituras, a luz é uma imagem de prosperidade, sucesso, felicidade, santidade, assim como as trevas são a imagem do oposto. Veja as notas em Jó 29: 2-3 ; compare também Jó 18: 6 ; Jó 21:17 ; Provérbios 20:27 ; Provérbios 24:20 ; Salmo 119: 105 ; Salmo 132: 17 ; Isaías 62: 1 . O significado aqui é que o salmista sentiu-se seguro de que Deus lhe daria prosperidade, como se sua lâmpada permanecesse constantemente acesa em sua habitação.

O Senhor meu Deus iluminará minhas trevas – lançará luz sobre o meu caminho, que de outro modo seria escuro: transmitirá luz ao meu entendimento; porá paz e alegria em meu coração; vai me coroar com seu favor. Compare a nota no Salmo 4: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 18:28 . Tu acenderás minha vela isto é, avança-me para honrar e aumenta minha prosperidade; e faze-me continuamente alegre por teu favor. Nada mais usual entre os escritores orientais do que representar qualquer pessoa ou família por uma lâmpada que ilumina toda a casa. Veja 1 Reis 11:36 ; 1 Reis 15: 4 . Jó 18: 5-6 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 18: 28-31 . Tu acenderás, ou acenderás, ou acenderes a minha vela – Ou seja, me deram segurança, conforto, glória e posteridade também: todos os detalhes que muitas vezes são significados por uma vela ou uma luz. Tu queres ou me avança para honrar, aumentar minha prosperidade e me fazer continuamente alegre por teu favor. Nada era mais comum entre os escritores orientais do que representar qualquer pessoa ou família por uma lâmpada iluminando toda a casa, 1 Reis 11:36 ; 1 Reis 15: 4 e Jó 18: 5-6 . Pois por ti atravessei uma tropa – rompi as tropas armadas dos meus inimigos. E pelo meu Deus eu pulei sobre um muro Escalei os muros das cidades e castelos mais fortes e os tomei. Davi, logo após seu assentamento no trono, expulsou a guarnição jebuseu de Jerusalém e reduziu a cidade à sua obediência, tornando-a a futura capital de seu reino. E não é improvável, mas ele pode se referir a essas ações ou a suas duas vitórias sobre os filisteus, mencionadas 2 Samuel 5:17 , etc. “A piedade habitual de Davi deve ser observada aqui, pois ele atribui todos os seus sucessos à assistência de Deus; e nos próximos dois versículos celebra a retidão infalível de sua providência: Quanto a Deus, seu caminho é perfeito – Em tudo justo e gentil: a verdade de suas promessas; a palavra do Senhor é provada – Livre de engano, como ouro refinado pelo fogo, e certamente a ser realizado: e aquela proteção poderosa que ele oferece aos homens bons; ele é um broquel – uma defesa segura, para todos aqueles que confiam nele. Para isso, ele pôde testemunhar por sua própria experiência; e, portanto, ele irrompe nesse justo reconhecimento, Salmos 18:31 : Quem é Deus, exceto Jeová? Ou, quem é uma rocha – Quem pode dar segurança absoluta de todos os perigos, salvar nosso Deus? Ele então continua a enumerar os favores particulares que Deus havia concedido a si mesmo e os vários perigos em que esteve, sob os quais experimentou a proteção divina. ” Chandler.

Comentário de E.W. Bullinger

vela = lâmpada. Hoje em dia, no Oriente, mais para o conforto do que para a luz.

Comentário de Adam Clarke

Pois tu acenderás minha vela – Tu me restabelecerás à prosperidade, e me darás uma questão feliz de todas as minhas aflições. Pela lâmpada de Davi, o Messias pode ser entendido: você não permitirá que minha família seja extinta, nem o reino que me prometeu totalmente falhar.

Comentário de John Calvin

28. Pois acenderás a minha lâmpada. Na música de Samuel, a forma da expressão é um pouco mais precisa; pois não se diz que Deus acende nossa lâmpada, mas que ele mesmo é nossa lâmpada. O significado, no entanto, chega à mesma coisa, a saber, que foi pela graça de Deus que Davi, que havia sido mergulhado nas trevas, voltou à luz. Davi não simplesmente agradece a Deus por ter acendido uma lâmpada diante dele, mas também por ter convertido suas trevas em luz. Ele, portanto, reconhece que havia sido reduzido a tal ponto extremo de angústia, que era como um homem cuja condição era desolada e sem esperança; pois ele compara o estado confuso e perplexo de seus negócios à escuridão. Isso, de fato, pela transferência de coisas materiais para coisas espirituais, pode ser aplicado à iluminação espiritual do entendimento; mas, ao mesmo tempo, devemos prestar atenção ao assunto que Davi trata, para não nos afastarmos do significado verdadeiro e adequado. Agora, como ele reconhece que havia sido restaurado à prosperidade pelo favor de Deus, que era para ele, por assim dizer, uma luz vivificante, vamos, após o exemplo dele, considerá-lo certo de que nunca teremos o o conforto de ver nossas adversidades terminarem, a menos que Deus disperse as trevas que nos envolvem e nos restaure a luz da alegria. Contudo, não seja angustiante para nós andar pelas trevas, desde que Deus tenha o prazer de desempenhar conosco o ofício de uma lâmpada. No versículo seguinte, Davi atribui suas vitórias a Deus, declarando que, sob sua conduta, ele havia rompido as cunhas ou falanges de seus inimigos, e tomado de assalto suas cidades fortificadas. (425) Assim, vemos que, embora ele fosse um guerreiro valente e habilidoso em armas, ele não arroga nada para si mesmo. Quanto aos tempos dos verbos, informaríamos de uma vez por todas os leitores que, neste salmo, Davi usa o passado e o futuro de forma indiferente, não apenas por compreender histórias diferentes, mas também por apresentar a si mesmo as coisas das quais ele fala como se eles ainda estivessem diante de seus olhos e, ao mesmo tempo, descreve um curso contínuo da graça de Deus para com ele.

Comentário de John Wesley

Pois tu acenderás a minha vela; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas.

Mais leve – Me deu segurança, conforto, glória e posteridade também.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *