Estudo de João 7:17 – Comentado e Explicado

Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se a minha doutrina é de Deus ou se falo de mim mesmo.
João 7:17

Comentário de Albert Barnes

Se alguém fizer sua vontade – Literalmente, se alguém quiser ou estiver disposto a fazer a vontade de Deus. Se alguém está disposto a fazer isso, embora ele não seja capaz de guardar perfeitamente Seus mandamentos. Fazer a vontade de Deus é obedecer a Seus mandamentos; ceder nossos corações e vidas às exigências dEle. Uma disposição para fazer Sua vontade é uma prontidão para ceder nosso intelecto, nossos sentimentos e tudo o que temos inteiramente a Ele, para ser governado de acordo com Seu prazer.

Ele saberá – Ele deve ter evidência, na própria tentativa de fazer a vontade de Deus, da verdade da doutrina. Essa evidência é interna e, para o indivíduo, é satisfatória e conclusiva. É de dois tipos.

1. Ele descobrirá que as doutrinas ensinadas por Jesus são tais que se recomendam à sua razão e consciência, e são consistentes com tudo o que sabemos das perfeições de Deus. Suas doutrinas se recomendam a nós como adequadas para nos tornar puros e felizes, e é claro que são tais que devem ser de Deus.

2. Um desejo sincero de obedecer a Deus levará um homem a abraçar as grandes doutrinas da Bíblia. Ele descobrirá que seu coração é depravado e inclinado ao mal, e verá e sentirá a verdade da doutrina da depravação; ele descobrirá que é um pecador e precisa nascer de novo; ele aprenderá sua própria fraqueza e verá sua necessidade de um Salvador, de uma expiação e de perdoar misericórdia; ele sentirá que está poluído e precisa da influência purificadora do Espírito Santo.

Assim, podemos aprender:

1. Que um esforço honesto para obedecer a Deus é a maneira mais fácil de se familiarizar com as doutrinas da Bíblia.

2. Aqueles que fazem esse esforço não se desentendem em nenhuma das doutrinas das Escrituras.

3. Isso é evidência da verdade da revelação que toda pessoa pode aplicar ao seu próprio caso.

4. É uma evidência que leva à certeza. Ninguém que já fez um esforço honesto para viver uma vida piedosa e fazer toda a vontade de Deus jamais teve qualquer dúvida sobre a verdade das doutrinas do Salvador, ou qualquer dúvida de que sua religião é verdadeira e é adequada à religião. natureza do homem. Eles duvidam apenas da verdade da religião que deseja viver em pecado.

5. Vemos a bondade de Deus em nos dar evidências de sua verdade que pode estar ao alcance de todos os homens. Não requer grande aprendizado ser cristão e convencer-se da verdade da Bíblia. Requer um coração honesto e uma vontade de obedecer a Deus.

Se é de Deus – se é divino.

Ou se eu falo de mim mesmo – de mim mesmo sem ser comissionado ou dirigido por Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Se , etc. Para a condição, consulte App-118.

vai fazer = desejar (App-102.) fazer.

vai. Grego. thelema. App-102.

saber = conhecer. Grego. ginosko. App-132. Veja nota em João 1:10 .

do. Grego. ek. App-104.

de = de. Grego. apo. App-104.

Comentário de John Calvin

17. Se alguém quiser fazer sua vontade. Ele antecipa as objeções que podem ser feitas. Pois, como ele tinha muitos adversários naquele lugar, alguém poderia ter murmurado contra ele dessa maneira: “Por que você nos vangloria do nome de Deus? Pois não sabemos que procedeste dele. Por que, então, você pressiona sobre nós essa máxima, que não lhe admitimos, que você não ensina nada senão pelo mandamento de Deus? ” Cristo, portanto, responde que o juízo sólido flui do medo e da reverência a Deus; de modo que, se suas mentes estiverem bem dispostas ao temor de Deus, elas facilmente perceberão se o que ele prega é verdadeiro ou não. Da mesma forma, ele lhes administra uma reprovação indireta; pois como é que eles não conseguem distinguir entre falsidade e verdade (185), mas porque querem que o requisito principal soe entendimento, a saber, piedade e o desejo sincero de obedecer a Deus?

Esta afirmação é altamente digna de observação. Satanás conspira continuamente contra nós, e espalha suas redes em todas as direções, para que ele nos leve de surpresa por suas ilusões. Aqui, Cristo excelentemente nos adverte a tomar cuidado com a exposição a qualquer um de seus impostores, assegurando-nos que, se estivermos preparados para obedecer a Deus, ele nunca deixará de nos iluminar pela luz do seu Espírito, para que possamos distinguir. entre verdade e falsidade. Portanto, nada mais nos impede de julgar corretamente, mas que somos indisciplinados e obstinados; e toda vez que Satanás nos engana, somos justamente punidos por nossa hipocrisia. Da mesma maneira, Moisés adverte que, quando surgem falsos profetas, somos provados e provados por Deus; pois aqueles cujos corações são retos nunca serão enganados ( Deuteronômio 13: 3 ). Portanto, é evidente como muitas pessoas de maneira perversa e tola nos dias de hoje, temendo o perigo de cair em erro, por esse mesmo pavor fechar a porta contra todos. vontade de aprender; como se nosso Salvador não tivesse um bom fundamento para dizer:

Bata, e será aberto para você ( Mateus 7: 7 ).

Pelo contrário, se formos inteiramente dedicados à obediência a Deus, não duvide que Ele nos dará o espírito de discernimento, para ser nosso diretor e guia contínuos. Se outros optarem por vacilar, eles descobrirão quão frágeis são as pretensões de sua ignorância. E, de fato, vemos que todos os que agora hesitam, e preferem acalmar sua dúvida, em vez de, lendo ou ouvindo, investigar seriamente onde está a verdade de Deus, têm a dificuldade de colocar Deus em desafio por princípios gerais. Um homem dirá que ora pelos mortos, porque, desconfiando de seu próprio julgamento, não pode ousar condenar as falsas doutrinas inventadas pelos homens maus sobre o purgatório; e ainda assim ele se permitirá livremente cometer fornicação. Outro dirá que ele não tem tanta agudeza que seja capaz de distinguir entre a pura doutrina de Cristo e os artifícios espúrios dos homens, mas ainda assim ele terá agudeza suficiente para roubar ou cometer perjúrio. Em resumo, todos aqueles que duvidam, que se cobrem com um véu de dúvida em todos os assuntos que atualmente são objeto de controvérsia, demonstram um manifesto desprezo a Deus por assuntos que não são de todo obscuros.

Portanto, não é de admirar que a doutrina do Evangelho seja recebida por muito poucas pessoas nos dias atuais, pois há muito pouco temor de Deus no mundo. Além disso, essas palavras de Cristo contêm uma definição de religião verdadeira; isto é, quando estamos preparados de coração para seguir a vontade de Deus, que nenhum homem pode fazer, a menos que renuncie a seus próprios pontos de vista.

Ou se eu falo por mim mesmo. Devemos observar de que maneira Cristo deseja que um julgamento seja formado sobre qualquer doutrina que seja. Ele deseja que o que é de Deus seja recebido sem controvérsia, mas nos permite rejeitar livremente o que é do homem; pois esta é a única distinção que ele estabelece, pela qual devemos distinguir entre doutrinas.

Comentário de Adam Clarke

Se alguém quiser fazer sua vontade, etc. – darei a você uma regra segura pela qual possa julgar minha doutrina: Se você realmente deseja fazer a vontade de Deus, comece a praticar; e tome minha doutrina e aplique-a a tudo que você sabe que Deus exige do homem; e se você encontrar um dos meus preceitos contrários à natureza, perfeições e glória de Deus, ou ao bem-estar presente ou eterno dos homens, terá a liberdade de afirmar que minha doutrina é humana e errônea, e Deus não envie-me. Mas se, pelo contrário, você descobrir que a soma e substância de minha pregação é: Que os homens amarão a Deus com todo o coração, alma, mente e força, e seu próximo como eles mesmos; e que essa doutrina deve trazer glória a Deus nas alturas, enquanto produz paz e boa vontade entre os homens; depois reconheça que Deus o visitou e me receba como o Messias prometeu a seus pais.

Comentário de John Wesley

Se alguém fizer sua vontade, ele saberá da doutrina, seja de Deus ou se eu falo de mim mesmo.

Se alguém quiser fazer sua vontade, ele saberá da doutrina, se é de Deus – Esta é uma regra universal, com relação a todas as pessoas e doutrinas. Aquele que está completamente disposto a fazê-lo, certamente saberá qual é a vontade de Deus.

Referências Cruzadas

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

Salmos 25:12 – Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.

Salmos 119:10 – Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.

Salmos 119:101 – Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra.

Isaías 35:8 – E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Mateus 6:22 – “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.

Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

João 1:46 – Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? ” Disse Filipe: “Venha e veja”.

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

João 8:43 – Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.

João 8:47 – Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus”.

Atos dos Apóstolos 10:1 – Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano.

Atos dos Apóstolos 11:13 – Ele nos contou como um anjo lhe tinha aparecido em sua casa e dissera: ‘Mande buscar, em Jope, a Simão, chamado Pedro.

Atos dos Apóstolos 17:11 – Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Filipenses 3:15 – Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *