Estudo de Salmos 119:10 – Comentado e Explicado

De todo o coração eu vos procuro; não permitais que eu me aparte de vossos mandamentos.
Salmos 119:10

Comentário de Albert Barnes

Com todo o meu coração te busquei – Veja as notas no Salmo 119: 2 . O salmista no Salmo 119: 2 fala da “bem-aventurança dos que buscam o Senhor de todo o coração”; neste versículo, ele diz que essa bem-aventurança era dele. Ele poderia afirmar que havia buscado a Deus. Ele tinha tanta consciência que esse era o objetivo e o propósito de sua vida que ele poderia dizer sem hesitar. Todo homem que afirma ser religioso deve ser capaz de dizer isso. Infelizmente, como poucos conseguem fazê-lo!

Ó, não me deixes perambular … – Mantém-me neste propósito firme; esse design fixo. Esta é a linguagem de um coração em que há uma consciência de sua fraqueza e sua responsabilidade de errar, por mais forte que seja o seu propósito de fazer o que é certo. Essa apreensão é um dos melhores meios de segurança, pois essa apreensão levará um homem a “orar” e enquanto um homem ora, está seguro.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 10-11 . Com todo o meu coração te busquei – não me negues o auxílio da tua graça que tão sinceramente e sinceramente desejei e trabalhei para obter. Ó, não me deixes vagar – hebraico, ?? ?????? , não me faça vagar, a saber, levando-me à tentação ou retirando a tua graça, necessária para impedir-me de vaguear. Tua palavra escondi em meu coração – não me contentei apenas em ouvir ou ler tua palavra, mas a recebi no amor a ela, diligentemente a considerei e a coloquei em minha mente, como um tesouro bem escolhido , estar pronto em todas as ocasiões para me aconselhar, acelerar ou me alertar, conforme a necessidade possa exigir. Para que eu não possa pecar contra ti – Que por uma consideração diligente e afetuosa de teus preceitos, promessas e ameaças, eu possa ser impedido de todas as práticas pecaminosas.

Comentário de Adam Clarke

Com todo o meu coração te busquei.

4. Ele deve buscar a Deus, fazer fervorosas orações e súplicas a ele por luz divina, por uma consciência terna e por força para andar em retidão.

5. Todo o seu coração; todos os seus afetos devem estar envolvidos aqui, ou ele não pode ter sucesso. Se ele mantiver alguma afeição pelo ídolo ou abominação; se seu coração não der diante do Senhor, ele poderá fazer muitas orações, mas Deus não responderá a nenhuma delas.

6. Ele deve tomar cuidado para manter o caminho do dever, da abstinência e da abnegação; não permitindo que seu olho, sua mão ou seu coração se desviem dos mandamentos de seu Criador.

Comentário de John Calvin

10. Com todo o meu coração Consciente da integridade de seu coração, o profeta ainda implora a ajuda de Deus, para que ele não tropece por causa de sua enfermidade. Ele não se vangloria da auto-preparação, como se tivesse espontaneamente começado a indagar por Deus, mas, ao louvar a graça que experimentara, ao mesmo tempo aspira, depois da firmeza, a perseverar em seguir seus caminhos. É uma tolice da parte dos papistas aproveitar esta e outras passagens semelhantes, como se os santos, por vontade própria, antecipassem a graça do Espírito Santo e depois fossem favorecidos com sua ajuda. O profeta não faz uma divisão entre Deus e ele mesmo, mas ora a Deus para continuar seu trabalho até que seja concluído, de acordo com o que geralmente nos é ensinado, para manter Deus atento a seus benefícios até que ele os cumpra.

Enquanto isso, há boas razões para apresentar nossa súplica a Deus, estender a mão para nós quando ele vê nossas mentes tão decididas, que não somos solicitados a nada mais do que agir de maneira correta. E quando ele nos eleva com confiança para pedir o dom da perseverança, quando ele inspira nossos corações com a devida afeição por ele, também nos pede que o futuro não afunde em um estado descuidado e lânguido como soldados que foram dispensados, mas procure ser constantemente dirigido pelo espírito de sabedoria e ser sustentado pelos princípios de fortaleza e virtude. Aqui, Davi, a partir de seu próprio exemplo, nos mostra uma regra: quanto um homem se vê socorrido por Deus, tanto ele deve ser induzido com mais cuidado e sinceridade a implorar a continuidade de sua ajuda; pois, a menos que ele nos refreie, vagaremos instantaneamente e nos desviaremos. Esse sentimento é mais explicitamente declarado na palavra original ????? , tashqeni, que está na voz passiva e significa que deve ser desviada. (403) A partir da importação do termo, não pretendo estabelecer a doutrina que Deus secretamente incita cometemos pecado, mas apenas para informar meus leitores, que é nossa responsabilidade errar, que imediatamente recaímos em pecado no instante em que ele nos deixa para nós mesmos. Esta passagem também nos adverte que o homem que desvia um pouco dos mandamentos de Deus é culpado de se perder.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *