Estudo de Salmos 25:8 – Comentado e Explicado

O Senhor é bom e reto, por isso reconduz os extraviados ao caminho reto.
Salmos 25:8

Comentário de Albert Barnes

Bom e reto é o Senhor – Seu caráter é benevolente e ele é digno de confiança. Ele não é apenas “bom”, mas é igual e justo no trato com as pessoas. Este último atributo não é menos uma razão de confiança em seu caráter do que o primeiro. Precisamos de um Deus que não seja meramente benevolente e gentil, mas que seja justo e fiel; cuja administração é baseada em princípios de verdade e justiça, e em cujas relações, portanto, suas criaturas podem repousar uma confiança ilimitada.

Portanto, ele ensinará aos pecadores – Por ser bom e reto, podemos nos aproximar dele com a certeza de que ele nos guiará corretamente. Sua “bondade” pode ser considerada uma evidência de que ele estará “disposto” a fazer isso; sua “retidão” como garantia de que o caminho em que ele nos conduzirá será o melhor caminho. Não podíamos confiar na mera benevolência, pois ela pode carecer de sabedoria e firmeza ou poder para executar seus próprios propósitos; podemos confiar nele quando está conectado a um personagem que é infinitamente reto e um braço que é infinitamente poderoso.

No caminho – no caminho certo – o caminho em que eles devem seguir, o caminho da verdade, da felicidade, da salvação.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25: 8-9 . Bom e reto é o Senhor – Abundante e gracioso, pronto para fazer o bem e deleitando-se com ele; e correto ou justo (como ???? , jashar, aqui tornado correto, significa), isto é, santo e verdadeiro, sincero em fazer promessas e em todas as suas declarações e ofertas de misericórdia aos pecadores, e fiéis em cumpri-las. Portanto, ele ensinará aos pecadores o caminho – Sendo tal, ele não estará desejando pecadores tão pobres quanto eu, mas os guiará por sua Palavra e Espírito, e providência graciosa, no caminho da vida e da paz. Pelos pecadores, ele não pretende tudo o que é assim; pois os que são obstinados, orgulhosos e desdenhosos, Deus declarou que não ensinará ou dirigirá, mas os deixará aos erros e concupiscências de seus próprios corações; mas somente aqueles que, sendo verdadeiramente sensíveis a seus pecados, buscam humildemente e sinceramente a graça e a misericórdia de Deus; ou os que são mansos, como o próximo versículo explica, isto é, humildes e gentis, e que humildemente se submetem à mão de Deus, e estão dispostos e desejosos de serem dirigidos e governados por ele. Estes ele guiará no julgamento – Ou seja, nos caminhos do julgamento, da maneira correta pela qual eles devem andar; e pelo domínio de sua palavra, que costuma ser chamada de julgamento; ou, com julgamento, isto é, com um cuidado sábio e providente e uma devida consideração a todas as suas circunstâncias.

Comentário de E.W. Bullinger

ensinar = direto. O assunto deste membro.

Comentário de Adam Clarke

Bom e reto é o Senhor – Ele é bom em sua natureza e justo em sua conduta.

Portanto, ele ensinará os pecadores – porque ele é bom, ele ensinará os pecadores, embora eles não mereçam mais que destruição: e porque ele está certo, ele os ensinará o caminho verdadeiro.

Comentário de John Calvin

8. Bom e reto é Jeová. Parando um pouco como no processo de sua oração, ele exercita seus pensamentos em meditação sobre a bondade de Deus, para que possa retornar com renovado ardor à oração. Os fiéis sentem que seus corações logo definham em oração, a menos que estejam constantemente se incitando a ele por novos incentivos; Uma coisa tão rara e difícil é perseverar firme e incansavelmente nesse dever. E, de fato, como é preciso freqüentemente abastecer-se de combustível para preservar o fogo, o exercício da oração requer o auxílio de tais ajudas, para que não desapareçam e, por fim, sejam completamente extintas. Davi, portanto, deseja encorajar-se à perseverança, fala consigo mesmo e afirma que Deus é bom e correto, que, reunindo novas forças meditando sobre essa verdade, ele pode voltar com mais entusiasmo à oração. Mas devemos observar essa consequência – que, como Deus é bom e reto, ele estende a mão aos pecadores para trazê-los de volta ao caminho. Atribuir a Deus uma retidão que ele pode exercer apenas para com os dignos e meritórios é uma visão fria de seu caráter e de pouca vantagem para os pecadores, e ainda assim o mundo geralmente entende que Deus não é bom em nenhum outro sentido. Como se passa que apenas uma em cem se aplique a si mesmo a misericórdia de Deus, se não é porque os homens a limitam àqueles que são dignos dela? Não, pelo contrário, aqui é dito, que Deus dá uma prova de sua retidão quando mostra aos transgressores o caminho; e isso é da mesma importância que chamá-los ao arrependimento e ensiná-los a viver em retidão. E, de fato, se a bondade de Deus não penetrasse no inferno, nenhum homem jamais se tornaria participante dela. Que os papistas se vangloriem, quando bem entenderem, de seus preparativos imaginários, mas consideremos isso uma doutrina certa e certa de que, se Deus não impedir os homens por sua graça, todos eles perecerão totalmente. Davi, portanto, recomenda aqui essa graça preventiva, como é chamada, que se manifesta quando Deus nos chama, a princípio, renova, pelo Espírito de regeneração, nossa natureza corrupta, ou quando Ele nos traz de volta ao caminho certo, depois de nos desviarmos dele por nossos pecados. Pois, mesmo que aqueles que Deus recebe para seus discípulos são aqui chamados pecadores, segue-se que ele os renova pelo Espírito Santo, para que se tornem dóceis e obedientes.

Comentário de John Wesley

Bom e reto é o Senhor; por isso ele ensinará os pecadores no caminho.

Ereto – Santo e verdadeiro, em todas as suas declarações e ofertas de misericórdia aos pecadores.

Portanto – Ele não estará desejando pecadores tão pobres quanto eu, mas os guiará no caminho da vida e da paz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *