Estudo de Jeremias 31:33 – Comentado e Explicado

Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel – oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo.
Jeremias 31:33

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31: 33-34 . Essa será a aliança que farei com a casa de Israel – isto é, com aqueles que são realmente israelitas, em quem não há dolo, João 1:47 , que são judeus interiormente, Romanos 2:29 , pela circuncisão de o coração e o espírito, mencionados e prometidos por Deus, Deuteronômio 30: 6 . Colocarei minha lei em suas partes internas, etc. – Nos tempos do evangelho, a lei de Deus não é revogada e invalidada; pois Cristo não veio para destruir a lei, mas para cumpri-la; mas está escrito nos corações do verdadeiro Israel de Deus pelo dedo do seu Espírito; e tornam-se obedientes a ele por sua aprovação secreta de que é santo, justo e bom, e pelo prazer que sentem depois do homem interior. Mas pode-se perguntar: como isso era peculiar a essa nova aliança? Deus antigo não escreveu sua lei no coração de seu povo? Davi e outros servos de Deus, dos quais lemos no Antigo Testamento, não serviram a Deus por um princípio de amor e deleite em sua lei? Devemos responder, sem dúvida, eles responderam, e a lei de Deus foi, em certa medida, escrita em seus corações; mas isso não foi através da virtude da dispensação mosaica, mas pela graça dessa nova aliança, revelada e comunicada, embora obscura e parcialmente, mesmo sob essa dispensação. O principal desígnio do profeta aqui é evidentemente expressar a diferença entre a lei e o evangelho: a lei mostra ao homem seu dever, o evangelho traz a graça da regeneração, pela qual o coração do homem é mudado, e ele pode fazer isso. o dever dele. Todos os que, durante o tempo da dispensação mosaica, alcançaram a salvação, foram salvos em virtude dessa nova aliança; mas isso não foi, evidentemente, exibido; nem a graça renovadora de Deus foi tão geral e amplamente dada como tem sido no evangelho. E eles não ensinarão mais todo homem a seu próximo – Isso não deve ser interpretado como se, sob o evangelho, não houvesse mais necessidade de ensino ministerial, pois o próprio Cristo enviou seus apóstolos para pregar; nem ainda como se não houvesse necessidade adicional de irmãos em Cristo ensinar uns aos outros, pois o contrário é ordenado, Colossenses 3:16 . Essa expressão significa apenas o grande aumento do conhecimento divino, especialmente do conhecimento do ser e dos atributos do único Deus vivo e verdadeiro, e das relações nas quais ele tem prazer em permanecer com seu povo, que é o conhecimento aqui principalmente destinado . Pois todos eles me conhecerão, do menor ao maior – Mesmo os menores, que têm interesse nesta nova aliança, e são enxertados na boa azeitona, e participam da gordura da raiz, até bebês em Cristo e muito mais aqueles que chegaram à medida da estatura de sua plenitude; todos me conhecerão salvadoramente e terão vida eterna com esse conhecimento. Pois perdoarei a iniqüidade deles, etc. – Aqui Deus representa o perdão gratuito de todos os seus pecados como sendo a raiz e o fundamento desta graça, e de todos os privilégios e bênçãos deste novo convênio.

Comentário de Adam Clarke

Depois daqueles dias – Quando a visão e a profecia serão seladas, e Jesus assumiu que o corpo estava preparado para ele, e entregou sua vida pela redenção de um mundo perdido, e, tendo subido ao alto, terá obtido o dom do Espírito Santo para purificar o coração; então a lei de Deus, por ela, será colocada em suas partes interiores e escrita em seus corações; de modo que tudo dentro e fora seja santidade para o Senhor. Então Deus será verdadeiramente seu Deus, recebido e reconhecido como sua porção, e o único objeto de sua devoção; e eles serão o seu povo, cheio de santidade, e feitos participantes da natureza divina, para que o amem perfeitamente e magnifiquem dignamente o seu nome.

Comentário de John Calvin

Ele agora mostra uma diferença entre a Lei e o Evangelho, pois o Evangelho traz consigo a graça da regeneração: sua doutrina, portanto, não é a da letra, mas penetra no coração e reforma todas as faculdades internas, de modo que a obediência é prestado à justiça de Deus.

Contudo, uma questão pode ser movida para cá: A graça da regeneração estava faltando para os Padres sob a Lei? Mas isso é bastante absurdo. O que, então, significa quando Deus nega aqui que a Lei foi escrita no coração antes da vinda de Cristo? A isto, respondo que os Padres, que antes eram regenerados, obtiveram esse favor por meio de Cristo, para que possamos dizer que foi como foi transferido para eles de outra fonte. O poder então de penetrar no coração não era inerente à Lei, mas era um benefício transferido para a Lei pelo Evangelho. Isso é uma coisa. Então sabemos que essa graça de Deus era rara e pouco conhecida sob a Lei; mas que, sob o Evangelho, os dons do Espírito foram derramados mais abundantemente, e que Deus lidou com mais abundância com sua Igreja. Mas, ainda assim, o principal é considerar o que é a lei em si e o que é peculiar ao evangelho, especialmente quando é feita uma comparação entre a lei e o evangelho. Pois quando essa comparação cessa, isso não pode ser adequadamente aplicado à lei; mas no que diz respeito ao evangelho, diz-se que a lei é a da letra, como é chamada em outro lugar ( Romanos 7: 6 ) e esta também é a razão pela qual Paulo a chama em 2 Coríntios 3: 6 ,

“A letra mata”

etc. Por “carta”, ele não quis dizer o que Orígenes explicou tolamente, pois perverteu essa passagem como fez quase toda a Escritura: Paulo não significa ali o sentido simples e claro da Lei; pois ele chama a carta por outro motivo, porque apenas põe diante dos olhos dos homens o que é certo, e soa também em seus ouvidos. E a palavra letra refere-se ao que está escrito, como se ele tivesse dito: A Lei foi escrita em pedras e, portanto, era uma carta. Mas o Evangelho – o que é isso? É espírito, isto é, Deus não apenas dirige sua palavra aos ouvidos dos homens e a coloca diante de seus olhos, mas também interiormente ensina seus corações e mentes. Esta é a solução da questão: o Profeta fala da Lei em si mesma, à parte do Evangelho, pois a Lei está morta e destituída do Espírito de regeneração.

Depois ele diz: Eu colocarei minha Lei em suas partes internas. Por estas palavras, ele confirma o que dissemos, que a novidade, que ele mencionou antes, não era da substância, mas apenas da forma: pois Deus faz não diga aqui: “Eu lhe darei outra lei”, mas escreverei minha lei, ou seja, a mesma lei que anteriormente havia sido entregue aos pais. Ele então não promete nada de diferente quanto à essência da doutrina, mas faz a diferença apenas na forma. Mas ele afirma a mesma coisa de duas maneiras, e diz que ele colocaria sua lei em suas partes internas e que a escreveria em seus corações (54). Nós realmente sabemos quão difícil é que o homem seja formado para obediência para que toda a sua vida esteja em harmonia com a Lei de Deus, pois todos os desejos da carne são tantos inimigos, como Paulo diz, que lutam contra Deus. ( Romanos 8: 7 ) Como então todas as nossas afeições e concupiscências continuam em guerra com Deus, é de certa maneira uma renovação do mundo quando os homens se deixam governar por Deus. E sabemos o que as Escrituras dizem, que não podemos ser os discípulos de Cristo, a menos que renunciemos a nós mesmos e ao mundo, e negemos a nós mesmos. ( Mateus 6:24 ; Lucas 14:26 ) Essa é a razão pela qual o Profeta não ficou satisfeito com uma declaração, mas disse: Colocarei minha Lei em suas partes internas, escreverei em seus corações.

Podemos aprender ainda mais com essa passagem, como os papistas são tolos em seu conceito sobre o livre-arbítrio. De fato, eles permitem que, sem a ajuda da graça de Deus, não somos capazes de cumprir a Lei e, portanto, eles concedem algo em auxílio da graça e do Espírito: mas ainda assim eles não apenas imaginam uma cooperação quanto ao livre-arbítrio, mas atribuir a ele o trabalho principal. Agora, o Profeta aqui testifica que é obra peculiar de Deus escrever sua Lei em nossos corações. Visto que Deus então declara que esse favor é justamente dele, e reivindica para si a glória dele, quão grande deve ser a arrogância dos homens para apropriar-se disso? Escrever a Lei no coração importa nada menos do que isso para a formar, para que a Lei governe ali e que não haja sentimento do coração, que não seja conformável e que não concorde com sua doutrina. Portanto, é suficientemente claro que ninguém pode se voltar para obedecer à Lei, até que seja regenerado pelo Espírito de Deus; antes, que não há inclinação no homem para agir corretamente, exceto que Deus prepara seu coração por sua graça; em uma palavra, que a doutrina da carta está sempre morta, até que Deus a vivifique pelo seu Espírito.

Ele acrescenta: E eu serei para eles um Deus, e eles serão para mim um povo. Aqui Deus compreende geralmente a substância de sua aliança; pois qual é o desígnio da lei, exceto que o povo deve invocá-lo e que ele também deve exercer um cuidado com seu povo? Pois sempre que Deus declara que ele será nosso Deus, ele nos oferece sua disposição paterna e declara que nossa salvação se tornou objeto de seus cuidados; ele nos dá um livre acesso a si mesmo, pede que recostemos na sua graça e, em suma, essa promessa contém em si tudo o que é necessário para a nossa salvação. O caso agora também é hoje o mesmo sob o Evangelho; pois como somos estrangeiros do reino dos céus, ele nos reconcilia consigo mesmo e testifica que ele será nosso Deus. Nisto depende o que se segue, e eles serão meu povo; pois um não pode ser separado do outro. Por essas palavras, o Profeta sugere brevemente que o objetivo principal da aliança de Deus é que ele se torne nosso Pai, de quem devemos buscar e esperar a salvação, e que também nos tornemos seu povo. Dessas coisas, há mais a ser dito novamente; mas expliquei o motivo pelo qual agora repito tão rapidamente coisas dignas de uma explicação mais longa. Ele adiciona, –

Há em muitas cópias, antes de ???? , “eu coloquei”, pelas quais é transformado em um futuro, “eu colocarei mesmo”. Esta parece ser a verdadeira leitura, –

Vou colocar a minha lei na parte mais íntima deles,
E no coração deles eu vou escrever.

É o mesmo que se dissesse: “Colocarei minha lei na parte mais íntima de cada uma delas:” as pessoas são individualizadas, a fim de mostrar que o ato se estende a todos. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

a casa de, & c. Alguns códigos, com quatro edições impressas iniciais (uma em margem), leem “os filhos de” : isto é, de toda a nação.

em seus corações = em seus corações. Compare Ezequiel 11:19 ; Ezequiel 36:26 . Hebreus 10:16 .

e será o seu Deus. Compare Jeremias 24: 7 ; Jeremias 30:22 ; Jeremias 32:38 .

Comentário de John Wesley

Mas este será o pacto que farei com a casa de Israel; Depois daqueles dias, diz o SENHOR, porei a minha lei na parte interior e a escreverei no coração; e será o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Com – isto é, com aqueles que são judeus interiormente.

E escreva – O desígnio do profeta está aqui para expressar a diferença entre a lei e o evangelho. O primeiro mostra o dever, o segundo traz a graça da regeneração, pela qual o coração é mudado e habilitado para o dever. Todos sob o tempo da lei que veio para a salvação foram salvos por essa nova aliança; mas isso não foi evidentemente exibido; nem a graça regeneradora de Deus era tão comum no tempo da lei, como no evangelho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *