Estudo de Salmos 25:12 – Comentado e Explicado

Que advém ao homem que teme o Senhor? Deus lhe ensina o caminho que deve escolher.
Salmos 25:12

Comentário de Albert Barnes

Que homem ele é – quem é ele. A declaração neste versículo pretende incluir todo homem; ou para ser universal. Onde quer que se encontre quem tem o caráter aqui referido, ou quem quer que seja, daquele que é afirmado aqui será verdadeiro, que Deus o guiará da maneira que ele escolher.

Que teme ao Senhor – isto é, um verdadeiro adorador do Senhor, ou que é verdadeiramente um homem piedoso: Salmo 5: 7 . “Ele ensinará.” Ele irá guiá-lo ou instruí-lo. Ver Salmo 25: 9 .

Da maneira que ele deve escolher – A maneira que a pessoa deve escolher; ou, em outras palavras, da maneira certa. Não é o caminho que Deus deve escolher, mas o caminho que o piedoso deve escolher: Deus o instruirá para que ele encontre o verdadeiro caminho.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25: 12-13 . Que homem é aquele que teme ao Senhor – seja ele judeu ou gentio, seja relativamente inocente ou um grande pecador, como é o meu caso: ele ensinará da maneira que escolher – a maneira que Deus escolher ou designar e aprova, ou qual o homem bom deve ou deve escolher. Sua alma habitará à vontade – o hebraico ????? ???? , betob talin , alojará, isto é, continuará no bem, na posse e gozo do verdadeiro bem. Sua semente herdará a terra Ou a terra, ou seja, Canaã; que foi prometido e dado como penhor de toda a aliança da graça e de todas as suas promessas.

Comentário de Scofield

teme

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

O que. ? Figura do discurso Erotesis (App-6), para enfatizar os adoradores.

homem. Hebraico. “ish. App-14.

teme . = reverter.

Comentário de Adam Clarke

Isso teme ao Senhor – que tem uma apreensão adequada de sua santidade, justiça e verdade; e que, ao mesmo tempo, se vê um espírito caído e um transgressor da santa lei de Deus, e consequentemente sob a maldição. Essa é a pessoa que verdadeira e reverentemente teme a Deus.

Ele deve ensinar – Essa pessoa tem um espírito ensinável.

O caminho que ele escolherá – O caminho que ele escolheu no curso da Providência, como o caminho pelo qual ele deve obter coisas honestas à vista de todos os homens; Deus o abençoará e dará a ele a prosperidade terrena que for útil para sua alma em sua vocação secular.

Comentário de John Calvin

12. quem é o homem? Ao recordar novamente o caráter em que Deus se manifesta em relação a seus servos, ele obtém nova força e coragem. Pois dissemos que nada mais prontamente ocorre do que um relaxamento na oração sincera e atenta, a menos que seja sustentada pela lembrança das promessas de Deus. Contudo, não resta dúvida de que Davi se acusa e, ao ter uma esperança melhor, é encorajado a continuar no temor de Deus. Em primeiro lugar, ao sugerir que os homens são destituídos de entendimento correto e juízo sólido, porque não se entregam a ser governados por Deus com reverência e medo, ele atribui isso à sua própria indolência, que devido à escuridão de sua mente , ele havia se desviado tão longe de suas próprias concupiscências; e, no entanto, por outro lado, ele promete a si mesmo a orientação e a direção do Espírito Santo, se apenas se entregar totalmente a Deus, e mostrar que está disposto a aprender. Além disso, o estilo interrogatório de falar, que ele emprega aqui, parece destinado a mostrar quão poucos são os que temem a Deus: pois, embora todos os homens em geral orem e manifestem alguma aparência de piedade, ainda assim, onde existe um entre tantos que é realmente sério? Em vez disso, quase todos os homens se entregam à sua própria sonolência. O temor de Deus, portanto, é muito raro; e por isso é que o mundo, na maioria das vezes, continua destituído do Espírito de conselho e sabedoria.

Alguns intérpretes tornam a palavra escolher no tempo presente, em vez do futuro, deve escolher; como se tivesse sido dito, que Deus mostra o caminho que ele aprova e em que deseja que os homens andem. Com esta interpretação, não posso concordar; pois, no meu julgamento, a palavra escolher refere-se antes a todo indivíduo; como se tivesse sido dito: Desde que estejamos dispostos a temer a Deus, ele não desejará da parte dele, mas sempre nos orientará pelo Espírito de sabedoria a escolher o caminho certo. Quando somos chamados a adotar algum curso em particular na vida, nos encontramos como se estivessem colocados entre dois caminhos, e não sabemos qual deles seguir; (560) não, em quase todos os nossos assuntos, somos mantidos em suspense e dúvida, a menos que Deus pareça nos mostrar o caminho. Portanto, Davi diz que, embora os homens não saibam o que é certo e o que devem escolher, mas desde que se submetam a Deus com piedosa docilidade mental e estejam dispostos a segui-lo, ele sempre se manifestará em relação a eles como uma certeza e guia fiel. Como, no entanto, o temor de Deus não está naturalmente em nós, era tolice qualquer homem argumentar a partir deste local, que Deus não começa a cuidar dos homens até que, por seus próprios esforços anteriores, eles se insinuam a seu favor , para que ele possa ajudá-los em seus piedosos empreendimentos. Davi acaba de declarar que essa graça vem diretamente de Deus, quando diz que Deus ensina os transgressores: e agora ele acrescenta, em segundo lugar, que depois que os homens foram subjugados e moldados à mansidão de espírito, Deus ainda os leva sob sua responsabilidade, guiando-os e dirigindo-os até que, pela iluminação do Espírito Santo, possam saber qual é o seu dever.

Comentário de John Wesley

Que homem é aquele que teme ao Senhor? ele ensinará da maneira que escolher.

Chuse – Que Deus designa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *