Estudo de Efésios 1:17 – Comentado e Explicado

Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele;
Efésios 1:17

Comentário de E.W. Bullinger

Isso = Para que isso. Grego. hina .

Pai da glória . Compare 1 Coríntios 2: 8 .

Pai . Veja App-98.

até = para.

o espírito = um espírito. App-101.

revelação . App-106.

conhecimento . App-132.

Comentário de John Calvin

17. Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o que Paulo deseja para os efésios? O espírito de sabedoria e os olhos de seu entendimento são iluminados. E eles não os possuíam? Sim; mas, ao mesmo tempo, eles precisavam aumentar, que, sendo dotados de uma medida maior do Espírito e cada vez mais iluminados, poderiam ter mais clara e plenamente suas opiniões atuais. O conhecimento dos piedosos nunca é tão puro, mas alguma obscuridade ou obscuridade paira sobre sua visão espiritual. Mas vamos examinar as palavras em detalhes.

O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo. O Filho de Deus se tornou homem de tal maneira que Deus era seu Deus, assim como o nosso.

“Eu ascendo”, diz ele, “a meu Pai e a seu Pai; e ao meu Deus, e ao seu Deus. ” ( João 20:17 )

E a razão pela qual ele é nosso Deus, é que ele é o Deus de Cristo, cujos membros nós somos. Lembremos, no entanto, que isso se relaciona à sua natureza humana; de modo que sua sujeição não tira nada de sua divindade eterna.

O pai da glória. Este título deriva do primeiro; pois a glória de Deus, como Pai, consiste em submeter seu Filho à nossa condição, para que, através dele, ele possa ser nosso Deus. O Pai da glória é um idioma hebraico bem conhecido para o Pai glorioso . Existe um modo de apontar e ler esta passagem, que eu não desaprovo, e que conecta as duas cláusulas desta maneira: Que Deus, o glorioso Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, possa dar a você.

O Espírito de sabedoria e revelação é aqui colocado, por uma figura de linguagem (metonímia), pela graça que o Senhor nos concede por seu próprio Espírito. Mas observe-se que os dons do Espírito não são dons da natureza. Até que o Senhor os abra, os olhos do nosso coração estão cegos. Até que o Espírito se torne nosso instrutor, tudo o que sabemos é loucura e ignorância. Até que o Espírito de Deus tenha nos tornado conhecido por uma revelação secreta, o conhecimento de nosso chamado divino excede a capacidade de nossas próprias mentes.

No conhecimento dele. Isso também pode ser lido, no conhecimento de si mesmo . Ambas as interpretações concordam bem com o contexto, pois quem conhece o Filho também conhece o Pai; mas prefiro o primeiro como sugerido de forma mais nativa pelo pronome grego ?? ?p????se? a?t??

Comentário de Adam Clarke

Que o Deus de nosso Senhor Jesus – Jesus Cristo, como homem e mediador, tem o Pai para seu Deus e Pai: e é com referência a isso que ele mesmo diz: Eu ascendo a meu Pai e seu Pai e a meu Deus e seu deus; João 20:17 .

O Pai da glória – O autor e doador da glória que você espera no final de sua raça cristã. Pode ser um hebraísmo para o Pai glorioso, mas o primeiro parece ser o melhor sentido.

O Espírito de sabedoria e revelação – Eu oro para que Deus lhe dê seu Espírito Santo, por meio do qual sua vontade é revelada aos homens, para que ele ensine e faça você sábio para a salvação, para que você possa continuar a reconhecê-lo, Cristo Jesus, como seu único Senhor e Salvador.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 1:17 . O Pai da glória, Uma expressão hebraica, que não pode ser mudada, pois significa que ele é glorioso em si mesmo – a fonte de onde toda a glória é derivada – e a quem toda a glória deve ser dada. Em todos os sentidos, pode ser tomado aqui, onde não há nada que se apropria dele em particular para qualquer um deles. A sabedoria é evidentemente usada neste versículo para “uma correta concepção e compreensão do evangelho”. A revelação é usada por São Paulo, não apenas para inspiração imediata, mas, como se pretende aqui, e em muitos outros lugares, para verdades que não poderiam ser descobertas pela razão humana, mas tiveram sua primeira descoberta da revelação; embora os homens tenham chegado ao conhecimento dessas verdades, lendo-as nas escrituras sagradas, onde são depositadas para sua informação.

Comentário de John Wesley

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, possa dar a você o espírito de sabedoria e revelação no conhecimento dele:

Para que o Pai daquela glória infinita que brilha na face de Cristo, de quem também recebemos a herança gloriosa, Efésios 1:18 , possa lhe dar o Espírito de sabedoria e revelação – O mesmo que é o Espírito de promessa também é, no progresso dos fiéis, o Espírito de sabedoria e revelação; tornando-os sábios para a salvação e revelando-lhes as coisas profundas de Deus. Ele está aqui falando daquela sabedoria e revelação que são comuns a todos os cristãos reais.

Referências Cruzadas

Gênesis 41:38 – Por isso o faraó lhes perguntou: “Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino? “

1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

Salmos 24:7 – Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre.

Salmos 24:10 – Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da glória! Pausa

Salmos 29:3 – A voz do Senhor ressoa sobre as águas; o Deus da glória troveja, o Senhor troveja sobre as muitas águas.

Provérbios 2:5 – então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Jeremias 2:11 – Alguma nação já trocou os seus deuses? E eles nem sequer são deuses! Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis.

Jeremias 9:24 – mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.

Jeremias 24:7 – Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

Jeremias 31:34 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. “

Daniel 2:28 – mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:

Daniel 5:11 – Existe um homem em teu reino que possui o espírito dos santos deuses. Na época do teu predecessor verificou-se que ele tinha percepção, inteligência e sabedoria como a dos deuses. O rei Nabucodonosor, teu predecessor, sim, teu predecessor, o rei, o nomeou chefe dos magos, dos encantadores, dos astrólogos e dos adivinhos.

Daniel 10:1 – No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. E numa visão veio-lhe o entendimento da mensagem.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

Lucas 12:12 – pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer”.

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

João 14:17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Atos dos Apóstolos 6:10 – mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

Atos dos Apóstolos 7:2 – A isso ele respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse:

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

1 Coríntios 2:8 – Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

1 Coríntios 2:10 – mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.

1 Coríntios 12:8 – Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;

1 Coríntios 14:6 – Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em que lhes serei útil, a não ser que lhes leve alguma revelação, ou conhecimento, ou profecia, ou doutrina?

2 Coríntios 12:1 – É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Efésios 3:18 – possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Colossenses 2:3 – Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tiago 2:1 – Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

Apocalipse 7:12 – dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *