Estudo de 1 Coríntios 2:8 – Comentado e Explicado

Sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu {pois se a houvessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória}.
1 Coríntios 2:8

Comentário de Albert Barnes

Qual nenhum dos príncipes – Nenhum daqueles governantes que estavam envolvidos na crucificação do Messias, referindo-se tanto aos governantes judeus quanto ao governador romano.

Sabia – Eles não percebiam ou apreciavam a excelência de seu caráter, a sabedoria de seu plano, a glória de seu esquema de salvação. Sua ignorância surgiu do não entendimento das profecias e da falta de vontade de se convencer de que Jesus de Nazaré havia sido verdadeiramente enviado por Deus. Em Atos 3:17 , Pedro diz que foi por ignorância que os judeus o mataram; veja a nota sobre este lugar.

Pois eles sabiam disso – se tivessem entendido completamente o caráter dele e tivessem visto a sabedoria de seu plano e de seu trabalho, não o teriam matado; veja a nota em Atos 3:17 . Se eles tivessem visto a sabedoria oculta nesse plano – se tivessem entendido a glória de seu caráter real, a verdade respeitando sua encarnação e o fato de que ele era o Messias esperado de sua nação, eles não o teriam matado. É incrível que eles tivessem crucificado o Messias, sabendo e acreditando que ele era assim. Eles poderiam saber, mas não estavam dispostos a examinar as evidências. Eles esperavam um Messias diferente e não estavam dispostos a admitir as reivindicações de Jesus de Nazaré. Para esta ignorância, no entanto, não havia desculpa. Se eles não tinham um conhecimento completo, a culpa era deles. Jesus realizou milagres que atestavam completamente sua missão divina João 5:36 ; João 10:25 ; mas eles fecharam os olhos para essas obras e não estavam dispostos a se convencer – Deus sempre dá às pessoas demonstração suficiente da verdade, mas elas fecham os olhos e não querem acreditar. Esta é a única razão pela qual eles não são convertidos para Deus e salvos.

Eles não teriam crucificado – É perfeitamente manifesto que os judeus não teriam crucificado seu próprio Messias, “sabendo que ele era assim”. Ele era a esperança e a expectativa de sua nação. Todos os seus desejos estavam centrados nele. E para ele eles procuraram a libertação de todos os seus inimigos.

O Senhor da Glória – Essa expressão é um hebraísmo e significa “o glorioso Senhor”; ou o “Messias”. Expressões como essa, em que um substantivo desempenha o cargo de um adjetivo, são comuns na língua hebraica – Grotius supõe que a expressão seja tirada da expressão “o rei da glória”, no Salmo 24: 7-9

Erga suas cabeças, ó portões,

Levantem-se, portas eternas,

E o rei da glória entrará.

Quem é esse rei da glória?

Jeová, forte e poderoso.

Jeová, poderoso em batalha.

Levantai a cabeça, ó portões;

Levantai-os, ó portas eternas;

E o rei da glória entrará.

Quem é esse rei da glória?

Jeová dos exércitos, ele é o rei da glória.

Deus é chamado “o Deus da glória” em Atos 7: 2 – O fato de esse apelo ser dado a Javé no Antigo Testamento e ao Senhor Jesus no verso diante de nós é uma daquelas circunstâncias incidentais que mostram como o O Senhor Jesus foi estimado pelos apóstolos e como familiarmente lhe aplicavam nomes e títulos que pertencem somente a Deus. O fundamento dessa denominação está em suas perfeições exaltadas; e na honra e majestade que ele tinha com o Pai antes que o mundo existisse; João 17: 1-5 .

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum . Grego. oudeis.

sabia . App-132.

eles tinham = se (em grego. ei . App-118. a) eles tinham.

o Senhor. App-98.

de glória . Compare Atos 7: 2 . Efésios 1:17 . Colossenses 1:27 . Hebreus 1: 3 . Tiago 2: 1 .

Comentário de John Calvin

8. Nenhum dos príncipes deste mundo sabia. Se você fornecer as palavras por seu próprio discernimento , a afirmação não seria mais aplicável a elas do que à generalidade da humanidade e à mais baixa das pessoas; pois quais são as realizações de todos nós quanto a esse assunto, do maior ao menor? Apenas podemos dizer, talvez, que os príncipes , e não outros, são acusados ??de cegueira e ignorância – por esse motivo, que apenas eles aparecem na visão da palavra perspicaz e sábia. Ao mesmo tempo, eu preferiria entender a expressão de uma maneira mais simples, de acordo com o uso comum das Escrituras, que costuma falar em termos de universalidade daquelas coisas que acontecem, geralmente , e também fazer uma afirmação negativa em termos de universalidade, quanto às coisas que acontecem apenas ?p? ??att?? , isso é muito raramente Nesse sentido, não havia nada inconsistente com essa afirmação, embora houvesse alguns homens distintos e elevados acima de outros em dignidade, que ao mesmo tempo eram dotados do puro conhecimento de Deus.

Pois eles sabiam que a sabedoria de Deus brilhava claramente em Cristo , e ainda assim os príncipes não a percebiam; pois aqueles que lideravam a crucificação de Cristo eram, por um lado, os homens principais dos judeus, com muito crédito por santidade e sabedoria; e por outro lado Pilatos e o império romano. Nisto temos uma prova mais distinta da cegueira absoluta de todos os que são sábios somente segundo a carne. Este argumento do apóstolo, no entanto, pode parecer fraco. “O que! não vemos todos os dias pessoas que, com malícia deliberada, lutam contra a verdade de Deus, sobre as quais não são ignorantes; mais ainda, mesmo que uma rebelião tão manifesta não fosse vista por nós com nossos olhos, o que mais é o pecado contra o Espírito Santo, além de uma obstinação deliberada contra Deus, quando um homem consciente e voluntariamente não se opõe apenas à sua palavra, mas mesmo luta contra isso. É também por esse motivo que Cristo declara que os fariseus e outros membros dessa descrição o conheciam ( João 7:28 ), enquanto os priva de todo pretexto de ignorância e os acusa de crueldade ímpia ao persegui-lo. , o fiel servo do Pai, por nenhuma outra razão senão que eles odiavam a verdade. ”

Eu respondo que existem dois tipos de ignorância. A pessoa surge do zelo inconsiderado, não rejeitando expressamente o que é bom, mas de ter a impressão de que é mau. É verdade que ninguém peca na ignorância de maneira a não ser exigível, entretanto, aos olhos de Deus com uma consciência má, sempre havendo uma mistura de hipocrisia, orgulho ou desprezo; mas, ao mesmo tempo, o julgamento, e toda a inteligência na mente do homem, às vezes são tão efetivamente sufocados, que nada além de pura ignorância deve ser visto pelos outros, ou mesmo pelo próprio indivíduo. Paulo era assim antes de ser iluminado; porque ele odiava a Cristo e era hostil à sua doutrina era que, por ignorância, se apressou com um zelo absurdo pela lei. (116) No entanto, ele não era desprovido de hipocrisia, nem isento de orgulho, a fim de se libertar da culpa aos olhos de Deus, mas esses vícios estavam tão completamente cobertos de ignorância e cegueira, que não eram percebidos nem sentidos nem por eles. ele mesmo.

O outro tipo de ignorância tem mais aparência de insanidade e desarranjo do que mera ignorância; para aqueles que por vontade própria se levantam contra Deus, são como pessoas em um frenesi, que, vendo, não vêem. ( Mateus 13:13 .) Deve-se considerar, de fato, como um ponto estabelecido, que a infidelidade é sempre cega; mas a diferença está aqui, que em alguns casos a malícia é coberta de cegueira a tal ponto que o indivíduo, através de uma espécie de estupidez, não tem nenhuma percepção de sua própria maldade. É o caso daqueles que, com uma boa intenção, enquanto falam, ou em outras palavras, uma imaginação tola, se impõem. Em alguns casos, a malícia tem uma ascendência de tal maneira que, apesar dos controles da consciência, o indivíduo se apressa para a perversidade desse tipo com uma espécie de loucura. (117) Portanto, não é de admirar, se Paulo declara que os príncipes deste mundo não teriam crucificado a Cristo, se tivessem conhecido a sabedoria de Deus. Pois os fariseus e os escribas não sabiam que a doutrina de Cristo era verdadeira, de modo a não ficar perplexos em suas mentes e vagar em suas próprias trevas.

Comentário de Adam Clarke

Que nenhum dos príncipes deste mundo sabia – Aqui é evidente que este mundo se refere ao estado judeu e ao grau de conhecimento nesse estado: e os governantes, sacerdotes, coelhos etc., que estavam principalmente preocupados em a crucificação de nosso Senhor.

O Senhor da glória – ou o Senhor glorioso, transcendendo infinitamente todos os governantes do universo; de quem é a glória eterna; que deram aquele glorioso evangelho no qual seus seguidores podem se gloriar, pois isso lhes proporciona uma causa de triunfo que os pagãos não tiveram, que se glorificaram em seus filósofos. Aqui está um professor que veio de Deus; quem ensinou as verdades mais gloriosas que é possível para a alma do homem conceber; e prometeu levar todos os seguidores de seu Mestre crucificado àquele estado de glória que é inefável e eterno.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 2: 8 . Eles não teriam crucificado A força do original é, eles não teriam, de forma alguma. Compare Lucas 23:34 . São Paulo, no final do versículo anterior, opõe a verdadeira glória de um cristão à glória que estava entre os coríntios na eloqüência, aprendizado ou qualquer outra qualidade de seus líderes facciosos: pois, em todas as suas expressões, ele tem um olho em seu objetivo principal; como se ele tivesse dito: “Por que você faz divisões, glorificando-se como você, em seus diferentes professores? A glória para a qual Deus nos ordenou professores e professores cristãos, é, para sermos expositores, pregadores e crentes daqueles verdades e propósitos revelados de Deus, que, embora contidos nas sagradas Escrituras do Antigo Testamento, não eram comparativamente compreendidos em épocas anteriores.É toda a glória que nos pertence, os discípulos de Cristo, que é o Senhor de todo poder e glória, e aqui nos deu o que distingue isso, de que judeus ou gentios tinham expectativas sobre o que glorificavam “. Veja o próximo verso. Assim, São Paulo retira toda a questão da glória do falso apóstolo e de seus seguidores fiéis entre os coríntios. Veja Locke e 2 Coríntios 3: 6-11 .

Comentário de John Wesley

Que nenhum dos príncipes deste mundo sabia: pois, se o soubessem, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Eles sabiam disso ? Essa sabedoria.

Eles não teriam crucificado – punidos como escravos.

O Senhor da glória – Dar a Cristo esse augusto título, peculiar ao grande Jeová, mostra claramente que ele é o Deus supremo. Da mesma maneira, o Pai é denominado “o Pai da glória”, Efésios 1:17 ; e o Espírito Santo, “o Espírito da glória”, 1 Pedro 4:14 . A aplicação deste título a todos os três mostra que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são “o Deus da glória”; como o único Deus verdadeiro é chamado, Salmo 29: 3 e Atos 7: 2 .

Referências Cruzadas

Salmos 24:7 – Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 23:34 – Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

João 7:48 – “Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele?

João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

João 9:39 – Disse Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos”.

João 12:40 – “Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

Atos dos Apóstolos 3:16 – Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.

Atos dos Apóstolos 3:17 – “Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes.

Atos dos Apóstolos 7:2 – A isso ele respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse:

Atos dos Apóstolos 13:27 – O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados.

1 Coríntios 1:26 – Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

1 Coríntios 2:6 – Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Tiago 2:1 – Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *