Estudo de 1 Coríntios 2:6 – Comentado e Explicado

Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos é uma sabedoria, porém não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquela, desqualificados.
1 Coríntios 2:6

Comentário de Albert Barnes

Como é que é – Mas de deThis começa a “segunda” cabeça ou argumento deste capítulo, no qual Paulo mostra que, se falta a sabedoria humana em sua pregação, ela não é desprovida de verdadeira, sólida e até mesmo divina sabedoria – Bloomfield.

Falamos sabedoria – Não admitimos que proferimos tolices. Nós falamos da tolice de pregar 1 Coríntios 1:21; e da estimativa em que foi realizada pelo mundo 1 Coríntios 1: 22-28; e de nossa própria maneira entre vocês, como não reivindicando a aprendizagem ou eloqüência humana; mas não planejamos admitir que estivemos realmente falando loucura. Temos dito o que é verdadeiramente sábio, mas que é visto e entendido como tal apenas por aqueles que são qualificados para julgar – por aqueles que podem ser denominados “perfeitos”, ou seja, aqueles que são adequados por Deus para entendê-lo. . Por “sabedoria” aqui, o apóstolo significa aquele sistema de verdade que ele havia explicado e defendido – o plano de salvação pela cruz de Cristo.

Entre os que são perfeitos – ( ?? t??? te?e???? en tois teleios). Esta palavra “perfeito” é aqui, evidentemente, aplicada aos cristãos, como em Filêmon 3:15: “Portanto, se quisermos que todos quantos sejam perfeitos, assim sejam.” E é claramente usado para denotar aqueles que foram avançados no conhecimento cristão; que foram qualificados para entender o assunto; que haviam progredido no conhecimento dos mistérios do evangelho; e que assim viu sua excelência. Não significa aqui que eles eram sem pecado, pois o argumento do apóstolo não se sustenta nessa investigação, mas que eles estavam qualificados para entender o evangelho em contraste com os grosseiros, sensuais e carnais, que o rejeitaram como loucura. Talvez haja aqui uma alusão aos mistérios pagãos, onde se dizia que aqueles que haviam sido totalmente iniciados eram perfeitos – totalmente instruídos nesses ritos e doutrinas. E se assim for, então esta passagem significa que somente aqueles que foram totalmente instruídos no conhecimento da religião cristã estarão qualificados para ver sua beleza e sua sabedoria. O bruto e o sensual não o vêem, e somente aqueles que são iluminados pelo Espírito Santo estão qualificados para apreciar sua beleza e excelência.

Não é a sabedoria do mundo – Não é a que este mundo originou ou amou.

Nem dos príncipes deste mundo – talvez pretendendo principalmente aqui os governantes dos judeus; ver 1 Coríntios 2: 8. Eles não a inventaram, nem a amaram, nem viram sua sabedoria; 1 Coríntios 2: 8.

Isso não deu em nada – Ou seja, cujos planos fracassam; cuja sabedoria desaparece; e que eles mesmos, com toda a sua pompa e esplendor, não chegam a nada na sepultura; compare com Isaías 14 . Todos os planos da sabedoria humana falharão; e isto que é originado por Deus somente permanecerá,

Comentário de E.W. Bullinger

No entanto = =.

falar . App-121.

eles, etc. = o perfeito. Grego. teleios. App-125.

mundo = idade. App-129.

nem . Grego. oude .

príncipes = governantes.

vir a nada = estão sendo levados a nada. Grego. katargeo. Ver 1 Coríntios 1:28 .

Comentário de John Calvin

6. Falamos sabedoria Para que ele não pareça desprezar a sabedoria, como homens ignorantes e ignorantes ( Atos 4:13 ) condenam o aprendizado com uma espécie de ferocidade bárbara, acrescenta, que ele não é desprovido dessa sabedoria, que era digna da sabedoria. nome, mas foi considerado como tal por ninguém, exceto por juízes competentes. Por aqueles que eram perfeitos , ele quis dizer não aqueles que alcançaram uma sabedoria plena e completa, mas aqueles que possuem um julgamento sólido e imparcial. Para ?? , que é sempre traduzido na Septuaginta por te?e???, significa completo (112) Ele twit, no entanto, de passagem, aqueles que não gostaram de sua pregação, e lhes permitiu entender que isso era devido a sua própria falha: “Se minha doutrina é desagradável por qualquer um de vocês, essas pessoas dão evidência suficiente, por esse motivo, de que possuem um entendimento depravado e viciado, na medida em que será invariavelmente reconhecido como a mais alta sabedoria entre os homens de bom intelecto e julgamento correto. ” Embora a pregação de Paulo estivesse aberta à visão de todos, ela nem sempre foi estimada de acordo com seu valor, e essa é a razão pela qual ele apela a juízes sãos e imparciais (113) que declarariam essa doutrina, que o mundo considerado insípido, para ser verdadeira sabedoria. Enquanto isso, pelas palavras que falamos , ele sugere que põe diante deles um elegante espécime de admirável sabedoria, para que ninguém alegue que se gabava de algo desconhecido.

Contudo, não a sabedoria deste mundo. Ele repete novamente, antecipando o que ele já havia admitido – que o evangelho não era sabedoria humana, para que ninguém objetasse que havia poucos defensores dessa doutrina; mais ainda, que era desprezado por todos os que mais se distinguiam pelo intelecto. Por isso, ele reconhece por sua própria vontade o que pode ser apresentado como objeção, mas de maneira a não abrir mão de seu argumento.

Os príncipes deste mundo Por príncipes deste mundo, ele quer dizer aqueles que têm distinção no mundo por meio de qualquer investidura, pois, às vezes, existem pessoas que, embora de modo algum sejam distinguidas pela agudeza do intelecto, são mantidas em admiração pela dignidade da estação que eles detêm. Que, no entanto, podemos não ficar alarmados com essas aparências imponentes, acrescenta o apóstolo, que elas não dão em nada ou perecem. Pois era inoportuno que uma coisa eterna dependesse da autoridade daqueles que são frágeis e desbotados, e não podem dar perpetuidade nem a si mesmos: “Quando o reino de Deus for revelado, retire a sabedoria deste mundo, e o que é transitório dá lugar ao que é eterno; pois os príncipes deste mundo têm sua distinção, mas é da natureza que é extinguida em um momento. O que é isso em comparação com o reino celestial e incorruptível de Deus? ”

Comentário de Adam Clarke

Falamos sabedoria entre os que são perfeitos – Pelos e? t??? te?e???? , entre os que são perfeitos, devemos entender os cristãos do mais alto conhecimento e realizações – aqueles que foram totalmente instruídos no conhecimento de Deus por meio de Cristo Jesus. Nada, no julgamento de São Paulo, merecia o nome de sabedoria, mas isso. E, embora ele se desculpe por não ter vindo a eles com excelência de fala ou sabedoria, ele quer dizer o que era reputado sabedoria entre os gregos e que, aos olhos de Deus, era mera tolice quando comparado com a sabedoria que vinha do alto. Dr. Lightfoot pensa que o apóstolo menciona uma sabedoria quádrupla.

  1. Sabedoria pagã, ou a dos filósofos gentios, 1 Coríntios 1:22 , denominada pelos judeus ????? ???? chokmah yevanith , sabedoria grega; e que foi tão subestimado por eles, que se uniram a esses dois sob a mesma maldição: Maldito aquele que cria porcos; e amaldiçoado é quem ensina a sabedoria grega a seu filho. Bava Kama, fol. 82
  • Sabedoria judaica; a dos escribas e fariseus, que crucificaram nosso Senhor, 1 Coríntios 2: 8 .
  • O Evangelho, que é chamado a sabedoria de Deus em um mistério, 1 Coríntios 2: 7 .
  • 4. A sabedoria, deste mundo; esse sistema de conhecimento que os judeus inventaram dos escritos de seus escribas e médicos. Esse estado é chamado ??? ????? haolam hazzeh , este ou o mundo atual; distingui-lo de ??? ????? haolam habba o mundo vindouro; ou seja, os dias do Messias. Quer entendamos o termo, este mundo, como relacionado ao estado dos gentios, cultivado ao máximo no aprendizado filosófico, ou ao estado dos judeus, que haviam tornado a palavra de Deus sem efeito por suas tradições, que continham um tipo de aprendizado de que gostavam e muito orgulho; contudo, por essa sabedoria grega e judaica, nenhuma alma jamais poderia ter chegado a tal conhecimento ou sabedoria como a comunicada pela revelação de Cristo. Essa foi a perfeita sabedoria; e aqueles que foram completamente instruídos nela, e receberam a graça do Evangelho, foram denominados te?e??? , o perfeito. Isto, diz o apóstolo, não é a sabedoria deste mundo, pois não tem o Messias manifesto nele; nem a sabedoria dos governantes deste mundo – os principais homens, sejam filósofos entre os gregos ou coelhos entre os judeus (para aqueles que devemos entender como implícitos no termo governantes, usado aqui pelo apóstolo), esses governantes não deram em nada. ; pois eles, sua sabedoria e seu governo, foram logo derrubados na destruição de Jerusalém. Esta declaração do apóstolo é profética. A ruína da superstição grega logo se seguiu.

    Comentário de Thomas Coke

    1 Coríntios 2: 6 . No entanto, falamos sabedoria, etc. – O próximo argumento que o Apóstolo usa, para mostrar que eles não tinham motivos para se gloriar em seus professores, é que o conhecimento do Evangelho não era atingível por nossas partes naturais, por mais que fossem aprimorada pela arte e pela filosofia, mas era totalmente devida à revelação, 1 Coríntios 2: 6-16 . Perfeito, neste versículo, é o mesmo com espiritual, 1 Coríntios 2:15 . – Um que é tão perfeitamente bem avaliado da natureza divina e original da religião cristã, que ele vê e reconhece que tudo é pura revelação de Deus. , e não menos importante, o produto de descoberta, partes ou aprendizado humano; e assim, derivando-o totalmente do que Deus ensinou por seu Espírito nas sagradas Escrituras, não permite que a menor parte seja atribuída às habilidades ou habilidades dos homens. Assim, perfeito se opõe ao carnal, cap. 1 Coríntios 3: 1 ; 1 Coríntios 3: 3, ou seja, bebês no Cristianismo, cristãos tão fracos e equivocados, que pensavam que o Evangelho deveria ser administrado como artes e ciências humanas entre os homens do mundo, e que aqueles eram mais bem instruídos e mais à direita, que seguiam esse mestre ou professor, ao invés de outro; e assim, glorificando-se em ser os discípulos, um de Paulo, outro de Apolo, caiu em divisões e partidos a respeito e se vangloriava um sobre o outro: enquanto que, na escola de Cristo, tudo deveria ser edificado somente na autoridade de Deus e a revelação de seu Espírito nas Escrituras sagradas. Alguns consideram a cláusula: No entanto, ensinamos sabedoria nas coisas mais excelentes. Veja Esdras 2:63 . Pela sabedoria deste mundo, entende-se o conhecimento, as artes e as ciências atingíveis pelas partes e faculdades naturais do homem; como a inteligência do homem poderia descobrir, cultivar e melhorar, e como os príncipes deste mundo aprovam, incentivam e se esforçam para se propagar. Embora por a????te? t?? a????? t??t?? , aqui possam ser entendidos os príncipes ou grandes homens deste mundo, no sentido comum dessas palavras, diz Locke; no entanto, aquele que considera bem 1 Coríntios 1:28 do capítulo anterior e 1 Coríntios 2: 8 deste capítulo, pode encontrar motivos para pensar, que o Apóstolo aqui projeta principalmente os governantes e os grandes homens da nação judaica. Se for contestado, há pouco fundamento para pensar que São Paulo, pela sabedoria que ele repudia, deveria significar a de sua própria nação, com a qual os gregos de Corinto (a quem ele estava escrevendo) tinham pouco conhecimento e tinham muito pouca estima por – eu respondo que, para entender esse direito e a pertinência dele, devemos lembrar que o grande desígnio de São Paulo ao escrever para os coríntios era retirá-los do respeito e da estima, que muitos deles tinham um falso apóstolo que havia entrado no meio deles, e ali haviam levantado uma facção contra São Paulo. Este pretenso apóstolo, é claro que 2 Coríntios 11:22 era judeu e, ao que parece, 2 Coríntios 5: 16-17 , valorizava-se por esse motivo e possivelmente se vangloriava de ser um homem notável, seja por nascimento, aliança ou lugar ou aprendizado entre o povo, que se considerava o povo santo e iluminado de Deus; e, portanto, ter o direito de influenciar entre os novos convertidos pagãos. Para obviar essa reivindicação dele a qualquer autoridade, São Paulo aqui diz aos coríntios que a sabedoria e o aprendizado da nação judaica não os levaram ao conhecimento da sabedoria de Deus, ou seja, o Evangelho revelado no Antigo Testamento; evidente nisso, que foram seus governantes e coelhos que, aderindo rigidamente às noções e preconceitos de sua nação, crucificaram Jesus, o Senhor da glória, e agora eram eles mesmos, com seu estado e religião, a ponto de serem varridos e abolido. É para o mesmo propósito que, 2 Coríntios 4: 16-18 ele diz aos coríntios, que não conhece homem segundo a carne; isto é, que ele não reconhece dignidade de nascimento ou descendência; privilégios nacionais externos. “As coisas antigas da constituição judaica passaram e se foram; quem está em Cristo e entrou em seu reino, está em uma nova criação, na qual todas as coisas são novas, todas as coisas são de Deus; não há direito, não há reivindicação ou preferência derivado de alguém de qualquer instituição anterior; mas a dignidade de cada um consiste unicamente nisso, que Deus o reconciliou consigo mesmo, sem lhe imputar suas transgressões anteriores “. ???? ??t?? que traduzimos este mundo, parece-me significar comumente, se não constantemente, no Novo Testamento, aquele estado em que, durante a constituição mosaica, homens, judeus ou gentios, estavam, em contraste com o estado ou constituição evangélica; que é comumente chamado ‘ ???? µe????, e???µe??? , O mundo vindouro. – Quem não dá em nada, significa que está desaparecendo. Se a sabedoria deste mundo, e dos príncipes deste mundo, deve ser entendida como a sabedoria e o aprendizado do mundo em geral, em contraste com a doutrina do Evangelho, as palavras são adicionadas para mostrar que loucura é essa. é para eles se gloriarem como fazem em seus professores, quando toda essa sabedoria e aprendizado mundanos, e os grandes homens que os apóiam, desapareceriam rapidamente; enquanto toda glória verdadeira e duradoura veio somente de Jesus Cristo, o Senhor da glória. Mas se essas palavras devem ser entendidas pelos judeus, como parece mais consoante com o design principal da Epístola, e com as expressões de São Paulo aqui, então é dizer a ele que os príncipes da nação judaica são levados a nada. tirá-los da glória em seu falso apóstolo judaizante; já que a autoridade dos governantes daquela nação em questões religiosas estava agora no fim, e eles, com todas as suas pretensões e sua própria constituição, estavam a ponto de serem abolidos e varridos, por terem rejeitado e crucificado o Senhor. de glória. Veja Locke.

    Comentário de Scofield

    perfeito

    ou seja, adulto. (Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

    Comentário de John Wesley

    No entanto, falamos sabedoria entre os que são perfeitos; ainda assim, não é a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se perde em nada.

    No entanto, falamos sabedoria – Sim, a sabedoria mais verdadeira e mais excelente.

    Entre os cristãos adultos, experientes e perfeitos . Por sabedoria aqui, ele parece querer dizer, não toda a doutrina cristã, mas as partes mais sublimes e abstrusas dela. Mas não a sabedoria admirada e ensinada pelos homens deste mundo, nem pelos governantes deste mundo, judeus ou pagãos, que não dão em nada – Tanto eles quanto sua sabedoria e o próprio mundo.

    Referências Cruzadas

    Jó 1:1 – Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.

    Jó 12:19 – Despoja e demite os sacerdotes, e arruína os homens de sólida posição.

    Jó 12:21 – Derrama desprezo sobre os nobres, e desarma os poderosos.

    Salmos 2:1 – Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?

    Salmos 33:10 – O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.

    Salmos 37:37 – Considere o íntegro, observe o justo; há futuro para o homem de paz.

    Isaías 19:11 – Os líderes de Zoa não passam de insensatos; os sábios conselheiros do faraó dão conselhos tolos. Como, então, vocês podem dizer ao faraó: “Sou sábio, sou discípulo dos reis da antigüidade”?

    Isaías 40:23 – Ele aniquila os príncipes e reduz a nada os juízes deste mundo.

    Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

    Mateus 19:21 – Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

    Lucas 16:8 – “O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz.

    Atos dos Apóstolos 4:25 – Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?

    1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

    1 Coríntios 1:28 – Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,

    1 Coríntios 2:1 – Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus.

    1 Coríntios 2:8 – Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

    1 Coríntios 2:13 – Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.

    1 Coríntios 14:20 – Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.

    2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

    2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

    2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

    Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

    Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

    Filipenses 3:12 – Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

    Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

    Hebreus 5:14 – Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

    Tiago 3:2 – Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

    Tiago 3:15 – Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca.

    1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *