Estudo de 2 Coríntios 13:11 – Comentado e Explicado

Por fim, irmãos, vivei com alegria. Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estará convosco.
2 Coríntios 13:11

Comentário de Albert Barnes

Finalmente, irmãos – ( ???p?? loipon). O restante; tudo o que resta é para eu lhe dizer um adeus afetuoso. A palavra aqui apresentada “adeus” ( ?a??ete chairete) significa geralmente alegria e regozijo, ou alegria; Lucas 1:14 ; João 16:20 , João 16:22 ; e é freqüentemente usado no sentido de “alegria para você”, “saudação!” como uma saudação; Mateus 26:49 ; Mateus 27:29 . Também é usado como uma saudação no início de uma epístola, no sentido de saudação; Atos 15:23 ; Atos 23:26 ; Tiago 1: 1 . No entanto, é geralmente aceito que é aqui que isso deve ser entendido no sentido de despedida, como uma saudação de despedida, embora se possa admitir que há na palavra uma expressão de desejo de felicidade. Essa foi uma das últimas palavras que Cyrus, ao morrer, dirigiu a seus amigos.

Seja perfeito – Veja esta palavra explicada nas notas em 2 Coríntios 13: 9 e Romanos 9:22 . Era um desejo que todo distúrbio fosse removido; que tudo o que estava fora do comum poderia ser restaurado; que tudo possa estar em seu devido lugar; e que eles podem ser exatamente o que deveriam ser: uma ordem para ser perfeita, no entanto, não prova que ela tenha sido realmente obedecida; e um desejo sincero da parte de um apóstolo de que outros possam ser perfeitos, não é. demonstrar que eles eram; e essa passagem não deve ser aduzida para provar que alguém está livre do pecado. Pode-se sugerir, no entanto, provar que a obrigação repousa sobre os cristãos para ser perfeita, e que não há obstáculo natural para que eles se tornem tais, pois Deus nunca pode nos ordenar que façamos uma impossibilidade. Se alguém, exceto o Senhor Jesus, foi perfeito, é uma questão sobre a qual diferentes denominações de cristãos foram grandemente divididas. Cabe aos defensores da doutrina da perfeição sem pecado produzir alguns exemplos de um caráter perfeitamente sem pecado. Isso ainda não foi feito.

Tenha bom conforto – Seja consolado pelas promessas e apoios do evangelho. Consolem-se das esperanças que o evangelho transmite. Ou a palavra pode possivelmente ter um sentido recíproco e dizer consolar um ao outro; veja Schleusner. Rosenmuller declara: “receba advertência de todos com uma mente agradecida, para que você possa ter maior perfeição”. De qualquer forma, é a expressão de um desejo sincero da parte do apóstolo que eles possam ser felizes.

Lembre-se: eles estavam muito distraídos e divididos em diferentes partes e facções. No final da Epístola, ele os exorta como repetidamente fizera antes, deixar de lado essas disputas, unir-se e manifestar o mesmo espírito; veja as notas em Romanos 12:16 ; Romanos 15: 5 , nota; veja a nota também em 1 Coríntios 1:10 , nota. O sentido é que Paulo desejava que as dissensões cessassem e que elas se unissem na opinião e no sentimento como irmãos cristãos.

Viva em paz – Um com o outro. Deixe contendas e disputas cessarem. Promover a restauração da paz tinha sido o principal objetivo dessas epístolas.

E o Deus do amor e da paz – O Deus que é todo amor e quem é o Autor de toda a paz. Que denominação gloriosa é essa! Não pode haver expressão mais bela, e é tão verdadeiro quanto belo que Deus é um Deus de amor e de paz. Ele é infinitamente benevolente; Ele se deleita em exibir Seu amor; e Ele se deleita no amor que Seu povo demonstra um pelo outro. Ao mesmo tempo, Ele é o autor da paz e deleita-se na paz entre as pessoas. Quando os cristãos se amam, eles têm motivos para esperar que o Deus do amor esteja com eles; quando vivem em paz, podem esperar que o Deus da paz morará com eles. Em contendas e conflitos, não temos motivos para esperar Sua presença; e é somente quando estamos dispostos a deixar de lado toda animosidade que podemos esperar que o Deus da paz fixe sua morada conosco.

Comentário de E.W. Bullinger

Finalmente = Para o resto. Grego. Ioipon. Veja um Cor. 2 Coríntios 1:16 .

Seja perfeito . Grego. katartizo. App-125.,

seja de bom conforto = seja encorajado. Grego. parakaleo. App-134.

ter uma mente = mente (em grego. phroneo) a mesma coisa. Compare Romanos 12:16 ; Romanos 15: 5 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1: 2 ; Filipenses 3:16 ; Filipenses 3: 4 , Filipenses 3: 2 .

viva em paz . Grego. eireneuo, como Romanos 12:18 ,

amor Grego. ágape. App-133.

com . Grego. pt -App-104.

Comentário de John Calvin

11. Finalmente, irmãos, Ele qualifica tudo o que houve de nitidez ao longo de toda a epístola, pois não desejava deixar suas mentes em um estado exasperado (971), mas sim para acalmá-las. Pois somente as repreensões são benéficas, quando temperadas com mel, para que o ouvinte possa, se possível, recebê-las com um espírito agradável. Ao mesmo tempo, ele parece passar de algumas pessoas doentes (972) para toda a Igreja. Por isso, ele declara que pretende promover sua perfeição e deseja seu consolo.

Ser unânime e viver em paz são expressões que significam duas coisas diferentes; pois um se ergue do outro. O primeiro diz respeito ao acordo de sentimentos; o último denota benevolência e união de corações.

E o Deus da paz Isso ele acrescenta, para que sua exortação possa ter mais peso com eles, mas, ao mesmo tempo, sugere que Deus estará conosco, se cultivarmos a paz entre nós; mas que aqueles que divergem um do outro estão distantes dele. (973) Pois onde há contendas e contendas, é certo que o diabo reina.

Agora, que acordo existe entre luz e escuridão?
( 2 Coríntios 6:14 .)

Ele o chama de Deus da paz e do amor, porque nos recomendou paz e amor, porque os ama e é o autor deles. Do beijo aqui mencionado, falamos nas duas epístolas anteriores.

Comentário de Adam Clarke

Finalmente – ·??p?? · Tudo o que resta escrever agora é: desejar a você todo tipo de felicidade e, assim, me despedir.

Adeus – Um bom desejo, da nossa antiga língua materna, composto de ir , e de maneira justa , apropriada ou com felicidade ; continue prosperamente! Esse é o espírito desse bom desejo.

O grego ?a??ete significa quase a mesma coisa. Meansa??? significa ser muito alegre; ?a??ete , seja alegre e feliz, seja sempre próspero; essa foi uma das últimas palavras que Cyrus, ao morrer, falou com seus amigos.

Seja perfeito – compactata?t??es?e · Seja compacto; entrar em conjunto novamente; restaure a unidade e a harmonia. Veja a nota em 2 Coríntios 13: 9 .

Tenha bom conforto – ?a?a?a?e?s?e · Receba uma advertência; pois pa?a?a?e? significa admoestar, implorar, implorar e também consolar. Receba advertência, para que possa receber consolo. Se você seguir meu conselho, terá consolo; se não o fizer, não terá nada além de miséria e wo.

Tenha uma mente – ?? a?t? f???e?te · Pense o mesmo; não haja dissensões entre vocês. Seja do mesmo credo e deixe as disputas sobre a religião que deveriam ser o vínculo da paz para sempre desaparecerem.

Viver em paz – ·????e?ete · Cultive a paz; ou, como ele diz em outro lugar, siga a paz e persiga-a, Hebreus 12:14 . Cultive uma disposição pacífica e não diga nem faça nada que tenha a tendência de se irritar.

E o Deus do amor e da paz estará com você – Enquanto você está cheio de contendas, dissensões e discórdia, a paz não pode ter lugar entre vocês; e quanto ao amor, o cumprimento da lei, que não faz mal ao próximo, ele necessariamente voou. O amor não pode viver, nem existe, onde há brigas, contendas e divisões. E onde nem a paz nem o amor são encontrados, Deus não pode estar. E se Ele não estiver lá, vocês e o diabo farão toda a assembléia.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 13:11 . Seja perfeito, Veja em 2 Coríntios 13: 9 a palavra original sendo derivada da mesma raiz que a palavra traduzida perfeição no exemplo anterior. Veja também as reflexões. ?? a?t? f???e?te, tenha uma mente, deva ser prestada, atenda à mesma coisa: “Prossiga com a maior unanimidade de coração e intensidade de afeto, aquilo que deve ser o grande fim de todos os nossos planos e projetos – a glorificação de Deus e adornando o Evangelho, “Ver 1 Cor.

Comentário de John Wesley

Finalmente, irmãos, adeus. Seja perfeito, tenha um bom conforto, tenha uma mente, viva em paz; e o Deus do amor e da paz estará com você.

Seja perfeito – aspire ao mais alto grau de santidade.

Tenha bom conforto – Cheio de consolo divino.

Tenha uma mente – Deseje, trabalhe, ore por isso, na medida do possível.

Referências Cruzadas

Gênesis 37:4 – Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.

Gênesis 45:24 – Depois despediu-se dos seus irmãos e, ao partirem, disse-lhes: “Não briguem pelo caminho! “

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

Marcos 9:50 – “O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros”.

Marcos 10:49 – Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”.

Lucas 9:61 – Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família”.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

Atos dos Apóstolos 15:29 – Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.

Atos dos Apóstolos 18:21 – Mas, ao partir, prometeu: “Voltarei, se for da vontade de Deus”. Então, embarcando, partiu de Éfeso.

Atos dos Apóstolos 23:30 – Quando fui informado de que estava sendo preparada uma cilada contra ele, enviei-o imediatamente a Vossa Excelência. Também ordenei que os seus acusadores apresentassem a Vossa Excelência aquilo que têm contra ele.

Romanos 12:16 – Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

Romanos 12:18 – Façam todo o possível para viver em paz com todos.

Romanos 14:19 – Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.

Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Romanos 15:33 – O Deus da paz seja com todos vocês. Amém.

Romanos 16:20 – Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.

1 Coríntios 1:10 – Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

2 Coríntios 1:4 – que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

2 Coríntios 13:9 – Ficamos alegres sempre que estamos fracos, e vocês estão fortes; nossa oração é que vocês sejam aperfeiçoados.

2 Coríntios 13:14 – A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

Efésios 4:3 – Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Filipenses 3:16 – Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.

Filipenses 4:2 – O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Filipenses 4:9 – Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

1 Tessalonicenses 4:18 – Consolem-se uns aos outros com estas palavras.

1 Tessalonicenses 5:13 – Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.

1 Tessalonicenses 5:16 – Alegrem-se sempre.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

2 Tessalonicenses 3:16 – O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

2 Timóteo 2:22 – Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Tiago 1:4 – E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

1 Pedro 3:8 – Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

1 Pedro 3:11 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Apocalipse 22:21 – A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *