Estudo de 2 Coríntios 13:9 – Comentado e Explicado

Alegramo-nos de ver-vos fortes, enquanto nós somos fracos. E até oramos por vossa perfeição.
2 Coríntios 13:9

Comentário de Albert Barnes

Pois ficamos felizes quando estamos fracos … – Alegramo-nos pelo seu bem-estar e estamos dispostos a nos submeter à abnegação e à enfermidade, se isso promover sua força espiritual. Na conexão em que está, parece significar: “Estou contente em parecer fraco, desde que você não faça nada errado; Estou disposto a não ter ocasião de exercer meu poder de punir os ofensores, e preferia estar sob a censura de ser realmente fraco, do que ter a oportunidade de exercer meu poder punindo você por transgressão; e desde que você seja forte na fé e na esperança do evangelho, estou muito disposto, mas me alegro por estar sob essa necessidade de parecer fraco. ”

E isso também desejamos – desejo isso além de você não fazer nenhum mal.

Até a sua perfeição – A palavra usada aqui ( ?at??t?s?? katartisis) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento, embora o verbo do qual é derivado ( ?ata?t??? katartizo) ocorra com frequência; Mateus 4:21 ; Mateus 21:16 ; Marcos 1:19 ; Lucas 6:40 ; Romanos 9:22 ; 1 Coríntios 1:10 ; 2 Coríntios 13:11 ; Gálatas 6: 1 ; 1 Tessalonicenses 3:10 , et al .; veja a nota em 2 Coríntios 13:11 . Sobre o significado da palavra, veja Romanos 9:22 . A idéia de restaurar, colocar em ordem, ajustar, reparar está envolvida na palavra “sempre” e, portanto, na idéia de aperfeiçoar; isto é, restaurar completamente qualquer coisa ao seu devido lugar. Aqui, evidentemente, significa que Paulo desejou toda a sua reforma – para que não houvesse ocasião para exercer disciplina. Doddridge a traduz como “perfeita ordem perfeita”. Macknight, “restauração”. Para essa restauração da boa ordem, Paulo havia trabalhado diligentemente nessas epístolas; e este era um objeto próximo ao seu coração.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

também desejamos = oramos por (grego. euchomai . App-134.) também.

perfeição . Grego. katartisis. Só aqui. Compare 2 Coríntios 13:11 e App-125.

Comentário de John Calvin

9. Pois nos alegramos. A partícula causal ??? , ( para, ) deve ser tomada como significado – portanto; ou é uma segunda razão, pela qual ele não se recusa a ser considerado um réprobo – por eles e com vistas a sua vantagem. Deixe o leitor escolher o que ele escolher, pois isso não tem importância. (963) Quando ele diz: Desde que você seja forte, de bom grado submeterei a ser considerado fraco, há uma antítese nas palavras – não no significado; pois fraqueza significa aqui, como antigamente ( 2 Coríntios 13: 4 ), desprezo. Por outro lado, ele quer dizer que os coríntios serão fortes, se estiverem cheios do poder e da graça de Deus.

E isto também, Ele agora repete novamente, o que ele já havia afirmado várias vezes, que era por necessidade – não por sua própria inclinação, mais severo do que eles gostariam; e, além disso, que por esse meio também (964) ele os poupava , para que não fosse obrigado a recorrer a medidas mais severas, quando estivesse presente com eles.

A perfeição, da qual ele fala, consiste em uma proporção adequada e em boas condições, de todos os membros. Agora (965), ele faz alusão a bons médicos, que curam doenças específicas de maneira a não mutilarem o corpo; (966) e, como ele se preocupa em garantir uma perfeição dessa natureza, ele diz que, por esse motivo, se opõe à necessidade de recorrer a medidas mais severas. (967) Pois vemos que aqueles que, a princípio, recuam da leve dor, ou da sensação desconfortável de um gesso, são por fim constrangidos a suportar a tortura de queimar ou amputar, e que também onde está a questão. extremamente duvidoso. (968)

Comentário de Adam Clarke

Pois estamos felizes, quando somos fracos – Dará-me um prazer indescritível que eu ainda pareça ser pobre, desprezível e destituído desse poder extraordinário com o qual Deus me vestiu, para que você seja forte em todos os dons e graças do Espírito Santo.

E isso também desejamos, mesmo a sua perfeição – Não podemos estar satisfeitos com o fato de pessoas, com tais doações eminentes e que já receberam a verdade como é em Jesus, serem deficientes em qualquer uma das graças que constituem a mente de Cristo; como amor fraterno, caridade, harmonia, unidade e ordem. Eu dei a paráfrase acima para este versículo, por causa do último termo ?ata?t?s?? , que tornamos perfeição. ?ata?t?s?? , de ?ata , intensivo e a?t??? , para ajustar ou adaptar, significa a redução de um membro deslocado para o seu devido lugar; e, portanto, como Beza diz nesta passagem: “O significado do apóstolo é que, embora os membros da Igreja estivessem todos, por assim dizer, deslocados e fora de comum, deveriam se unir em amor; e deveriam se esforçar para fazer aperfeiçoe o que estava errado entre eles, seja na fé ou na moral. ”

É uma metáfora, também, retirada de um edifício; as várias pedras e madeiras sendo colocadas em seus devidos lugares e situações, para que todo o edifício esteja completo e seja uma habitação adequada para o proprietário. A mesma figura, embora não nos mesmos termos, o apóstolo usa, Efésios 2: 20-22 .

A perfeição ou alegria que o apóstolo deseja é aquela que se refere ao estado da Igreja em sua comunhão, unidade, ordem, etc. E a perfeição na alma é a mesma, em referência a ela, como perfeição na Igreja. ordem e unidade. A perfeição ou alegria da alma implica sua purificação e coloca todas as faculdades, paixões e apetites em seu devido lugar; para que a ordem original, a harmonia, a unidade e a pureza da alma sejam restauradas; e o todo edificado para ser uma habitação de Deus através do Espírito, Efésios 2:22 .

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 13: 9 . Quando somos fracos, etc. – “Quando parecemos fracos, não exercendo nenhum poder milagroso para punir os ofensores; e sois fortes em dons e graças, fé e boas obras”. A palavra ?ata?t?s??, perfeição prestada , alude a um edifício, em que todas as partes são tão compactadas juntas, que formam um edifício completo. O significado do apóstolo nesta última cláusula do versículo é: “Sim, desejo sinceramente que todas as coisas sejam colocadas em boa ordem entre vocês; que vocês estejam inteiramente unidos em fé e amor, como um edifício completo e compacto; e que toda graça foi aperfeiçoada em todos vocês e que não restou pecado em nenhum de vocês. ”

Comentário de Scofield

perfeição

Aperfeiçoando. (Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

Porque estamos contentes quando estamos fracos e sois fortes; e isso também desejamos, a vossa perfeição.

Pois nos alegramos quando somos fracos – Quando parecemos assim, não temos ocasião de mostrar nosso poder apostólico.

E isso desejamos, até a sua perfeição – Na fé que opera pelo amor.

Referências Cruzadas

1 Coríntios 4:10 – Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados!

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

2 Coríntios 11:30 – Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza.

2 Coríntios 12:5 – Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas.

2 Coríntios 13:7 – Agora, oramos a Deus para que vocês não pratiquem mal algum. Não para que os outros vejam que temos sido aprovados, mas para que vocês façam o que é certo, embora pareça que tenhamos falhado.

2 Coríntios 13:8 – Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Efésios 4:13 – até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Filipenses 3:12 – Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 3:10 – Noite e dia com perseverança oramos para que possamos vê-los pessoalmente e suprir o que falta à sua fé.

2 Timóteo 3:17 – para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Hebreus 6:1 – Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus,

Hebreus 12:23 – à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *