Estudo de Hebreus 13:21 – Comentado e Explicado

queira dispor-vos ao bem e vos conceder que cumprais,a sua vontade, realizando ele próprio em vós o que é agradável aos seus olhos, por Jesus Cristo, a quem seja dada a glória por toda a eternidade. Amém.
Hebreus 13:21

Comentário de Albert Barnes

Faça você se aperfeiçoar – O apóstolo aqui não afirma que eles eram perfeitos ou que seriam nesta vida. A palavra usada aqui – ?ata?t??? katartizo- significa tornar totalmente pronto; colocar em ordem completa; para completar. O significado aqui é que Paulo orou para que Deus lhes desse completamente toda a graça necessária para fazer sua vontade e guardar seus mandamentos; veja a palavra explicada nas notas em Hebreus 11: 3 . É uma oração apropriada a ser oferecida em todos os momentos, e por todos os que amam a igreja, que Deus torne todo o seu povo perfeitamente qualificado para fazer toda a sua vontade.

Trabalhando em você – Margem, “Fazendo”. A idéia aqui é que a única esperança de que eles fizessem a vontade de Deus era que ele, por sua própria agência, os levasse a fazer o que era agradável aos seus olhos; compare notas sobre Philemon 2:12 . Não é de qualquer expectativa que o homem faça isso sozinho.

Por meio de Jesus Cristo – A idéia é que Deus não converte e santifica diretamente o coração, e por sua ação imediata, mas é através do evangelho de Cristo, e todas as boas influências na alma devem ser esperadas através do Salvador.

Para quem seja glória para todo o sempre – isto é, para Cristo; pois assim a conexão evidentemente exige. Não é incomum o apóstolo Paulo introduzir doxologias dessa maneira no meio de uma carta; veja as notas, Romanos 9: 5 . Era comum entre os judeus, como é agora nos escritos e conversas dos muçulmanos, quando o nome de Deus foi mencionado para acompanhá-lo com uma expressão de louvor.

Comentário de E.W. Bullinger

Faço . . . perfeito . Grego. katartizo. Mesma palavra 1 Pedro 5:10 . App-125.

trabalho Alguns textos leem “coisa” .

vontade . Grego. thelema. App-102.

trabalhando = fazendo. O mesmo grego. verbo nos versículos: Hebreus 6:17 , Hebreus 6:19 .

bem agradável . Grego. euarestos. Ver Romanos 12: 1 .

aos seus olhos = diante dEle.

para sempre e sempre . App-151.

Comentário de John Calvin

21. Para fazer a vontade dele, etc. Ele agora dá uma definição de boas obras, estabelecendo a vontade de Deus como regra; pois ele sugere assim que nenhuma obra deve ser considerada boa, mas que seja agradável à vontade de Deus, como Paulo também nos ensina em Romanos 12: 2 e em muitos outros lugares. Lembremos então que é a perfeição de uma vida boa e santa, quando vivemos em obediência à sua vontade. A cláusula que segue a seguir é explicativa, trabalhando (ou fazendo) em você o que é bem agradável aos seus olhos. Ele falou daquela vontade que é divulgada na Lei; ele agora mostra que em vão é impedido de Deus o que ele não ordenou; pois ele valoriza os decretos de sua própria vontade muito mais do que todas as invenções do mundo.

Por meio de Jesus Cristo, etc. Isso pode ser explicado de duas maneiras: – “Trabalhar através de Jesus Cristo” ou “Agradar através de Jesus Cristo”. Ambos os sentidos são adequados. Pois sabemos que o espírito de regeneração e também todas as graças são concedidas a nós por Cristo; e então é certo que, como nada pode proceder de nós absolutamente perfeito, nada pode ser aceitável a Deus sem o perdão que obtemos por meio de Cristo. Assim, acontece que nossas obras, executadas pelo odor da graça de Cristo, emitem uma fragrância doce na presença de Deus, enquanto, caso contrário, elas teriam um cheiro fétido. Estou disposto a incluir os dois significados.

A quem seja a glória, etc. Isso me refiro a Cristo. E como ele aqui atribui a Cristo o que pertence exclusivamente a Deus, ele presta assim um testemunho claro de sua divindade; mas, ainda assim, se alguém prefere explicar isso ao Pai, não faço objeção; embora eu abraça o outro sentido, como sendo o mais óbvio.

Comentário de Adam Clarke

Faça você se sentir perfeito – ?ata?t?s?a ?µa? · Coloque-o completamente em conjunto. Veja a nota em 2 Coríntios 13: 9 , onde o significado da palavra original é amplamente considerado. Nos termos a seguir, vemos o que o apóstolo quis dizer com a perfeição pela qual ora. Eles deveriam fazer a vontade de Deus em toda boa obra, de Deus trabalhando neles o que é bem agradável aos seus olhos.

  1. Isso implica necessariamente uma mudança completa em toda a alma, para que Deus esteja bem satisfeito com tudo o que vê nela; e isso supõe que seja purificado de todo pecado, pois a vista de Deus não pode ser satisfeita com nada que seja profano.
  • Essa completa pureza interior deve produzir uma conformidade externa com a vontade de Deus, para que eles sejam aperfeiçoados em toda boa obra.
  • A perfeição interna e a perfeição externa seriam produzidas pelo sangue da aliança eterna; pois, embora Deus seja amor, ainda assim, não é consistente com sua justiça ou santidade comunicar qualquer bem à humanidade, senão por meio de seu Filho, e por ele como tendo morrido pelas ofensas da raça humana.
  • A quem seja glória para sempre – Como Deus faz tudo em, por e através de Jesus Cristo, a ele seja a honra de sua própria obra atribuída através do tempo e da eternidade. Amém.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 13:21 . Faça você perfeito Que o Deus da paz lhe convenha; ( ?ata?t?sa?, ) prepará-lo para fazer todo bom trabalho. Por isso, significa significar unirse perfeitamente, terminar, completar e trazer à perfeição qualquer coisa: “Deus em sua boa providência, ordenando e dispondo as coisas, e por sua graça, ajudando-o, para que você faça o que é bem agradável. aos seus olhos. ” Ver Efésios 3: 16-17 . Filipenses 2:13 . Colossenses 1:11.Por meio de Jesus Cristo. Eles tiveram a oportunidade, através do evangelho e da graça de Cristo, de realizar sua própria salvação; e o desejo é que Deus dirija e governe as coisas, para que elas sempre tenham a oportunidade de fazer o que era aceitável aos seus olhos, e sempre permitam que elas o façam.

    Referências Cruzadas

    Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

    Salmos 72:18 – Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que realiza feitos maravilhosos.

    Salmos 138:8 – O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

    Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

    Mateus 7:21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

    Mateus 12:50 – Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

    Mateus 21:31 – “Qual dos dois fez a vontade do pai? ” “O primeiro”, responderam eles. Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.

    Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

    João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

    João 16:23 – Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.

    João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

    Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

    Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

    Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

    Romanos 16:27 – ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.

    2 Coríntios 9:8 – E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

    Gálatas 1:5 – a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

    Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

    Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

    Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

    Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

    Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

    Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

    Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

    Filipenses 4:18 – Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

    Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

    Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

    Colossenses 3:20 – Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.

    Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

    1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

    1 Tessalonicenses 4:3 – A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

    1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

    2 Tessalonicenses 2:17 – dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

    1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

    1 Timóteo 5:10 – e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra.

    1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

    2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

    Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

    Hebreus 12:23 – à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

    Hebreus 13:16 – Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.

    1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

    1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

    1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

    1 Pedro 5:11 – A ele seja o poder para todo o sempre. Amém.

    2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

    1 João 2:17 – O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

    1 João 3:22 – e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.

    Judas 1:25 – ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

    Apocalipse 4:6 – Também diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás.

    Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

    Apocalipse 5:13 – Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: “Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! “

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *