Estudo de Hebreus 13:16 – Comentado e Explicado

Não negligencieis a beneficência e a liberalidade. Estes são sacrifícios que agradam a Deus!
Hebreus 13:16

Comentário de Albert Barnes

Mas, para fazer o bem e se comunicar, não se esqueça – Para se comunicar ou comunicar aos outros; isto é, compartilhar com eles o que temos. A palavra grega significa ter em comum com os outros. O significado é que eles deveriam mostrar liberalidade àqueles que estavam em falta, e deveriam tomar um cuidado especial para não esquecer esse dever. Somos propensos a pensar constantemente em nossos próprios interesses, e há grande perigo de esquecer o dever que devemos aos pobres e necessitados. Sobre o dever aqui prescrito, veja as notas em Gálatas 6:10 .

Pois com tais sacrifícios Deus se agrada – Ele se agrada dos sacrifícios da oração e do louvor; com as ofertas de um coração partido e contrito; mas ele está especialmente satisfeito com a religião que nos leva a fazer o bem aos outros. Essa era eminentemente a religião de seu Filho, o Senhor Jesus; e para isso tudo indica a verdadeira religião. A palavra “sacrifícios” aqui não é tomada em sentido estrito, como denotando o que é oferecido como expiação pelo pecado, ou no sentido de que estamos fazendo o bem para tentar fazer expiação por nossas transgressões, mas no sentido geral de uma oferta feita a Deus. Deus está satisfeito com isso:

(1) porque mostra em nós um correto estado do coração;

(2) porque está de acordo com sua própria natureza. Ele faz o bem continuamente e está satisfeito com todos que demonstram o mesmo espírito.

Comentário de E.W. Bullinger

fazer o bem . Literalmente o bem. Grego. eupoiia. Só aqui.

comunicar = comunhão grego. koinonia. Compare 1 Timóteo 6:18 .

está bem satisfeito . Ver Hebreus 11: 5 , Hebreus 11: 6

Comentário de John Calvin

16. Mas para fazer o bem, etc. Aqui ele aponta ainda outra maneira de oferecer um sacrifício devido e regular, pois todos os atos e deveres do amor são tantos sacrifícios; e, assim, ele sugere que eles eram tolos e absurdos em seus desejos, que pensavam que algo estava faltando, exceto que eles ofereciam bestas a Deus de acordo com a Lei, uma vez que Deus lhes deu muitas e abundantes oportunidades de sacrifício. Pois embora ele não possa tirar proveito de nós, ele considera a oração um sacrifício, e tanto quanto o sacrifício principal, que somente ela pode suprir o lugar de todo o resto; e então, quaisquer que sejam os benefícios que conferimos aos homens, ele considera que são feitos a si mesmo, e os honra com o nome de sacrifícios. Portanto, parece que os elementos da Lei agora não são apenas supérfluos, mas prejudicam, pois nos afastam da maneira correta de sacrificar.

O significado é que, se desejamos sacrificar a Deus, devemos invocá-lo e reconhecer sua bondade por ação de graças; além disso, devemos fazer o bem a nossos irmãos; esses são os verdadeiros sacrifícios que os cristãos devem oferecer; e quanto a outros sacrifícios, não há tempo nem lugar para eles.

Pois com tais sacrifícios Deus está satisfeito. Deve ser entendido aqui um contraste implícito – que ele não requer mais aqueles sacrifícios antigos que ele havia ordenado até a revogação da Lei.

Mas com essa doutrina está conectada uma exortação que deve poderosamente nos estimular a exercitar a bondade para com nossos vizinhos; pois não é uma honra comum que Deus considere os benefícios que conferimos aos homens como sacrifícios oferecidos a si mesmo, e que ele adorna nossas obras, que não valem nada, como pronuncia-las coisas sagradas e sagradas, aceitáveis ??para ele. Quando, portanto, o amor não prevalece entre nós, não apenas roubamos o direito dos homens, mas o próprio Deus, que por uma sentença solene se dedica a si mesmo o que ele ordenou que fosse feito aos homens.

A palavra comunicar tem um significado mais amplo do que fazer o bem, pois abrange todos os deveres pelos quais os homens podem ajudar-se mutuamente; e é uma verdadeira marca ou prova de amor, quando aqueles que são unidos pelo Espírito de Deus se comunicam. (286)

Comentário de Adam Clarke

Mas fazer o bem e comunicar – Esses são sacrifícios contínuos que Deus exige, e que brotam de um sentimento do amor de Deus em Cristo Jesus. Louvado seja Deus por seu dom indizível e atos de bondade para com os homens por causa de Deus. Nenhuma confiança, mesmo no sacrifício infinitamente meritório de Cristo, pode ser aceitável aos olhos de Deus se um homem não tiver amor e caridade para com o próximo. Louvor, oração e ação de graças a Deus, com obras de caridade e misericórdia ao homem, são os sacrifícios que todo seguidor genuíno de Cristo deve oferecer: e são as provas de que um homem pertence a Cristo; e quem não produz esses frutos dá provas completas, qualquer que seja seu credo, de que ele não é cristão.

Comentário de Scofield

comunicar

Ou compartilhe o que você tem com os outros. Cf. Romanos 12:13 ; Gálatas 6: 6 .

Referências Cruzadas

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 51:19 – Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.

Miquéias 6:7 – Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado?

Mateus 25:35 – Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

Lucas 6:35 – Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

Lucas 18:22 – Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.

Atos dos Apóstolos 9:36 – Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Romanos 12:13 – Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.

2 Coríntios 9:12 – O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.

Gálatas 6:6 – O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui.

Gálatas 6:10 – Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Efésios 4:28 – O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

Filipenses 4:14 – Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações.

Filipenses 4:18 – Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

1 Tessalonicenses 5:15 – Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.

2 Tessalonicenses 3:13 – Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem.

1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

Filemom 1:6 – Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo.

Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

Hebreus 13:1 – Seja constante o amor fraternal.

3 João 1:11 – Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *