Estudo de Hebreus 6:10 – Comentado e Explicado

Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome, vós que servistes e continuais a servir os santos.
Hebreus 6:10

Comentário de Albert Barnes

For God is not unrighteous – God will do no wrong. He will not forget or fail to reward the endeavors of his people to promote his glory, and to do good. The meaning here is, that by their kindness in ministering to the wants of the saints, they had given full evidence of true piety. If God should forget that, it would be “unrighteous:

(1)because there was a propriety that it should be remembered; e,

(2)because it is expressly promised that it shall not fail of reward; Matthew 10:42 .

Your work – Particularly in ministering to the wants of the saints.

Labour of love – Deeds of benevolence when there was no hope of recompense, or when love was the motive in doing it.

Which ye have showed toward his name – Toward him – for the word “name” is often used to denote the person himself. They had showed that they loved God by their kindness to his people; Matthew 25:40 , “Inasmuch as ye have done it unto one of the least of these my brethren, ye have done it unto me.

In that ye have ministered to the saints – You have supplied their wants. This may refer either to the fact that they contributed to supply the wants of the poor members of the church (compare the note on Galatians 2:10 ), or it may refer to some special acts of kindness which they had shown to suffering and persecuted Christians. It is not possible now to know to what particular acts the apostle refers. We may learn.

(1)that to show kindness to Christians, because they are Christians, is an important evidence of piety.

(2)it will in no case be unrewarded. God is not “unjust;” and he will remember an act of kindness shown to his people – even though it be nothing but giving a cup of cold water.

Comentário de E.W. Bullinger

grego injusto . adikos. Ver Romanos 3: 5 .

trabalho de Os textos omitem.

amor Grego. ágape . App-135.

tem . Omitir.

shewed = exibiu grego. endeiknumi Veja Romanos 2:15 .

em direção a . Grego. eis . App-104.

em que tendes = ter.

ministrado . Grego. diakoneo. App-190.

santos . Ver Atos 9:13 .

fazer, & c . = ministrar.

Comentário de John Calvin

10. Pois Deus não é injusto, etc. Essas palavras significam tanto como se ele tivesse dito que, desde o começo, ele esperava um bom fim.

Mas aqui surge uma dificuldade, porque ele parece dizer que Deus é obrigado pelos serviços dos homens: “Estou convencido”, diz ele, “quanto à sua salvação, porque Deus não pode esquecer suas obras”. Ele parece assim construir a salvação nas obras e fazer de Deus um devedor para elas. E os sofistas, que opõem os méritos das obras à graça de Deus, fazem grande parte dessa frase: “Deus não é injusto”. Pois eles concluem que seria injusto para ele não render para as obras a recompensa da salvação eterna. A isto, respondo brevemente que o Apóstolo não fala aqui declaradamente da causa de nossa salvação, e que, portanto, nenhuma opinião pode ser formada a partir desta passagem sobre o mérito das obras, nem pode, portanto, ser determinado o que é devido às obras. As Escrituras mostram em todos os lugares que não há outra fonte de salvação senão a misericórdia gratuita de Deus: e que Deus em todos os lugares promete recompensa às obras, isso depende dessa promessa gratuita, pela qual ele nos adota como filhos e nos reconcilia consigo mesmo por não imputando nossos pecados. A recompensa é reservada para as obras, não por mérito, mas apenas pela graça de Deus; e, mesmo assim, essa recompensa gratuita de obras não ocorre, exceto se formos recebidos em primeiro lugar pela gentil mediação de Cristo.

Concluímos, portanto, que Deus não nos paga uma dívida, mas cumpre o que ele próprio prometeu livremente e, portanto, cumpre, na medida em que perdoa a nós e a nossas obras; antes, ele não olha tanto para nossas obras como para sua própria graça em nossas obras. É por essa razão que ele não esquece nossas obras, porque ele reconhece a si mesmo e a obra de seu Espírito nelas. E isso deve ser justo, como diz o apóstolo, pois ele não pode negar a si mesmo. Esta passagem, portanto, corresponde à frase de Paulo: “Aquele que iniciou em você uma boa obra a aperfeiçoará.” ( Filipenses 1: 6. ) Pois o que Deus pode encontrar em nós para induzi-lo a nos amar, exceto o que ele primeiro nos conferiu? Em suma, os sofistas se enganam ao imaginar uma relação mútua entre a justiça de Deus e os méritos de nossas obras, já que Deus, pelo contrário, considera a si mesmo e a seus próprios dons, que leva ao fim o que de sua própria boa vontade começou. em nós, sem qualquer incentivo de qualquer coisa que fazemos; antes, Deus é justo em obras recompensadoras, porque é verdadeiro e fiel; e se tornou um devedor para nós, não recebendo nada de nós; mas, como diz Agostinho, prometendo livremente todas as coisas. (101)

E trabalho de amor, etc. Com isso, ele sugere que não devemos poupar trabalho, se desejamos cumprir o dever para com os vizinhos; pois eles não devem apenas ser ajudados por dinheiro, mas também por conselhos, por trabalho e de várias outras maneiras. Grande sedulidade, então, deve ser exercida, muitos problemas devem ser enfrentados e, às vezes, muitos perigos devem ser encontrados. Assim, quem quer que se dedique aos deveres do amor, prepare-se para uma vida de trabalho. (102)

Ele menciona, como prova do amor deles, que eles haviam ministrado e ainda estavam ministrando aos santos. Portanto, somos lembrados de que não devemos deixar de servir nossos irmãos. Ao mencionar os santos , ele não quer dizer que somos devedores apenas deles; pois nosso amor deve se expandir e se manifestar para toda a humanidade; mas, como a família da fé é especialmente recomendada para nós, deve ser dada atenção especial a eles; pois como o amor, quando movido a fazer o bem, tem em parte uma consideração por Deus e em parte por nossa natureza comum, quanto mais alguém está por Deus, mais digno ele é de ser ajudado por nós. Em resumo, quando reconhecemos alguém como filho de Deus, devemos abraçá-lo com amor fraterno.

Ao dizer que eles haviam ministrado e ainda estavam ministrando, ele elogiou a perseverança deles; que neste particular era muito necessário; pois não há nada a que tenhamos mais tendência do que o cansaço no bem-estar. Por isso, embora muitos sejam encontrados prontos o suficiente para ajudar seus irmãos, a virtude da constância é tão rara que uma grande parte logo relaxa como se seu calor tivesse esfriado. Mas o que deve constantemente nos estimular é até mesmo essa expressão usada pelo apóstolo, que o amor mostrado aos santos é mostrado pelo nome do Senhor; pois ele sugere que Deus se deve a nós por qualquer bem que façamos a nossos vizinhos, de acordo com esse ditado:

“O que você fez a um dos menores,
você me fez ”( Mateus 25:40 😉

e há também outro,

“Quem dá aos pobres empresta ao Senhor.”
( Provérbios 19:17 .)

A palavra ?d????, injustiça, é traduzida por muitos, impiedosos ou indelicados. Mas a razão para esse significado é esta: existem três tipos, podemos dizer, de retidão – a da lei, do amor e da promessa. Agir de acordo com a lei é ser justo; obedecer ao que o amor exige, ou seja, ser gentil e caridoso, é ser justo; portanto, a ação de esmolas é chamada de justiça, muitas vezes tem o significado de fidelidade ou misericórdia. Ver 1 João 1: 9 . Portanto, o significado aqui é que Deus não é tão injusto que não cumpra sua promessa. Portanto, a noção de mérito é ao mesmo tempo demonstrada infundada. – Ed

Comentário de Adam Clarke

Deus não é injusto – Deus é obrigado apenas aos homens por sua própria promessa: essa promessa ele não é obrigado a fazer; mas, uma vez feita, sua retidão ou justiça exige que ele a guarde; portanto, o que ele prometeu, ele certamente executará. Mas ele prometeu recompensar toda boa obra e trabalho de amor, e certamente recompensará a sua; A promessa de Deus é a dívida de Deus.

Toda boa obra deve brotar da fé no nome, ser e bondade de Deus; e toda obra que é verdadeiramente boa deve ter amor por seu motivo, pois tem Deus para seu fim.

A palavra t?? ??p?? , trabalho, prefixada para amar, está faltando em quase todos os Estados-Membros. e versão de importância. Griesbach deixou de fora do texto.

Ministrado aos santos – Contribuiu para apoiar e consolar os pobres cristãos que estavam sofrendo perseguição na Judéia. Como eles haviam ministrado e ainda estavam ministrando, eles deram a prova completa de que tinham uma causa comum com os outros; e essa foi uma das coisas que provou que eles estavam em um estado de salvação.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 6: 10-11 . Pois Deus não é injusto, etc. – “Acabei de mencionar minhas esperanças de sua salvação completa; e tenho motivos para alimentá-las, bem como conhecer as disposições piedosas e benevolentes que muitos de vocês expressaram. Pois Deus não é indiferente às suas graciosas promessas, de modo a esquecer seu trabalho diligente e seu serviço a seu serviço, animado por um princípio de amor não fingido, que você manifestou não apenas a seus irmãos, mas também ao nome dele, por ter ministrado e em ainda ministrando, como sua providência lhe dá oportunidade, às necessidades dos santos, e desejamos sinceramente que esse temperamento seja tão universal quanto louvável onde prevalece; para que cada um de vocês, em cujas mãos esta epístola possa chegar , possa mostrar a mesma diligência e exercer o mesmo cuidado estudioso, a fim de estabelecer a plena certeza de sua esperança, até o fim de seu curso cristão; pela qual espero que você ainda deva ser apoiado, enquanto estiver neste mundo. ” A palavra p????f???a, prestar total garantia, seja lá o que for aplicado, seja fé, esperança ou entendimento, implica tal plenitude, pede que um homem aja de maneira rápida e determinada sobre ele. Veja cap. Hebreus 10:22 . Colossenses 2: 2 . 1 Tessalonicenses 1: 5 .

Comentário de John Wesley

Pois Deus não é injusto para esquecer a sua obra e o trabalho de amor, que demonstrou em seu nome, na medida em que ministrou aos santos e ministra.

Pois – dareis provas claras de sua fé e amor, que o justo Deus certamente recompensará.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Neemias 5:19 – Lembra-te de mim, ó meu Deus, levando em conta tudo o que fiz por esse povo.

Neemias 13:22 – Então ordenei aos levitas que se purificassem e fossem vigiar as portas a fim de que o dia de sábado fosse respeitado como sagrado. Lembra-te de mim também por isso, ó meu Deus, e tenha misericórdia de mim conforme o teu grande amor.

Neemias 13:31 – Também estabeleci regras para as provisões de lenha, determinando as datas certas para serem trazidas, e para os primeiros frutos. Em tua bondade, lembra-te de mim, ó meu Deus.

Salmos 20:3 – Lembre-se de todas as tuas ofertas e aceite os teus holocaustos. Pausa

Provérbios 14:31 – Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.

Jeremias 2:2 – “Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém: “Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada.

Jeremias 18:20 – Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira.

Mateus 10:42 – E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa”.

Mateus 25:35 – Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Marcos 9:41 – Eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa. “

João 13:20 – Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Atos dos Apóstolos 2:44 – Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

Atos dos Apóstolos 4:34 – Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda

Atos dos Apóstolos 9:36 – Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.

Atos dos Apóstolos 10:4 – Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor? ” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus.

Atos dos Apóstolos 10:31 – e disse: ‘Cornélio, Deus ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas.

Atos dos Apóstolos 11:29 – Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 12:13 – Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.

Romanos 15:25 – Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.

1 Coríntios 13:4 – O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

1 Coríntios 16:1 – Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.

2 Coríntios 8:1 – Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.

2 Coríntios 9:1 – Não tenho necessidade de escrever-lhes a respeito dessa assistência aos santos.

2 Coríntios 9:11 – Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Gálatas 6:10 – Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Filipenses 4:16 – pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade.

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 1:6 – É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,

1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

2 Timóteo 1:17 – pelo contrário, quando chegou a Roma procurou-me diligentemente até me encontrar.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Filemom 1:5 – porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos.

Hebreus 13:16 – Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.

Tiago 2:15 – Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 3:17 – Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *