Estudo de 2 Timóteo 4:8 – Comentado e Explicado

Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.
2 Timóteo 4:8

Comentário de Albert Barnes

Doravante, está previsto para mim – No final da minha corrida, uma vez que havia uma coroa de reserva para aqueles que haviam lutado com sucesso nos jogos gregos; compare as notas em 1 Coríntios 9:25 . A palavra “doravante” – ???p?? loipon – significa “o que resta, ou quanto ao resto;” e a ideia é que foi o que restou de toda a carreira. A corrida havia sido disputada; o conflito havia sido travado; e tudo o que era agora necessário para concluir toda a transação era apenas que a coroa fosse concedida.

Uma coroa de justiça – Ou seja, uma coroa conquistada na causa da justiça e conferida como recompensa de seus conflitos e esforços na causa da santidade. Não era a coroa da ambição; não era uma guirlanda ganha em lutas pela distinção terrena; foi a recompensa apropriada de seus esforços para ser pessoalmente santo e espalhar os princípios de santidade o mais longe possível pelo mundo.

Que o Senhor, o justo Juiz, me dará – O Senhor Jesus, designado para julgar o mundo e dispensar as recompensas da eternidade. Será visto no último dia que as recompensas do céu não são conferidas de maneira arbitrária, mas que são concedidas porque deveriam, ou que Deus é justo e justo ao fazê-lo. Ninguém será admitido no céu que, sob todas as circunstâncias do caso, não deva ser admitido lá; ninguém será excluído que deveria ter sido salvo.

Naquele dia – Ou seja, o momento em que ele virá para julgar o mundo; 1 Coríntios 9:25 ), que só podiam ser conferidos a um vencedor (Veja as notas em 1 Coríntios 9:24 ); mas aqui todos podem obter a coroa que luta por ela. A luta não é entre mim e um concorrente de tal maneira que, se eu obtiver a coroa, ele deve ser excluído; mas é uma coroa que ‘ele’ pode obter tanto quanto ‘eu’. Todos os que correm – os que lutam pela boa luta – os que mantêm a fé – os que amam a sua aparência, podem ganhar a coroa, assim como eu. ” Tal é a religião e é assim que suas recompensas diferem de todas as outras.

Nos jogos gregos, mas era possível obter o prêmio; 1 Coríntios 9:24 . Todos os demais que disputavam esses jogos, não importa quão numerosos eles fossem, ou quão habilmente eles disputassem, ou quanto esforço eles fizessem, estavam naturalmente sujeitos à mortificação de um fracasso e a todos os sentimentos e inveja de que tal falha pode dar origem. O mesmo vale para todos os prêmios que este mundo pode conceder. Na loteria, mas é possível obter o maior prêmio; em uma aula na faculdade, mas é possível obter a mais alta honra; na disputa pelo cargo, não importa quão numerosos sejam os concorrentes ou quais sejam seus méritos, mas é possível obtê-lo. Todo o resto está sujeito às decepções e mortificações da derrota. Não é assim na religião. Não importa quão numerosos sejam os competidores, ou quão dignos sejam, qualquer um deles, ou quão eminentes sobre seus irmãos, ainda assim todos poderão obter o prêmio; tudo pode ser coroado com um diadema de vida, de igual brilho. Ninguém é excluído porque outro é bem sucedido; ninguém falha na recompensa porque outra a obtém. Quem, então, não faria um esforço para conquistar a coroa imortal?

A todos os que também amam o seu aparecimento – Ou seja, a todos que desejam sua segunda vinda. Crer no segundo advento do Senhor Jesus para julgar o mundo e desejar seu retorno, tornou-se uma espécie de critério pelo qual os cristãos eram conhecidos. Ninguém, a não ser os cristãos verdadeiros, deveria acreditar nisso, e nenhum outro realmente o desejava; compare Apocalipse 1: 7 ; Apocalipse 22:20 . É assim agora. É uma das características de um verdadeiro cristão que ele deseja sinceramente o retorno de seu Salvador, e gostaríamos que ele aparecesse nas nuvens do céu.

Comentário de E.W. Bullinger

colocado . Grego. apokeimai. Ver Colossenses 1: 5 .

a = o.

justiça . App-191.

Senhor . App-9.

justos . App-191.

Juiz , Compare 2 Timóteo 4: 1 . Atos 17: 3 , Atos 17: 1 .

dar = pagar ou recompensar. Grego. apodidomi. Ver 2 Timóteo 4:14 . às. App-104.

até = para.

amor App-135. Perf. tenso, “amei” .

Comentário de John Calvin

8 A partir de agora me foi apresentada a coroa da justiça. Tendo-se gabado de ter travado sua luta e terminado seu curso, e mantido a fé, ele agora afirma que não trabalhou em vão. Agora é possível fazer um esforço extenuante, e ainda assim ser enganado pela recompensa que é devida. Mas Paulo diz que sua recompensa é certa. Essa certeza surge ao voltar os olhos para o dia da ressurreição, e é isso que também devemos fazer; pois ao redor não vemos nada além de morte e, portanto, não devemos manter nossos olhos fixos na aparência externa do mundo, mas, pelo contrário, manter em mente a vinda de Cristo. As consequências serão que nada pode prejudicar nossa felicidade.

Que o Senhor, o Juiz justo me prestará Porque ele menciona “a coroa da justiça” e “o Juiz justo”, e emprega a palavra “tornar”, os Papistas se esforçam, por meio desta passagem, para edificar os méritos de trabalha em oposição à graça de Deus. Mas o raciocínio deles é absurdo. A justificação pela graça livre, que nos é concedida pela fé, não está em desacordo com a recompensa das obras, mas, pelo contrário, essas duas afirmações concordam perfeitamente: que um homem é justificado livremente pela graça de Cristo, e ainda assim Deus lhe renderá a recompensa das obras; pois assim que Deus nos recebeu a favor, ele também aceita nossas obras, de modo a dignar-se a dar-lhes uma recompensa, embora não seja devido a elas.

Aqui dois erros cometidos pelos papistas; primeiro, ao argumentar que merecemos algo de Deus, porque nos saímos bem em virtude de nosso livre arbítrio; e segundo, sustentando que Deus está vinculado a nós, como se nossa salvação tivesse procedido de qualquer outra coisa senão de Sua graça. Mas não se segue que Deus nos deva alguma coisa, porque ele torna retamente o que ele torna; pois ele é justo mesmo nos atos de bondade que são de graça gratuita. E ele “rende a recompensa” que prometeu, não porque assumimos a liderança por qualquer ato de obediência, mas porque, no mesmo curso de liberalidade em que ele começou a agir em nossa direção, ele segue seus antigos dons aqueles que depois são dados. Em vão, portanto, e sem nenhum propósito, os papistas trabalham para provar a partir disso, que boas obras procedem do poder do livre arbítrio; porque não há absurdo em dizer que Deus coroa em nós seus próprios dons. Não menos absurda e tolamente eles tentam, por meio dessa passagem, destruir a justiça da fé; já que a bondade de Deus – pela qual ele graciosamente abraça um homem, sem lhe imputar seus pecados – não é inconsistente com a recompensa das obras que ele fará pela mesma bondade com a qual fez a promessa. (199)

E não apenas para mim Para que todos os demais crentes possam lutar corajosamente com ele, ele os convida a participar da coroa; pois sua firmeza inabalável não poderia ter sido um exemplo para nós , se a mesma esperança de obter a coroa não tivesse sido oferecida a nós.

Para todos que amam sua vinda (200) Esta é uma marca singular que ele emprega na descrição dos crentes. E, de fato, onde quer que a fé seja forte, ela não permitirá que suas mentes adormeçam neste mundo, mas as elevará à esperança da última ressurreição. Seu significado, portanto, é que todos os que são tão devotados ao mundo e que amam tanto essa vida passageira, que não se importam com a vinda de Cristo e não são movidos por nenhum desejo dela, se privam de imortais glória. Ai de nossa estupidez, portanto, que exerce tal poder sobre nós, que nunca pensamos seriamente na vinda de Cristo, à qual devemos prestar toda a nossa atenção. Além disso, ele exclui do número de crentes aqueles em quem a vinda de Cristo produz terror e alarme; pois não pode ser amado, a menos que seja considerado agradável e agradável.

Comentário de Adam Clarke

Doravante, me é estendida uma coroa – isto posso reivindicar como meu devido; mas a coroa que espero não é de folhas desbotadas, mas uma coroa de justiça; a recompensa que Deus, em sua bondade, prometeu àqueles que são fiéis à graça que Ele lhes concedeu.

O Senhor, o justo Juiz – Ele faz alusão aqui aos brabeus, ou árbitro nos jogos gregos, cujo escritório era declarar o vencedor e dar a coroa.

Naquele dia – O dia do julgamento; a manhã da ressurreição dentre os mortos.

A todos os que também amam o seu aparecimento – Todos os que vivem na expectativa da vinda de Cristo, que a antecipam com alegria, tendo enterrado o mundo e depositado todas as suas esperanças acima. Aqui está uma recompensa, mas é uma recompensa não de dívida, mas de graça; pois é pela graça de Deus que até um apóstolo é preparado para a glória. E essa recompensa é comum aos fiéis; é dado, não apenas aos apóstolos, mas a todos os que amam o seu aparecimento. Esta coroa está colocada – está em vista, mas não em posse. Nós devemos morrer primeiro.

Já notei várias vezes as alusões de São Paulo aos poetas gregos, e pareciam argumentar que ele citou imediatamente deles. Há uma passagem no Alcestis de Eurípides, na qual as próprias expressões usadas aqui pelo apóstolo são encontradas e faladas na ocasião de uma esposa dando a vida por seu marido, quando ambos os pais se recusaram a fazê-lo.

??? ??e??sa? ??det??µ?sa? ?a?e??

??? s?? p?? pa?d?? · a??a t?? de?asate & # 0; G??a?????e?a?, ?? e?? ?a? µ?te?ap

?ate?a te ?e?d???? a? ????µ?? µ???? ·

?a? t?? ?a??? ?a? ta?da????????s?, p

?? s?? p?? pa?d?? ?at?a???.

Alcest. 644.

“Você não quer, nem quer morrer por seu filho; mas sofreu com essa mulher estranha, que eu justamente considero estar só meu pai e mãe: você teria lutado uma boa luta se tivesse morrido por seu filho.” ”

Veja Sófocles e Ésquilo, citados 1 Timóteo 6:15 .

O ?a??? a??? , boa luta, foi usado entre os gregos para expressar uma disputa do tipo mais honroso e, nesse sentido, o apóstolo a usa.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 4: 8 . Doravante, me é estendida uma coroa. & c. – São Paulo aqui representa o grande Juiz, que havia sido testemunha de todo o seu comportamento, com uma coroa na mão, que ele lhe concederá como recompensa de sua fidelidade e de seu vencedor: e que o tempo de sua doação será naquele dia; isto é, o grande dia do julgamento; quando ele recompensará todos os fiéis e vitoriosos; pois assim a frase daquele dia geralmente significa em todo o Novo Testamento. Veja 1 Tessalonicenses 4:14 .

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ 1 João 3: 7 “) .

Comentário de John Wesley

Doravante, me é estendida uma coroa de justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia: e não somente a mim, mas a todos os que amam a sua aparência.

A coroa dessa justiça – que Deus me imputou e operou em mim.

Prestará a todos – Isso aumenta a alegria de Paulo e incentiva Timóteo. Muitos destes são Paulo ele mesmo ganhou.

Isso amou sua aparência – o que apenas um cristão real pode fazer. Eu digo um cristão real, para seguir o modo dos tempos: do contrário, eles não entenderiam, embora a palavra cristão implique necessariamente o que é santo, como Deus é santo. A rigor, juntar-se real ou sincera a uma palavra de tão completa importância é degradar gravemente sua nobre significação e é como acrescentar muito à eternidade ou amplo à imensidão.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Salmos 7:11 – Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor.

Salmos 31:19 – Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!

Provérbios 4:9 – Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor”.

Malaquias 3:17 – “No dia em que eu agir”, diz o Senhor dos Exércitos, “eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece.

Mateus 6:19 – “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

Mateus 7:22 – Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

Mateus 24:36 – “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.

Lucas 10:12 – Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 8:23 – E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

1 Coríntios 9:25 – Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

2 Coríntios 5:2 – Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial,

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

1 Tessalonicenses 5:4 – Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.

2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

1 Timóteo 6:19 – Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 1:18 – Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

2 Timóteo 2:5 – Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Apocalipse 4:4 – ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e tinham na cabeça coroas de ouro.

Apocalipse 4:10 – os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, dizem:

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Apocalipse 22:20 – Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! ” Amém. Vem, Senhor Jesus!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *